Quando Menos é Mais
De uns tempos para cá o legal nas festas de casamento é que seja a cara dos noivo, que seja personalizada, que seja bacana e diferente das demais. Só que tudo que é exagerado é chato, e essa história de “ser diferente ou ser a sua cara” de vez em quando também cansa, quando a noiva perde o foco. Vira e mexe recebo e-mails de noivas que querem “surpreender” no casamento. Sinceramente? Fico com medo! Casamento não é para surpreender, é para casar. Surpreender com um brinco enorme sendo que no dia a dia você só usa brinco discreto, surpreender com mil lembrancinhas, atrações musicais, surpresas diversas, supreender querendo que tudo seja diferente sendo que no dia a dia você só usa jeans e de fim de semana vai ao cinema e barzinho… enfim, surpreender pra quê? Daqui há 10 anos você vai olhar seu álbum de casamento e vai se reconhecer?
Não me entendam errado, eu amo casamentos diferentes, amo casamentos com a cara dos noivos e meu objetivo aqui no blog é mostrar que casamento pode ser de diversos estilos, pode ser descontraído, pode ser clássico, casamentos temáticos, vintage, pequenos, grandes, de dia, de noite, DIY, mega luxuosos, enfim, de todos os jeitos, mas todos eles devem sempre ser a cara dos noivos.
Só que que neste tempo todo indo em festas e escrevendo sobre festas também percebi que os melhores casamentos não são aqueles cheias de surpresas. Festa boa é festa cheia de amor, com convidados queridos, boa comida, boa bebida, boa música. Então será que você não está perdendo o foco se preocupando em criar modismos e surpreender?
O que não pode é ser uma competição de qual é o mais diferente, porque não fica legal gente. Há quem queira ser diferente chegando de helicóptero, colocando máquina de escrever na decoração só porque casamento vintage ficou na moda, fazendo posters com a foto do casal, 3 tipos de buquês para jogar e por aí vai… e depois economizam na comida, na bebida, nas fotos que são o que realmente fica. Nestes casos, querer ser diferente não vale a pena. O foco tem que ser dizer sim e comemorar, sempre. O foco é casar com muito amor. Os deliciosos detalhes que deixam sua festa com sua cara precisam ser naturais e parte da sua história e não surpreendentes. Esta é apenas minha opinião, porque manter o foco também é importante.
PS: Só para esclarecer, eu não quis dizer que casamento tem que ser simples e não luxuoso. Eu amo casamentos luxuosos, glamurosos e se os noivos podem investir numa decoração sofisticada, bom para eles, acho o máximo! Pode ter lembrancinha cara, pode ter tudo que quiserem! O problema mesmo são as pessoas que perdem o foco do casamento e priorizam o “querer ser diferente”, o “querer surpreender”, esse é o problema na minha opinião. Nao estou falando de casamento barato X casamento caro, e sim casamentos onde o foco não é mais casar….
Fe, bom dia!! Concordo plenamente com vc! Amo casamentos temáticos, mas o meu não será, vai ser um casamento bem clássico e economizei o máximo que pude na decoração, eu mesma fiz bastante coisas para economizar e poder gastar bastante na comida, bebida e música. Na bebida economizamos porque ficamos o ano todo comprando e pedindo para os amigos trazerem do duty free. Terá cerveja também porque a maioria dos amigos são cervejeiros. Contratei o melhor buffet que pude e a banda e Dj são excelentes. Decidi dar apenas bem casados de lembrancinha, mas na ultima hora decidi distribuir havaianas para as meninas porque quero que todo mundo dance até a festa acabar. Bjão
Post super válido!
Detalhes são lindos mas qdo não tem nada a ver com os noivos…acaba perdendo todo o charme e dando aquela idéia de ter só por ter! Tudo no casamento é tão caro que se não soubermos focalizar naquilo que realmente é importante, acabamos jogando dinheiro fora e perdemos o objetivo principal
: celebrar a união e o amor.
Vimos aqui casamentos de todo o tipo e até os mais simples transbordam ALEGRIA. Isso é que é o detalhe mais bonito!
Me fez lembrar na minha organização do casamento. Eu achava super bacana ter uma atração durante a festa. Mas nosso orçamento já tinha esgotado. E eu queria a tal da atração..mas no final parei e pensei comigo: “Maria não vai ser essa atração que vai fazer a festa ser mais legal ou durar mais. E sim a sua animação com o Juliano, a alegria de vcs na festa! Não tivemos atração durante a festa e a festa durou até as 5 da manha, tendo começado as 16h30! ”
Não vale mesmo perder o foco, coisa demais sem a cara dos noivos acaba ficando ridídulo. Fui a um casamento uma vez que tinha até as iniciais dos noivos no papel higiênico do banheiro!!! Fala sério!!
Adorei o post!!! Suuuuper válido para noivinhas empolgadas nos detalhes!!
Bjoss
Páá, Fernanda Floret sambando na cara de noivas neuróticas! Super apoiada Fê! Bjssss
Bom dia Fer! ontem mesmo conversava sobre isso com meu noivo. Nós queremos uma festa mais em conta sim, mas queremos principalmente todas as pessoas queridas em volta, pq é o que vale a pena!
beijão
‘ Casamento não é para surpreender, é para casar.’
Vivo dizendo isto para algumas amigas, mas de nada adianta.
Acho triste quando casamento vira só uma competição de quem teve a festa mais ‘top’.
Enfim, parabéns pelo post!!
Olha realmente o post disse tudo. Casamento está virando show perdendo a essência. Para quer ter um casamento surpreendente se os convidados não mal recebidos, mal servidos e não sentem o aconchego?
Concordo muito com a Maria Antonia, é tudo tão caro, e o simples tambem pode ser lindo!
Pq nada mais lindo do que saber que um casal está ali se preparando para uma nova vida.
Post mais que necessário. O sucesso de um evento depende de vários fatores e o mais importante não pode ser mensurado: o amor e a energia – do lugar, noivos e convidados – no grande dia. Há casamentos com alto investimento em decoração, atrações, que simplesmente não acontecem. São lindos apenas nas fotos. E há aquele em que o investimento em decoração foi mínimo, mas os noivos e convidados estão tão felizes compartilhando o momento, que se torna inesquecível. Esse não terá fotos de detalhes surpreendentes que saem nos blogs e revistas, mas ficará marcado para sempre na memória.
Pois é, foi o que eu tentei dizer alguns posts atrás… Tudo tão “personalizado” que acaba não tendo a cara dos noivos… “Casamento não é pra surpreender, é pra casar”. Fê, essa frase é incrível, resume tudo e com clareza ímpar! Será tão difícil entender???
Fernanda pra variar quem surpreende é vc, parabens pelo Post curto e direto … falou tudo .. casamento é pra se casar nao é super produção eu acho que tem muita noiva que esquece que casamento é pra se casar e transforma o casamento em um super evento , nao é este o sentido, quando eu vejo o album de casamento dos meus Pais sempre penso nisso, no curso de noivas que todo mundo acha que é super chato eu fiquei maravilhada pois la eles acordam a gente pra isso tb, casamento é uma benção de Deus a união e nao uma super produção, é pra se comemorar.. claro, mas de uma maneira como vc diz com a cara dos noivos eu no meu casamentos empre pensei isso me agrada e ao meu noivo ? se sim bem se nao, nao estou fazendo festa para oa demais estou fazendo pra nos eu e meu noivo, entao tem que ter a nossa cara nao é ? Afinal o album como vc diz tem que ter a nossa cara e as coisas e pessoas que realmente nos importam e ponto, nada de agradar ninguem nada do que fiz foi pra ninguem, foi pra nos…Parabens pelo post …
foi bom ler isso, viu.. meu casamento vai ser vintage não pq tá na moda, mas pq é quem eu sou! que bom mesmo ler isso pra acalmar os nervos. obrigada =)
Super apóio!
Sou de Itajaí/SC e estou fazendo o planejamento do meu casamento. Sempre sonhei com o grande dia, gosto muito de pesquisar sobre casamentos… Mas juro, chega uma hora que você cansa de tanto querer agradar todo mundo e acaba esquecendo de curtir o momento… O pior, você nunca mais vai poder viver isso outra vez.
Então, uma hora eu parei, dei um tempo, porque estava enjoadíssima. Estava cansada, me sentindo pressionada. Um horror. Agora faço tudo devagar, quando dá tempo… Não quero mais ter gastrite por causa disso! Dane-se se o melhor fornecedor estiver ocupado. Não era pra ser.
Meu casamento será do tamanho do meu sonho, mas também do tamanho do meu bolso. Escolhi o mais tradicional que pude, mas escolhi a praia de cenário. Com certeza, o melhor da festa não vai ser meu vestido que não será de grife, a decoradora que não foi a mais cara, os violinos que também não foram os mais caros… Nada disso… Será justamente o que não tem preço.
SERÁ O AMOR DO NOIVO (QUE SEMPRE ME PROVA SER CADA VEZ MAIOR E MAIS PACIENTE) E O AMOR DA MINHA FAMÍLIA. Estes vão ficar pra sempre!
Exatamente por este motivo escolhi um casamento para poucos e bons… Quantidade NUNCA foi sinônimo de QUALIDADE.
E tenho dito!
Beijo, Fê. Adoro seu blog! Parabéns pelo post!
Concordo demais. Acho maravilhoso os casamentos que tenho acompanhado no blog. São lindos sem perder a essência. Quero meu casamento diferente sim, mas com a minha cara e a do meu namorado e já conversamos sobre isso também. Fazemos questão de oferecer uma boa festa mas sem nos matar depois pra apagar tudo. Casamento é um momento único e não só pra noiva, para o noivo também. É a celebração de uma união que deverá ser eterna e muito feliz, é o que todos sempre esperam né?!? Adorei o post. Parabéns Fê!!!
No final da minha festa a melhor coisa que ouvi foi uma amiga me dizer: “Parabéns, seu casamento foi a sua cara!!!!” é isso!!! Que os outros vejam a nossa felicidade traduzida no casamento que planejamos!
Ótimo post!
Muitas vezes nos esquecemos do que é mais importante: a celebração do amor e isso NUNCA deve ser substituído por uma lembrancinha a mais.
=D
Que minha cerimonialista não me veja aqui, mas eu é quem tinha que freia-la nos quando ela me dizia que tinha que ter tal e tal coisa. Exemplo? Não concordo que seja obrigação da noiva fornecer as tais havaianas. Eu pessoalmente acho super deselegante vestidão e chinelão. Se a pessoa achasse essencial, que trouxesse de casa! Não ia gastar $$ com isso de jeito algum! Ou com lembrancinha de qqr tipo! Pra ser jogada no lixo? Acho lindo, mas inútil. Ou com badulaques de pista de dança – que eu considero o brega do brega. Todas coisas que minha cerimonialista disse que “tinha que ter”.
Mas tive milhões de docinhos deliciosos. Incluindo os caramelados que meu marido fazia tanta questão e que são super difíceis de achar quem faça hoje em dia. Tive um ótimo DJ e a melhor fotógrafa que pude contratar! E um buffet mais que perfeito! 🙂
Fe,
Não sei o que seria de mim sem você e meu noivo … rsrs 🙂 !!!
Hoje mais do que nunca, tenho a certeza que o que mais importa é o amor que sentimos por todos que estão dividindo conosco este momento tão especial.
Adoro pequenos detalhes nas festas, mas concordo 1000% que muitas vezes o menos é mais!
Super beijos
Apoiada!
Faltam exatamente dois meses para meu casamento! Mto frio na barriga! Eu desde o começo n queria um casamento espetáculo, assim como o título do post, para mim menos é mais, assim seria um casamento com a nossa cara! Mas uma coisa que tenho achado ruim é que muitos fornecedores querem empurrar um monte de coisa q vc n quer, e o pior é que alguns fazem questão de n entender o que os noivos querem. E mesmo que a gente n queira, ficam tentando empurrar.
Mas enfim, essas coisas passam e agora que começamos e entregar a entregar o convite, que nosso chá surpresa está perto (n teremos chá bar, nem chá de cozinha, minhas amigas vão fazer um chá supresa?!) estamos curtindo muito esse momento com nossos amigos e familiares, isso n tem preço!
Parabéns, seus comentários como sempre são muito sábios.
Vamos usar nosso tempo, dinheiro e energia naquilo que é realmente importante amor, amizade e a nova familia que esta nascendo… afinal esse é motivo da comemoração.
Casamento não é evento!!!!
Excelente post!!
Casamento não é competição de qual teve mais lembrancinhas, atrações musicais, havaianas mais bonitas, flores mais caras… Casamanto é a celebração do amor, da união, comprometimento! Vejo tantas pessoas preocupadas só com a festa, melhor DJ, e até convidados que vão só pra beber até cair!!! Até quem está sendo convidado esquece o verdadeiro sentido do casamento!!!
Não sou contra as grandes festas, muito pelo contrário, acho que se os noivos, ou pais tem condições de comerar, devem sim comemorar e oferecer uma festa pros seus amigos e familiares queridos, pq festa é muito bom!! Mas acho que o bonito é o que está dentro na nossa realidade, o que tem a nossa cara e o que nos deixa felizes!!!
Tenho sentido falta de ver os noivos preocupados com a cerimônia, seja ela só civil, simbólica, celebrada pelos amigos ou em qualquer religião que a pessoa siga! Casamento é uma benção e pra mim esse é o verdadeiro sentido!
Parabéns pelo post Fer!!
Parabéns, Fernanda! Eu mesma me peguei cometendo esse tipo de erro algum tempo atrás. Imaginava, oor exemplo, um bolo quadrado só porque achava o redondo usado demais. Queria fazer diferente, diferente de tudo. E, com certeza, acabaria ficando diferente de nós (eu e meu noivo). Caso somente daqui ha um ano e minha ficha caiu a tempo. Hoje estou concentrada em curtir mais e mais esse momento do noivado pra, depois, dizer um “sim” maravilhoso e curtir minha festa que com certeza será a nossa cara! Beijos! E obrigada
eu acho que tem os 2 lados….vejo muitos videos de casamento super balada e acho que o foco nao eh esse…o foco do video na minha opiniao deveria ser a cerimonia!!
mas se alguem quer distribuir havaianas , dar isso e aquilo pq nao? se isso eh o sonho dela , acho q ela tem direito sim …
Lindo texto Fernanda!
Senti mesmo essa pressão quando comecei a ler os blogs, sites, e participar dos eventos de noiva. Tanto que fiz um texto falando do que é essencial e convido a todas uma boa leitura Fiquei noiva e agora? http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=12419
Menos é mais, sempre! Desde o início valorizei comida, bebida e uma ótima fotógrafa. Os demais detalhes fui decidindo devagar, de acordo com meu orçamento.
A verdade é que dificilmente casamento espetáculo agrada as pessoas. No último que fui a decoração era exagerada e o telão (coisa mais brega passar fotos da sua vida…. seus convidados já deviam conhecer o casal, né???) passou um video de mais de meia hora! A comida e a bebida estava tão ruim que todo mundo foi embora cedo.
Desde que o mundo é mundo, festa é comida, bebida e boa música. Além de pessoas que estão compartilhando verdadeiramente a felicidade do casal 🙂
Bom dia!!!
Concordo plenamente!!!
Além de não se reconhecer depois no álbum, as vezes tem gente que faz só pra impressionar os demais e…depois, deita a noita a cabeça no travesseiro e nem está realmente feliz.
Faça uma festa com muito amor, com gente querida e (claro que receba bem e com carinho seus convidados), mas faça algo que seja bom pra você mesma!!! Lembre-se que o mais importate vem depois da festa (o casamento em si).
No mais, como cada um tem um gosto e uma opinião, então vamos ser felizes, meninas!!!
Post maravilhoso!
Vejo isso dia a dia nas fotos…casamentos cada vez mais “surpreendentes” hehehe. As vezes eu penso que as pessoas vão casar com o casamento em vez do noivo!
Bem, meu casamento será como eu e meu noivo: clássico e tradicional, com pitadas de modernidade.
Contratamos o que nosso bolso permitiu para dar o maior conforto possível aos nossos convidados, mas uma coisa não economizamos: o amor que está presente desde a preparação, nas nossas escolhas!
Quer ver uma coisa: eu não uso tomara que caia nunca (odeio mesmo!), adoro brinco grande e sempre me maquio de olho preto, uso batimclaro e adoro blush e vou estar assim no meu casamento: olho preto, batom rosa, vestido com manga/alça e brincão. Vou usar o terço de minha avó junto ao buque e as taças do enxoval de meus avós para o brinde não porque é vintage, mas porque eu quero fazer uma homenagem a minha avó que faleceu e é a pessoa que eu mais amo no universo, sim, ganha da minha mãe e ela sabe disso!
Apesar de ser um casamento grande (mais de 300 convidados) será tudo muito simples…flores brancas, sem exagero (mato demais me dá arrepeios…kkk) Bem casados e amendoas de lembranças, sem havaianas, sem fantasiar ninguem na pista de dança, sem contratar “animadores” de pista, sem trocar de vestido, sem nada dessas coisas mirabolantes!
Enfim, estou ansiosa de entrar na nave e ver a carinha do meu amor e ouví-lo dizer sim!
Bjussss
Fernanda, esse post foi o mais “concordado” que eu já vi! E não poderia ser diferente, você está coberta de razão. Sábado fui a um casamento maravilhoso, exatamente por isso, um dos melhores que eu já fui. Tudo impecável, a cara dos noivos, sem muito luxo, sem surpresas, sem tentar ser diferente, muito amor, muita alegria. O que mais me chamou a atenção é que eles chamaram somente as pessoas mais próximas, resultado disso foi que eles deram atenção pra todo mundo e todos curtiram a festa com os noivos, uma delícia!!!
Casamento não é um ritual de quem entra primeiro, de quem vem depois, de quais docinhos escolher etc. Casamento é a união do casal que se ama e que quer celebrar esse amor com a bênção de DEUS independente se o casamento será apenas no civil. Por que sempre nos esquecemos do convidado mais ilustre?Ele não se importa com a cor da sua decoração, com a qualidade do seu convite. Fico muito feliz quando minhas amigas dizem que no meu casamento sentiram a presença de Deus. A presença de Deus sempre foi e sempre será prioridade no meu casamento.
Preciso fazer uma ressalva. Eu não quis dizer que casamento tem que ser simples e nao luxuoso. Eu amo casamentos luxuosos, glamurosos e se os noivos podem investir numa decoração sofisticada, bom para eles, acho o máximo! Pode ter lembrancinha cara, pode ter tudo que quiserem! O problema mesmo são as pessoas que perdem o foco do casamento e priorizam o “querer ser diferente”, o “querer surpreender”, esse é o problema na minha opinião. Nao estou falando de casamento barato X casamento caro, e sim casamentos onde o foco não é mais casar….
Simplismente vc arrasou Fernanda! Parabéns mais uma vez em seus comentários!
É por isso que eu amo esse blog e ele faz parte da minha leitura diária! “Casamento não é para surpreender, é para casar.” Disse tudo! Beijos
Corretíssima mais uma vez!
Quando contratamos nossa assessora de casamento, a primeira exigência que fizemos era: “Não queremos um evento e sim uma boa festa para receber nossos amigos e comemorar o nosso casamento”. A decoração, os detalhes, o que servir, o que beber, tudo é importante, pq queremos que nossos convidados se sintam a vontade e bem recebidos. Afinal, após o casamento que originou a festa estas pessoas continuarão nas nossas vidas e por isso toda a dedicação na preparação da festa, não deixando de lado, é claro, o tradicionalismo do casamento. O meu será simples, preferimos não investir tanto, pois temos outras prioridades, mas será recheado de carinho e dedicação, para que todos se sintam acolhidos. Enfim, casamento é casar e comemorar a união de duas vidas que passam a formar uma nova família e não marketing publicitário de gostos e status. Beijos Fer!
UAU, Fê. Esse texto diz tudo!
Já vi muita gente por aí inventando tanto, fazendo tanta coisa diferente pra deixar “com a cara dos noivos”, que o CASAMENTO mesmo, a união, fica em segundo plano!
Com essa obsessão por inovar, surpreender, os noivos acabam transferindo toda a atenção pras invenções e esquecem de focar no que realmente importa, que é o amor, o momento único.
Confesso que quando comecei, eu tava completamente perdida nisso, cheia de idéias, etc. É tanta referência pela internet, que, realmente, nós ficamos sem foco. Foi meu noivo que me segurou e me falou: mas isso é um casamento ou uma feira de inovação? rs, não foram exatamente essas palavras, mas no fundo estava virando quase isso.
Foi aí que eu pensei: TODOS os casamentos que eu fui até hoje, os noivos não ficaram doidos por inovar. Foram casamentos comuns (uns luxuosos, outros não), mas todos tiveram o principal, que é muito amor, muita emoção…
Eu quero que no final do meu casamento os convidados digam: “Nossa, foi o casamento mais lindo e emocionante que eu já fui!” e não que fiquem comentando “UAU, vocês viram aquele cuspidor de fogo? E aquela dança cibernética dos noivos? E aquela super mega lembrança inovadora? Deve ter custado o olho da cara!” (hahaha um pequeno exemplo).
Hoje faltam exatamente 9 meses e 4 dias pro meu casamento e já tenho quase tudo fechado!
Não gastei horrores com os preparativos, mas fiz questão de investir em qualidade no que vai ficar pro resto da vida, que é a fotografia e filmagem, a comida e o conforto e principalmente o AMOR.
Eu pensei bem e quase todas as lembranças malucas de casamento vão parar no fundo da gaveta. Por isso eu cortei e caprichei na escolha do fornecedor de bem-casados!
Enfim, pensei em todos os detalhes e deixei idéias mirabolantes de lado. Afinal, eu só quero viver o dia mais feliz da minha vida pensando no que realmente faz sentido na nossa vida 😀
(Aí eu deixo pra inovar na festinha de 15 anos da minha futura filhinha)
Falou e disse tudo! Eu vou casar em 2013 e tenho visto muuuuitas ideias.. só que tem coisas que não são a cara minha e a do noivo, vou fazer pra que? Porque ta na moda? Daqui 20 anos vou olhar as fotos e qualquer coisa que eu tenha colocado, inclusive meu vestido, provavelmente já terá saído de moda.. e daí eu vou lembrar com carinho daquilo que escolhi porque eu amava, porque era a cara minha e do meu noivo… e é isso que importa!
Tem coisas tradicionalíssimas que não abro mão, tipo buquê normal, bem casados na saída, topo de bolo tradicional.. e no fim, quem tem que gostar mesmo são os noivos! Não é mesmo?
Acho que as prioridades são essas mesmo que vc disse: foto, comida, bebida, música. É isso que forma ou não uma festa boa.
Já fui em uma festa cheia dos detalhes mas que no dia seguinte eu estava com intoxicação alimentar por causa do buffet de má qualidade!!!
E agora José? Valeu a pena?
Estou 100% com vc! Ótimo post, ótimas colocações.
bjos
Concordo plenamente!
Sinto um frio na barriga quando a noiva me diz: quero um casamento totalmente diferente!!!!!
Tento faze-las entender que casamento é tradicional…..e inovar muito faz com que o casal perca o foco do que é importante!
Nossa, perfeito!
Dia desses grandes amigos fizeram um casamento lindo, na praia, e minha amiga chegou de barquinho. Era a cara deles! Aí no fim da cerimônia uma outra amiga vira para mim e fala: -“Amiga, caramba, no seu para inovar você vai ter que chegar de helicóptero hein???”. E eu tipo: – “Ahnn???”. O detalhe: já estou casada há seis meses, sendo que focamos na compra do apartamento e deixamos para fazer a festa depois, sem pressão nem endividamento. Me senti péssima na hora, pois tive a sensação de que quando finalmente decidirmos oficializar o nosso casamento alguns dirão: -“Ah, esperou tanto para fazer só isso?”. Já vi noivos fazendo festão cheio de pirotecnia e depois indo morar com os pais. Isso mostra como realmente os valores estão invertidos hoje em dia. E viva a celebração do amor de verdade!
Concordo plenamente. Hoje em dia são tantas tendências, modas, inovações que muitas vezes vejo fotos de casamento e tenha a impressão de que o “inovar” ficou em primeiro plano, e não as vontades reais do casal. Meu casamento foi bastante tradicional, vetei coisas que não queria como badulaques de pista de dança (que não tem nada a ver com a gente), todos me falavam para eu treinar uma coreografia para a primeira dança porque “tá na moda”, fica mais bonito, etc.. Mas eu não queria e me mantive firme, porque queria dançar com o meu noivo do jeito que ele é, e não com alguém nervoso pensando em não errar o próximo passo (fora o fato de fazer dança não ter nada a ver com ele). E foi tudo lindo do jeito que eu queria, e tenho a tranquilidade de saber que daqui há 20 anos irei olhar me álbum com o mesmo encanto com o qual olho agora, pois tudo foi do jeito que sonhamos e sem exageros ou inovações e modas passageiras.
Bravissima!
Concordo em número genero e grau….para mim como já falaram aqui:
“Casamento nao é evento”
e
“A presença de Deus sempre foi e sempre será prioridade no meu casamento.”
bjks
Post super pertinente!
Foi exatamente o que eu quis para meu casamento! Sempre que orava a Deus pelo meu dia,pedia saúde para meus convidados e muita alegria. Me casei,algumas coisas não saíram como planejado,mas contemplei tanta felicidade,alegria e satisfação nos meus familiares que superou grandemente todas as minhas expectativas. Hoje,sinto tanta saudade do meu dia,que dá vontade de voltar no tempo!
Pois é. Caso daqui 4 meses……eu e meu noivo não somos baladeiros. Mas quando íamos pedir para os convidados guardarem a data, todos diziam: vai ter dança? balada?…………….Não sabemos dançar e ficamos na maior dúvida de por ou não por pista de dança. Acabamos contratando. Mas não tem nada a ver com nós…..mas parte dos convidados (diria que é a metade) são fanáticos por isso. Conversei com a minha cerimonialista e expliquei que nem eu nem meu noivo e parte dos convidados não sabemos dançar nem música lenta. Daí ficou decidido que a pista de dança só vai abrir depois do bolo……….Mas sinceramente, esse detalhe ainda me atormenta!!! Ainda sofro com essa dúvida. Alguém tem alguma idéia do que eu faço???????
Fefê Rocks!!!!!!!!
Post perfeito, Fê! Coisa linda é ver um casamento cheio de amor! E sim, existem casamentos mega luxuosos pra mil pessoas em que é possível ver a sintonia, o carinho e o prazer dos noivos! E claro, existem também os casamentos pequenos em que dá pra ver o mesmo!
Pq essa febre de “inovação” está tão, tão desenfreada, que acho que até casais que sonharam a vida toda com festão tem optado por mini wedding pra “parecer” mais aconchegante, informal e personalizado! Socorro! Pode escrever, eles vão se arrepender depois!
Quer outro exemplo? “Vou inovar, meu priminho vai levar as alianças num caminhãozinho”. Oi??? Que falta de respeito com SUAS alianças, que simbolizam seu compromisso, seu amor, sua intenção de permanecer eternamente com a pessoa amada!
Dancinha coreografada, qual a finalidade, quando o noivo detesta dançar? Mostrar que ele é duro como pedra?
E buquê de pirulito, serve pra quê? Pra derreter na mão e melecar a daminha, assim ela dá sossego?
Sabe o que isso me parece, Fê? Aquelas noivas anos 80/90 que casavam de vermelho pra chocar, pra mostrar que não eram mais virgens. E DAI?!?!?!?!?!?!
ALÔ, NOIVAS, VAMOS ACORDAR! “CASAMENTO É PRA CASAR”, quer coisa mais sensata que isso?!?!
Tão fácil ser feliz, mas o povo gosta de complicar…
Beijo pra vc!
Concordo plenamente!
Fê, quando li este post na hora quiz responder… como estava no trabalho não ia conseguir dar a atenção necessária… Nota 10 para o seu comentário! Meu casamento foi mês passado… aliás, amanhã faz 1 mês (Uhuuu!!!) e em muitos momentos o que nos fez decidir que rumo tomar oi a famosa frase “Menos é mais”… e foi perfeito, tudo com a nossa cara! Casamento na praia, com cara de praia mas com personalidade… e muito, muito, muito amor! Talvez na renovação dos votos daqui a 5 anos tenham alguns pequenos detalhes que eu queira fazer diferente… mas são só detalhes… às vezes eu me pego vendo fotos de casamentos onde todos estão totalmente alinhados… poucas lágrimas.. e acho lindo! Mas eu não sou assim… sou muito emotiva então nossas fotos tem lágrimas de amor, abraços de amor, sorrisos de amor e tudo lindo demais! Menos? só preocupações! Beijos
Casamento e um ato simbólico no qual duas pessoas concordam em formar uma familia.Pode ter ato religioso ou não,festa ou não,mas é somente (??) isso.Ja está de bom tamanho,não é?E reforço o que a Fernanda escreveu uns posts antes:isso independe do quanto e se a pessoa irá gastar em decoração,comida,fotos,etc.A “simplicidade” não está nisso,mas sim em não se perder o foco do objetivo da comemoração.
Fer, esse é um dos melhores posts que eu li nos ultimos tempos. Também tenho um certo medo dessas noivas… Querem uma coisa cheia de coisas “diferentes”, mas não tem personalidade nenhuma. O diferente é sempre alguma coisa que copiaram de outro casamento. Enfim… igual!
beijos
Ei Fernanda!! Adorei este post!
Tenho ido a muitos casamentos tb… E tenho reparado esse tanto de coisas “diferentes”… Parece que a noiva não é mais a atração principal.
Outro dia minha irmã foi a um casamento e já sabíamos que seria luxuosíssimo. Na verdade eu não aguentava mais encontrar a noiva, pq tudo ela contava o valor (e cada valor alto!!!!!!!!). Ela era “espalha bolinho” em qq lugar que chagava. E aí chegou o tão sonhado dia (dela, claro)… No dia seguinte, perguntei pra minha irmã se ela tinha dançado e aproveitado muito. E a resposta dela: Não!! Tudo era tão chique, que eu fiquei igual uma “abobalhada”, rodando de um lugar pro outro, sem parar. E esse foi o comentário das amigas dela tb. Tudo era tão diferente, cada hora uma “surpresa”, que ninguém aproveitou…
Parabéns por ter abordado esse tema, Fê!!!! Pena que foi depois que passou esse casamento da amiga da minha irmã, senão eu tinha mandado o link pra ela. Rs!!