Tendência | Duas Festas
Tenho visto cada vez mais essa ideia para casamentos: uma festa para a cerimônia civil e outra festa para a cerimônia religiosa. Não que seja uma novidade, eventos distintos assim sempre aconteceram na realeza, nos EUA tem o Rehearsal Dinner na noite anterior ao casamento e mesmo por aqui muita gente comemora com um almoço o casamento civil. Mas agora tenho visto que esta “festa” da cerimônia civil está se tornando uma comemoração maior, com direito a fotógrafo, vestido especial e muito mais. Não é apenas desejo das famílias muito festeiras como desculpa para duas comemorações (apesar que pode ser também, celebrar é sempre bom!). Planejar duas festas é a solução de muitas famílias para agradar todos os gostos. Explico: muitas vezes os pais querem uma festa mais sofisticada, querem chamar seus amigos, querem um jantar empratado e a melhor bebida. Mas os noivos querem mesmo é uma super balada com os amigos mais jovens.
A solução então é uma festa para o casamento civil, que pode ser mesmo num dia da semana à noite, com poucos convidados, apenas família, padrinhos e amigos dos pais, uma noite mais elegante com jantar de lugares marcados, música agradável, champanhe. E no sábado, a festa maior, após a cerimônia religiosa, com todos os amigos, música de balada, comidinha da madrugada, bar de drinques, animação.
Vocês devem estar pensando que isso é gastar dinheiro em dobro, e com certeza às vezes é! Mas queria comentar que uma vez escutei justamente o contrário, era uma questão de economia. Os pais queriam um jantar requintado com o melhor dos champanhes e jantar para família e padrinhos, mas não podiam pagar por isso para os 300 convidados. Os noivos na verdade queriam mesmo a festa para os 300 amigos e não ligavam a mínima para a marca da bebida, afinal eles sabiam que o que os amigos gostavam mesmo era de cerveja, ambiente informal, descontração. A solução foi perfeita: na quinta feira aconteceu um jantar fechado após a cerimônia civil, para poucos convidados, numa festa bem sofisticada. E no sábado, após a cerimônia religiosa, os noivos puderam curtir pra valer os amigos na pista de dança, com muita cerveja, jantar informal e um bom DJ. Foi uma forma de economizar e todos ficaram felizes.
Um exemplo famoso que vocês já devem ter visto em todos os blogs é o casamento da Vic Ceridono, do Dia de Beauté. Um dia o casamento civil, com festa black tie para família e amigos dos pais. Dois dias depois, a festa com cerimônia religiosa e todos os amigos mais jovens. Fora a oportunidade de usar dois looks de noiva, de celebrar com o mesmo noivo duas vezes na mesma semana, inesquecível.
(na primeira foto o look para a festa do casamento civil e na ouyra foto o look da segunda festa)
No próximo post vocês verão uma história de casamento que foi assim, com duas festas diferentes e o mesmo amor.
Adorei essa idéia!!!
Estava mesmo com muitas dúvidas porque a minha família e do noivo tem gente de idade mais avançada que não ia ficar contente com música pop e tal, mas por outro lado nós temos vários amigos baladeiros e eu amo dançar então já resolvi. Vou fazer duas festas com temáticas diferentes para tentar agradar mais pessoas pq o que vale é que todos se divirtam e a gente também não vai ficar pensando que poderia ter feito tudo diferente…
Esse vestido da topshop da Vic é tudo!
Quando me casei, fiz um pouco diferente…legal pq também é uma opção: 4 dias antes do religioso fizemos uma super-festa com os amigos e chamamos o juiz para o casamento civil (acabou valendo também como chá-bar). No dia do religioso, depois da cerimônia da igreja, um almoço delicioso com pais, padrinhos, parentes e amigos muito próximos…….Foi ótimo !!
No meu caso eu terei um jantar de casamento civil, pois eu e o noivo conhecemos muitas pessoas por conta de nosso trabalho, então não teremos condição de fazer uma festa gigantesca, então optamos por realizar um mini wedding com a cerimonia civil para pais e padrinhos na sexta-feira e no sabado cerimonia religiosa e vamos receber os cumprimentos no salão da igreja e onde ofereceremos uma pequena lembrança uma caixinha com bombons e uma tag de agradecimento pela presença.
Adorei a idéia da Juliana! Acho excelente ter várias comemorações, e como nos disse uma tia de meu marido: -“Casar aos pouquinhos é muito bom!”. Nós priorizamos os gastos com nossa casa e não tivemos paciência de esperar programar uma festa como manda o figurino para só então conviver. Então no dia em que nos mudamos, já que a maioria dos amigos e família fez questão de adiantar os presentes de casamento, fizemos um Chá de Casa Nova já no novo endereço. Foi descontraído e divertido. Agora vamos planejar o casamento oficial e como temos muitos parentes e amigos dividir as comemorações entre civil e religioso com certeza será uma ótima opção.
Eu tive duas, mas por motivos difernetes. Ate tivemos um jantar pra padrinhos e familia no dia do civil tambem, mas nada de festa. so saimos pra jantar. Beijo
terei 2 casamentos tb, só q o “grande” com festa será o civil e o pequeno será o religioso, depois…
queríamos casar ao ar livre, ter bastante liberdade com as músicas e facilitar para os convidados fazendo a cerimônia e a festa no mesmo lugar 🙂 então o “casamentão” será esse
na noite do dia seguinte (casaremos em um feriadão) casaremos de novo, mas dessa vez no religioso, em uma igrejinha bem pequena, que cabem até 40 pessoas, uma fofura (pra quem é de Brasília, é na igrejinha da 308 sul), algo bem mais simples e íntimo…só o q faremos depois que não decidimos ainda, se um restaurante mais chic, se um boteco bacana ou se reservamos camarote em alguma balada, mas temos ainda um ano pra resolver 😉
acho a opção super válida, principalmente pras q como eu, sonhavam com o casamento ao ar livre mas ñ queriam abrir mão do religioso 🙂
O casamento da Vic foi show mesmo!!! e ela é tao fofa….adoro!
Tb casamos duas vezes, mas por motivos geográficos…moramos na Alemanha e minha família nao poderia vir toda para cá e nem a do meu marido toda para o Brasil…..entao casamos aqui no civil de dia como é de costume, com direito a tudo q o casamento na Alemanha tem 😉 e no Brasil a noite , bem tradicional, um mini wedding para 90 pessoas….deu um trabalhao, mas valeu o sacrifício…beijokas
Muito boa ideia, vamos publicar posts com excelentes ideias que tiramos daqui!
Muito bom!
Lembro um post que você dizia que toda mulher devia ter o direito de casar 5 vezes com o mesmo homem, pra poder fazer 5 festas diferentes!! Concordo plenamente!!! Pois bem, fazer do casamento civil uma celebração me dará a oportunidade de ter duas festas diferentes!!! Já estou sonhando com tudo!!! Uma delícia ter tudo em dobro!!!
Meu sonho. Na época do meu casamento eu até tive a idéia (tipo almoço num restaurante lindo, com vestido de renda branca acima do joelho rsrssr), mas não tive tempo de organizar tudo, entre minha decisão de casar e o casório foram aproximadamente 6 meses… uffaaa
Mas já decidi que vou fazer uma festa para os 5 anos de casada! Heeeee
Olá! Queria muito a opinião de vocês, da “vestidadenoiva”! Eu sempre sonhei (até demais) em ter um casamento mega tradicional com festa após a cerimonia. Mas infelizmente não conseguirei realizá-lo desta forma, uma vez que meus convidados não conseguem ser menores que 450 pessoas. Só a minha família de 1° grau, somam 129 pessoas. Uma coisa absurda. Tentamos, tentamos e nada. Foi de 600, para 450. Enfim, mas os amigos meus e do meu noivo somam mesmo 100 pessoas, incluindo alguns familiares importantes. Mas pais, sabem como é ne? O casamento é deles também…então optei por fazer algo totalmente fora dos padrões e do meio em que vivo, e gostaria da opinião de vocês. Comecei a organizar meu casamento faltando 3 meses para a data. Ele acontecerá às 19h30, para estas 450 pessoas e farei um “bolo com champagne” no salão anexo à igreja. Lá é bem feinho, mas vou decorar com uma cortina de velas, flores brancas e etc. Farei o bolo, bombons e darei os famosos “bem-casados”. Lá só tocara uma musica ambiente. Espalharei alguns poucos pufes e 3 aparadores. Apenas isso, porque não quero que ultrapasse 1h30. A ideia é receber todos os que compareceram com carinho. Bom, mas eu também não queria acabar aquele dia sem dançar minha valsa e jogar o bouquê. Para isso, decidi fazer uma comemoração pós-receptivo, no mesmo dia, de uma forma muito descontraida. Onde terei um dj, whisky, espumante, cerveja e etc. Farei alguns mimos, mas nao utilizarei buffet tradicional. pretendo fazer uma mesa completa de comida “de buteco”, um jantar e etc. Em um local que pretendo fechar. Tipo um bar rustico ou restaurante. Nada com o glamour de uma festa de casamento. Vocês acham muito ruim esta ideia? Comecei a chamar esta etapa de “pagodão”, rs. Porque lá só estaraão presentes as pessoas que REALMENTE fazem parte da nossa vida. Farei uns chinelinhos porque se for grama, as meninas podem pisar. Contando que o meu casamento acabe 20h30, e o receptivo às 22h00. Minha festinha começaria às 23h00. Vocês acham isso loucura? Preciso de uma ideia de um lugar destes aqui em BH!!!! Por favor me respondam! Obrigada, beijos!
olá. vou me casar no civil em um sabado somente com familaires presentes e macamos um churrasco de comemorçaão no sabado seguinte para 60 pessoas. Como optamos somente pela cerimonia do cartorio, podemos fazer a festa sem cerimonia religiosa? Devemos informar os convidados que nao haberá celabraçao?? eu posso usar um vestido branco mas sem ser muito “noiva” ?
Magda, pode sim. Beijos
como tenho q chamar muuuita gente pro meu casamento religioso não sei se terei condições de fazer festa pra td mundo, então prefiro n fazer. Acho errado convidar só algumas pessoas pra festa apos a cerimonia, pq inevitavelmente quem n for convidado vai acabar sabendo q teve festa. Mas como n quero que “passe batido”, estou pensando em fazer um almoço/churrasco em um sitio(bem decorado, com musica, etc) após o casamento civil msm, pq vai sair mais em conta e não vou ter a obrigação de chamar toodo mundo. Depois, no casamento religioso pretendo oferecer um bolo pra todos os convidados, em um salão na própria igreja msm.
Bem quando falamos de casamento festa preparativos é tudo uma loucura queremos de tudo!!! eu irei me casar no civil num sábado e será oferecido um almoço por um dos padrinhos e no domingo iremos fazer a festa em um sítio, ao ar livre e como temos dos dois lados as duas religiões, decidimos fazer sim um cerimônia com a benção de um pastor, pois o que nos importa é sermos abençoados! e de menu será servido churrasco com seus acompanhamentos, frutas e bolo com sorvete e docinhos!!! Mas que dá um frio na barriga dá!!