Noivo, qual roupa usar no casamento? Assim como a roupa da noiva, a escolha também deve ser baseada em alguns pontos: estilo da festa (formal/ informal), horário (manhã/ tarde/ noite), o local (cidade/ praia/ campo), o tipo físico da pessoa e harmonia com a noiva (imagina a noiva super formal e o noivo super informal, não fica bonito, né?). Veja a seguir as opções e conheça um pouco mais sobre cada uma.

Fraque  (imagens da Black Tie)

Como é? Calça em tecido risca-de-giz, paletó cinza grafite com cauda longa e deve ser usado abotoado. O colete do fraque é cinza e usa-se camisa branca, nunca com botões no colarinho e sempre fechamento no punho com abotoadura. Pode ser usado com gravata plastron (pra ficar bem com cara de noivo, como na última imagem acima) ou com gravata normal prateada (para ficar com cara mais atual, eu prefiro esta opção!).

O que preciso saber? É um traje para casamentos formais, alguns diriam até o ápice da formalidade. Se vocês se lembrarem, no casamento do príncipe William com Kate, os convidados estavam de fraque (na verdade porque fraque é o traje formal para eventos diurnos por lá). Não combinam com festas informais. Noivos com menos de 1,72m devem evitar o fraque porque o comprimento do paletó com cauda pode dar a impressão de achatá-lo.

Padrinhos e Pais dos Noivos? Vão de meio-fraque.

Fraquete (imagens da Black Tie)

Como é? Trata-se da versão escura do fraque: calça, paletó com cauda longa e colete, tudo em preto. A camisa deve ser branca, social ou rigor. Pode ser usado com gravata prata ou mesmo preta.

O que preciso saber? É o traje mais alugado atualmente, segundo a loja Black Tie. Os noivos têm procurado pela formalidade do fraque, porém nesta versão atualizada todo em tom preto. Assim como o fraque, noivos com menos de 1,72m devem evitar o modelo porque o comprimeito do paletó com cauda por dar a impressão de achatá-lo.

Padrinhos e Pais dos Noivos? Vão de meio-fraque.

Meio-fraque  (imagens da Black Tie)

Como é? Igual ao fraque, porém com o paletó sem a cauda.

O que preciso saber? É considerado uma invenção dos latino-americanos (ou brasileiros?) como opção menos formal do que o fraque, talvez porque muita gente adora uma informalidade. Deve ser evitado para noivos, não é considerado tão elegante. Se você quer algo mais informal do que o fraque, vá para o terno. É hoje o traje mais alugado para padrinhos e pais de noivos, e não para o noivo.

Padrinhos e Pais dos Noivos? Podem ir também de meio-fraque ou de terno.

Casaca

Como é? Paletó preto curto na frente e com cauda longa, bipartido atrás. Calça no mesmo tecido e cor e camisa branca com colarinho alto.

O que preciso saber? Não sabemos o porquê tantas lojas de aluguel de roupa de noivo insistem em alugar casacas, talvez porque noivos desinformados peçam, e eles alugam pensando somente em lucrar. Isso quando não ficam parecendo um maestro! Enfim, casaca é um traje usado em casamentos da nobreza, sempre à noite, ou em jantares com chefes de Estado. Caiu em desuso e não faz sentido ser usado em casamentos por aqui.

Padrinhos e Pais dos Noivos? De Smoking.

Smoking

Como é? Paletó preto com lapela acetinada e calça preta com faixa acetinada. A gravata tradicionalmente é a borboleta, mas ultimamente alguns homens mais modernos também têm usado com gravata normal modelo slim, preta.

O que preciso saber? Muito usado nos casamentos americanos, por aqui é considerado uma roupa para casamentos muito glamorosos, em que é pedido traje black-tie (quando a festa é black tie, o traje deve ser especificado no convite e significa resumidamente smoling para os homens e vestidos longos para as mulheres). Não vale ir numa loja, achar o traje smoking bacana e alugar para o casamento se a festa não for black tie. Quando falamos de uma festa black tie, é algo como o Oscar, esperamos por lustres, cadeiras Luiz XV, muito luxo.

Padrinhos e Pais dos Noivos? Também de smoking.

Terno (imagens de Ricardo Almeida)

Como é? Sempre que vocês falarem terno, refere-se à calça, paletó e colete. Quando é apenas calça e paletó, o nome correto é costume. Tradicionalmente a maioria dos noivos optam por gravata prata, mas a gravata branca também é uma boa opção.

O que preciso saber? Tem sido a opção mais procurada por noivos modernos, é considerado uma opção mais atual. A dica é fazer sob medida e ter um belo terno impecável no corpo e que poderá ser usado muitas vezes pela vida. Não sugerimos a opção sem coleto (costume) porque o noivo ficará igual à todos convidados. O colete mais a flor na lapela (ou lenço) é o que irá diferenciar o noivo dos demais convidados. Ternos também são as melhores opções para casamentos pela manhã (tons de cinza claro ou grafite) e casamentos à tarde (cinza grafite ou marinho).

Padrinhos e Pais dos Noivos? Também de terno. Podem ser diferenciados do noivo por outra cor de gravata ou de flor na lapela.

Terno Nupcial (todos da foto são da marca Carlo Pignatelli, maior nome de ternos para casamento, à venda na Black Tie).

Como é? Igual ao terno, porém hoje existem no mercado opções criadas exclusivas para os noivos que querem se destacar, que não querem colocar um terno igual usam todos os dias no trabalho. Podem ser em tecidos mais brilhosos, por exemplo. Normalmente usados também com a gravata diferenciada, a plastrom, ou italiana.

O que preciso saber? Em geral são somente para venda e provavelmente você nunca vai usar novamente, mas um vestido de noiva a noiva também não usa novamente, certo? Estas são opções de ternos diferenciados para estar elegante, atual, mas sem cara de escritório.

Padrinhos e Pais dos Noivos? De terno.

 

Post com colaboração de Cristofer Mickenhagen da Black Tie, equipe do Ricardo Almeida e consulta ao livro Case e Arrase de Claudia Matarazzo. Mais detalhes no próximo post.

converse com a gente
 0      0       0})
DEIXE SEU comentário
84 Comentários
  1. Liana, disse:

    Olá preciso de ajuda, minhas madrinhas vão usar vestido cada um de uma cor especificada por mim e por elas escolhidas, já os padrinho eu pensei em … calça social preta, camisa branca e colete preto … qual cor de gravata combinar????
    att Liana

    • Fernanda Floret, disse:

      Liane, normalmente a gravata dos padrinhos é prata. Beijos

  2. Denis, disse:

    A casada, usa quem quiser. Não é só porque caiu em desuso que as pessoas não podem escolher. O casamento é da pessoa então ela usa o que quiser. Não sei porque muitos insistem em regras. É um momento único e fazemos do nosso jeito.
    Infelizmente não sei onde encontrar uma casado, moro em Goiânia. Me ajudem se puder. Obrigado!

  3. Paula Cardoso, disse:

    Ola! Estou com duvidas…o casamento comecará às 21horas e se realizara em uma casa de festas….queria uma opçao elegante e diferente, porem meu noivo mede menos de 1,72, e os padrinhos se vestiriam como?

  4. Diego, disse:

    Olá vou ser padrinho e o casamento começa as 19 hrs, queria saber se posso ir com um terno azul marinho feet slim, camisa azul bebê e uma gravata azul marinho com listras diagonais Preta? Obs: a madrinha vai tbm de azul marinho… Obg

    • Fernanda Floret, disse:

      Diego, você precisa perguntar para o noivo, saber se ele vai querer todos os padrinhos iguais ou não. Obrigada

  5. Lidia, disse:

    Olá Fernanda, para um casamento á tarde o noivo usará terno cinza grafite e não terá padrinhos. Qual a cor deve deve ser usada para o pai e irmãos da noiva? A mesma ou outra cor?
    Obrigada, Lidia

  6. Marcel Silva, disse:

    Olá Boa Noite,

    vou ser padrinho no casamento da minha prima eu queria um traje na cor vinho, gostaria que você me envia-se um e-mail com lojas física para aluguel de traje masculino

    Obrigado

  7. Mariana, disse:

    Fernanda, adoro seu blog! Parabéns pelo belíssimo trabalho. Gostaria de saber se, para um casamento a noite, é possível o noivo estar de terno preto e os padrinhos de costume preto? A gravata seria da mesma cor, mas a flor na lapela seria diferente. Caso isto seja possível, os pais dos noivos devem estar de terno ou costume? Obrigada! Um beijo

  8. JOsé Martins, disse:

    Bom dia Frenada! Sou o noivo e aluguei um terno nupcial cor cinza chumbo, porém, meu casamento é noturno. Tem alguma restrição com essa cor e o casamento ser a noite???

  9. FORTUNATO, disse:

    Ola Fernanda, sou noivo meu casamento será diurno, qual cor de terno devo usar e cor de gravata?

  10. rodrigo rocha, disse:

    Bom dia, sou noivo e vou usar terno cinza escuro, meus padrinhos usariam terno preto? ou teria que ser a mesma cor do meu terno? eles usariam colete também? a gravata deles tem que ser todas da mesma cor? grato.

  11. katiame, disse:

    Olá Fernanda, tudo bem? Meu casamento será a noite, mas mesmo assim, queria algo mais informal… sem que os padrinhos tenham que usar terno (uns não gostam, outros não têm, etc)… O que vc indicaria? Obrigada, bjinhos

  12. Stefâniaa, disse:

    Olá Fernanda, amei esse site, mas estou com uma dúvida…Meu casamento é pela manhã, não ao ar livre na igreja depois em um local fechado, pedi as madrinhas que fossem de uma mesma cor de modelos diferentes, agora nao sei o que fazer com os padrinhos, terno preto? cinza? gravatas iguais??

    Obrigada desde já…

    • Fernanda Floret, disse:

      Stefânia, eles podem ir de terno preto ou cinza e gravata prata, fica sempre elegante. Beijos

  13. naiara Oliveira, disse:

    Ola meu casamento será pela manhã em um domingo de novembro,qual tipo de vestuário será mais apropriado para meu noivo?

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Naiara, o traje indicado é terno em cor clara. Pode ser bege ou cinza claro. Beijos

  14. Pingback: A Roupa do noivo - Toda Noiva

  15. Carolina, disse:

    gente, essa casaca é um dos trajes masculinos mais lindos que eu já vi para casamentos, e talvez sem essa branquitude do colete, é sim um traje muito elegante para noivxs.
    Se eu me casar, casarei com um desses

  16. geovana, disse:

    ola….meu casamento sera no dia 12 de junho de 2015…..da tarde pra noite…queria saber qual roupa eh melhor para o meu noivo?

  17. Bruna Boechat, disse:

    Olá Fernanda eu adoro o seu site e tenho o seu aplicativo! Estou com tantas dúvidas na roupa dos padrinhos. Eu já comprei gravata prata para presenteá-los, e gostaria que eles usassem meio fraque, mas o meu noivo quer que seja terno! Eu gostaria tanto que o colete seja prata. Vai ficar feio com terno? Obrigada! Beijos!!!!!

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Bruna, eu particularmente acho terno e colete da mesma cor do terno muito mais elegante do que meio fraque! Beijos

  18. Leiza, disse:

    Fernanda, ADORO seu blog!
    Por favor, me ajude!
    Gostaria muito que meu noivo usasse terno e colete da mesma cor e os padrinhos meio-fraque. Eu li que está “errado”, mas assim, como vc, também acho o terno mais elegante que o meio-fraque e meu noivo é gordinho. Meio-fraque não cairia bem nele.
    Obrigada!

  19. Sande Polyana Silva Almeida, disse:

    Fernanda, boa tarde,

    Vou me casar em novembro..acompanho o Blog a um ano e fico alucinada com tanto casamento lindo.

    Meu casamento será vintage, a noite.

    Meu noivo ainda não sabe bem o que vestir mas prefere terno.

    Encontro alguma loja pela internet onde podemos comprar ou mandar fazer um terno bacana?

    Onde moro, já procuramos e não encontramos.

    Abraços,

  20. Bianca barbosa, disse:

    Oi Fernanda, me tire uma dúvida please!!

    Meu noivo vai usar meio fraque no casamento com colete e gravata prata, os padrinhos necessariamente precisam ir de meio fraque tb? Ou podem ir de terno cinza escuro ou preto, e tem de usar colete tb? E a cor da gravata tem que ser igual a do noivo??
    Por favor me responda
    Desde já obrigada

    Beijosss

  21. antonio kennedy, disse:

    posso usar camisa de outra cor ou tenho que usar necessariamente camisa branca no meu casamento?

    • Fernanda Floret, disse:

      Antonio, na minha opinião a camisa branca é mais elegante, por isso se fosse eu, ficaria com a branca. mas você é o noivo, você quem decide. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>