Dicas sobre a mesa de doces
A Carol Melo vocês já devem conhecer aqui do blog: ela faz docinhos para festa que estão entre os meus favoritos (são uma delícia!) e participou da festa de 1 ano do blog.
Daí tive a ideia de pedir algumas dicas para ela, para ajudar vocês com os detalhes da mesa de doces. Veja nossa conversinha abaixo:
Quantos doces por convidados?
Sugiro 5 doces por convidado. Esta conta é exata para os doces terminarem no fim da festa. Caso o casal queira que sobre para os pais levarem, sugiro 6 por convidado.
Mas é importante também observar o tamanho da mesa dos doces. Muitas vezes o casamento tem poucos convidados, se fizermos a conta de 5 por convidado não dará um número suficiente para fazer uma mesa bonita. Além de fazer as contas por convidados precisamos ver o tamanho da mesa e se o decorador tem sugestão de quantas bandejas de doces ficará legal para a mesa.
E sobre a variedade?
A variedade de doces é de 7 a 10 sabores. Observando sempre para o ingrediente principal de cada docinhos não se repetir. Tentar fazer uma mesa atraente para os olhos com cores variadas dos doces (como maracujá – amarelo, damasco – laranja, pistache – verde, chocolate – marrom, etc) e formatos diferentes (quadrado, redondo, etc).
Quais os doces que os convidados mais gostam?
A preferência é o chocolate, e principalmente o brigadeiro. Logo em seguida, as castanha e frutas.
Como fazer a reposição de doces?
Primeiramente, é importante ter o serviço da copeira. Ela inibi que os convidados mais apressadinhos ataquem a mesa antes do horário previsto. Ela também retira as forminhas que sobram, reorganiza as peças e repõe os doces. A melhor opção é ter algumas bandejas extras guardadas com doces já montados, para que possa ser levada para mesa de doces quando os que estavam lá estiverem acabando. Caso isso não seja possível, a copeira leva os doces numa bandeja simples e vai colocando os doces sobre as peças que precisam de reposição.
Como montar uma mesa bonita de doces?
Para a mesa ficar bonita precisamos saber qual é o estilo dos noivos. Podem ser românticos, modernos, clássicos. Assim podemos definir quais bandejas usar (prata, vidro, porcelana, espelho, ratam). Estas devem ter alturas diferentes para a mesa ter movimento.
As cores das forminhas devem acompanhar as cores da decoração. Caso na mesa dos doces os arranjos tenham mais folhagens do que flores, as forminhas podem ter cores variadas, caso seja o contrário, mais flores do que folhas, as forminhas podem ser tons de verde. O ideal é usar ton sur ton poque assim os doces mais claros ficam em forminhas mais escuras e os doces mais escuros em forminhas claras ressaltando os docinhos. Na hora de arrumar as bandejas, o ideal é fazer pelo menos 2 camadas de doces, pois a primeira camada normalmente fica mais escondida e a segunda aparece melhor na foto. É claro que tem alguns doces que não podem ser empilhados, pois podem melar ou amassar.
Dicas ótimas, não?!
Todas as fotos são da Carol Melo. Não deixem de conhecer os docinhos maravilhosos dela, eu amo o brigadeiro de pistache, a cerejinha, a nhá-bentinha…
Lindoooo… tenho uma duvida vou te passar por e-mail bjo Fê
Hummm maravilhosas! E assim de manhã cedo então! kkkkkk
Ótimas dicas, adorei!! ammmmmmmmoo tdo com pistache!
Que delícia e que beleza de post.. rs… Ontem estive conversando com uma decoradora para fins de orçamento e ela disse que depois dos noivos o ponto forte da festa é a mesa do bolo que geralmente está no mesmo ambiente dos doces e fazem a alegria dos convidados. Quanto as forminhas acho que elas dão todo o charme… eu e minha mãe estamos aprendendo a confeccionar forminhas (elas são mto carinhas) para economizar… :* parabéns pelo blog!
Fernanda,
Adoro seu blog e apesar de ser casada a um bom tempo, este assunto me encanta.
Pra mim um cerimonia de casamento é sempre muito emocionante.
Tenho uma tia que já vive junto a 22 anos e agora resolveram casar. Estou ajudando ela com os preparativos e senti falta aqui no blog de um checklist de tudo que pode ser utilizado no casamento, tipo: foto(quem será responsavel, orçamentos), bolo ( orçamento, prova)… entende?
Onde eu poderia ter isso?
Eu sou fã de carterinha da Carol, visistei o site dela..e ja falei pra ela que ameeei!!!
Só falta experimentar..hihi
As dicas vieram na hora certa!!!!
OBRIGADA!!!!!
Ótimo post! Acho a mesa de doces protagonista de uma boa decoração, não é só pela delícia. E olha que nem como doces, mas adoro fazer os closes. Tem cada doce mais bonito que o outro. Mas vou confessar: fico com DÓ de ver a quantidade que sobra nos casamentos. Sobra MUITO na maioria dos casórios. Essa continha de quantidade é mesmo complicada.
Ótimas dicas!!! eu que sou uma formiga, vou aproveitar bastante…quero muitos doces no meu casamento!!
Beijos!!
Adorei as dicas…. tenho uma dúvida. Vou mandar por email..
bjs
Todo dia um novo aprendizado..rs
bjs
humm..interessante neh..queria varios doces na minha mesa…mas vai ter so chocolate msm….
Nossa Fê! Obrigada mesmo pelas dicas! Adorei as ideias que vc passou e vou aproveita-las para pode escolher as forminhas para a minha mesa!
Beijos
Os doces da Carol são delíciosos e lindos! Ela é uma pessoa muito gentil, atenciosa e ótima profissional! Parabéns, Carol e Fernanda! Bjos
Fe
quando vc fala brigadeiro, vc quer dizer daquele bom e velho brigadeiro delicioso de festa de criança??? Bicho de pé e beijinho tb dentre muitos outros????
Amei!
Que delicia! Os doces sao lindos!!! Visitei o site da Carol e fiquei com agua na boca. Voce sabe de alguma doceira em SP que faca docinhos com recheio mais “nordestinos”? Estou louca atras de alguem que faca trufas com recheio de cupuacu, bacuri, etc. Meu noivo eh nordestino, e gostariamos muito de ter esses docinhos na nossa festa.
A Carol é uma fofa e os doces que ela faz são uma delícia… Mas eu não vou montar uma hiper mesa de doces, não… Nem é pelo gasto (hum… 1 pouquinho é sim…) mas tb porque me preocupa o fato de as pessoas “escolherem” os doces que mais gostam, encherem as mãos e não sobrar nenhum para as pessoas mais tímidas (assim como eu). Então, estou pensando em colocar só um pouco na mesa do bolo para as fotos, mas vou fazer uma caixinha com 4 docinhos para dar para cada pessoa como lembrancinha. Assim enquando as pessoas comem no dia seguinte, lembram do como foi lindo o meu casamento… (modesta tb…rs).
Adorei as dicas pois estou vendo a parte dos doces agora. A única coisa que me preocupa é a avidez com que muitas pessoas vão à mesa de doces se servindo muito mais do que são capazes de comer. Resultado: não sei quantos doces encomendar por pessoa. Não quero encomendar mais que o necessário, para não gastar muito, nem deixar que falte para as pessoas que forem se servir mais tarde. Alguem me disse para servir nas mesas uma bandeja com os doces mais simples, tipo brigadeiro e dois amores e fazer um mesa de doces com os mais elaborados. O que acha?!
Obrigada pelas super dicas Fernanda.
Ótimas dicas!! Já tive a oportunidade de conhecer os doces da Carol Melo numa festa que fui, são delicosos que não sabia o qual comer porque todos eram apetitosos. A mesa do casamento estava linda, com bandejas de prata, que com a decoração e a iluminção, deu um requinte ao ambiente. Parabéns!
Muito boa sua dica. Estou em Brasília e me caso em 3 de junho. Estou a procura das forminhas. Me indicaria alguma ai em SP que eu pudesse comprar de olhos fechados daqui da capital? Agradeço desde já e parabenizo o seu site: MARAVILHOSO
Nathália,
Se você não fizer tanta questão de comprar forminhas lá em SP, aqui em Brasília tem a Dona Flor na QI 13.
Elas são ótimas e sempre vão a SP expor na Casar do Terraço Daslu e em outros eventos de casamento.
No site delas (http://www.dflor.com.br/) tem os modelos de forminhas com os preços, etc. Acho que se você for lá na loja ainda dá pra negociar algum desconto dependendo da quantidade que você encomendar.
E o melhor é que você também não precisa encomendar de olhos fechados. pode ir na loja, ver tocar, escolher a cor exata (as vezes em foto a cor fica diferente…).
Fica a minha dica!
Uma dica perfect ! ! !
Mas só uma dúvida, como a decoração do meu casamento será com cores quentes (tons de vermelho, laranja, amarelo e roxo) como faço com as forminhas? Lembrando que será só um bolo com champanhe, sem mesas para os convidados. Não sei se faço as forminhas coloridas ou se tudo branco!!!!
Tbem estou fazendo as minhas forminhas, testei com color set (cartolina dupla face), não ficou mto bom; então testei com papel crepon enceredo, ficou mto fofa, como uma florzinha mesmo. Depois pensei no tecido, porém acho um gasto mto alto, e como pude ver em algumas fotos, o crepom enceredo tem um efeito fotografico mto bom.
Bjocas
Eu ainda não comi os docês da Carol, mas vou comer em breve, nós embora não soubéssemos temos algo em comum do Diogo da Webplus que fez o site da Carol também está fazendo o meu, e ele mesmo me disse que os docês feitos por ela são maravilhosos, no meu niver que esta mais próximo do que meu casamento quero esses doces com certeza…
Oi Fê e Meninas!
Fê, eu tive exatamente o mesmo problema que vc.! Por sorte ainda falta um pouquinho mais de 1 mês para o grande dia. E como eu tenho doceiras diferentes NINGUÉM sabia me dizer nem quantas bandejas eu precisava. Aí a decoradora deu um help “chutando” o número de bandejas, tendo em vista a quantidade de doces. Mas escrevo para dar uma dica a todas: resolvi meu problema na La Table (Rua Horácio Lafer, 523 – SP/SP tel: 3078-8896). O preço das bandejas de prata foi mais barato do que alugar com qualquer uma das doceiras…eles levam e retiram as bandejas no local. Enfim, fica a dica para vcs! Amoooooooooooo seu blog! Beijos, Paty
Para Nathália – eu concordo com a resposta da Jessica – a DFlor, aí de Brasília mesmo, é ótima. Aqui de SP, dá para comprar pela internet as forminhas da Embalando Sonhos – http://www.embalandosonhos.com.br/
Beijos!
Para todas que perguntaram sobre os doces mais simples (brigadeiro, bicho de pé, beijinho), são o máximo e fazem sim o maior sucesso! Meu único comentário é que é legal esses doces não terem cara de festa infantil, e sim de casamento, usando forminhas bonitas e um granulado ou cobertura diferentes. (minha opinião) Beijos!
Para Luana – faz as forminhas nas mesmas cores da decoração que fica lindo nas fotos! Beijos
Oba….
Fê, desculpa a insistência… Mas com a sua resposta dois itens solucionados, as cores das forminhas e o tipo de docinhos, pois sempre quis os tradicionais…. Simples
Bigadãooooo
Sou super fã da Carol!!Depois de comer seus docinhos em dois casamentos,decidi que não precisava esperar me casar para comê-los de novo…hehehe…sempre que tenho vontade ligo pedindo uma caixa com vários sabores e, claro, que qdo me casar, já sei não vou ter que me preocupar com isso!!Dica: pistache e maracuja são meus preferidos!!
como eu arrumo os detalhes das cores da mesa, ja que meu vestido é perola , devo combinar tudo de acordo com oa cor do vestido?????
Josiane, você não tem que combinar o vestido com a decoração… uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Bjos
Oi Fer adorei as dicas da Carol, porém ainda fiquei com uma pequena dúvida com relação ao calculo por convidado: ela disse que a conta é +ou- 5 doces por convidado e q
Oi Fer adorei as dicas da Carol, porém ainda fiquei com uma pequena dúvida com relação ao calculo por convidado: ela disse que a conta é +ou- 5 doces por convidado e que o ideal é ter de 5 a 10 tipos. Minha duvida é dentro dessas 5 unidades por cada um devo incluir a variedade dos doces tbm ou como fica isso?????????? E devo variar no tipo de forminha ou apenas comprar uma forminha para cada tipo de doce????????????
Oi Fernanda!
Gostaria de por algumas destas dicas no meu blog, posso?
Bjos pra vc e parabéns pelo site.
Quero fazer um Bolo com Champagne e não queria gastar com a forminhas de doces. Na verdade, acho péssimo gastar uma fortuna com forminhas maravilhosas se elas vão para o lixo tão rápido. Qual a solução para uma mesa de doces bonita mas sem gastar muito? Prefiro gastar com quantidade e variedade. Lembrando que será apenas um brinde!
Moro em Brasília e de tanto as amigas me falarem para fazer fprminhas de flores para noivas, resolvi tentar, pois sempre faço para as amigas…se alguém quiser…é só me mandar um e-mail. Seu blog pe maravilhoso.
Beijia
É NECESSARIO SERVIR DOCINHOS NAS MESAS DOS CONVIDADOS? OU FAZENDO APENAS A MESA DE DOCES JA É O SUFICIENTE?
Apenas a mesa de doces já é o suficiente. Beijos
Gostei muito da dica, gostaria de saber se há alguma forma da montagem dos doces nas bandejas .Trabalho em buffet é essa parte de montagem em mesas de doces, salão e toda minha.Gostaria de dicas para poder impressionar.
Serei muito grata pela dica.
Abraços
Adoreei as dicas e já anotei tudo na minha agenda! ;D
obrigada!
Boa noite! Tenho uma duvida . Quem é o responsável pela montagem da mesa de doces? O decorador, Buffet ou Cerimonial?
Kal, essa questão é realmente complicada. Se todos os doces forem da mesma doceira, o responsável pode ser a doceira. Se os doces forem do buffet, então o responsável é o buffet. Já se tiver doces de várias empresas, então precisa alinhar antes com o cerimonial quem será responsável. Normalmente neste caso o certo é você contratar uma copeira para montar e cuidar da mesa. Beijos
Oi Fernanda, adoro seu blog! Tenho uma dúvida: eu amo doces, tanto os tradicionais como os finos, mas percebo nos casamentos que vou que algumas pessoas ao pegar um e comer, as vezes não gosta de certo ingrediente e deixa o doce pela metade, desperdiçando. Vou me casar mês que vem e pensei em colocar aquelas plaquinhas espetadas em um doce por bandeja para identificar. Assim o convidado não vai comer uma coisa que não gosta. Mas minha festa vai ser muito sofisticada e tenho dúvidas se essas plaquinhas não ficarão estranhas, meio bregas, estragando a decoração. Qual sua opinião?
Carol, a maioria dos decoradores não gostam das tais plaquinhas. Na minha opinião sincera, eu acho ótimo saber qual doce é antes de comer! Não vejo problema nenhum ter as plaquinhas… Só precisar pensar junto ao decorador a forma mais elegante, coordenando com a decoração. Beijos
Bom dia gostaria de saber quanto tempo antes a doceira coloca os doces na festa