Preparativos do casamento e conflitos entre gerações: uma combinação que podemos sim evitar!
Os preparativos do casamento podem trazer uma enorme quantidade de estresse para aqueles envolvidos com o planejamento da cerimônia e da festa. Em minha prática clínica, acho que os casamentos inevitavelmente tornam-se mais estressante para a noiva, noivo e seus familiares do que ninguém jamais espera. Você provavelmente tem suas próprias histórias de conflitos envolvendo estas situações e que, muitas vezes, se resumem a conflitos internos entre os noivos e familiares.
Então, por que os casamentos podem levar a tantos conflitos e como evitá-los?
RITUAL REVIVIDO: Casamento é um marco importante na vida das pessoas e da sua família. No momento em que uma filha se casa, seus pais revivem de forma muito intensa o seu próprio casamento: a forma como ele foi vivido e elaborado por vai influenciar, em muito, como eles vão participar do processo do seu casamento.
EMPATIA: Tendo isso em mente, conseguiremos ter empatia, ou seja, nos colocarmos no lugar de nossos pais/sogros, e podemos nos relacionar de uma maneira mais madura (de adulto para adulto) e menos superficial com eles. Tentaremos entender o que eles querem nos dizer quando reclamam de detalhes específicos como a “cor da toalha”, “letra do convite”, “escolha do estilo da festa”, entre outras infinitas questões.
IDENTIDADE/ INDIVIDUALIDADE: Muitas vezes, os pais continuam se vendo nos filhos e, esperando que eles tenham as mesmas escolhas, negando que cada pessoa tem uma identidade própria, com desejos póprios e que as escolhas dos filhos podem ser diferentes das dos seus pais. E que isso é também legítimo.
FRUSTRAÇÃO: Ao sentir que suas escolhas não estão sendo acolhidas, seus pais podem sentir-se deixados de fora de seu casamento! Quando alguém sente-se sempre deixado de fora de alguma coisa, tem frustração, raiva, ou até mesmo tristeza. Frustração é um sentimento negativo poderoso, que pode desencadear memórias de ter sido deixado de fora no passado, quando adulto, adolescente, criança, ou até mesmo bebê. Ou seja, aqui, mais uma vez, os conflitos passados podem ser revividos.
FLEXIBILIDADE: Tudo isso não quer dizer que a escolha dos noivos deve ser aquela a ser acatada e ponto final! Na minha opinião, a flexibilidade leva ao equilíbrio e evita muito desgaste desnescessário, que tira o foco do que é realmente importante nesse momento tão especial da vida: harmonia, amor, cumplicidade, senso de pertencimento a uma família. Quando os noivos se comunicam entre si e com seus pais com verdade, respeito, e propósito para resolver as questões de maneira positiva, conseguem incluir todos no processo dos preparativos da festa de maneira prazeroza e com entusiasmo.
Casamentos são cerimônias amorosas e inspiradoras, e a maioria dos casamentos devem ser assim. O objetivo que devemos ter é reduzir a quantidade de tensão nos bastidores, para que os noivos e seus familiares, junto dos convidados, possam estar livres de conflitos para aproveitar não só esse dia especial como todo o processo dos seus preparativos para no grande dia celebrar com boa companhia, boa comida e um bom prognóstico para o casal recém-casado.
Olá!
Adorei a coluna!
Posso sugerir um tema? Me casei ha 1 ano e posso dizer que o começo não foi fácil. Eu tinha muitas expectativas de como eu seria na minha casa (eu morava com meus pais até então). Queria ser uma esposa perfeita, manter uma casa linda e organizada, cozinhar comidas gostosas…. Mas trabalhando 6x na semana ficou impossível. E mesmo que meu marido NUNCA tenha me pedido nada disso, eu ficava frustrada de não dar conta. Enfim, acabei me tornando uma esposa triste consigo mesma.
Tudo melhorou quando eu percebi que eu tinha criado um modelo inatingível que era uma coisa só minha, nada a ver com meu marido, e que seria melhor para nós que eu desencanasse um pouco.
Ainda estou aprendendo, mas acho que estou no caminho certo! Percebi que não importa se um dia tiver que pedir um delivery, o que vale é a gente estar feliz!
Então queria pedir uma coluna sobre essa transição prática de casar, de ter uma casa para cuidar e como levar isso com leveza.
Obrigada!!!