Confirme presença…. e compareça!
Infelizmente parece que não faz muito parte da nossa cultura confirmar a presença numa festa (ou avisar que não irá). As noivas entram em desespero, já que precisam informar ao buffet a quantidade de convidados que comparecerão, afinal jantar, bebidas, docinhos, tudo é baseado na quantidade de convidados. Pior são os convidados que ficam com vergonha de falar que não irão, confirmam presença mas depois não aparecem. Se vocês acham que o problema é só o desperdício de dinheiro – que você irá pagar por convidados que não irão – não é bem assim, é pior. É o desperdício de alimento, de flores, de toda cadeia logística que envolve uma festa. Nos EUA, a indústria de eventos lançou o projeto “Don’t Spoil the Party” para chamar atenção dos milhões gastos todos os anos com os convidados que confirmam presença e não vão. Vale a pena assistir o vídeo abaixo, afinal desperdício não é chique!
Obrigada para Camila, minha colega do MBA de Eventos e Cerimoniais de Luxo, que me mostrou esse vídeo!
Não tem nada de feio em falar que não vai poder ir a festa né? Além do desperdício é uma tremenda falta de respeito e consideração com os donos da festa que deixaram de convidar outras pessoas pra convidar alguém que no dia simplesmente não aparece… gostei do video.
Muito bom o post + vídeo. Infelizmente nós brasileiros ainda não nos adaptamos ao “Répondez S’il Vous Plaît”…
Vídeos assim mostram que é mais que falar “não” é impedir desperdícios.
Muito bom Fernanda!
Realmente, parece que ninguém liga pra confirmar a presença. E quando vc da um jeito de perguntar, todos dizem que sim, que vão. Apelo aqueles que não tem intenção de ir: Por favor, digam a verdade, digam “não”!
Muito bacana o vídeo e infelizmente ocorre muito, por experiência pessoas que confirmaram e não compareceram, além de não poder chamar outros porque já estava com a lista de buffet acertada sobrou muita comida depois, foi uma pena…
muito legal o vídeo… queria poder mostrar aos meus convidados….rs
Olá Fernanda, adorei o vídeo! Mas só agente ver não basta. Será que não tem jeito de passar o video no Fanástico ou no intervalo da novela Salve Jorge? Parabéns pelo post! Beijos e sucessoo!!
hahahahahahah, adorei o comentário Lorena!
Excelente! Vou mostrar para todas as minhas noivas e espalhar essa idéia! Estava mais do que na hora!
Eu acho muito mais correto ter um RSVP dizendo “Conto contigo, mas se não puder vir, por favor, me avise!”.
A pessoa pode se sentir mais a vontade para dizer não ao evento do que o famoso “Confirme sua presença”, que parece que você obriga a pessoa a dizer sim, mesmo ela não podendo…
Olá Fernanda, muito interessante o vídeo!
A confirmação é algo que realmente me deixa bastante preocupada, ainda mais no caso do meu casamento que será numa cidade do interior, para a qual muitos dos convidados terão de viajar.
Gostaria de saber mais sobre essa etiqueta da confirmação: qual o tempo razoável para se pedir confirmação dos convidados, com quanto tempo o serviço de confirmação ativa pode ser iniciado, como são feitos os cálculos e se existem outras variáveis relacinadas às datas dos casamentos, lugares em que acontecerão, etc. que podem influenciar no número de convidados presentes.
Abraços!
Débora
A-do-rei o vídeo Fernanda!!
Realmente confirmar presença não faz parte da nossa cultura. Por isso indico sempre o R.S.V.P. ativo, tentando se antecipar e ter uma boa previsão do número final.
Genial! Precisamos apoiar essa campanha aqui no Brasil, com uma versão em português! Será que a moda pega nos sites de casamento?
(eu teria colocado no meu, sem dúvida!)
ps: Lorena, vamos fazer uma campanha para passar no intervalo da novela, sim! Hahahah!!!
Bem interessante o vídeo e o post! Nossa, como facilitaria a vida se as pessoas confirmassem ou não a presença aos eventos. Não só casamento, qualquer convite que recebemos deve ser respondido, é chique e educado ligar para agradecer e dizer se vai ou não. No meu casamento todas as pessoas que confirmaram foram, mas algumas o pessoal do cerimonial teve de ligar pra confirmar…Um pouco de bom senso resolveria tanta coisa…Um bjo
Vídeo muito legal. Parabéns aos idealizadores deste projeto! Quem sabe não surge uma versão brasileira desta campanha pela educação e anti desperdício.
Utilidade pública mesmo Fe! Parabéns!
Também amei o comentário da Lorena, rs… E super concordo com a campanha nacional que as meninas estão propondo!
Ou enviar uma cópia do vídeo junto com cada convite #aloka, hahahaha…
Então Fernanda, acho isso sempre muito deselegante…
No início desse mês ofereci uma festa para comemorar os 60 anos da minha mãe, solicitei confirmação de presença e informei ao cerimonial que a festa deveria ser para 60 pessoas.
Convidamos 100 e minha mãe procurou um a um para tentar a confirmação! Para nossa surpresa, positiva por um lado, mas trágica por outro, compareceram na festa 90 pessoas!!!
Resultado, minha mãe adorou, mas o dono do buffet ficou uma fera, pois não estava preparado para aquele monte de gente!!
Então realmente fica a dica… Sua confirmação é realmente utilizada e contabilizado, para mais ou para menos!
Bjs… Adoro seu blog, está mais que de parabéns!
Quando nao e convidado reclama e quando e convidado reclama da distancia, hora , como chegar e prefere ficar em casa e nem avisa depois procura saber quem foi e como estava a festa
Amei!
Estou passando por isto neste momento!
Coloquei o prazo para confirmar e apenas 2 famílias até agora! Sendo que todos confirmaram quando entreguei o convite.
Acho que é mais uma questão de cultura mesmo, porque quem nunca organizou uma festa não sabe realmente que RSVP não é algo chique e sim totalmente necessário.
De qualquer forma, vou seguir o conselho de minha coordenadora, vou confirmar apenas 90% do total que confirmarem, e vou deixar o restante dos 10% na margem dos que faltam mesmo tendo confirmado.
Lição dada. Vamos ver se a missão será cumprida. Chega definitivamente a vez dos convidados entenderem o quanto eles fazem parte do processo.(não resisti ao trocadilho)
Pra mim, tão feio quanto você confirmar presença na festa de alguém e não ir, é você simplesmente não responder se vai ou não. As pessoas investem tempo, dinheiro (muitas vezes pagam por convidado), criam expectativa, horas de planejamento, carinho, detalhes e o desperdício de comida?… Mais que isso, se você foi convidado por alguém é porque sua presença é importante, é porque o organizador da festa te quer por perto. Fiquei assustada quando fui informada por um dos organizadores do meu casamento, que 30% da minha lista de convidados não irá (ok, é complicado acreditar que todos estejam disponíveis no seu grande dia, apesar de querer a presença das pessoas, entendo que não será possível reunir todos em um dia só) mas pior foi saber que desta lista, os 20% que confirmarem presença, de última hora não aparecerão. Conversei com minha mãe e ela me disse que no Brasil é assim mesmo e que estou desacostumada. Sério? Certas coisas você não aprende ou desaprende quando se muda para outro país. Pra mim isso não tem nada haver com cultura e sim com educação, elegância, consideração. Parabéns pela matéria Fernanda Floret (do site Vestida de Noiva), já estou aqui com os cabelos em pé e sofrendo por antecipação, embora tenho a certeza que as pessoas mais importantes da minha vida estarão ao meu lado quando meu I DO day chegar.
Amei o vídeo!!!
Já compartilhei no facebook e vai direto pro site do nosso casamento!!!
Uauuuuu, que vídeo impactante, amei!!! Será que ficaria muito deselegante eu colocá-lo no site do meu casamento?? rsrsrs