Dicas para um casamento diurno
Depois do post com dicas para um casamento no fim da tarde, muitas leitoras pediram também um post sobre casamento durante o dia, então novamente consultamos nosso time de especialistas parceiras do blog para ajudar quem planeja um lindo casamento à luz do sol, um brunch ou almoço, um dia perfeito com os queridos.
Pense que os convidados e você terão que acordar muito cedo para se arrumar e se deslocar até o casamento, então evite horários muito cedo. Segundo a Mayra Paris da Paris Assessoria, “qualquer folguinha a mais para que os convidados tenham tempo de se arrumar no período da manhã sem ter que acordar muito cedo já é de grande ajuda“, por isso ela sugere marcar no convite o horário das 11:30h e começar no máximo até 12:00h. “Para um brunch o horário pode ser mais cedo, mas eu desaconselho começar antes das 10hs da manhã pelo sacrifício que se impõe aos convidados e à noiva que tem que acordar mega cedo!“, segundo a Julia Pessoa da Oh Happy Day.
Servir uma bebidinha de boas vindas é sempre muito simpático. Nada alcoólico, apenas sucos e águas aromatizadas, especialmente se os convidados tiveram que se deslocar para longe. “Se for no inverno, chás, café e chocolate quente podem ser muito bem-vindos. Se for em um lugar a céu aberto, ou com incidência de sol, recursos como leque ou uma sombrinha são, além de charmosos, muito funcionais“, sugeriu a Paris Assessoria. “Aqui no Rio de Janeiro está na moda servir biscoito globo e mate na suqueira, pra agradar os convidados antes da cerimônia começar”, é a dica da Oh Happy Day.
Sorte sua ter lindas fotos com a luz do dia! Os fotógrafos adoram casamentos diurnos porque a luz natural deixa as fotos mais bonitas. Após a cerimônia religiosa, noivos saem para as fotos do casal e fotos com padrinhos e pais. Os convidados devem ser encaminhados para o local da festa, onde devem ser recebidos para o coquetel com canapés e bebidinhas gelada. A Bebeta Wedding Planner também lembrou que seus convidados podem ser recebidos com uma atração durante o coquetel, que pode ser uma banda de jazz ou um trio de chorinho, conforme combinar mais com o estilo dos noivos.
Ao contrário do que muitos imaginam, festas diurnas podem durar muito mais do que as noturnas, já que os convidados estão descansados e querendo aproveitar o dia inteiro de festa. Vamos considerar uma festa que foi marcada no convite para início às 11:30h e que começou às 12:00h. O roteiro abaixo é apenas uma sugestão, pode variar conforme o estilo da festa.
12:00 às 12:45h – Cerimônia Religiosa.
12:45 às 13:45h – Noivos, padrinhos e pais estarão nas fotos protocolares. Convidados serão recebidos com um coquetel e pode ter uma atração musical.
Entre 13:30h e 13:45h – Entrada dos noivos, brinde e agradecimentos.
14:00h – Início do almoço. Ao mesmo tempo o DJ já começa a tocar uma música agradável.
15:30h – Primeira dança do casal. Esta é uma sugestão da Paris Assessoria: “normalmente a primeira dança acontece no mesmo protocolo de entrada e brinde, mas colocado nesse momento da festa pode ser uma forma de animar os convidados e abrir a pista, que não costuma ser tão espontânea quanto em um casamento noturno.”
O horário do término depende da animação dos noivos e convidados, pode durar até à noite!
Você pode servir tanto um brunch (mistura de café da manhã com almoço) como um almoço. Se o objetivo é ser uma reunião informal de amigos, um casamento tranquilo para conversar com as pessoas queridas, o brunch pode ser uma opção simpática e agradável. Mas se você quer que a festa dure mais tempo e com pista de dança, o almoço combina melhor, até porquê tem mais etapas separadas: coquetel, salada, pratos quentes, sobremesa (enquanto no brunch é servido meio que tudo junto numa grande mesa). Para mais inspirações sobre brunch, veja o editorial que fizemos aqui e uma sugestão de cardápio brasileiro.
Essa história de que casamentos diurnos tendem a durar menos e ser mais desanimados é um mito. Um bom casamento, seja no horário que for, depende de amor, noivos em sintonia, boa música, boa comida, bebida gelada. Se a intenção for ter pista de dança e que a festa dure bastante, contrate um excelente DJ, vá para a pista e seus convidados irão também! Eu já fui em casamentos diurnos que tiveram mais de 8 horas de duração com pista super animada! (o casamento da minha irmão foi assim, vocês acompanharam todos os detalhes no blog).
Mas se sua intenção não for ter pista animada e sim reunir os amigos e familiares para uma celebração mais tranquila, invista num ambiente intimista e em experiências gastronômicas para os convidados: “Num casamento em que os noivos não queriam pista de dança, sugerimos uma ilha de tapiocas e o drink bellini, fez o maior sucesso!“, sugere a Bebeta Wedding Planner
“A escolha do espaço para um casamento de dia deve ser ainda mais criteriosa, já que a máxima “a noite todo gato é pardo” não irá valer nesse caso! Então é preciso prestar atenção no estado da manutenção do local e abusar dos recursos que a luz do dia deixa ainda mais bonito, como vegetações, locais abertos, claros, texturas diferentes“, boa dica da Paris Assessoria. Lembrem-se também que é fundamental que o lugar tenha pelo menos um ambiente com ar condicionado, senão as pessoas ficarão desconfortáveis com o calor e irão embora. Se o lugar for aberto, tenha um plano B para caso chova. Sobre a decoração, velas não terão o mesmo efeito comparando com casamentos noturnos, então dispense. “Organizamos um brunch em que havia umas lanternas japonesas coloridas que deram um efeito bonito!“, sugere a Bebeta Wedding Planner
A noiva pode ir tanto de longo como curto. Evite brilhos e exageros, escolha tecidos fluídos, leveza, modelagem perfeita e arrase. Para o noivo a sugestão é o terno cinza claro ou bege, como já foi falado no especial sobre noivos. Convidadas podem ir de curto ou longuete, abusar das cores e estampa, mas sempre com vestidos em tecidos nobres, com cara de festa e não de fim de semana no clube. Maquiagem e cabelo perfeitos e bolsa pequena complementam o look das convidadas para ficar com cara de festa.
Gostaria tb de ver um roteiro de festa para casamento noturno.
AMEIIIII, brigada Fernanda, eu fui uma das meninas que pediu este post, brigada por ter lido os comentários e por escrito.
Beijos
Fernandaa!
Como sempre, mais um maravilhoso post!
Estou no mesmo time que a Daniele, será que tem como um roteiro de festa para casamento noturno também? rs
Beeeijos!
Meninas, uma festa noturna pode ter muitas variáveis… Qual estilo de buffet será servido, se vai ter banda ou não, se será apenas coquetel, se vai ter uma atração especial… Não dá então para fazer um post assim. Mas já publiquei um roteiro geral faz tempo no blog, para a parte dos protocolos: https://www.vestidadenoiva.com/roteiro-da-festa
Ameeeeiii Fernanda!
Obrigada mais uma vez pelos posts sempre pertinentes!Bjão!!!
Fernanda … me caso daqui 40 dias, e meu casamento será diurno! Estou mega aliviada pois nosso planejamento segue a risca suas sugestões! Parece que lemos o post antes de planejar… rss
Amei!
Menina, eu tava procurando exatamente isso na internet ontem.. e quando venho olhar tá aqui!!! adooorei as dicas.. beeeijo
Dia 23/07 vai fazer 1ano do meu casamento diurno!
A ideia de um casamento durante o dia foi o medo de fazer frio de mais a noite, visto que eu moro na serra mineira e a família do meu marido é toda de Fortaleza-Ce.
Escolhemos uma chácara para facilitar os convidados, que não precisaram se deslocar do local da cerimonia para a recepção; o horário escolhido foi 10:30 para a cerimônia começar até às 11h, o que aconteceu.
Foi um dia lindo de sol, apenas família e amigos íntimos, quase um mini e]weding para 100pessoas, nem precisamos sair da chácara para fotografarmos.
No cardápio, optamos por uma mesa de boteco maravilhosa seguido por um almoço com comidas tipicamente mineira, visto que sou mineira, e os convidados variavam do Paraná, Ceará, Goiás e Santa Catarina, já as bebidas optamos por não haver bebidas alcoólicas por sermos evangélicos e também pela consciência de que a festa era fora da cidade e que depois todos iriam pegar a estrada, não quis arriscar!
Cheguei a pensar em enviar as fotos para o blog, pois ficou com uma luz ótima, um clima intimista maravilhoso, mas fiquei receosa porque a decoração da cerimônia e da recepção foi quase o sorriso dos noivos, familiares e amigos de tão simples; enquanto vemos no blog decorações tão sofisticadas e caras, e nosso orçamento foi apertadíssimo.
Não sei ao certo quanto tempo durou tudo, saí da chácara às 18h mas tive notícias que teve gente que ficou até ás 20h, e no dia seguinte ainda voltamos lá para uma confraternização da família.
Essa é a história do meu casamento diurno!
Fernanda muito obrigada por esse post! Meu sonho é um casamento diurno, um almoço bem gostoso e anumado e eu vivia cheia de dúvidas, mais uma vez, dicas perfeitas!!!
Fernanda adoro seu site.Mais um post super útil e concordo totalmente até porque é a exata maneira que fazemos o casamento aqui no Restaurante Os Esquilos.Bom estarmos em sintonia.ABRAÇOS
Anna Paola
É impressionante como os casamentos com a luz do dia ficam muito mais bonitos! Sem dúvida o casamento dos meus sonhos terá pelo menos uma parte assim, seja no fim de tarde, ou de manhã. Mas estou vendo como é dificil sair do convencional, do “pacote” igreja + salão a noite.
Um outro problema é conciliar o casamento diurno com o número de convidados. Meu desafio maior é fazer um casamento com cara de “mini wedding” para 400 pessoas! Acho que o casamento diurno pede uma atenção especial aos detalhes, que é tão característica em casamentos “mini”.
Por fim, tenho que convencer o noivo! Ontem mesmo eu comentei com ele sobre essa possibilidade e ele estranhou, pensou nas convidads que teriam que acordar muito cedo… Falou que se fosse fosse de dia, só teríamos nossos pais presentes! Bem… pedi para pelo menos ele começar a considerar essa opção pq por enquanto é a minha favorita! 🙂
Obrigada pelo post em tão boa hora!
Adorei estas dicas… vou casar daqui 11 meses e será durante o dia num espaço lindíssimo… Estava pensando em realizar a cerimônia num sábado as 11hs, pois só poderemos ficar no espaço até as 17hs é muito ruim este horário? Obrigada… obs.: adoro seu site!!!
Para Fabiane Freire – o horário das 11h está ótimo, pena ter que sair às 17h! Se a sua intenção for festa animada e pista de dança, tente negociar mais tempo porque 17h ainda é cedo! Beijos
Meu casamento seria diurno, porém, como é quase véspera de natal, vamos mudar para o final da tarde, pois, muitos dos convidados vão trabalhar no dia devido ao movimento do comercio.
Queria muito!!! casamento durante o dia é lindo demais!!!
http://operacaocasamento2012.blogspot.com.br/
O meu foi diurno!! Começou às 11:00 e foi ao ar-livre, na beira do lago em Brasília. As fotos com o dia ensolarado e cheio de nuvens lindas não tem preço!
Olá Fernanda, parabéns pelo post!
Arrasou! Só tenho uma pequena dúvida, caso dia 07 de setembro e escolhi meu horário para as 15h para os convidados, mas pretendo entrar as 15:30h (para eu não ficar esperando o convidado chegar). Escolhi um espaço aberto com a praia de fundo e pretendo servir um brunch (sei que o termo não é o correto para o horário, mas não sei qual usar). Posso/devo seguir o mesmo roteiro?
beijos
Para Fabiana Duarte – você pode seguir o roteiro de casamento no final da tarde já publicado aqui no blog. Não sei o que você irá servir, mas não deve ser chamado de brunch, porque brunch é mesmo uma mistura de café da manhã e almoço… se eu fosse convidada para um casamento às 15h, eu já almoçaria antes de ir para o casamento. Acredito que você vá servir um coquetel, é isso? Se a festa for seguir até mais tarde, as pessoas ficarão com fome no horário do jantar, então deve ser servido jantar ou finger food, menu degustação. Beijos
Adorei !!! Dicas preciosas. Eu trabalho com eventos em Campo Grande MS, e é bem comnum as pessoas pecarem nos eventos diurnos.
Fernanda,
Que horas vc acha que a noiva tem que começar a se arrumar para um casamento diurno?! Tem que madrugar?
E as madrinhas?
E os convidados?
Como foi no casamento da sua irmã?
Brigada!
Alice, em busca de argumentos para convencer o noivo
Oi Alice, no casamento da minha irmã marquei de um profissional de make e hair vir me arrumar aqui em casa, era só eu mesma para ele arrumar. Acho que acordei lá pelas 8h para tomar banho, o profissional chegou às 9h, fiquei pronta às 11h e cheguei no local às 11:30h. Noiva precisa começar a se arrumar mais cedo afinal entre arrumação e fotos sempre demora pelo menos 3h, mais o tempo de locomoção até o local da cerimônia… Beijos!
Fe, adorei esse mini guia do casamento diurno! Ajudará muito quem pretende se casar durante o dia.
Para as meninas que tem dúvidas: o meu casamento foi às 11 da manhã, eu cheguei para me arrumar às 8 e deu tempo direitinho.
É claro que não dá pra fazer aquele mega dia da noiva com massagens, banhos aromáticos e outras cositas mais que as noivas tanto gostam, mas não me senti menos noiva por causa disso.
A depilação fiz 3 dias antes, e manicure/ pedicure fiz no dia anterior. Deu tudo certo e eu entrei na igreja com somente 10 minutos de atraso.
Ah, Alice, pode ficar tranquila que no meu casamento não tinha só os nossos pais, rs…
Foi muito lindo e todos os convidados amaram!
Pra mim e para o maridinho simplesmente não fazia sentido casamento noturno, tendo em vista que nossos hábitos, programas e vida social são totalmente diurnos.
Nossa, me caso daqui a 7 meses e esse post veio no momento certo! Obrigada!!!
OI Fe … NOSSA, eu estava desesperada por isso, pois é muito complicado entender a logística de um casório pela mh … Me caso em 2013 e inicialmete tbém pensei em iniciar a cerimônia às 11hs … porém o que mais tenho ouvido é que: é bem complicado o horário para os convidados se deslocarem, alguns trabalham, estudam e corre-se o risco da parte religiosa restar vazia.
De outro lado, para aproveitar o fato da claridade e o tempo suficiente para fotografar e afins, tenho a opção de inicar 15hs ou 16hs porém o que servir? e até que hs á festa acontecerá?
Estou muito confusa 🙁
bjO
Para Flávia – Já fui em diversos casamentos diurnos (às 11h da manhã) e nunca vi cerimônia vazia. Quem realmente se importa com você, irá! Se você preferir fazer às 16h, leia o post já publicado sobre casamentos no fim da tarde, e neste caso você deve servir jantar. A duração da festa depende da animação dos noivos, de boa música, boa comida e boa bebida. Já fui em casamentos que começaram às 11:30h e só foram acabar depois das 20:30h!
Fernanda,
eu tenho um dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar:
sempre quis festa diurna. imagino oferecer um brunch. além disso, tenho um budget bem apertado. aí uma amiga falou que eu não deveria fazer isso porque festa diurna dura mais e eu vou gastar mais assim. não sei o que fazer. pq, supondo que eu case no meio da tarde, posso servir um brunch, certo? mas não posso expulsar meus convidados depois, ou, sei lá, não sei bem o que as pessoas esperam depois. não faz meu tipo festão com pista de dança e tudo mais, queria algo simples e rápido, só para receber as pessoas, pois algumas vêm de longe.
não sei se estou sendo clara, mas se você puder me ajudar eu fico muito agradecida.
Para Lisa – festas diurnas tendem a durar mais porque as pessoas estão descansadas, mas isso depende de ter noivos animados, boa comida e boa bebida o tempo todo, senão não há festa que dure! Você pode sim casar durante o dia, servir um brunch e se não quiser que a festa dure muito, é fácil, só deixar as músicas bem tranquilas, diminuir a quantidade de comida e bebida e a festa vai acabando naturalmente sem você precisa expulsar ninguém! Como disse no texto, festas com brunch tendem a ser mais curtas do que com almoço porque tem menos bebida alcoólica, menos etapas de se servir, e assim acaba mais cedo mesmo. Beijos
ahh Fernanda ! como alivia saber que eu planejei meu casamento diurno, com um brunch, e as suas dicas só vieram para confirmar! aliás, eu sou aquela louca q te encontrou no Cheers Off (“amiga!!!) que estava em dúvida sobre um vestido. Bom… comprei o vestido e daqui 25 dias o usarei! aliás, aproveitei que vai ser diurno e comprei um scarpin vermelho lindo, lindo, lindo pra usar na festa e depois! acho q tem tudo a ver ! ahhh… a sobremesa do meu brunch será doces juninos ! tá todo mundo gostando da ideia! depois te conto como foi! bjs
Larissa, eu lembro de você! Estou louca para te ver “vestida de noiva”!! 😉
Fernanda, muito bacana esse post sobre casamento diurno, já que é um tipo de festa que está ficando cada vez mais comum aqui no Brasil — felizmente! Engraçado que os fotógrafos ficam felizes da vida quando vc fala que seu casamento é de dia. E não é à toa, a luz natural é lindíssima!
Vou me casar em outubro em uma chácara, e a cerimônia está marcada para começar às 11. Optamos por servir nem brunch nem almoço, mas um coquetel de finger food e comidinhas em cumbuca + massa. Algumas pessoas estranharam, mas o noivo e eu já fomos a um casamento no mesmo local, com a mesma quantidade de convidados (120 pessoas), e saímos de lá satisfeitíssimos! E pra quem faz questão de comer sentadinho, com garfo e faca, rs, tem a opção das massas. É mais uma ideia pra quem pensa em cardápios para casamento diurno — mas é preciso ter bom senso, já que um cardápio desse não funcionaria muito bem pra um casamento com 400 pessoas!
Uma das meninas perguntou sobre dia da noiva em casamento diurno: depende da quantidade de pessoas que vão se arrumar com vc e dos profissionais. Eu, por exemplo, vou começar a arrumação (cabelo + make) às 7 da matina (ai…) porque serão 3 profissionais para 6 mulheres (eu e mais 5 madrinhas). Haja pó de guaraná! hehehe.
Beijo,
Mari.
Olá Fê, mais uma vez parabéns pelo post. Meu casamento será diurno também e vou levar essas dicas no meu caderninho e no meu blog, principalmente as “dicas extras” que mencionam a vestimenta das madrinhas/convidadas, uma vez que a maioria tem dúvida de como se vestir para uma festa diurna, o que demonstra que as noivinhas brasileiras exploram muito pouco esse horário. Meninas, vamos votar por mais casamentos diurnos que são tão lindos e românticos.
Beijos a todas!
Mari
Adoreeeeiiiiii! Casarei também as 11h , amei as dicas. Adoro suas dicas. Beijos
Amei o post! Também casarei pela manhã. Optei por marcar às 10h para começar às 10:30, no máximo. Ao meio dia quero que os convidados já estejam almoçando…
Será uma festa bem intimista.
Vou introduzir o almoço com uma mesa de frutas e alguns frios, já que retirei o coquetel volante. Fica bacana?
Xero grande!!
Ai que alegria entrar aqui no site e ver esse post!!!
Estava esperando há tempos por estas dicas!
Vou me casar em novembro às 11h da manhã e espero que minha cerimônia e recepção sejam lindas e perfeitas como manda o figurino!
Amém!
Fe, obrigada!
Vc é definitivamente uma querida 🙂 bjO
Nossa ADOREI as dicas, anotei todas! Super útil e interessante esse post, muito bom mesmo, parabéns! ^^
Post Perfeito e muito esclarecedor!! Como sempre!!! Parabens!!
Obrigada, vc é ótima!! bjs
Fernanda, podemos trocar um ideia por email? Estou lhe escrevendo..
Beijos!
Uma opcao para as meninas que querem casar no horario entre meio e final da tarde mas nao querem servir um jantar, seria algo como um cha da tarde: varias opcoes de paes, frios, quiches etc… Mas se a festa for ate mais tarde as pessoas sempre vao esperar um jantar, entao umas 2 ou 3 opcoes de mini-porcoes para o final da festa podem cair bem…
Vale muito a pena ter um casamento diurno! Nossa cerimonia foi as 15 e a festa terminou as 3 da manha! 12 horas de festa, que saudade do nosso casamento 😉
Fernanda vc é realmente ótima! Puxa! Pela primeira vez desde que comecei a organizar meu casamento, (faz 6 meses)vi um post que dissesse tudo o que eu queria ouvir (ler)! Até então sempre me senti um peixe fora d´água, pois vou me casar em dezembro, num sábado, às 11h30 da manhã! Realmente foi muito difícil marcar Igreja nesse horário, tive que conversar com o padre, pq esta opção de horário nem existe em algumas igrejas, como acabei descobrindo. Mas não existe pq a procura é pequena… Enfim, a minha dúvida é: devo marcar no convite que a cerimônia se realizará às 11h ou 11h15? Quero entrar na igreja às 11h30, sem atrasos, pois acho que em se tratando de almoço, a fome dos convidados é bem maior! O que fica de bom tom? Nã quero esperar, mas tbm não quero que quem chegou no horário espere muito… Help me!
bjos, Mariana!
Oiii Fernanda, tudo bem??
Muito bom seu post!!
Preciso de sua ajuda.. sempre sonhei com um casamento ao ar livre, porém estamos bem indecisos quanto ao horário, nosso casamento será 16/11/13, horário de verão.. tenho medo de marcar para as 11h30 e estar muito calor.
Oo dúvida cruel..
Qual tua opinião??
Obrigada pela atenção..
abraços,
Alice
😉
Adorei as dicas <3
Prefiro os casamentos noturnos, mas as dicas foram muito boas.
Olá, Fernanda!
Sou leitora assídua dos seus sites e eles foram essencias para me ajudar no preparo de minha festa!
Adorei esse post, uma pena que veio atrasado… 🙁
Me casei em Fevereiro, numa festa diurna no Monte Castelo e fiquei MUITO feliz de ver que fiz tudo certinho! ;D
Inclusive, minhas convidadas ganharam leques e foi o maior sucesso!
Beijos!
Meu casamento será durante o dia!! Adorei as dicas!!
Ai seu site é maravilhoso e inspirador, esta de parabéns, sinto aquela alegria ao visitar aqui. Bom agora vamos lá, me caso ano que vem, tenho em vista mais ou menos 200 convidados, quero me casar de manha, minha intenção é fazer um brunch ao invés de almoço ou jantar, mas tenho um certo receio, como fazer um casamento no campo para 200 pessoas com brunch, sem bebidas alcoólicas e sem pista de dança? Ai preciso muito das suas dicas, pois me inspiro aqui neste site para fazer um casamento perfeito.
O site é lindo e com ótimas dicas! Parabéns!
Tenho uma dúvida com relação à decoração com lanternas japonesas. Se eu usa-las na minha decoração, preciso servir algo da culinária japonesa? A festa não será temática, pensei apenas em usar as lanternas coloridas para iluminação ficar decorativa, mas meu noivo questionou se os convidados não ficariam na expectativa de ser servida alguma comida japonesa.
Abraços
Olá sou convidada de um casamento que ocorrerá no final de setembro às 14:30… Tenho 1,61m e peso 88kg ( sou gordinha!!!) e fico apavorada de vestir vestidos na lutar do joelho. Estarei bem vestida se eu for com uma pantalona de alfaiataria? Grata.
Olá Teresa, sim, se o tecido for nobre, uma pantalona ficará bem elegante. Beijos
Estou amando estas dicas.. Porém fiquei triste com a indicação do horário do convite, pois quero casar pala manha, e moro em uma Capital muito quente – Teresina PI, e quero q pelo menos a celebração seja ao ar livre.. Quando saiu de casa às 8hs da manha para trabalhar ja sinto esquentar na pele.. Imagine às 10:30, 11:00, 12:00.. Aff.. Meus convidadinhos iriam derreter. Na verdade sempre imaginei em marcar para 8:30 da manha e a celebração iniciar às 9:oohs, o que por outro lado causa em mim um medo enorme de todos atrasarem.. Acho que ta bastante dificil para mim.. Tem alguma sugestão, festa para 100 pessoas..
Adorei as dicas, pensei em casar de manhã para aproveitar melhor com os meus convidados, principalmente porque eles moram longe. Quero casar numa chacara marcar para as 8:30 recebe-los com um leve café da manhã tipico da fazenda, como bolos e frutas. Quero fazer todo o protocolo pela manhã, depois do almoço quero curtir a minha familia e a piscina do local =)
Só tenho uma duvida, a mesa dos doces, como faço ela? Porque chocolate no calor não combina, talvez vc tenha alguma sugestão para me ajudar! Pensei decorar a mesa com doces bem colorido, tipicos de festa infantil.
Bjos
esqueci de dizer que vou casar num domingo 😉
Ótimas dicas!!! Estou pensando em me casar ao ar livre também, e tenho medo da pista de dança não ficar animada por conta do horário…
Oi. Meu casamento será dia 07 de setembro as 11h cerimonia na igreja e logo após a recepção numa chácara. A questao e o calor em setembro. Estou com duvida quanto aos trajes dos padrinhos e madrinhas. O terno preto para padrinhos ficaria muito carregado por ser de dia? E as madrinhas ficariam mais elegantes com vestidos na altura do joelho ou longos em tecidos leves? Quero prezar o bom gosto de um casamento formal, mas também o conforto dos convidados. Obrigada.
Adorei as dicas.
Vou me casar no civil e gostaria de oferecer uma recepção para a família e alguns amigos próximos e gostaria que fosse numa granja da minha família com piscina, mas não queria que fosse no mesmo dia do casamento no civil.
Por não ser um casamento propriamente dito o que eu devo vestir?
Qual o melhor horário e o cardápio mais adequado para a ocasião?
Que informações deve conter nos convites?
Obrigada.
Amei muuuuito essas dicas tudo que eu qria saber e comecar a realzar meu casamento pois estava perdida. Obrigadaaa
Olá. Também amei as dicas mas pretendo me casar em uma chácara pela manha com início as 9h já que moro em uma cidade muito quente.também fico com medo do atraso dos convidados.A cerimônio e o coquetel devem acontecer no mesmo ambiente. Penso em um café da manhã com frios, bolos, frutas e o que mais couber pra ocasião. Cabe mesa com doces? Estou em dúvida sobre o que oferecer de lembrança. Quero fazer algo aconchegante, diferente, descontraído sem gastar muito. aceito e preciso de sugestões sobre qualquer coisa. festa pra 100 pessoas. Outra dúvida: Com que antecedência devem ser entregues os convites?
Obrigada
Patrícia, sendo sincera com você, minha sugestão seria fazer o casamento um pouco mais tarde! 9:00h da manhã é muito cedo num fim de semana, imagina as mulheres tendo que acordar cedo para se arrumar, ir até a chácara, eu particularmente acho muito cedo. Pode tr mesa de doces sim, lógico. Convites são entregues entre 45 e 30 dias de antecedência para convidados da mesma cidade, 2 meses de antecedência para convidados de fora da cidade. Beijos