Como escolher as fotos para seu álbum
Quando você casa, quer receber logo as fotos, certo? Mas depois que recebe, não consegue escolher as melhores para fazer o álbum! É até engraçado: primeiro são as noivas insistindo para os fotógrafos entregarem logo as provas, e depois os fotógrafos quem tem que insistir para as noivas escolherem logo as fotos!
Então resolvi escrever este post com algumas dicas para te ajudar na escolha das fotos para o álbum. Para não me basear somente na minha experiência, pedi a opinião de 3 fotógrafos experientes. Conversei com a Renata, que cuida do atendimento do Fabio Laub, também com o Juliano Godoi e a Rejane Wolff.
Tenha em mente:
* O álbum tem que contar a história do seu dia de casamento, do começo ao fim. Muita gente erra escolhendo muitas fotos dos noivos juntos, fica parecendo um catálogo de noivos, e não a história do dia.
* Como bem disse o Juliano Godoi, o álbum tem que ser “equilibrado”. Em resumo: o making-of é expectativa, cerimônia é emoção, fotos dos noivos é criação (para o fotógrafo viajar), festa é descontração.
* Segundo a Renata, um álbum bem montado é um álbum editado. Isso significa uma escolha qualitativa, e não quantitativa. Muitas fotos só tornam o álbum cansativo e repetitivo.
* Peça ajuda para seu fotógrafo. Faça uma seleção inicial, e mesmo que esteja com muito mais fotos do que o combinado, leve para ele ver. A maioria dos fotógrafos se dispõe a ajudar nesse processo. Os noivos tem uma visão emocional das fotos, e o fotógrafo pode te ajudar com a visão técnica. Isso significa indicar as fotos que estão com melhor luz, mostrar que algumas fotos escolhidas são iguais, apenas de ângulos diferentes, e por isso repetitivas, e assim por diante. Isso aconteceu comigo. Eu não conseguia escolher menos do que 200 fotos, o que é muito! Levei minhas 200 escolhidas para a equipe do Fabio Laub, e eles me ajudaram a definir as melhores!
* Tanto a Renata com a Rejane Wolff comentaram sobre o cuidado com a diagramação do álbum. Álbum de casamento é para durar a vida toda, portanto o ideal é que seja clássico e elegante. Cuidado com muitas “firulas” (como disse a Rejane), pois mais fácil ele ficará datado e cansativo. Quando os álbuns começaram a ser montados em formato de livro e não mais foto revelada, muitos fotógrafos exageraram no “Photoshop”, criando efeitos mil nas páginas, com fotos inclinadas, muitas sombras e contornos, sobreposições, montagens e mais montagens. A não ser que você se identifique muito com essa estética mais “poluída”, não se usa mais fazer tudo isso. Menos é mais. Fotografia é uma obra de arte. O mais bonito é a foto pura na página, sem as “firulas” – não só bonito como atemporal.
* A Rejane ainda reforçou: Os álbuns de casamento premiados mundialmente são os de diagramação menos rebuscada. A intenção é mostrar a beleza da foto, e não da montagem.
* Cuidado com o excesso de fotos dos padrinhos. Eu entendo que são pessoas queridas, mas é importante ter a lembrança de todos que estiveram na festa, e não só dos padrinhos. É desnecessário fotos da entrada dos padrinhos e dos padrinhos no altar. Mais uma vez, tanto a Renata como a Rejane comentaram que a tendência é usar apenas de 2 a 4 fotos com todos os padrinhos (padrinhos do noivo, padrinhos da noiva, só os homens, só as mulheres, algo assim…). Fica mais natural, descontraído, sem ser repetitivo.
* Numa fórmula rápida, tente escolher as fotos para o álbum seguindo esta proporção:
10 % para making of
30 % para cerimônia
30 % para protocolos, como corte do bolo, brinde, padrinhos, mais decoração e detalhes.
30% para fotos da festa e convidados, incluindo jogar o buquê.
* Um segredinho: me ajudou muito ter recebido do meu fotógrafo todas as fotos num CD. Copiei as fotos numa pasta do computador, e fui escolhendo por eliminação. Achei bem mais fácil assim, fui deletando as que eu não queria, as repetidas, etc, até chegar nas mais especiais.
* Escolha uma foto de um detalhe para a abertura do álbum, fica muito bonito. Pode ser o buquê, as alianças, o terço…
E mãos à obra! Estipule um prazo para si mesma e escolha as fotos junto com o noivo!
NOssa Fê, como ainda estou nos preparativos..não tinha chegado no album ainda..rs
Muitaaaaaaaa coisa pra fazer..!!!
Até sonhei hoje que estava no dia do meu casamento e nem tinha nada pronto..que desespero!!rs
Mas como sempre..você pensa em tudoo née!!!rs
Adoreeei o post.
Fernanda, tamos devendo essa seleção pra Renata do Fábio Laub!
Óoootimas dicas, como sempre!
Bjos!
Bom dia Fê!!!!
Ótimas dicas… Ainda não estamos escolhendo as fotos do casamento, mas temos 3 fotos pra escolher entre 200 do ensaio que fizemos… O interessante que percebo é que qualquer movimento de cabeça ou braço já faz diferença na foto, por mais que a pose seja a mesma… Meu fotografo está ajudando muito…
Bjo…
Parabéns pelo post Fernanda!
Realmente, essa é uma etapa que se torna um pouco complicada para os mais indecisos! Com essas dicas, aqueles que tiverem muitas dúvidas já terão uma idéia de como reduzi-las na hora de escolher as fotos para o álbum!
Em tempo, parabéns pelo blog também! Já vai pra lista de feeds aqui!
Atenciosamente,
Juliano Sacramento
Agência Uai
http://www.agenciauai.com.br
concordo muito com voce quanto ao uso em excesso do photoshop! Está cada vez mais dificil achar albuns cleans!
estou nessa fase da escolha das fotos, adorei o post!beijos,boas ferias!
Nossa Fer, esse post veio como um presente, pois estou exatamente nessa situação. Que vergonha, né?! Casei em novembro de 2008 e até agora nada. Vou fazer o que você falou!!!!
bjo
Adoro tudo no blog, mas, pra mim, esse foi o post mais útil de todos os tempos! Obrigada!
Incrível como você consegue ser clara e objetiva em seus posts, são muito uteis!
fe, sempre quis o album de couro…mas quando vi o da minha fotógrafo, um parecendo um livro de arte (sabe como é?) eu amei e troquei na hora…sei q a durabilidade é menor do q o de couro, mas achei lindo e bem delicado. Como é o seu?
Perfeito! Melhores dicas que já vi! Vou fazer uma nota no meu blog indicando seu texto. Sofro demais esperando escolherem as fotos.
Beijooooooooo!
Oi Fê…muito bom esse post…ainda não casei, mas já estava pensando como escolher 100 fotos em meio a tantas!!! Obrigada!! essas dicas com certeza, vamos usar muito…
Beijos
Quando olhei o post de hoje não acreditei… É exatamente o que eu precisava ler… Meu marido está tão indeciso quando eu… são tantas fotos lindas… é tão difícil ter que escolher… e saber que somente aquelas ficarão no album… por toda a eternidade… É um sofrimento… Chegamos até pensar em não colocar fotos do making off… mas ai… eu fiquei triste… afinal… foi tudo tão mágico, foi um momento tão especial (como meu casamento foi num domingo, o Jacques Janine Mooca estava aberto somente por minha causa, até meu marido resolveu fazer a unha e maquiagem de tão tranquilo que estava… as madrinhas estávam tão felizes… minha mãe estava radiante e linda)… Acho que é assim mesmo, quando o casamento é por amor, ter que selecionar as melhores partes é quase uma missão impossível, pois cada momento foi tão especial, cada emoção tão única… Por isso que foto é tão importante, pois aprisiona na eternidade lembranças de um momento mágico..
Realmente essa deve ser uma parte muito difícil. Escolher as fotos. E eu que amo fotos então! Algumas dicas que vc deu são ótimas! Olhando meu álbum de formatura por exemplo, vejo que realmente tem fotos repetidas. Apenas tiradas de ângulos diferentes. Foi a escolha com emoção. E eu escolhi muito mais do que estava estipulado no pacote. Tenho muito medo disso acontecer no casamento. E infelizmente não vejo muita disposição dos fotógrafos daqui pra nos ajudar nessas escolhas, pois para eles qto mais fotos escolhermos melhor. Pelo menos o meu fotógrafo já se mostrou assim. Acho que vou ter um pouco de trabalho, mas tentarei escolher as melhores fotos. E aí na diagramação ele faz o toque final. Post perfeito Fernanda! Amei!
MTO BACANA!
Vou anotar todas as dicas….rs
Ai Fê, esse post foi perfeito pra mim, estou exatamente nessa fase, acabo de receber um CD com 1000 fotos e tenho que escolher 100 para o albúm e 120 para o CD. Que missão!!! Obrigada pelas dicas…bjs
Adorei as dicas, escolher as fotos realmente é muito dificil… E quanto a albuns rebuscados, concordo meu primo fez com varias montagens, trocentas fotos por pagina e ficou super poluido… MENOS É MAIS…
Vou guardar essas dicas na minha pastinha…
Obrigada … Beijinhos
Adorei as dicas. No meu caso já combinei com o fotógrafo que as fotos do making off ficarão de fora do álbum. Elas serão feitas mas como acho que são muito pessoais, pra satisfazer a minha vaidade mesmo, ficarão em um álbum menor pra mostrar apenas para os muito íntimos. Assim os convidados ficam com a sensação de que já nasci maravilhosa e nem precisei de uma tarde no salão rsrsrsrsrsr. Mas é uma questão de preferência. Bjo e vc tem sido uma ótima “madrinha” de casamento!
Fê, sei que não tem nada a ver com o post mas foi inevitável… vi seu buquê na foto e achei muito lindo, bem verão… quais são as flores???
beijos, Erika
Erika, não sou exatamente especialista em flores para responder certinho, só sei que tinha umas rosas bem grandes variando entre laranja e vinho, callas variando entre amarelo e laranja, e essa florzinha lilás dando o “toque” eu não sei o nome! Acho a combinação de rosas com callas linda!
Oi Fernanda,
Excelente post!
Para nós, fotógrafos, é sempre ótimo quando podemos contar com a colaboração dos clientes, não só no que diz respeito ao álbum de casmento em si (que seria o ápice do nosso processo de trabalho, segundo alguns colegas), mas também em relação ao planejamento e execução das fotos no dia D.
Para as anglo-parlantes, indico o site da fotógrafa Gia Canali (http://giacanali.com/blog/), que além das fotos deslumbrantes, também é super informativo (um dos últimos posts fala exatamente sobre todo o processo de edição e montagem do álbum de casamento).
Beijos!
Como fotógrafo, achei fantástico este post, gostaria até de que você pudesse me autorizar a reproduzi-lo no meu blog.
Mais uma vez obrigada pelas dicas…vc pensa em detalhes que fazem toda a diferença…e nessa empolgação toda a gente pode se arrepender depois…
Bjoss
Fê,
Parabéns pela matéria!!! Certamente estas dicas serão muito válidas para as noivas.
Beijocas,
Rê.
Nossa, estou impressionada até agora com a sintonia, Fê! Ontem, depois de quase 2 meses de espera, finalmente peguei as provas das fotos do meu casamento! Recebi um cd com todas as mais de duas mil fotos para selecionar somente umas cem.. Na hora bateu um desesperozinho: nossa, isso vai ser mto difícil, por onde começo? Daí hj vejo seu post! Eee!! Super obrigada pelas dicas, vão me ajudar mto!!
Ah, e aproveito para elogiar a sessão de fotos em NY, ficou lindíssima! Parabéns de verdade!
Um grande beijo!
Amei essas dicas!
Realemente,tem álbuns que são muito cansativos de serem vistos… Também acho que menos é mais: mais fotos e menos firulas…
Bjos
Fer, dúvida!
Já vi álbuns que contam a história cronológica, ou seja, iniciando com o making off, e outros que contam também cronológico com excessão do making off, que fica nas últimas páginas (já ouvir dizer que fica deselegante no início).
Ah! E tem casos em que os noivos escolhem umas 10 fotos mais bonitas da lua-de-mel e mandam inserir nas últimas páginas do álbum.
O que vc acha?
Bjos
Mel, Nunca vi álbum com making of nas últimas páginas, e não acho deselegante no início de forma alguma! Afinal é a ordem natural do dia, e particularmente acho as fotos do making of sempre belíssimas. Também nunca vi álbuns com fotos da lua-de-mel no final, e eu não faria isso. Melhor fazer um álbum bonito para as fotos de lua-de-mel. Se colocar fotos da viagem do álbum do casamento, será menos espaço para as fotos do casamento. Eu prefiro mil vezes ter um álbum só com as fotos do casmaento e outros com as fotos da lua-de-mel. Beijos!
Fernanda, realmente as fotos foram o que tomaram mais tempo dos meus preparativos, pois são as fotos que ficarão para sempre como lembrança de um momento tão especial. Sou de Salvador e aqui não encontrei nada que eu tivesse realmente me apaixonado. Daí fui me encontrei com 3 fotógrafos em SP, sendo um do RS que foi me encontrar pessoalmente aí. Quando vi o trabalho do Everton Rosa eu me encantei de cara e não tive dúvidas de que as minhas fotos e o meu álbum teriam que ser feitas por ele. Agora estou aguardando ansiosamente pelo grande dia! rs. Bjoo. Obs: Adoro seu blog!
AMMMMMEIIIII! este post!! muito bom =)
Adorei o post… mas ele só vai ser útil daqui há mais de um ano. É mto detalhe!!!! E pelo visto não vai terminar no dia do casamento. Mas tudo bem, a gente n planeja nosso casamento todo ano, tem que aproveitar! =)
Post fabuloso!!!! Adorei, e apesar de não entender muito dessas coisas, já tinha comentado lá em casa que eu não gosto de ábum muito cheio de fotos inclinas, ainda mais se estas estiverem sobrevoando outra foto!!!! rsrsrs!!! tenho visto muito disso…
Bom, estou começando os preparativos pro meu casório e gosto muito das referências que você posta aqui. Que tal fazer um post sobre “festa de casamento dourada”???? Gostaria de fazer uma festa num clima mais romântico, maia-luz amarelada, velas e vidros, poucas flores. O que você acha??? Preciso de referências, e você é a pessoa perfeita! Me ajuda?
Beijos!
Estou nessa fase. Adorei as dicas! Beijos
Fernanda muito obrigada pela dica!
Adorei esse post! Já recebi todas as fotos do casamento, e estava na luta pra escolher as fotos do album! =)
Beijos!
Adorei este post, seí que vaí ajudar muitas noivas.
Nós fotografos , fícamos realmente pedindo o retorno das escolhas das fotos , e com certeza nossa ajuda é totalmente nescessária, pq a experiencia conta muito.
Mas são os noivos que vão contar sua historia da sua maneira unica e personalizada, não é mesmo.
Seu blog é 10, tenho divulgado para todas as noivas que me procuram, pq vc sempre tem dicas fantásticas.
Beijos e um maravilhoso e inspirado 2010.
sandra
Fernanda…
Depois que descobri o blog, não largo mais!!!
As mat´rias são seeeeeeempre ótimas e a matéria da fotos foi excelente. já vi albuns bem recheados (repetitivos) e não sabia como fazer diferente. Adoreeeeei as dicas. Abraços.
Oi Fernanda!
Estava mesmo aguardando ansiosamente esse post… Ainda estou nessa saga da escolha das fotos e, como você, também recebi todas as fotos num cd e estou indo por eliminação. Isso já ajuda um tanto…
Achei bastante útil essa porcentagem que você sugere. Mas ainda fiquei com duas dúvidas:
1- Vejo que aqui em Brasília, muitas pessoas colocam as fotos do engagement session no álbum, antes das fotos do making off, mas acho que o ideal seria fazer algo separado pra não ficar ocupando espaço… Você concorda?
2- Em relação ao day after (ou trash the dress), vale a pena colocar no álbum ou também fica melhor fazer outro álbum separado?
No caso, se fosse pra colocar no mesmo, qual seria uma porcentagem que não atrapalharia o resto das fotos?
Será que deveriam ser eliminadas algumas da recepção em prol dessas?
E onde essas fotos ficariam melhor? No começo ou no final? Porque aqui em Brasília sempre vejo essas fotos no começo, mas não acho legal…
amo as dicas da rejane
Nossa Fe, ainda não casei mas já salvei esse post! Com certeza vai ajudar muuuuito! Bjinhos!
Olá…gostei muito das dicas que vc postou em seu blog…são realmente válidas. Parabéns!
Sávio Godoy
http://www.sagodoy.wordpress.com
Fê,
Saí de férias e voltei essa semana. Acordei hoje e pensei: preciso escolher as fotos para o meu álbum…
Liguei o computador e antes de começar a seleção resolvi passar por aqui para ver as novidades.
Encontrei esse post e não acreditei. Fantástico!
Superobrigada!
Beijos,
Fê
Fernanda!
estou muito feliz….. contratei a Rejane Wolff de Campinas (onde vou casar) !!!!
fiquei apaixonada pelo trabalho dela através do seu blog antes mesmo do “PEDIDO”!!!
obrigada por suas palavras mágicas…..
abração
Oi Fer! Adoro seu blog!! Tenho 4 meses de casada, mas ainda não deixei o vício de passar por aqui!
Ainda estou escolhendo as minhas fotos, como é difícil! Suas dicas vão me ajudar muito! Bjs
Fernanda, como é dificil escolher as fotos do album. Este post esclarece as duvidas e torna a tarefa muito mais fácil! Adorei
Gentemmm jura que não é necessário a entrada dos padrinhos? Sempre achei que deveria pq deveria ter! Interessante…
Adorei as dicas.
Estou passando por este momento de escolha das fotos do casamento, como é difícil.
Espero que não se importe de ter públicado seu post no meu blog (com os devidos créditos).
bjs
http://claudioelilian.blogspot.com/
Jessica – Sinceramente? Eu não colocaria fotos de sessão dos noivos, nem de trash the dress no mesmo álbum! Na minha opinião, o álbum fica muito cansativo, com muita informação, além de menos espaço para você colocar as fotos maravilhosas do casamento. Nem consigo imaginar porcentagens para vc usar, para incluir essas fotos. Eu não as incluiria mesmo. Muito melhor fazer um álbum separado para os ensaios antes ou após o casamento. E para continuar na linha da sinceridade total, acho que pouquíssimas pessoas teriam paciência de ver todos os álbuns. Fotos de sessão de noivado ou Trash the Dress são legais para fazer porta retrato, para vc guardar de lembrança num álbum bonito. (minha opinião). Beijos!
Oi, Fer! Essas dicas me foram mto úteis! Estava super perdida com as fotos para por no álbum. Aproveitei o que vc escreveu e acabei escolhendo somente 200 fotos das qse 4.000. Deixei apenas as fotos realmente lindas. Vamos ver, ainda vai demorar uns 90 dias para ficar pronto.
Bjs!
Olá Fernanda!
Seu site me foi indicado por uma prima que o frequenta. Achei muito interessante e essas dicas para o álbum são muito importantes!
Gostaria de pedir sua autorização para reproduzir o texto em nosso blog [com os créditos, naturalmente], pois nossos clientes tem muita dificuldade ao escolher as fotos do álbum… e a grande maioria sempre escolhe TODAS as fotos de entrada dos padrinhos.
De qualquer forma, já repassamos seu link no twitter para que nossas clientes conheçam seu blog… É muito bom que as noivas encontrem informações como essas… de forma prática, clara e objetiva!
Muito obrigada!
Cris Soleitão
Preciso dizer o quanto você me ajudou?
Obrigada!
Super beijo,
Na Moret