Cortar a Gravata
*assunto polêmico* Eu tentei evitar este assunto, porque acho muito polêmico – as pessoas são sempre muito contra ou muito a favor. Mas uma noivinha querida, minha xará, pediu, e resolvi escrever. Vamos começar falando que trata-se apenas da minha opinião, OK? Não existe regra, padrão, e pra falar a verdade, tentei pesquisar mas nem tradição existe. Existe apenas um objetivo: uma brincadeira com a finalidade de arrecadar dinheiro para a lua de mel dos noivos.
Minha opinião? Sou contra, muito contra. Razões para minha opinião:
* Festa de casamento é para celebrar, não para arrecadar dinheiro. Festa para arrecadar dinheiro é quermesse ou festa beneficente.
* Já fui em muitos casamentos em que teve o corte da gravata. Em todos, padrinhos carregavam o noivo puxando pela gravata, passando de mesa em mesa. Essa “brincadeira” toda dura no mínimo 1 hora, isso quando não é mais. E sabe o que acontece com a noiva durante este tempo? Fica sozinha na pista. Acho horrível. Os noivos deveriam ficar juntos, dançando, beijando… Tudo bem a noiva dançar às vezes com as amigas, e o noivos com os amigos. Mas largar a noiva na pista pra arrecadar dinheiro, pra mim não dá!
* Alguns dizem que os convidados já estão acostumados, não ligam, faz parte. Eu discordo. Pedir dinheiro é sempre um constrangimento. Os convidados já gastaram com o presente do chá bar, presente do casamento, roupas, penteado, maquiagem, manobrista (especialmente aqui em SP), e ainda tem que dar o dinheiro da gravata?
Já ouvi também que é a única hora em que o noivo ganha destaque na festa! Na minha opinião, se for pra se destacar passando por pedinte, eu preferia não ter destaque nenhum, rs!
O que fazer se você e seu noivo não querem essa brincadeira no seu casamento? Avise sua assessora para impedir a brincadeira assim que algum engraçadinho começar, avisando delicadamente que foi um pedido dos noivos. E principalmente, avise à todos os padrinhos, porque em geral são eles quem começam.
Essa é mais uma “brincadeira” dos tempos modernos de crise. Não achei de onde surgiu, com quem surgiu, não tem nenhum significado bonito ou nobre. Eu sou muito à favor do noivo comprar uma gravata bem bonita e bem chique, deixar ela inteirinha durante a festa, e poder usar novamente em outras ocasiões especiais do casal!
Fê, assino embaixo!!! Morerria de vergonha se isso fosse feito no meu casamento.
Beijos
Nossa, concordo em TUDO que você disse
Tbm não deixei cortarem a gravata no meu casamento… Uma brincadeira que foi feita, e que deu destaque p/ o noivo, foi ele jogar uma caixa de whisky (logo depois que eu joguei o buquê). A caixa estava vazia, lógico, e quem a pegou ganhou a garrafa. Foi mto engraçado, e muuuitos homens quiseram participar 🙂
Fernanda, não é uma brincadeira moderna nos tempos de crise. Cortaram a gravata do meu pai, que ele adorava, e isso tem mais de 30 anos. É uma brincadeira antiga que eu, particularrmente, acho um horror.
Beijos.
não sei se concordo com tudo… pois sempre fui contra até há pouco tempo ir em um casamento super chique, de gente da sociedade paulistana em que os padrinhos, sem a presença do noivo começaram a brincadeira (que todos os convidados levaram como brincadeira) com uma garavata velha de um dos próprios padrinhos, sem envergonhar ninguém (mesmo pq os noivos não precisavam do dinheiro!) e arrecadaram um dinheirinho de festa pra ser gasto entre os próprios amigos em um futuro churrasco onde quase todos que deram o $$da gravata compareceram! Enfim, é polemico mas não acho que tudo deva ser visto tão preto no branco, nem sempre é igual…
Para Cássia – acho que não consegui ser tão clara. Eu não estava me referindo à essa crise atual, que começou nos EUA e afetou o mundo todo. Já passamos por tantas crises… já estamos nos “tempos modernos” há tanto tempo, rs! 30 anos atrás para mim já eram tempos modernos, e já tinha crise. Diferente do chá de cozinha, por exemplo, que começou há séculos atrás, e tem uma história: o pai da noiva tirou o dote já que não concordava com o casamento, e por isso os amigos dos noivos se uniram e ajudaram a montar o lar da noiva sem dote.
Mas essa da gravata não tem nenhuma história nesse sentido. Foi isso que eu quis dizer. Beijos!
Parabens pela forma que escreveu…foi clara, objetiva e simpática…cobrar ($$$$) convite do seu casamento não dá !!!!
se a idéia é ajudar na lua de mel…acho considerável as cotas de lua de mel, como opção da lista de presentes!
agora , fique chocada ( juro por tudo o q é mais sagrado !!!) já vi noiva “leiloar” calcinha …
cortando na bandeja pedacinhos da calcinha….enquanto o noivo cortava a gravata !
Olha pessoal, realmente o assunto é polêmico, no meu casamento houve sim o corte da gravata, primeiro pq não houve quem convencesse meu marido do contrário. Não acho que seja tão desagradável assim, meu marido gostou e saíram fotos bem legais desse momento. Mas o que seria do amarelo, se não fosse o azul ? Todas as opiniões são válidas e acho que os casais que se disporem a fazer a brincadeira devem saber que estão sujeitos a críticas, pois há quem ache feio e deselegante, mas continuo achando que os noivos devem fazer o que realmente desejarem (acho que nos importamos demais com o “politicamente correto”) mesmo que seja cortar ou não a gravata.
BJ
Eu concordo com o que vc disse. Para os noivos, é claro que é valido levantar uma grana extra, mas realmente é mto desagradavel!
Melhor ficar sem essa!
MINHA OPINIÃO: Acho uma tremenda falta de educação! e além disso concordo com a Fernanda, o tempo q se perde com isso…No meu casamento não teve, foi a MELHOR coisa, meu noivo dançou comigo a noite inteiraaaaa, e isso, não tem $$$ que pague!
Outra coisa horrenda q tenho vistos em alguns casamentos é além da gravata agora passam também o “SAPATINHO” da noiva!!! Pelo amor de Deus, não façam isso, é maltratar seus convidados! às vezes a pessoa não está com dinheiro suficiente naquela hora e fica super constrangida com as “brincadeiras”, é muito desagradável!
no meu casamento não fizemos essa brincadeira pois o meu noivo sempre foi super contra, principalmente porque fizemos o sistema de cota de lua de mel. Nós já moravamos juntos e temos casa montada, foi bom para nós e pratico para os convidados.
Concordo em gênero, número e grau. Sendo que hoje em dia o noivo não circula mais, já fazem mini gravatinhas ou pegam uma gravata velha e cortam e são os padrinhos que circulam… o noivo enquanto isso está na pista também, pois creio eu, não queria passar por isso.
Eu fui bem clara quanto a isso, avisei a cerimonialista e inclusive aos nossos amigos mais chegados e padrinhos, de que não queríamos que passasse a gravata!
Mas, por outro lado, nunca me importei de dar o dinheiro em casamentos… na verdade, o meu marido que dava o dinheiro… rs…
Beijos
Oi meninas! Todos os casamentos que fui até hoje tiveram esta parte de gravata e sapato, juntooossss… Não quero que tenha no meu casamento… A empresa que contratei deu a idéia de sortear para os convidados gravatas e sapatos de chocolate, gostei da idéia, só não sei direito como vão fazer isso, tanta coisa acontecendo até esqueci de perguntar… E adorei a idéia que a Patricia teve de jogar caixa de whisky, com certeza vou copiar, posso Patrícia?
Bjosss…
Olha, o assunto é polêmico mesmo!! Sempre visito seu site Fê, aliás, considero um dos melhores para buscar referências de bom gosto para casamentos! Eu concordo que cada um tem uma opinião a respeito, mas qdo vc diz que não tem significado, que não é nobre, que é constrangedor, ou que se trata de uma brincadeira de mal gosto vc acaba constrangendo as noivas que passaram por isso ou que irão passar. Muitas vezes isto nem está “previsto” pelos noivos, (já que muitas vezes, como vc mesmo disse, quem “agita” são os padrinhos), ou os noivos não tem assessora, ou ficam constrangidos em cortar o barato dos amigos no meio da festa. E outra: ninguém é obrigado a dar dinheiro, tudo não passa de uma brincadeira, ou seja, participa quem quer. Eu já estive em vários “big weddings” onde cortaram a gravata do noivo e foi tudo muito engraçado e divertido! E nem por isso ele foi taxado de pedinte. Se a noiva fica sozinha na pista é pq ela tá muito mal de amigos viu!!!! Eu acho um pouco demais tb essa história de passar o sapato da noiva, ou cortar a calcinha, mas existe gosto pra tudo e com casamento não é diferente. Só acho que precisamos ter mais cautela qdo damos nossa opinião e com as palavras que usamos.
Tb não gosto dessa história de passar gravata.. Acho pessimo…e aquelas noivas que passam o sapatinho também… Feio demais… Parece que os noivos estão morrendo de fome… eu acho essa situação super desagradavel…
Beijinhos
Ai Fê.. dei muita risada com o modo que você escreveu porque eu concordo com absolutamente tudo.
Mas, como já disseram, não ligo de dar dinheiro se passarem…eu acho que as pessoas realmente já estão acostumadas com essa brincadeira da gravata! Ainda assim eu acho péssima!
Agora a idéia do Whisky da Patrícia é ótima!!!
Beijos meninas!!!
Eu não gosto. No meu passaram contra a minha vontade. Só fiquei sabendo no dia seguinte quando me entregaram o dinheiro. Eu acho chato fazer os convidades desenbolsarem mais dinheiro, sem contar os “amigos” do noivo que ainda ficam apurrinhando aqueles que dão pouco. Muito constrangedor.
Agora o pior foi num casamento que eu fui: passaram o sapato da noiva! Além da gravata… foi demais para mim. Bj
Fe, concordo com cada linha que você escreveu. Acho um horror essa brincadeira mais que sem graça. Terrível.
No casamento de uma amiga, o noivo junto com alguns amigos passou a gravata. No meio destes amigos, uma menina falava para cada um dos convidados algo como: “vai dar só isso? você sabe quanto custa essa caipirinha que você está tomando?”. O horror. Eu não aguentei e respondi: “e você sabe quanto custa o presente que eu dei?”. Neste momento, senti que poderia morrer ali mesmo, de vergonha alheia!
Já vi também o tal “sapatinho da noiva”, acho mais péssimo ainda.
Parece que é unanimidade: Terrível! Vocês acreditam que uma vez o noivo falou pra mim, ao me dar o convite: “Olha, leva dindim porque vamos cortar a gravata!!!!!”. Um absurdo!
Assino embaixo!!!!
Ai, assunto muito tenso mesmo! Eu não vejo problema e não me sinto incomodada quando passam a gravata, acho engraçado!
Mas não quero que meus convidados se sintam constrangidos, e já que o assunto é polêmico, prefiro não passar!
Agora essa história da Rafaela, que o noivo PEDIU p/ levar o $$$, é terrível!! Se for p/ ter a brincadeira, tem que partir dos padrinhos, amigos… e não do noivo!
Mas a pior mesmo é do preço da caipirinha! Tem que rir p/ não chorar… rsrs
Eu e meu namorado tb já conversamos e combinamos de não ter essa “brincadeira” não. Ele mesmo não quis. Eu, por mim, sempre odiei a idéia. E me importo em dar em casamentos sim… Sempre procuro dar o melhor presente que posso, me arrumo, compro roupa, e ter que dar dinhiero? Sinto muito, se o casal espera que eu compareça para poder “ganhar um”, tô fora…
não chego a achar um horror, mas tb não gosto!!!, acho q depende do local, dos convidados…na minha cidade isso não existe…alguns poucos noivos fizeram recentemente, mas na verdade não se espera ganhar dinheiro…geralmente as pessoas preenchem cheques (de verdade mesmo ou falsos feitos na hora com papel) com desejos de “Quinhentos fins de semana agradáveis”ou “Um mil votos de felicidades ao casal” e etc. No meu casamento não vai ter isso, mas não me sentiria constrangida em dar um “falso cheque” ao invés de dinheiro, desejando só felicidades caso estivesse em um casamento e fosse feita a brincadeira…acho q o pior mesmo é deixar a noiva sozinha….isso sim…é o fim da picada!!
Oi Fernanda,
Tb nao gosto nenhum pouco e nao quero ter isto no casamento. Se alguem comecar, o cerimonial jah estah avisado para pedir, educadamente em nome dos noivos, pra parar.
bjs
kkkkkkkkk
Morri de rir da forma como vc escreveu Fernanda!! E o pior é que concordei com tudo. Aqui em Goiânia é uma coisa super comum, em qq casamento, do mais simples ao mais sofisticado as pessoas fazem o corte da gravata, e eu nunca me incomodei com isso. Tbm não era contra, nem nunca conversei sobre isso com o meu noivo. MAs dp de ler o seu ponto de vista comecei a refletir sobre o assunto, e realmente acho q não é uma coisa elegante para ser feita durante a festa.
Assino embaixo! E ninguém nunca concorda comigo!! rs…
Beijos Fernanda!
Ai gente, da um tempo.. Casamento é celebração, é alegria, é amor.. Vamos deixar essa coisa de passar a sacolinha pra outra hora.. (como diz a Geo: pronto falei!)
Também não gosto, mas se tenho, dou!
Recentemente fui a um casamento em que os amigos do noivo colocavam o dinheiro recebido dentro de uma garrafa… perguntei o pq… sabe o que me responderam??? “Para que a pessoa que estiver dando a grana, não venha a pedir o troco… se tiver só uma nota de R$20 ou R$50, perdeuuu!”
E algo que ninguém citou é que os câmeras filmando, acabam constrangendo os convidados tirando o dinheiro da carteira…
DEUS me livre disso!!!…. rs
Bjus
Faço juz a todas as leitoras do blog e a vc Fê. Acho um ABSURDO o corte de gravata…pior que isso é a do sapatinho. Eu que sou descendente de japoneses nunca, mas nunca mesmo fui numa festa de algum amigo meu (que tb seja oriental) fazer o corte da gravata…e a primeira vez que vi isso (ano passado pra ser mais exata), fiquei horrorizada! E depois a noiva passou com o sapatinho…já comecei a me sentir incomodada na festa…e pra terminar passaram os fotógrafos com uma baixela, arrecadando $$,acreditam?
No nosso com certeza não terá nada disso…é uma falta de respeito com todos os convidados…quero que todos vão para se divertirem e não para se sentirem constrangidos.
fefê querida!.. vc é mesmo um doce!.. fui eu a grande “culpada” por esse post polêmico, que resolvi encher a paciência da fê pedindo que escrevesse sobre esse assunto!.. rs…
mais uma vez, agradeço sua eficiência e delicadeza ao tratar de assuntos, muitas vezes, delicados com este!
achei sua opinião super coerente e muito engraçada!.. foi bom tb ler as outras noivas dizendo o que pensam!..
como sempre, vc sabe como contribuir!..
bjo grande!
E eu achei que seria linchada nesse post, risos!!! Vocês gostam de post polêmico heim meninas! Sempre os com mais comentários…
Só quero fazer um comentário. Me pediram minha opinião, eu dei. Eu sou uma pessoa que tem opinião e não tem medo disso. Falaram que deveria cuidar com a forma que escrevo. Mas, assim como todos os outros posts, escrevi como se estivesse conversando com uma amiga. Isso aqui não é um Manual de Etiquetas, é um blog, com a opinião, gostos e ideias da dona do blog, só isso.
Eu tinha certeza que não agradaria todas. Sou contra cortar gravata sim, mas respeito quem pensa diferente, como a Claudia Ribeiro do oitavo comentário. O noivo dela quis fazer, fez e foi feliz. Se os noivos estão certos e felizes com a decisão, isso que importa. Eu não estou aqui para impedir ninguém! Beijos!
Acho que o NÃO para o corte de gravata é unanimidade! Fer, parabéns. Escreveu tudo com maestria.
No meu já estáo todos mais que recomendados para que isso não ocorra!!
Um beijo em todas…
FER..ADORO SEU BLOG..
Concordo do começo ao fim!!!
De acordo com o judaísmo, cortar as roupas é sinal de luto… imagina a cara do meu namorado (que é judeu) no primeiro casamento que fomos que teve essa história da gravata… ele deu $$, mas ficou indignado…
Beijos!
Juliana parabéns pela coragem e sinceridade em dar sua opinião.
Não sou contra ao corte, mas sim quando se expoem os convidados, tipo, com os adesivos “Já dei” ou então ficar com piadinhas de mal gosto para quem não deu dinheiro ou contribuiu com pouco.
Já fui em varios casamentos que teve e na maioria foi muito divertido pq o pessoal colocava no potinho oq tivesse no bolso.
Enfim, acho que muita gente que entra aqui é favor mas só pra nao ficar envergonhada não da sua opinião.
Bom, cada um cada um.
=)
Ah, Fê, não dá pra fugir da polêmica, não. Eu tbem sou contra, absolutamente. O noivo tbem era, que eu saiba, até que algum amigo o arrastou no meio da festa e ele sacou a gravata extra pra cortarem! rsrs A gente não teve cerimonialista e eu nem vi quando a coisa começou, logo não deve ter sido tão terrível e o noivo devia estar, no fundo, a fim da farra… Bom, renderam algumas fotos divertidas e um dinheirinho extra que muito ajudou. E um post que contou da origem do chá de cozinha, que eu não sabia, e achei a tradição muito bonita! Eu, por ex., só fiz chá bar porque a madrinha organizou, porque não fazia questão também. Quando sou convidada, fico injuriada com tantas saídas de dinheiro.
eu também sou do grupo do contra, casei em agosto e em hipótese alguma avaliei essa possibilidade. Minha opínião é que é de tamanho mal gosto.
Eu nao quero fazer no meu! Eu acho que o problema nao é “pedir” dinheiro em si, porque até isso depende muito da intimidade que se tem com os convidados, da personalidade dos noivos, dos contextos de vida deles e da forma como isso é feito. O que mais me incomoda nessa história da gravata é o constrangimento em que o convidado é colocado. Dependendo do nível de álcool dos organizadores, promovem quase uma coacao! Sem falar na falta de significado disso, que a Fernanda mesmo citou. E cá para nós: teoricamente, na festa de casamento, os noivos já estao (ou pelo menos deveriam) estar com a lua-de-mel organizada, e seus respectivos custos sob controle. Cortar a gravata é um “mico” desnecessáro. Beijos.
Os Post polemicos são os melhores!!!!!rs
BOm concordo com tudo, realmente não é legal passar a gravata!!
Ainda bem que eu vou casar de dia, e não vou ter bem uma festa..e sim um café da manha bem bonito!Acho que não corro nem o risco de alguem começar isso née!!
Bjinhos meninas
Uau…nunca pensei que esse assunto fosse tão polemico, que coisa não?! Nunca passou pela minha cabeça e nem a do meu noivo de fazer isso…e também não tinha ideia que essa pauta gerasse tanto comentário hein Fernanda. Mas de uma coisa eu sei, o blog é seu, acho que você precisa mesmo ficar a vontade para colocar sua opinião, e da forma que escreve, você não fere ninguém.
Beijos e mais uma vez obrigadaaaaaaaaaa por seu blog! Ele é show!
Eu também sou contra, mas os dois irmãos do meu estão emplogadíssimos com a idéia, e não estou me sentindo confortável de cortar a onda deles. Por mim pode acontecer, mas vou combinar com meu noivo que eu não saia de perto de mim. Não tinha me atentado para o tempo que pode demorar.
Eu concordo com tudo! Acho ridículo sair pedindo dinheiro…ainda mais o noivo, que deveria estar ao lado da noiva dançando, beijando, se divertindo com aquela que é a princesa da noite! Essas fotos cheias de amor e felicidade é que são realmente bonitas! Desde o início da organização do meu casamento falo pra TODOS os amigos e pro noivo que não vai ter corte de gravata no casamento! Se começar, a cerimonialista vai pedir pra parar…se não der certo, eu mesma resolvo!
Fê concordo concordo total com você!! Além de ser super constrangedor é uma baita falta de educação!!
concordo plenamente!!!! Acho PÉSSIMO passar a gravata!!!!!!!!
Beijos!
Fê,
Acei muito divertido e coerente a maneira como vc colocou.
Acho q alguns convidados realmnte se divertem,mas q a maioria fica constrangido é verdade também.
Acho de mal gosto.
E amei vc ter dadao a dica de falar com a cerimonialista para evitar esa brincadeira.
Essa brincadeira está ficando de tal forma q aconteceu comigo oq aconteceu com a Rafaela,quando vieram deixar os convites falaram para a gente levar 10 reais para uma brincadeira…ABSURDOOOOOO.
O blog é seu e vc dá suas opiniões.E quem for contra é só dá a sua,mas não pode querer q vc mude a forma de se expressar ,já q se frequentamos esse blog é pq gostamos da suas opiniões.
É incontestável q a maioria das pessoas não concordam com isso…
Kkkkkkkkkkkkk realmente o assunto é polêmico e porque não dizer engraçado!? kkkkk
Aqui em minha cidade essa tradição não pegou e eu particularmente concordo com tudo que a Fer escreveu. É muito constrangedor. A gente já gasta horrores com casamento, roupa, presente, arrumação etc etc etc e ainda ter que ir prevenido pra festa eu acho demais! A brincadeira do whisky vai ser feita no meu também. Acho muito legal! Bjinhos!
Eu sou MUITO contra essa gravata. Eu ODEIO essa brincadeira. No meu casamento eu tinha vetado, até pq meu marido tava com uma gravata linda. Mas foi ai que alguem que eu não sei quem foi levou uma gravata generica pra cortar. E ficaram la cortando a gravata por muito tempo mesmo. E eu fiquei sozinha esse tempo todo. Inclusive uns amigos mandaram uma apresentação de Michael Jackson cover de surpresa pra gente na festa e meu marido não conseguiu assistir pq tavam cortando a gravata. Absurdo.
Fê mandou muito bem!!!
Já vou deixar no site do casamento que não teremos a gravata, eu acho ridiculo essa situação. 80% dos meus convidados vem de fora da cidade e as vezes o dinheiro da gravata paga o combustivel…
Acredito que quem realmente quer dar $ para viagem dá sem pedir!!!!
Bjao
Fê, concordo com o que vc disse e com a maioria dos comentários. No meu casamento tbém não quero gravata!
Concordo também, no meu casamento não teve, tb não fizemos festa…somente uma pequena lembrancinha na saida de igreja.
Acho constrangedor na maioria das vezes…ja fui em varios casamentos e em 90% as pessoas passam nas mesas falando coisas constrangedoras, brincadeiras sem a menor graciosidade.
Uma brincadeira desnececessaria pra mim, já fiquei sem dar o tal dinheiro da gravata algumas vezes por não ir preparada mesmo e a mesa que eu estava virou motivo de piada de mal gosto..expor as pessoas assim é ridiculo.
Amei o post Fernanda!
Bjos meninas