Síndrome do Ninho Vazio: Dicas para lidar com esta fase de transição
Escrevi este texto pensando nas mães das noivas (e por que não dos noivos?), que são leitoras do site. E também para as noivas que podem ter algumas ideias de como ajudar as suas mães nesta fase do ciclo da vida!
Entenda porque a Síndrome do Ninho Vazio acontece e o que você pode fazer sobre isso.
Quando os seus filhos saem de casa, pode acontecer uma situação chamada Síndrome do Ninho Vazio, que se caracteriza pela presença de diversas emoções, muitas delas ambivalentes, como felicidade e tristeza, ansiedade e entusiasmo, vazio e plenitude.
O que é a Síndrome do Ninho Vazio e por que alguns pais experimentam e outros não?
Não é um diagnóstico clínico. Em vez disso, é um fenômeno em que os pais experimentam sentimentos de tristeza e perda quando o último filho sai de casa.
Embora os pais possam encorajar ativamente os seu filho a tornar-se independente, a experiência de desapego pode ser dolorosa. E podem achar que é difícil de repente não ter mais seus filhos em casa, que precisam de sua atenção.
Qual é o impacto da síndrome do ninho vazio?
Essa situação pode reduzir os conflitos familiares, e pode oferecer aos pais muitos outros benefícios. Eles têm uma nova oportunidade para se reconectar um com o outro, melhorar a qualidade de seu casamento e voltar a ter interesses pelos quais anteriormente não poderiam ter tido tempo.
Como lidar com a síndrome do ninho vazio?
- Aceite o “timing”: Evite comparar o “momento” de seu filho com sua própria experiência ou expectativa. Tente se concentrar no que você pode fazer para ajudá-lo a ter sucesso quando ele ou ela sair de casa.
- Mantenha contato: Esteja perto de seus filhos, mesmo quando estiverem morando separados. Faça combinações para visitas e contatos frequentes.
- Procure apoio: Busque amigos queridos para apoio e Compartilhe seus sentimentos. Se você se sentir deprimido, consulte o seu médico
- Se mantenha positivo: Pense no tempo extra e energia que você pode ter para se dedicar ao seu casamento ou interesses pessoais depois de seu último filho sair de casa.
Posso prevenir a Síndrome do Ninho Vazio?
Se o seu último filho está prestes a sair de casa e você está preocupada com a síndrome do ninho vazio, pode se planejar com antecedência. Procure novas oportunidades em sua vida pessoal e profissional. Mantenha-se ocupado ou assuma novos desafios no trabalho ou em casa. Tudo isso pode ajudar a aliviar a sensação de perda que a saída de seu filho pode causar.