Roteiro da Festa
Seja sua festa pequena ou grande, formal ou informal, há um roteiro para ser seguido num casamento e, sinceramente, não vejo motivos para os noivos quererem quebrar estas regras: podem sentir falta depois, são momentos especiais e únicos na vida e que proporcionam fotos lindas.
Muitos dos e-mails que recebo diariamente são contando que não terão cerimonialista e gostariam de saber a ordem da festa. Apesar de responder todos os e-mail, sempre fui relutante em escrever aqui no blog. Fico preocupada de algumas noivas lerem o post e acharem que não precisam mais de cerimonialista.
Resolvi escrever o roteiro que acho correto, baseado no que minha assessoria fez no meu casamento e também nos livros da Vera Simão e Fabio Arruda. Mas não achem que isso substituí o trabalho da cerimonialista: elas fazem muito mais que isso. Estes protocolos são apenas uma parte da festa.
Após a cerimônia religiosa….
É muito difícil juntar todo mundo no meio da festa. Isto tem que ser feito antes dos noivos entrarem na festa, e também quando sua maquiagem/ cabelo ainda estão impecáveis, o noivo ainda não tirou o terno, etc. Avise os padrinhos, deixe uma irmã ou prima responsável por juntar todo mundo. Escolha um local bonito, pode ser na entrada do salão, na recepção, no jardim, e faça as fotos com cada um. É nessa hora também em que os noivos fazem algumas fotos dos dois juntinhos. Enquanto isso, no salão, os convidados estão se socializando, sentando às mesas e o coquetel deve ser iniciado junto com os primeiros convidados.
Dica: as fotos não devem demorar mais do que 1 hora. Lembre-se que os noivos são a atração da festa, e todos os convidados querem vê-los. Se vocês demoram muito, a festa começa a ficar entediante para os outros convidados, e o jantar irá atrasar mais ainda.
Escolha uma música que gostem, animada, e essa é a hora da entrada triunfal dos noivos, agora casados, no salão. Não precisa ser feito nenhum anúncio no microfone para a entrada. Basta o DJ diminuir a iluminação, focar uma luz no lugar em que vocês vão surgir, diminuir a música ambiente que estava tocando, e de repente colocar a sua música, um pouquinho mais alta. Pronto, todo mundo saberá que algo está acontecendo. Os noivos entram e vão direto em direção ao bolo.
Dica: Entre com seu buquê, bem bonita. O buquê pode ser entregue depois para a cerimonialista guardar. Melhor já entrar sem o véu, para você ter maior mobilidade. Se o seu vestido for de calda longa e você for fazer aquele truque de prender a calda, já entre com ela presa também, para não ter que fazer isso no meio do salão.
Muitas pessoas tem dúvidas se cortam o bolo no início ou somente na hora de servir. É melhor cortar no começo, para fazer a foto oficial. O corte do bolo tem um significado: partilhar o futuro. É por isso que noivo e noivas cortam juntos, segurando a espátula juntos. Eu sugiro fazer todos estes prototocolos no começo, para poder curtir a festa depois sem precisar ser interrompida.
Dica: Normalmente o bolo fica no meio da pista de dança, para que todos convidados possam ver os noivos, e sobre uma mesa de rodinhas, para que possa ser retirado facilmente depois, sem que ninguém precise carregar o bolo. A espátula tem que ser deixada junto ao bolo já antes dos noivos chegarem. Se o bolo for falso, deve estar com o lado do corte indicado e voltado para os noivos, para que eles não fiquem tentando cortar o isopor, rs.
Após o corte do bolo, a cerimonialista e maitrê devem tirá-lo do meio da pista. Em geral, coloca-se na mesa de doces. Ou na cozinha mesmo, para ser partido e servido na hora da sobremesa.
Agora é hora de brindar, adoro as fotos do brinde! Os noivos devem decidir antes da festa quem irá fazer parte do brinde: somente os noivos; noivos + pais dos noivos; noivos + pais dos noivos + padrinhos. Com isto decidido, deve ser informado antes da festa para a cerimonialista ou maitrê, porque nessa hora já tem que ter um garçom com as taças prontas. Em geral, as taças já ficam cheias, para não correr o risco de estourar a champanhe no meio da pista e molhar o chão. Pais e padrinhos, se forem participar do brinde, devem estar por perto e nesta hora ir ao encontro dos noivos. Um garçom auxiliar distribuí as taças para todos e… tim-tim! Muitos brindes e muitas fotos.
Em seguida, devolve-se a taça para a bandeja do garçom, porque chegou a hora da valsa.
Seja valsa ou a música escolhida pelos noivos, o DJ tem que estar pronto nesta hora para começar a música. É um momento lindo, a primeira dança entre os noivos. Aqui tem que ficar combinado também se haverá uma segunda música para dançar com os pais dos novios, e depois com os padrinhos. No meu caso, como meu pai é falecido, eu não quis ter segunda, terceira valsa. Dancei somente com meu marido e pronto. O importante é que você decida isto antes do casamento, escolha as músicas e a ordem, e informe ao DJ e à cerimonialista.
Após a valsa, o jantar pode ser iniciado (caso haja). Mas uma vez, não precisa ninguém anunciar. É apenas uma opinião minha, mas acho chato ter alguém no microfone comandando a festa. As pessoas vão ver que o jantar está sendo servido, não se preocupe. Enquanto isso, os noivos podem começar a circular pelo salão, cumprimentando os convidados. Eu recomendo começar pelos mais idosos. Ir direto na mesa dos avós, por exemplo, e fazer fotos com eles logo, já que costumam ir embora mais cedo. Os amigos mais jovens você pode até deixar para cumprimentar na pista, se não quiser passar em todas as mesas. Só acho que todos tem que ser cumprimentados, sem ser aquele agradecimento geral pelo microfone, afinal todos foram lá te prestigiar. Outra opção é apenas cumprimentar os mais idosos, sentar para jantar, e depois cumprimentar os amigos jovens na pista. A opção tradicional e passar em todas as mesas e somente após isso os noivos sentam para jantar.
E daí em diante, é só aproveitar a festa do jeito que você quiser!
Jogar o bouquet é feito mais para o final da festa, mas quando ainda tem um número bom de pessoas no salão. Em geral, após a sobremesa ter sido servida.
Espero ter ajudado!
Fernanda, concordo plenamente com você, independente do estilo do casamento os protocolos devem ser seguidos é uma oportunidade única para os noivos!!
Fernanda, amei seu roteiro, ja salvei nos meus arquivos! 27-12-10 tá chegando e eu ja to ansiosa!
Ah, Sempre acompanho seu blog, mas tenho vergonha de ficar comentando aqui, particpipo tb da sua comunidade no orkut! Seu blog foi o q me inspirou pra criar o meu tb: http://casandoemsalvador.blogspot.com/
bjo
Oi, Fernanda!
Também concordo que o protocolo deve ser seguido. Até porque, a festa de casamento ficaria um pouco descaracterizada sem corte de bolo, fotos, danças etc! No meu casamento (que será em 5 dias!!) combinei com minha cerimonialista de usarmos o bouquet para atrair o pessoal para pista de dança. Então vou jogá-lo justo antes de abrir a pista, assim já estará cheio de gente lá quando o DJ colocar aquela primeira música pra animar todo mundo! Que tal?
Para Simone – acho sua ideia de jogar o buquê antes de abrir a pista válida. Depois você volta aqui e nos conta como foi!!
Eu, sinceramente, não faria isso. Estou tão acostumada ao buquê ser mais para o final, que ficaria com medo de ficar parecendo que a festa será curta. Quando o DJ é bom e os noivos animados, a pista lota naturalmente, não precisa fazer nada. Beijos!
Post super-perfeito! Vale pra todos os tipos de casamento, do mini ao mega wedding 😉
Parabéns Fê.
Olá Fê!!
Como sempre…ótimas dicas!!!
Tenho uma duvida: Você escreveu que na “Entrada da Festa”: entre com o buquê e já entrar sem o véu. Bom, mas na hora da “Valsa” o correto (e mais elegante) não é dançar com o véu?
Super bjooo
Le
Para Leticia – eu acho lindíssimo dançar com o véu, desde que a noiva tenha porte de princesa e saiba segurá-lo com classe e dançar ao mesmo tempo. Na prática, ninguém tem feito isso. Se reparar a imensa maioria das fotos de valsa, todas já estão sem o véu. Acho melhor tirar o véu antes de entrar no salão, para não ter que fazer isso no meio de todos, ou ter que sair do salão novamente. E também te garante mobilidade para o corte do bolo, cumprimentos. Mas enfim, se você quer dançar com o véu, já disse, acho lindíssimo.
Oi Fe…
Eu tenho uma duvida, ao inves de jogar o bouquet eu vou jogar o sapinho, algumas amigas me disseram que minha dama de honra deve entrar ele, e o pajen com a aliança… está correto desta mandeira???
beijos,
Anne
Para Anne Caroline – “jogar o sapinho” é uma moda recente, e portanto não existe regra nenhum. E sinceramente, não acho bonito sua dama de honra entrar com ele! Acho que ela tem que entrar com um mini buquê mesmo. O “sapo” é só uma brincadeira para a pista, não tem relação nenhuma com dama de honra nem com ninguém. É a minha opinião.
Oi Fê!
Sempre tive 1001 dúvidas sobre esse roteiro, e também quero que seja assim, tudo certinho. Não sei se terei condições de contratar uma cerimonialista, mas vou dar o meu melhor para que tudo saia conforme os planos.Mais uma vez: muito obrigada!!!!Bejo.
Me lembro de quando era (bem) mais nova e ir em casamentos, não tinha essa história da “entrada nos noivos” na festa… Me lembro de sairmos da igreja, irmos ao salão e chegando lá, pasmem… Já estavam os noivos e os pais recebendo para a festa… É assim que vou fazer. Já vamos estar no salão, recebendo todos os nossos convidados queridos e cumprimentando todos, recebendo mesmo… Às vezes vejo comentários de noivas que convidam 300 pessoas e depois acham que é muita gente para cumprimentar… (???). A pessoa se arrumou, gastou $$$, comprou presente e os noivos cumprimentam na pista pq querem ir dançar? Me desculpe, mas não concordo não. Tb tenho ressalvas quanto à 1.ª dança… Nós NUNCA dançamos juntos (eu sei, é triste). Mas não sei, não gosto, sou toda descoordenada (ele tb)… Então não vejo porque ter que ter a 1.ª dança. Acho que tem que ter quando é algo q os 2 já estão acostumados e que os deixem à vontade… Mas vou ter minha assessora, sim… Acho super importante, por mais informal que seja, pois existem detalhes que só quem está acostumado não deixa passar.
Para Cristiana – eu acho que os noivos e pais receberem na entrada do salão é super válido também. Lembro de ter ido em casamentos assim. Porém quero fazer um comentário de que só é indicada para casamentos com menos de 200 convidados (o que sei que é o seu caso), caso contrário a fila torna-se muito grande e demorada.
Sobre a primeira dança, se não se sentem à vontade, não tem problema não ter. Mas para mim, só de estar abraçado e balançando o corpo de um lado para o outro já pode ser considerado dança, não precisa ter passos requintados! E pode ser uma bela oportunidade de dançarem juntos pela primeira vez!
ADOOOROOO protocolos…rs
Acho muito importante segui-los, no meu casamento faço questão de seguir todos!!! Minha cerimonialista já está se preparando para todas as minhas “frescuras”….rs
Olás!
Nossa, tenho o pensamento um pouco parecido com a Cristiana…acho uma falta de respeito convidar as pessoas e não cumprimentá-las agradecendo a presença…Eu tb não queria ter a 1ª dança, mas vamos nos esforçar para que saia algo diferente e bonito (aulas de dança…algum passo que saia da tradicional valsa, sei lá). E assessoria é muito importante sim! As minhas já estão mais que confirmadas…e tem um preço bacana para SP…quem precisar me avise.
Bjoss
Oiee…
Adorei a agenda e fiquei sonhando aqui com o meu grande dia!!! Me caso em 2011 mas já comecei os preparativos e adorei as dicas que vc colocou na agenda do dia! Vou guardar para poder usar no meu casorio!
Beijos
Muito legal o post. Quanto aos cumprimentos, pior do que não cumprimentar todos os convidados é cumprimentar sozinho, como eu já vi num casamento apenas a noiva saiu nas mesas cumprimentando o povo, e o noivo ficou lá sentadinho aguardando as pessoas irem falar com ele, pode???? Kkkk pois foi! Achei muito estranha essa atitude, mas…
Mas e os cumprimentos na porta da Igreja? Já não serve tb? Aqui em minha cidade ainda se faz isso mesmo quando tem recepção, até pq algumas pessoas não vão para a recepção ou tem que sair mto cedo. Aí nos cumprimentos da Igreja já se fala com todos os presentes.
Fê, vou casar na Capela da Puc e depois vamos fazer um jantar em um restaurante, lá não tem espaço para uma pista, vc acha que fica bom somente eu e meu noivo dançarmos uma valsa, sem chamar padrinhos e etc, pq dai nao caberia todo mundo.
Bjuxx adoro seu blog entro aqui tooodooos os dias!
Para Yve – claro Yve, pode dançar somente você e seu noivo sim, sem problema algum!
Olá!
Comecei a seguir seu blog há pouco tempo, mas foi amor a primeira vista.
Meu casamento será mini mesmo, pois nós (o noivo e eu) não temos condições de bancar muita coisa (inclusiva cerimonialista) e estou buscando todas as referencias possíveis.
Abração.
Ajudou muitissimo Fer…
Post perfeito, não vou dispensar a cerimonialista, mas eu queria ter a festa esquematizada na minha cabeça, aí encaixou perfeitamente.
Bjos
AMEEEEEI as dicas!
Vc é sempre demais 🙂
Bjsss
Obrigada.
Meu casamento foi em 07 de novembro, e eu fui uma dessas noivas que solicitaram este roteiro por e-mail pois eu não tinha cerimonialista e estava com medo de ficar perdida sem saber o que fazer ou esquecer algum destes protocolos. Mas deu super certo. Dividi bem o tempo para cumprir todos e não deixar os convidados esperando. Foi um mini-wedding, passamos em todas as mesas para os cumprimentos e depois muitos convidados comentaram que acharam legal meu casamento ter sido pequeno e eu ter dado atenção a todos. Beijos.
Oi, Fe!! Nossa, suuuper válido este post! Concordo com vc que um bom cerimonialista NUNCA é demais. Mas aqui fica uma dica para as noivinhas para quando forem escolher um cerimonialista. Um bom cerimonialista nao é avaliado pela sua perfformance quando tudo dá certo, e sim pela sua postura quando tudo dá errado. Exemplo, contratei um cerimonialista que me diziam (indicaçao de outros excelentes profissionais envolvidos) ser otimo ( e caro tb!!), mas, no meu casamento, um amigo nosso iria dizer umas palavras antes da bençao final do padre, só que, bem na hora que ele ia falar, o coral iniciou uma música. Sabe o que o cerimonialista fez??? Foi pra trás da gente (noivos) e acenou um NAO bem grande pro coral. Só faltei MORRER!!! Pra completar, quando fui jogar o buque, ele convidou as minhas amigas solteiras para LUTAREM pelo buquet! O FIM DA PICADA, ne?! Mas daí, sutilmente tirei o microfone das maos dele e fiz um convite mais sutil e delicado, afinal, um mes depois de conhecer o meu atual marido, fomos a um casamento onde o buquet caiu em cima dele e hj, aqui estamos, casados! Bem, meninas, procurem se informar com outras noivinhas sobre os seus profissionais, para nao passarem por surpresas desagradaveis como as minhas. Beijao, Fe, AMO o blog!
Oi Fê!
Acompanho seu blog desde o começo, mas como ainda não sou noiva (oficialmente), ia adiando meus comentários… Acho legal participar pq prestigia seu trabalho, que aliás é mto bom!
Obrigada pela contribuição com todas as noivas e amanantes de casamento e cia…
bjs
Olá.
Eu me casei em maio e segui um protocolo, que acho que funcionou muito bem.
Chegamos à festa e eu tirei o véu. Depois fomos para o casamento civil. De lá, os padrinhos já nos esperavam para as fotos.
Cortamos o bolo e fizemos o brinde na mesa de doces. O meu bolo era fixo, pois não existia a possibilidade de entrar com ele na pista e retornar à mesa.
Então, fizemos a entrada no salão (acho que não entrei com o buquê..) e já tocou uma música que escolhemos para a 1 dança. Não era valsa, não quisemos assim.
Depois, cumprimentamos as pessoas nas mesas e, no final, passaram as fotos no telão.
Enquanto isso, o coquetel e jantar era servido, sem anúncios.
Quando as fotos do telão acabaram, fomos para a pista e não saímos mais até o último convidado ir embora!!!
Bjs
Ajudou e MUITO! As noivinhas sem cerimonialista agradecem!!!
Fe eu concordo com as meninas: tem q falar com cada convidado sim!! Acho q as pessoas perderam um pouco a nocao do que eh casamento e acabam fazendo uma grande “balada”. Sou super a favor de festa animada com banda, dj e bebida gostosa mas o casamento eh mais q isso neh?! Em relacao a tirar o veu pra entrar não acho mto bonito não, a noiva não precisa ser malabarista para entrar e dancar com o veu, eh so enrolar no braco. Depois sai de fininho e alguem ajuda a tirar o veu e retocar o make. Acho q o momento ideal seria quando a pista abre. Bjs e parabens pelo post mega util!!!
Não tive cerimonialista, mas segui a risca direitinho essas dicas, a única coisa que não fiz foi a valsa.Não tinha a nossa cara e o meu marido é mega tímido, não dança nada, mas para mim foi tranquilo pular essa parte.Beijos, obrigada pela visita la no meu blog,Mi
meninas, algumas estão falando sobre os cumprimentos, eu só quero esclarecer que eu sou super, mega a favor de cumprimentar TODOS os convidados! só não me importo se seja passando de mesa em mesa, na pista ou fazendo fila… só não gosto dos cumprimentos ao microfone… bjo!
Oi Fe (nossa, primeira vez que posto aqui e já sou íntima). Descobri seu blog por acaso e gosto dele cada dia mais. Vi muitas ideias que pretendo colocar no meu casamento, mas queria um conselho. 1- Para casamento em sitio a noite (cerimonia + festa) fica estranho se fizer tudo em cores suaves, aqueles passarinhos lindos no lugar dos noivinhos? 2- Nem eu e nem meu noivo somos chegados a valsa… será que fica estranho pular essa parte? Parabens pelo blog e a partir de agra vou deixar mais recadinhos. Bjs Dani
Huum, dicas ótimas como sempre! O bom é que sempre aprendo algo novo com você Fer!
Fer,
Amei seu site!!!
Este roteiro está impecável… Vou seguí-lo, com certeza.
Conheci seu site a menos de um mês, mas desde então, acesso todos os dias para saber das novidades!!!
Casarei em novembro/2010 e estou super ansiosa, e suas dicas têm me ajuda muito.
Obrigada por axiliar as noivinhas desesperadas..rs.
Beijos,
Fer
E quanto ao o roteiro da entrada de pais, damas, padrinhos e, é claro, dos noivos? Já vi tantos formatos diferentes… tem algum que seja mais correto ou pode-se adaptar?
O comentário acima se refere à entrada na cerimônia religiosa.
Oi, Fernanda! Realmente, acho que você tem razão. Bouquet tem cara de fim de festa mesmo. E se eu chamar para o bouquet a fim de trazer as pessoas pra pista, só estarão lá as solteiras… Enquanto que se eu avisar realmente que será a dança dos noivos e em seguida abriremos a pista de dança, atrairemos as pessoas do mesmo jeito e até melhor. Obrigada pelo toque!
Olá!! Dei uma passada por aqui e não resisti… vou dar minha opinião, tá?
Como cerimonialista (aliás, que palavra antiga – prefiro coordenadora!) achamos que o importante é que a festa imprima o perfil e o estilo dos noivos. Seguir protocolos só porque é bonito ou porque os convidados esperam isso, não é legal. Se vocês não querem cumprimentar de mesa em mesa, pensem em uma outra forma dos convidados se sentirem cumprimentados e valorizados por terem ido até lá. O bacana numa boa festa é contemporizar as situações e deixar as coisas fluirem com naturalidade. Uma sequência de festa é importante, principalmente quando os noivos programam muitas coisas para a noite. Entrada dos noivos, corte do bolo, brinde, clipe de fotos, dança dos noivos, dança dos pais, dança dos padrinhos, atração…. tudo isso precisa ter um momento programado para que seja valorizado. Se não, de nada adiantou pensar em tudo isso, para ninguém ver… Independentemente de qquer coisa, o que mais importa é que vcs façam o que vai deixar vocês felizes antes, durante e depois da festa. Pensem nisso! Beijos para todas!
Ai que protocolo ótimo para ser seguido….vou gurdar e publicar no meu blog(indicando aqui, claro) mais perto do casório.
http://www.manuvaicasar.blogspot.com
bjo grande.
Manu
Nunca vi um site tão perfeito, simples e original como este!! Parabens, Fernanda, pelo seu encantamento por casamentos e por deixa-los mais simples e admiraveis!
Beijos
Olá Fernanda!!!
Amei seu blog, está me ajudando muito nos preparativos do meu casamento, que será dia 13/11/2010.
A minha dúvida é a seguinte….
Gostaria de dicas de festa (cardápio), decoração. Não tenho muito $$ para a festa, não queria deixar passar em branco, mas não posso e não tenho como gastar muito. Outra dúvida, uma amiga fez a festa de casamento dela em um restaurante, e cada um pagou sua parte, o que vc acha disso???
Muuiiitooo Obrigada!!
Bjkitas
Vanessa
Vanessa, na minha opiniao vale a regra quem convida, paga. Se o casal nao tem condicoes de pagar algo caro (o que é perfeitamente normal hj em dia), acho muito mais bonito fazer apenas um bolo e champanhe no salao da Igreja, como antigamente, do que ter que pedir para cada convidado pagar sua parte da festa. Mas essa é somente minha opiniao, OK? Nao vou julgar ninguém que tenha feito diferente…. é apenas a forma como eu faria. (desculpa a falta de alguns acentos, estou num teclado diferente)
VOU COMPLETAR 10 ANOS DE CASAMENTO MÊS Q VEM E VOU FAZER UMA CERIMÔNIA DE RENOVAÇÃO DE VOTOS! TENHO UMA DÚVIDA: O BOUQUET É JOGADO EM CERIMÔNIAS DE BODAS OU SÓ EM CASAMENTOS? QD CASEI, NÃO TIVE BONECOS NO BOLO E FIQUEI COM AQUELA VONTADE… POSSO TER BONECOS DE BOLO NAS BODAS? E PADRINHOS? BJUS E ADOREI TEU SITE.
Está tudo um charme. Se for seguido fica lindooooo!!!!!!!!! Amei
Ameiiii…todas as dicas..e anotei tudoo em minha agendaa !!!
Ainda não me casei, mas pretendo em breve..e simplesmente achei muito bacana poder contar com dicas tão importantes deste acontecimento de especial na vida de toda mulher !!!! Parabéns !!!
Adoreiiii d+++ !!
Fernanda seu blog e excelente com otimas dica,mas voce não acha que os cumprimento e a valsa,poderia ser feita depois do jantar para que não fique tão cansativo para os noivinho e os convidados possam jantar sossegadamente
Fernanda,
Vou casar no restaurante Praça São Lourenço, e existe uma salão q posso colocar DJ, mas caso não coloque, vc acha q o casamento ficará sem graça? Pensei em montar um playlist em um Ipod tb… Vai ser um casamento intimo, para 100 pessoas, mas apenas familia,( mas bem animada) e pouquissimos amigos. O que vc acha? Obrigada desde jah
Fe
Oi Fernanda – depende de qual o seu objetivo com a festa. Se você quer algo mais animado, se você quer dançar e quer que as pessoas dancem, então eu colocaria o DJ. Mas se vc está feliz sendo apenas um jantar para as pessoas conversarem e comerem, então não precisa. Beijos!
Oi Pessoal..
Também sou noiva com casamento para inicio de 2011…e quanto a música , solicitei aos meus convidados que escolhessem cerca de 2 a 3 músicas por família e pretendo colocá-las durante a festa, pois tenho todo o tipo de convidado desde pessoas que preferem gospel até musicas japonesas..kkkkk…Viva a diversidade…Meus amigos estão adorando participar desde agora da festa…
Olá Fernanda. Brilhante a sua dica sobre a recepção. Agradeço imensamente. Estava ansiosa e não sabia como começar e para que lado ir. Obrigada!
Boa noite!
Meu casamento será em maio/2012 e estou pensando fazer meu casamento e a festa no interior (Mende-RJ). Quais cuidados devo tomar para a festa ser bonita? E para que não haja erros?
Grata,
Patrica
Olá Fê, é a primeira vez que acesso seu site, me explica após a cerimônia religiosa, os noivos são os primeiros a sair, devem ir tirar fotos em belos locais e só então ir para a festa. Após a valsa, o som deve rolar, enquanto o coquetel é servido. Se o pessoal estiver tímido e ninguem for dançar, como estimula-los
Fernanda, eu amo o seu blog, estou sempre vendo, eu estou ajudando uma amiga a rganizar o casamento, dentro do roteiro qunado eu poderia colocar os noivos para jantar??
Att Lilian
Tem noivos que jantam na mesma hora em que os convidados estiverem jantando, tem noivos que jantam antes de entrar no salão (numa salinha em especial), e tem noivos que nem jantam! Cada festa e cada casal tem uma dinâmica diferente! 😉
Fernanda, adorei as dicas! Com certeza vou seguir na minha festa de casamento. Obrigada!Abraço.
Fernanda, eu Estou impressionado com o que acabo de ler, e de facto sinal de muito experiencia, vou certamente seguir as suas dicas.
Gracias
CALUNGA.
Oiii!! estou adorando todas as dicas, mas queria perguntar uma coisa: tem problema não jogar o bouquet? acho que no meu casamento as mulheres já vão estar (em sua maioria) casadas..então não tem por que jogar o bouquet..o que faço?
beijos
Gostei muito de suas dicas, e vou tentar fazer direitinho em meu casamento.
Abraços!
Olá Fernanda.
Suas dicas são ótimas,estão me ajudando muito a organizar o casamento de uma amiga.
Gostaria que você tirasse uma dúvida; na festa, a banda, os fotógrafos e a equipe de cerimonial participam do jantar em que momento?
Jaqueline, o cerimonial que organiza isto. Se você tem cerimonial, não tem que se preocupar com isso! Beijos
Nossas adorei as dicas.Eu estava pensando em fazer tudo sozinha ,mas agora percebo o quão trabalhoso que seria organizar e dirigir toda festa de casamento.Acho que vou contratar um cerimônialista.Vou pesquisar o valor do serviço em minha região.Alguém quanto custa em média?