Um Brunch Brasileiro: pão de queijo
Aprendi a fazer esta receita de pão de queijo no Espaço B. Gourmet da Casa Cor 2010, com o chef Rogério Shimura, um dos melhores padeiros de São Paulo e sócio do Alex Atala. Por aí, já podemos perceber que a receita só pode ser das melhores – e digo mais: é muito fácil de preparar.
Desde então minha casa ficou mais acolhedora e mais cheirosa.
Para preparar o pão de queijo você precisará de um bowl, uma leiteira, 2 formas de alumínio, uma espátula e uma balança.
Ingredientes:
240g polvilho azedo
60g polvilho doce
6g sal
45g óleo
165g leite
45g ovos
150g queijo meia cura
30g queijo parmesão
E agora que vocês devem estar se perguntando: mas eu tenho que pesar tudo? Até o ovo?
Sim. E o motivo é muito simples: minha xícara não é igual a sua xícara. O ovo* que você vai usar tem tamanho diferente do meu.
A única certeza de usarmos as mesmas quantias, será usando a balança.
Se você não tem uma, não pense duas vezes em colocar na sua lista de noivas, ou se já é casada, compre uma. É um item essencial numa boa cozinha – e descobri isso recentemente.
Se você usar os pesos corretos, eu garanto que seu pão de queijo vai dar certo. 🙂
Coloque os polvilhos e o sal num bowl. Ferva o leite e o óleo e depois despeje lentamente sobre os polvilhos.
Com a espátula misture os ingredientes até esfriar. Adicione o ovo e incorpore.
Por último, adicione os queijos (nesse momento você pode abandonar a espátula e misturar tudo com as mãos pois a massa já estará fria – não esqueça de tirar a aliança).
Tudo isso levará no máximo 10 minutos. Pré-aqueça o forno em 180 graus.
Enquanto aguarda o aquecimento do forno, faça pequenas bolinhas e coloque nas formas untadas, deixando espaço entre cada uma.
O tempo no forno é relativo. Eu faço bolinhas de 25g a 30g e meu é grande. Com isso, leva uns 30 minutos para ficar pronto.
Bom apetite!
* Para pesar o ovo, quebre-o num recipiente e misture a gema com a clara. Se ultrapassar 45g, retire o excesso com uma colher.
PS: Essa receita de pão de queijo pode ser congelada. Mas atenção para o truque: depois de preparar as bolinhas, leve ao freezer sem embalar ou cobrir. Após o congelamento, aí sim você pode armazenar num ziplock ou em algum recipiente.
Fotos: Narciso Souza
Adorei! Vou experimentar a receita com certeza.
E realmente é muito mais fácil usar medidas em grama, nao tem como errar. Essa coisa de xícaras é na minha opiniao um dos grandes motivos pra tantas receitas deliciosas nao darem certo, principalmente bolos.
Fe e Priscila, continuem passando dicas legais assim! Bjos
Buenos dias!!!!!!!!
Fer…que fome..fiquei com vontade de comer pão de queijo…aiaiai uma noiva gordinha…eu não mereço isso hauhauhauha
Beijinhos…tenha um dia perfeito!!!
nem colokei balanca na minha lista pq achava q nunka ia usar.. mas axu q vou colokar agora =P
hmm, esse pao d keijo ia bem agora d manha..
bjs!!
Gente, eu sou mineira de pai e mãe, e achei essa receita meio complicadinha, nem todos tem uma balança em casa, meu pão de queijo é mais simples, e uso só queijo minas curado, excelente para um amador na cozinha!
Pelo menos meus amigos e a família do meu noivo cearense adoram!!
Mais tarde eu posto a receita, eu estou no trabalho e o meu mágico livrinho de receitas, em casa!
Um beijo!!
vou ser obrigada a comprar uma balança!!! ai ai… no meu casamento terá pão de queijo!!
Hummm que delícia, já vai para o meu caderninho de receitas. Bjs
Ah, e vale lembrar que quando forem comprar sua balança, comprem a digital, é mais precisa. Já tive da outra e não funcionava direito. Bjs
Eu concordo com a Daniela. Me desculpa Priscila, mas tá muito complicado… pesar ovo… faço pão de queijo, usando um copo como medida e dá muito certo… mas, enfim cada um com seu cada um… acredito que daqui um tempinho, você vai se perguntar pra que essa balança. Abraço para você e Fernanda.
Eu estou louca para comprar minha balança e tentar essa receita! eu vi a Pri fazendo no dia e foi tão rápido, em 20 minutos ela fez tudo (tendo já separado os ingredientes antes), então quero testar porque eu amo pão de queijo!!!
Hmmm… que delíciaaaa… Amo pão de queijo!!!!
Mas tbm prefiro uma receita sem a balança… acho mais prático… Essa história de pesar tuuudo direitinho dá muito trabalho. Em casa minha mãe sempre fez tudo meio no olhometro… hehe…e sempre tudo ficou muito bom!!! =) Será que se a gente colocar um ovo normal a receita desanda??
Beijosssss
Eu tbm ainda não tenho balança, com certeza é muito importante para fazer receitas assim como essas, que parece ser ótima!
Meninas, eu também achei inusitado quando o Rogério ensinou a fazer o pão de queijo com pesos ao invés de medidas, mas quando coloquei em prática vi que é tão simples! É o mesmíssimo trabalho de separar ingredientes em xícaras e colheres de chá. Experimentem usar uma balança digital e me contem depois. Eu perdi todo o preconceito depois de utilizá-la.
Mas eu assumi mesmo a balança não só por achar prática, mas principalmente pq para mim fez todo sentido saber que os ingredientes pesados são garantia para não dar erro. Praticidade e garantia de sucesso me conquistaram de vez. Hoje em dia dou preferência para receitas com pesos – mas nem todas receitas são assim. Então uso as duas técnicas.
No livro da Betty Kovesi, sobre técnica de cozinha, ela também fala sobre isso na página 21: “os ingredientes são dados em peso ou volume, pois é a maneira mais exata de quantificá-los”. Ela também indica a balança nos utensílios indispensáveis (pág 24).
Mas cada um tem um jeito de cozinhar e isso é o mais legal da culinária: descobrir seu jeito, colocar o seu toque pessoal.
Daniela, o Rogério sugere adicionar o parmesão justamente pq o queijo meia cura de outros estados não é tão bom quanto um tradicional mineiro. Quem tem o “original” não precisa colocar parmesão na receita. Você tem esse privilégio!
Anotada e já estou louca pra testar, huumm!!!
bjos
Carol
Fernanda e Priscila, que dica mais sensaional!
Quantas dessas bolinhas de 25g a 30g rendem em uma receita? (Só para ter um padrão)….
Beijinhos
Angela
Angela, aproximadamente entre 25 e 30!
Eihhh Priscila!!!
Uhmmm !!! Que bom que você gostou do pão de queijo.
Adorei o que vc escreveu !!!!
Sim as medidas são importantes para ter uma padronização.
As pessoas que fazem sem medidas, tem a prática. Mas para quem tá começando…. uhmm coloque na lista de presente a balança digital !!!! Vai ser muito util !!! Hahahahahahah….
E para quem já aprendeu a utilizar… uhmmm nunca mais erra uma receita !!!
Espero que vc tenha gostado da aula, simples e muito boa !!!
Qualquer coisa me escreva !!!
Bjs e adorei o seu site !!!!
Rogério Shimura
Rogério, estou muito feliz em ver vc por aqui. Fui uma boa aluna, não?
Mas deixa eu te contar, desde que fiz a aula sempre faço pão de queijo e broa aqui em casa. Já perdi as contas de quantas fornadas já preparei. Só não tentei ainda a chipa (ainda).
Obrigada pela aula deliciosa e volte sempre aqui!
Eihhh chefinha Priscila !!!
Posso te chamar assim !!! hahahaha….
Sim vc foi uma excelente aluna, to vendo que até está usando a balança !!! Mais pratico né !!! E estão lindos os pães de queijo !!!
Dá agua na boca….. delicia !!!
Bom estou mandando um link, pois vou ministrar uma aula no Atelier Gourmand, agora em setembro.
Nos dias 28 e 29 de setembro, um modulo profissionalizante,
Se der apareça por lá !!!
http://www.ateliergourmand.com.br/calendario_aulas.asp
Ahhh… outra coisa olha esse outro link, minha esposa sempre acompanha o seu trabalho.
Nas lembrançinhas do nosso casamento em vez de ser tudo macarons, uhmmm adivinhaaaaa… fiz uma estande inteira de pães para dar para os nossos convidados !!! Não poderia faltar né !!!!!!
http://www.nandagomes.com.br/fotos_casamento_sp_sao_paulo/72157623235171373/1
Esqueci de comentar… adivinha aonde foi a nossa aliança !!!!
Coloquei dentro de um pão que foi para a cerimonia !!!
De uma olhadinha no site !!!!
Qualquer coisa me escreva !!!
Boa sorte !!
Rogério Shimura
Minha receita de pão de queijo é a seguinte:1copo americano de óleo, 1 copo amer.. De leite, 3copos amer de polvilho doce.3ovos e 150gr de parmesão.tido batido junto no liquidificador e assado naquelas for!as de bolo com buraco no centro,a 180graus +\- .ninguém resiste!É uma delicia,façam e degustem