Cerimônia fora da Igreja
Hoje em dia muitas noivas estão abrindo mão de casar na Igreja. Os motivos podem ser diversos: não ser religiosa praticante, não ter esse sonho, cortar despesas, ser o segundo casamento do noivo, ter religiões diferentes, escolher um cenário diferente para a união…

Eu mesma não fiz questão de casar na Igreja. Acho lindo, mas não fazia questão. Meu sonho era casar, mas sem necessariamente precisar ser na Igreja. Afinal eu acredito que o amor está em todos os lugares. Mas eu queria uma cerimônia, uma benção, a troca de alianças, alguém que proclama-se “e eu os declaro marido e mulher…”
O que fazer nesses casos? Padres de Igreja Católica não celebram casamentos fora da parôquia. A solução é convidar um Reverendo, Pastor ou qualquer pessoa que saiba falar de amor para celebrar a união. Estas pessoas realizam a cerimônia do jeito que você quiser, tradicional ou não, cerimônia ecumênicas e até com efeito civil – sem precisar de um juiz de paz.
Quem celebrou meu casamento foi o Reverendo Domingos. Contato: domingos.bete@gmail.com | Telefone: (11) 64348512
No nosso Guia de fornecedores temos outras indicações que super confio, clique aqui.
Foto: James Christianson
acho que, se for possivel escolher, casaria na igreja.
Oi Fernanda,
Me caso dia 10 de outubro e a cerimônia será no Campo, junto com a festa. Essa opção porque somos de religiões diferentes e foi uma maneira de agradar a todos e principalmente é nosso sonho casar a céu aberto!
Parabéns pelo site, ADORO!!!
Olá Fer,
Já que comentou sobre não casar na igreja, por todos os blogs que percorro um assunto pouco discutido é sobre casar no civil. Muita gente opta por casar junto com a cerominia da igreja, no entanto quem quer casar no civil antecipadamente (como no meu caso) fica meio perdida em relação a que roupa usar, e também as questões burocráticas como usar o sobrenome, mudar doctos, etc.
Portanto deixo aqui um pedido para abranger o tema algum dia se possível.
Um beijão!!!
Nunca tive vontade de casar em igreja (e olha que eu freqüento igreja e sou cristã), sempre sonhei casar ao ar livre, praia ou campo. Agora já está definido que vou casar no campo, num lugar bem no estilo dessa foto aí…
Beijos!
Queria casa em um jardim com cara de casa de mãe, assim a opção foi ter um reverendo para celebrar, pois eu também queria uma benção. Adorei o post!
Beijo
Eu optei por casar no mesmo local da recepção por ser mais prático para os convidados, assim não precisam procurar por dois lugares diferentes. a cerimônia será no gramado em frente ao salão e será celebrada por um padre católico. Mas Fer, tenho uma dúvida. Sempre pensei em entrar com a marcha nupcial, mas sei lá, ela me parece muito “tãtãtãtã” para o ar livre. há restrições nesse sentido???
Eu optei por casar na igreja Sempre foi meu sonho… Mas quando vejo fotos como estas me dá vontade de casar mais de uma vez!
Li a matéria de Marie Claire! Adorei
Para Daniela – se é seu sonho entrar com a marcha nupcial, realize-o para não se arrepender depois. Não faz mal ser no campo. Mas já vi casamento tb que começou com os primeiros acordes da marcha (só para o empacto da noiva aparecendo), e depois mudou para uma música mais suave, e ficou bom.
No meu caso, escolhi casar no próprio salão da festa pq não fazia questão da Igreja, queria uma festa menos tradicional nesses sentido. Acho ótimo pq aqui em SP as vezes é um caos todos se deslocarem pra Igreja, e depois do salão… fora que muitas vezes tem que pagar o vallet da igreja, o vallet do salão, enfim, muitos custos e trabalho a mais. Fazendo cerimònia e festa junto no mesmo lugar, acho que a festa já começa muito mais animada. Enfim, deu tudoc erto no meu caso. Mas respeito muito quem sonha se casar na Igreja!
Fer, já vi alguns padres católicos que realizam a cerimônia fora da igreja… Talvez em sampa seja mais difícil conseguira, mas pelo menos aqui em Campinas isso ainda acontece em alguns casos. Realmente não são todos os padres que topam, mas tem alguns bem “gente boa”. hehehe.
Para a Mariana, que comentou sobre o casamento civil, em breve vou postar algumas fotos de um mini wedding com casamento civil no meu blog. A noiva estava gravidinha e fez tudo meio às pressas. Casou no civil com um terninho branco lindinho (ficou mais lindinho ainda na barriguinha) e depois fez um almoço e usou um vestido branco + bolerinho muuuito fofo!
Beijos.
Eu já fotografei uma cerimônia que foi celebrada pelos pais dos noivos, foi lindo! Acho que o fundamental é cada um conseguir realizar o seu sonho. O que eu mais gosto de cerimônias ao ar livre é a possibilidade de fotografar de dia, com luz natural. Essa foto que você escolheu é mesmo de um cenário de sonho, não?
Boa tarde fernanda!
Gostei muito desse tema que vc abordou, tenho muitas duvidas a respeito dele.
Vou me casar, só que eu nao quero na igreja pois nao somos católicos, apesar de nossos pais serem. Pensamos em fazer a cerimonia no salão da recepção dividindo-o ao meio em dois ambientes com uma cortina,pois ele é bem grande. Tenho medo de que a cerimonia fique monótona. Quem eu poderia chamar para conduzir o rito de maneira ecumenica? Que enfoque mais no amor, familia, união sem tocar em religião, entende? E você acha que um vestido no modelo evaser em seda perola com cintura marcada, decote quadrado,mangas em rendas petit poà 3/4, sem véu, seria ideal, mesmo sendo as 18 horas o evento?
O seu blog esta me ajudando muito, gosto dele é simples e elegante, como você. Parabéns!
Desde ja agradeço sua atenção,
Abraços
adoro teu site, descobri por acaso nas minhas pesquisas.Casarei em outubro aqui em sampa no mesmo local da festa e quero te agradecer pela dica dos padres, anotei os telefones.Já falei com um, mas é sempre bom te rum plano B. Parabéns pelo teu lindo blog,Micheline
Oi, adoro casamento ao ar livre e aqui na minha cidade São José dos Campos, a maioria dos Padres fazem casamento ao ar livre é claro com um precinho mais alto!!!…Esse site que te enviei é do buffet da minha sogra…não está muito atualizado..bjiinhos Andressa
Oi, Fernanda. O seu blog sempre me inspira com novas idéias, obrigada! Vou me casar em outubro, no cartório pela manhã, apenas com a presença dos meus pais, padrinhos e minhas 2 filhas. Seguido de um almoço íntimo em um bistrô. Porém à noite receberei alguns convidados em casa(+ou- 25 pessoas) para um mini-wedding, ou seria um “micro-wedding”? rsssss…acho que acabei de inventar esse termo…e estou pensando em fazer uma pequena cerimônia. Uma das idéias que eu vi em algum lugar(não me lembro onde) é que nos EUA é comum os noivos misturarem areia de cores diferentes(branco e preto) em um único recipiente para selar a união e caracterizar a impossível separação.Achei maravilhoso e romântico! Estou pensando em envolver as minhas filhas na celebração, no convite eu coloquei “Com as bençãos de Deus e de nossas filhas”… O que você acha? Tem mais algumas dicas? Beijocas! Obrigada!
Pois é… É uma crise… Não vou casar na Igreja, mas levar o juiz de paz para o lugar da comemoração, é caro e muito impessoal, eu acho. Não tem discurso, não tem benção, é tão rapidinho… Por isso já anotei a sua indicação do reverendo. Agora estou à procura de um salão que seja aconchegante (e elegante) para 100 pessoas em SP. Se vc tiver alguma indicação (ou alguma das suas leitoras), agradeço. Conheci o seu blog pelo Conexão Paris, por causa da minha viagem à Europa em junho/10. E não é que resolvemos nos casar em out/10? Agora são as minhas leituras diárias obrigatórias… 1 gde beijo!
Oi Simone,
Já ouvi falar da cerimônia das areias, mas não conheço o suficiente para escrever aqui. Acho que se você acha lindo, deve fazer sim! Beijos!
Cristina, legal te ver aqui! vou pensar em sugestãoes para você!
Oi td bem ?
bokm pretendo mi casar nesse fim de ano em dezembro e gostaria de saber uma opinão sou meia gordinha quer dizer tenho bastante quadril e muita bunda naum sou taum gorda e gostaria de sabe um modelo de vestido que ficaria adequado ao meu corpo..
obrigado ….
Fê (olha a intimidade, já…)
A sua cerimônia, realizada pelo Reverendo Domingos, foi com efeito civil, ou vc casou no cartório antes? Vc sabe a que igreja ele é vinculado? Obrigada.
Cristiana, minha cerimônia foi com efeito civil junto, tudo no mesmo lugar e na mesma hora, bem prático. Não é necessário casar no cartório antes, apenas ir no cartório para dar entrada na papelada antes do casamento. Não lembro a qual Igreja ele é vinculado, mas pode ligar para ele e perguntar! beijos
Cristiano, minha cerimônia foi com efeito civil junto, tudo no mesmo lugar e na mesma hora, bem prático. Não é necessário casar no cartório antes, apenas ir no cartório para dar entrada na papelada antes do casamento. Não lembro a qual Igreja ele é vinculado, mas pode ligar para ele e perguntar! beijos
O meu casamento também vai ser no próprio salão da festa, com efeito civil… O quê você acha: os convidados devem ficar em pé (não sei se é confortável), ou devem ficar nas próprias mesas do jantar… Será que é necessário montar cadeirinhas para dar um “ar de igreja”? O que vc faria? Aliás como foi no seu casamento? Abraço!
Mel
Eu sempe tive vontade de casar na praia. Meu namorado aceitou a proposta, segundo ele é diferente e moderdo. Acho lindo e simples. MEU SONHO. *-*
Fê
Falei hoje com o Reverendo Domingos.
Gostei muito… Acho que vai dar certo… se eu conseguir convencer o noivo…
Beijo
Fê, meu casamento será no sítio pela manhã, só não decidi o local (aceito palpites), estou em dúvida entre Alpes Serrano (Serra da cantareira) e Portal da Serra (Sta Isabel).
Eu sou critã e meu namorado é católico, nós tivemos problemas para decidir como seria a cerimônia, mas decidimos que um amigo meu do trabalho, que é Pastor, irá conduzir a cerimônia no estilo Ecumênico (Fala sobre Deus mas não fere a religião de ambos) estou muito feliz por este acordo.
Parabém pelo Blog estou Mega viciada nele (I’m here every day)… Bjos
Olá. Eu me caso em novembro deste ano e também optei por uma cerimonia no mesmo local da festa, só estou em duvida se após a cerimonia religiosa devemos ficar no salão e já tirar as fotos com os convidados, ou se devemos sair do salão e depois retornar? Por favor se alguém tem uma opinião me ajude, pois faltam poucos meses para o meu casamento!
Quelem, após a cerimônia vc deve sair do local, aproveitar para fazer umas fotos a sós com seu marido, se possível já fazer as fotos com os padrinhos também. Enquanto isso, no salão, é começado a servir o coquetel. Depois das fotos, vocês fazem a entrada triunfal no salão, e seguem os protocolos de cortar o bolo, valsa, etc. Bjos
Adorei esse site. Vou me casar numa chacara ao ar livre. Será uma cerimonia ecumenica, mas ainda não sei quem fará, gostaria que fosse meu pai, mas ele disse que não conseguiria. rsrs… Vou fazer tambem a cerimonia das areias, acho linda e romantica. O unico problema é o lugar para convidados, uns vão ficar sentados nas proprias mesas, mas outros terão que ficar em pe, pois não tera espaço para mais cadeiras.
Ah, não tem mais espaço pelo seguinte: o salão e a piscina são separados apenas por bananeiras. Eu vou me casar em cima da piscina e o restante das mesas ficarão no salão.
Olá xará,
uma dúvida: quantas horas duraram sua festa? O noivo e eu gostaríamos que fosse à noite, mas os sítios melhor organizados oferecem sempre entre 11:00 e 18:00. Estou em dúvida…pra variar…
Fernanda, acabei de conhecer teu site, e é maravilhoso! Pena que eu já casei. rsrsrsrsrsrs através da comunidade do orkut “Noivas de Recife”, não sei se vc conhece já. Esse tópico tem a ver comigo, pois pensei a mesma coisa: não sou católica, sou kardecista, e meu casamento foi nu buffet e quem celebrou foi um amigo meu do centro, o que deu um toque muito pessoal, que todos adoraram. Bem, meu casório com certeza não foi chique como o teu deve ter sido, mas as fotos estão em meu perfil: Cynthia Turis
Um beijo e é um prazer conhecer uma ex-noiva ainda viciada em coisas de casamento.
Vou me casar dia 6 de novembro deste ano em um espaço com cerimônia no local. É um casamento católico com efeito civil e o padre fará no próprio espaço.
Para que isso possa acontecer, dez dias antes vamos nos casar dentro da Igreja, em uma cerimônia rápida para os noivos e pais, será como ir a uma missa. Isso também será um bom ensaio para o grande dia…
Escolhemos fazer desta forma pois a decaoração de uma igreja é algumas vezes muito cara e o deslocamento dos convidados de uma lugar para o outro pode ser um transtorno.
Oi!! nossa…, até que enfim parece que encontrei alguém que pode me ajudar! O meu casamento será a céu aberto, num sítio muito bonito.., mas estou com dúvida no que fazer em relação às cadeiras!! devo colocar cadeiras para a festa e outras para a cerimônia? colocar as mesmas cadeiras utilizadas para a cerimônia na festa?(levar as cadeiras para o salão depois da cerimônia), montar mesas tb no local da cerimônia??? ai meu Deus!!! não sei o que fazer!! me parece um pouco deselegante fazer os convidados esperarem para levar as cadeiras para o salão…, me ajude!!!
Joana, sim você deve ter cadeiras para a cerimônia e outras cadeiras para a festa. Ficará muito feio e bagunçado alguém ter que carregar as cadeiras da cerimônia para a festa.
Mesas no local da cerimônia não precisa. Imagine como uma Igreja, não precisa de mesa, apenas a do padre/ celebrante. Beijos e boa sorte!
Olá…
Vou casar em 2011 e estou procurando um salão com espaço para cerimonia, em são paulo, mas estou com dificuldade. Vc pode me indicar algum(ns)???
Mtoooo legal seu blog, ajuda mto as noivas perdidas q não sabem por onde começar: como EU!!!
Bjokas
Ana, é muito difícil eu ajudar assim, sem saber seu estilo, número de convidados, bairro de preferência e principalmente budget… Mas SP tem muitas opções, com certeza você irá achar!
Olá, vi a indicação do reverendo que celebrou seu casamento e do padre que celebrou o da sua amiga. Eu queria na verdade uma benção de um padre ou reverendo, mas que ele não se prolongasse muito no discurso e celebração do casamento pois haverá um juiz de paz para celebrar o casamento civil logo após. Minha pergunta é: Estes dois padre/reverendo se estenderam muito na celebração???
Gina
Gina, O Reverendo Domingos faz a cerimônia do tamnho que você quiser. Ele faz com efeito civil também. A minha foi assim, após a parte religiosa, ele fez direto o civil, com a assinatura nos documentos, não precisando ter um juiz de paz no local. Beijos.
quero saber o nome do padre da igreja irmadade imaculada conceiçao do bairro do limão
Oiê! Adorei o blog! O achei quando estava cheia de dúvidas pedindo ajuda ao google! Aproveitando: o nome do padre da igreja imaculada conceição é Paulo e a igreja é católica ortodoxa. Em tempo: tanto a ortodoxa, quanto a brasileira e a carismática têm raiz na apostólica romana, porém as cerimônias realizadas pelos padres destas não tem validade como sacramento, de acordo com o entendimento da romana (de onde se originou as outras), Estas ramificações da católica foram fundadas por padres ou bispos ordenados mas os padres (que sucederam) das mesmas não são ordenados portanto não é aberto processo no Vaticano. Trata-se de uma questão de fé. Eu ainda estou em dúvida pois quero casar fora da igreja…alguém conhece algum padre católico apostólico romano que faça a cerimônia fora da igreja?
Achei companheiras na difícil tarefa de casar fora da igreja! Aqui em Brasília tb não é permitido, só que acaba acontecendo um ou outro, mas para isso temos que pedir autorização para o arcebispo! Meu casamento é dia 15 de maio, e estou super nervosa e ansiosa esperando a resposta… Meu primo que é padre aí em SP já falou que faz, mas se não for autorizado aqui o casamento não tem validade… É cada uma…! A justificativa é o excesso de modismos, ostentação… Como se casando dentro da igreja não fosse ter ostentação! Não vou ficar nervosa, não vou!!!! Perguntinha, o reverendo que fez o seu casamento era de alguma religião? Bjos, parabéns pelo site, é lindo e muito útil!!!
Olá meu casamento é dia 27/11, gostaria de uma indicação de um padre ,pois ja rodei váaarias Igreja e eles dizem que Padre não efetua casamento fora da igreja.
Agora esses padres qua faz fora da igreja ….será que depois sera valido meu casamento para a Igreja msm…como eu fico sabendo….Obrigada
Me ajuuuudem.
Karen…. até onde eu sei se o sacramento do casamento deve ser feito na igreja Católica para que a mesma aceite como válido…mas se esta é a sua preocupação pq não se casar na igreja??
Mas a Fer deixou um fone ai no post de um padre… tenta ligar… talvez ele lhe esclareça melhor.
Vou me casar só no civil. Aluguei um pequeno espaço para celebração da cerimonia, só para a familia, no total 25 pessoas. Gostaria de saber de convem enfeitar o salão´para cerimonia, se coloco alguma musica para entada, etc. Por favor me ajudem!!!!
Oi Fernanda, conheci seu blog há alguns dias… estou adorando… 🙂
Esta é uma dúvida que tenho, se a cerimônia for no mesmo espaço da recepção… não fica mesmo estranho os noivos saírem após à cerimônia e depois fazerem a entrada voltando para o mesmo lugar? rs
Como foi no seu caso? Vc fez a cerimônia e a recepção em dois espaços diferentes?
Bjs e obrigada
Re, não, não acho que fica estranho e fiz exatamente isso. Terminou a cerimônia e saimos para uma área externa para afzer as fotos com pais e padrinhos. Estes voltaram para a festa e eu e o noivo fizemos mais algumas fotos só de nós 2. E depois retornamos ao salão para a festa! Beijos
Oi, Fernanda! Muito obrigada pelo seu blog existir! E muito obrigada pelas dicas! Tenho mais uma dúvida… vou fazer um mini-wedding no restaurante Felix Bistrot (nossa! Não sei onde vi essa indicação! rsrsrs) e vou fazer a cerimônia civil lá mesmo. Gostaria de fazer a entrada igual ao que é feito na igreja. Só estou na dúvida de qual é a entrada tradicional… você poderia me ajudar? Já sei que eu entro do lado esquerdo de meu pai! Bjs
Oi Fernanda, antes de mais nada quero parabenizá-la pelo seu lindo blog. Vi sua reportagem no Jornal Bom Dia Brasil e fui correndo ver kkkkkkk, adorei, parabéns mais uma vez. Fernanda tbm não faço questão de casar na igreja, até pq me mudei de cidade recentemente e estou indo em paroquias variadas, por isso ainda não fiz vinculo em nenhuma. Mas meu noivo e eu estavamos pensando em pedir para um de nossos padrinhos, que por sinal é casado há 25 anos e tem uma familia lindissima, é ministro de eucaristia e participa de grupos de casais na igreja. Assim, pensamos em pedir a ele que ministre a cerimonia, isso porque além de o adorarmos imensamente como pessoa, queremos uma cerimonia bem intima especial, o que vc acha????
Cassia, eu acho simplesmente perfeito. Conversem com esse amigo sim!
Olá, gostaria de saber o seguinte: minha religião não permite que o pastoir realize casamento entre pessoas de religiões diferentes, por isso optei por um ancião ser o oficiante. ele também pode realizar cerimonia religiosa com efeito civil?
Olá, estava procurando exatamente site sobre esse assunto, ate encontar o seu, e fiquei muito feliz por ver q tem muitas noivinhas igauis a mim. Eu tambem não me casarei na igreja, sera em um salão, mas moro numa cidde pequena e as pessoas daqui acham isso estranho, somos de religião diferentes, o que eu faço, mas não preciso agradar a todos, não é mesmo! Bjo.
Oi Fernanda!
Vou casar ao livre no gramado ao lado do salão de festas, ao entardecer, em abril, no interior do Rio Grande do Sul.
Penso numa cerimônia rápida..uns 25 minutos.
Estava pensando em deixar os convidados em pé durante a cerimônia. Vc acha que fica ruim?
Bj
Olá Gostei muito deste espaço.
Existe uma série de fatores que devem ser analisadas individualmente, caso a caso, na hora de escolher o local para o casamento religioso. Deste a antiguidade quem celebrava os casamentos dos filhos eram seus pais, com um rito próprio onde os noivos recebiam suas bênçãos. Hoje ainda é assim mesmo na Igreja Católica, os pais e os noivos celebram o casamento, o padre ou ministro assistirá, presidirá a cerimônia e formalmente manifestará e intercederá pelos noivos diante de Deus pedindo por Sua bênção. O padre não abençoa sozinho, pede para que os pais, os padrinhos e todos os convidados estendam suas mãos sobre o casal pedindo por eles.
A igreja católica tem um rito diferenciado para cada ocasião: Para casamento com missa, para o casamento sem missa, o Rito matrimonial presidido pelo sacerdote, para o Rito presidido pelo sacerdote em celebração ecumênica onde um ou os dois dos noivos não são casados, Rito para ser presidido por um leigo.
Para quem é católico batizado, consciente da importância do seu batismo e da importância do Mistério do Sacramento do Matrimônio para a vida do casal e futuramente dos filhos, casar na igreja é muito importante e especial. A Certidão de Casamento no religioso poderá ser de grande importância na vida do casal e em especial dos filhos. É pelos valores espirituais da Igreja que os padres estão proibidos de celebrar casamento fora do Templo de Deus. Alguns padres ainda fazem a bênção, mas desde que os noivos já estejam devidamente casados. Minha sugestão sempre é para que, os noivos reflitam bem sobre o que realmente desejam no intimo de seus corações. Pensem com carinho na fé que professam ou não e seja qual for sua decisão, sejam muito felizes e abençoados por Deus, pois a bênção de Deus não tem limites, mas cuidem para não confundir celebração religiosa com evento. Casamento religioso não é evento, é uma grande celebração onde pais e filhos oferecerão uma festa em comemoração de sua grande alegria. Já ouvi muitos comentários dos padres entristecidos com o oba oba dos casamentos e a pouca importância ou valor que se dá ao Sacramento. Basta pensar no grande número de divórcios hoje em dia. Casamento sem a base e o fortalecimento espiritual encontra dificuldade para sobreviver as dificuldades da vida e do próprio relacionamento. Casamento é compromisso de amor, é entrega de sí mesmo, é doação pelo outro. Diante do Altar, dentro do Templo Sagrado, diante do Sacrário onde Jesus se encontra vivo é que se deveria prestar o juramento de amor e fidelidade até que a morte os separe. Desta forma o juramento tem um peso muito grande e deixa de ser apenas uma formalidade, um protocolo a ser cumprido. Felicidades a todas as noivas!