Como conservar seu vestido de noiva 2

Tem gente se acha besteira (e eu respeito), mas eu adoro saber que meu vestido está lá pendurado no meu armário. Como diz minha amiga Luciana Ladeira, é a roupa mais importante da vida de uma mulher. Sou apegada a guardar essas boas lembranças.

200566990-002

Após terem lavado o vestido, conforme escrevi aqui, a primeira coisa a fazer é tirar do plástico que vem da lavanderia. Ficar fechado num plástico contribui para o amarelamento.

Depois, guarde o vestido longe de luz e umidade, para evitar desbotamento e bolores.

Seu vestido pode ficar pendurado no armário, fechado numa capa de TNT (é como está o meu), ou fechado numa caixa. TNT significa tecido-não-tecido, é poroso e permite a renovação do ar, evitando o emboloramento.  Caixa, pode ser de papelão ou de polipropileno, e é ideal para vestidos muito pesados ou que o tecido possa “ceder” com o tempo. Eu nunca achei uma caixa grande o suficiente para guardar o meu vestido, por isso está pendurado no armário. Se alguém souber onde comprar uma caixa enorme que caiba um vestido de noiva, deixe nos comentários. Sei que a Jenniffer Bresser faz essas caixas, mas nunca consultei o preço.

E pelo menos 2 vezes por ano, tire seu vestido do armário para “tomar um ar”, arejar, e para você verificar se  estão surgindo manchas. Se estiverem surgindo, leve novamente na lavanderia especializada para eles avaliarem.

Complementando após alguns comentários: diz a lenda que usar papel de seda azul envolto no vestido ajuda e evitar o amarelamento. Não sei se isso é científicamente comprovado, já me falaram que mesmo usando o papel azul, irá amarelar. Enfim, não custa tentar, mas não tenho certeza da eficácia.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE