Simbologia do Casamento Judaico
Comemorou-se hoje o ano novo judaico, começando 5773. Como já publicamos diversos casamentos judaicos aqui no blog e como é uma cerimônia cheia de simbologia e rituais, achei interessante compartilhar com vocês o que aprendi com o folheto explicativo enviado pela Fabiana e Jacques.
A Kipá: De acordo com o costume, os homens mantêm a kipá na cabeça para lembrar que D’us esta acima de nos, acompanhando e observando nossos atos. Ela será usada durante toda a cerimônia e poderá ser guardada como recordação.
A Chupá (Le-se Rupá): É a cobertura (tenda) onde se realiza o ritual do casamento. Simboliza passado, presente e futuro, e representa um novo lar a ser formado pelos noivos, cercado pela família e pelos amigos. É também uma referencia a tenda do patriarca Abraão, que era aberta dos quatro lados, convidando a todos que entrassem e se sentissem bem.
O Talit: É um manto usado durante as rezas, para simbolizar que todos são iguais quando se dirigem a D’us. É costume o noivo usar o talit na cerimônia de casamento.
O véu da noiva: A noiva entra com o rosto descoberto e ao ser entregue ao noivo seu rosto é coberto pelo véu antes que entrem na chupa. O significado tem origens bíblicas: no primeiro encontro de Isaac com Rebeca, ela cobriu o rosto com um véu. Outra razão para a noiva entrar com o rosto descoberto é para que o noivo não cometa o mesmo erro de Jacó, que se casou com Lea, em vez de Raquel por não ter visto o rosto da noiva antes da boda. O véu simboliza também que o noivo não esta interessado em sua beleza exterior, pois ela desvanecera com o tempo e somente seu interior permanecera.
As sete voltas: O antigo ritual de a noiva dar sete voltas em torno do noivo tem varias explicações. Uma delas lembra a queda da muralha de Jericó, e dessa forma a noiva circula o noivo para quebrar qualquer barreira que possa existir entre os dois. As sete voltas também são alusivas aos sete dias da criação do mundo, como se a noiva simbolicamente, estivesse construindo as paredes da nova casa do casal, alem disso a noiva fazendo um circulo sem começo nem fim cria um novo mundo a dois, uma nova família.
As alianças: As alianças devem ser feitas em ouro, simples e lisas, para que represente um circulo perfeito inquebrável e ilimitado entre o casal. O anel é colocado no dedo indicador, para se destacar perante as testemunhas e indicar firmemente o compromisso desta importante transição da vida. Um inicia o movimento, colocando a aliança no indicador do outro, que aceita voluntariamente o anel e o transfere para o dedo anular esquerdo. O noivo fala para a noiva em hebraico: “Com este anel es consagrada a mim, de acordo com as leis de Moises e Israel”. E a noiva responde “Eu pertenço ao meu amado e o meu amado me pertence”.
Sheva Brachot (Sete Bênçãos): As sete bênçãos recitadas na cerimônia se referem a criação do mundo e do homem, a sobrevivência dos judeus e do povo de Israel, ao casamento, a felicidade do casal e a criação da família.
A quebra do copo: A antiga tradição da quebra do copo tem diversos significados. O mais conhecido é a lembrança da destruição do Templo de Jerusalém. A quebra do cristal também faz alusão ao equilíbrio entre os momentos felizes e tristes que serão enfrentados ao longo da vida. Imediatamente apos a quebra do copo todos dizem em voz alta “Mazal Tov”, a expressão hebraica de parabéns – Boa sorte.
Fotos: Daniela Picoral, Juliana Mozart, Lu Cattani, Rejane Wolff
Não sou judia, mas achei muito lindos os significados dos símbolos.
Shaná Tová
Boa noite
Também não sou judia,mas gostei muito da simbologia do casamento.Parabéns pela explicação!
Lindo! me emocionei com o significado de cada coisa^^
Lindo!! Me emocionei com os significados!!
Queria um casamento assim! rs
Pena não sou judia.
Bjs.
muito belo este simbolismo, adoro cultura judaica
Gostei muito da matéria, poderia me da mais detalhe já q vou realizar meu casamento lá. Obrigada
amei o casamento judaico,desejo que você me envie as sete benção do casamento ministrada pelo sacerdote aos noivos.
Olá!
Pretendo casar-me nos rituais judaico ou fazer algumas adaptações para isto necessito de maiores informações, pois sou protestante. Quais os princípios para realizar esses rituais aqui no Brasil.
Grata,
Shirgley Menezes
Oi.
Acho lindo a celebração judaica. E tenho duas duvidas. Somente a noiva recebe a aliança ? Ou o noivo também recebe? E em casamentos de outras religiões a recitação dos votos, isso também acontece no do judaísmo?
estou apaixonada pela religião judaica ..
Shalom nao sou Judia, mas sou cristã evangélica e conheço a palavra de Deus.
Por isso amo os atos proféticos em todo sentido, principalmente no casamento. Essa informação foi de grande ajuda para os meus conhecimentos, pois minha filha se casará final de 2016 e vamos fazer o que pudermos baseado no simbolismo judaico.
Beijos e obrigada…
Gostaria muito que vocês me enviassem as sete bênçãos ministradas pelo sacerdote aos noivos.
A paz!
Olá, gostaria de saber quais são as sete bençãos citadas aos noivos, pois farei as sete voltas e gostaria que fossem ditas em minha cerimônia que será agora 30 de setembro.
Adorei o conhecimento.depois de problemas de saúde onde tive tempo de assistir história de Ester na Record comecei a ler a Bíblia fui na terra santa.nao sou judia mas leio muito o assunto …porque alguma coisa mudou em mim e assistindo alguns trecho da terra prometida.. alguns casamento fui ler para conhecer o significado de tudo do casamento .. da sete volta entorno do noivo.. ..amo ler sobre tudo e mais ainda sobre judaísmo .e já fiz uma receita do pão shabat e pão asmo e seus significados…..gostaria de mais conhecimento …. shalom