Roupa do Noivo | Detalhes Gerais

Algumas dúvidas sobre o visual do noivo:

Flor na lapela ou lenço? Escolha um ou outro, jamais os dois juntos. Um truque que alguns noivos fazem é deixar um lenço todo escondido dentro do bolso e colocar a flor na lapela. Após os abraços de comprimentos do casamento, a flor pode ter amassado ou até caído. Então tira-se a flor e deixa-se apenas o lenço, ficando assim elegante a noite toda. No caso da flor na lapela, vale dizer também que jamais deve ser espetada no caseado da lapela, e sim fixada discretamente com alfinete de forma que fique flor e cabo aparente, como na foto. Para mais dicas sobre a flor na lapela, vale ler este post aqui.

Qual flor está na moda usar na lapela? Não se preocupe com moda, escolha o que combina com você e o casamento. É verdade que antigamente se usava o cravo (branco para o noivo, vermelho para os padrinhos) mas esta regra caiu em desuso. Geralmente quem providencia as flores para lapela é a mesma pessoa que irá fazer o buquê, vocês podem (devem) encomendar tudo junto. E é legal combinar a flor do homem com o buquê da mulher, por exemplo: se o buquê for de rosas, a flor da lapela pode ser mini rosa, e assim por diante. Mas isso não é obrigatório, é apenas uma sugestão!

Quais os acessórios do noivo? Gravata, anel de gravata (acessório usado por alguns noivos como na foto acima, não é obrigatório!), abotoadura (essa sim considero muito importante para complementar de forma elegante o visual!). E o sorriso 😉

O que deve-se prestar atenção na hora de provar um terno? Os ombros do paletó nunca devem ser maiores que os próprios ombros. O punho da manga da camisa deve aparecer em 1cm para fora do paletó. A gola do paletó deve ficar bem alinha com a gola da camisa, nunca sobrando. O paletó não deve ter enrrugado nas costas. De forma geral, a roupa deve ser perfeitamente alinhada com o tamanho do corpo do cliente, nunca sobrando. A barra da calça costuma ficar 1cm do chão, com sapato.

E sobre os sapatos? Sempre novo e bem lustrado. São sempre pretos com fraque, casaca e ternos preto, grafite e marinho. Para noivos de baixa estatura não é indicado usar bico fino. Não esquecer que roupas elegantes pedem um sapato elegante sempre. Pode ir de tênis, all star e similares? Hoje em dia os casamentos são a cara dos
noivos, e muitos noivos são informais com festas descontraídas. Então se combina com você,
sou a favor! Mas não por “ser moda”, ou para “querer surpreeder”, ou simplesmente para
querer ser “o do contra”. Só use se estiver com certeza absoluta que você quer se olhar no álbum daqui 10, 20 anos e não se arrepender. Se estiver com dúvidas, escolha o clássico que não tem erro!

E sobre a gravata? A cor mais usada pelos noivos brasileiros é a prata, mas não é obrigatório, muitas vezes fica melhor uma opção preta ou branca. Para casamentos diurnos e informais, muitos noivos têm escolhido uma cor diferente para a gravata, normalmente coordenando com a cor do buquê da noiva ou da decoração da festa. Para noivos mais modernos fica ótimo a gravata slim. E pode gravata borboleta? Se você for estiloso, pode!

Beleza? Nunca deixe para cortar o cabelo na véspera, pode não dar certo. Uma semana antes é o ideal. Sei que muitos noivos não gostam da ideia de fazer as unhas com manicure. Mas eu acho que uma vez na vida não mata ninguém, vai ficar muito mais bonito para as fotos, especialmente das alianças. Nada de passar base nas unhas, é apenas lixar e tirar cutícula mesmo, para ficar bonita. Se você nunca usa gel no cabelo, não invente de usar pela primeira vez no dia do casamento, vai ficar estranho. Pode ir de barba por fazer? Se faz parte da personalidade do noivo, se ele está sempre com a barba por fazer e vai se achar estranho sem ela, sou sempre a favor de ir como a gente gosta da gente mesmo, para depois não se achar estranho nas fotos.

Post com colaboração de Cristofer Mickenhagen da Black Tie, equipe do Ricardo Almeida e consulta ao livro Case e Arrase de Claudia Matarazzo

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE