Queijos e Vinhos – o antes

Vocês já viram a mesa decorada do queijos e vinhos que a Pri fez. Agora vamos falar do antes? O que comprar, o que servir, o que combinar…. tudo para você acertar em cheio e organizar uma festa queijos e vinhos perfeita. Tenho que dizer que toda essa pesquisa quem fez foi a Priscila, mas como ela está voltando de viagem hoje e não teria tempo de escrever, estou escrevendo pra ela, porque amigas são assim, né!!

Os Queijos

Os queijos se dividem em várias categorias. O ideal é que você tenha pelo menos um de cada categoria em sua mesa. E não se desespere em ter uma variedade enorme de queijos, melhor se concentrar sempre em mais qualidade do que variedade. Cinco tipos de queijos em sua mesa é considerado ótimo!

Queijos Suaves – Gouda, Minas, Serra da Estrela, Muzzarella, Itálico, Estepe, Edan.

Queijos Mofo Branco – Brie, Camembert.

Queijos Mofo Azul – Gorgonzola, Roquefort.

Queijo Tipo Suiço – Gruyère, Emmenthal.

Queijos FortesProvolone, Parmesão, Pecorino, Queijo do Reino, Taleggio.

Os Vinhos

Numa festa como essa com vários tipos de queijos é difícil harmonizar os vinhos, afinal cada tipo de queijo serve melhor com um tipo de vinho. Então não se preocupe com isso porque ninguém vai comer um queijo com um vinho e trocar de vinho ao trocar de queijo. Apenas compre um vinho bom. Evite os extremos, que não seja um vinho muito doce, nem um vinho muito encorpado.

Não se esqueça de deixar disponível jarras com água.

Os Acompanhamentos

Pães – é fundamental ter uma boa variedade de pães para acompanhar os queijos. Baguetes, pao italiano, ciabatta, pão com nozes ou passas. Torradinhas para os queijos moles como brie. Evite pães com tempero forte, para não interferir no sabor do queijo.

Frios – pode ter sim uma tábua ou prato com opções de frios como salame, copa, parma.

Frutas – Pêra, pêssego, maça e uva são as mais indicadas.

Sobremesas

A quem diga que não combina servir sobremesa numa mesa queijos e vinho.  Para quem discorda, as sugestões são: uma bela barra grande de chocolate suiço picada para as pessoas se servirem de pequenos pedaços; queijo minas com goiabada; queijo minas com doce de leite, cheesecake.

Dicas Extras

– Queijo gelado não tem o mesmo sabor gostoso. Tire os queijos “duros” da geladeira com 2 horas de antecedência, e os “moles” 30 minutos antes.

– Não se esqueça de tirar toda a embalagem do queijo, nada de deixar um pedaço do plástico de embalar.

– Calcule em média 200g de queijo por pessoa.

– Separe uma faca para cada queijo e não as misture.

Fotos: Fernanda Floret

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE