Sobre noivas e a insônia
A Dra. Mariana Pedrini Uebel, médica psiquiatra, escreveu abaixo um artigo pouco conversado, mas muito comum para as noivas: insônia. Inclusive, aprendi que estamos na Semana do Sono, um esforço global para aumentar o conhecimento da população sobre os inúmeros problemas de sono que acometem toda a população e são frequentemente negligenciados ou simplesmente desconhecidos.
Uma queixa frequente das noivas que eu atendo, é que quanto mais próximo o casamento fica, mais difícil fica para dormir durante a noite. Muitas relatam até mesmo a presença de pesadelos relacionados com o seu casamento!
Parece familiar? Se for, é provável que você sofra de um caso de insônia.
A insônia aguda dura por um curto período de tempo, de várias noites até três meses, e pode ser causada por um evento estressante, como planejamento de casamento. Felizmente, este tipo de insônia deve se resolver quando o casamento passar.
Aqui tenho algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono enquanto o grande dia não chega:
Modificar a sua rotina de sono: Seu quarto deve ser silencioso, escuro e um pouco frio. Tente ter hábitos como a leitura ou outras atividades tranquilas (nada com uma tela!) até sentir sono.
Computador: a luz azul dos telefones, tablets e laptops, bem como da TV, pode dificultar a melatonina para ser secretada, que é a reponsável a “dizer” a seu cérebro para ficar com sono.
Cafeína: Evitar cafeína quatro a cinco horas antes da hora de dormir, uma vez que ela pode fragmentar o sono.
Técnicas de relaxamento: um ponto importante para adormecer, ou voltar a dormir quando você acorda, é aprender técnicas de relaxamento. Por exemplo, tomar uma xícara de chá de ervas antes de dormir, praticar exercícios de respiração e tentar se concentrar em algo além de seu dia do casamento, como as praias de seu destino de lua de mel.
Ótimas dicas Dr Mariana, adorei vc!!!