Dicas sobre a mesa de doces

A Carol Melo vocês já devem conhecer aqui do blog: ela faz docinhos para festa que estão entre os meus favoritos (são uma delícia!) e participou da festa de 1 ano do blog.

Daí tive a ideia de pedir algumas dicas para ela, para ajudar vocês com os detalhes da mesa de doces. Veja nossa conversinha abaixo:

Graphic1

Quantos doces por convidados?

Sugiro 5 doces por convidado. Esta conta é exata para os doces terminarem no fim da festa. Caso o casal queira que sobre para os pais levarem, sugiro 6 por convidado.

Mas é importante também observar o tamanho da mesa dos doces. Muitas vezes o casamento tem poucos convidados, se fizermos a conta de 5 por convidado não dará um número suficiente para fazer uma mesa bonita. Além de fazer as contas por convidados precisamos ver o tamanho da mesa e se o decorador tem sugestão de quantas bandejas de doces ficará legal para a mesa.

E sobre a variedade?

A variedade de doces é de 7 a 10 sabores. Observando sempre para o ingrediente principal de cada docinhos não se repetir. Tentar fazer uma mesa atraente para os olhos com cores variadas dos doces (como maracujá – amarelo, damasco – laranja, pistache – verde, chocolate – marrom, etc) e formatos diferentes (quadrado, redondo, etc).

Quais os doces que os convidados mais gostam?

A preferência é o chocolate, e principalmente o brigadeiro. Logo em seguida, as castanha e frutas.

Como fazer a reposição de doces?

Primeiramente, é importante ter o serviço da copeira. Ela inibi que os convidados mais apressadinhos ataquem a mesa antes do horário previsto. Ela também retira as forminhas que sobram, reorganiza as peças e repõe os doces. A melhor opção é ter algumas bandejas extras guardadas com doces já montados, para que possa ser levada para mesa de doces quando os que estavam lá estiverem acabando. Caso isso não seja possível, a copeira leva os doces numa bandeja simples e vai colocando os doces sobre as peças que precisam de reposição.

carolMelo2

Como montar uma mesa bonita de doces?

Para a mesa ficar bonita precisamos saber qual é o estilo dos noivos. Podem ser românticos, modernos, clássicos. Assim podemos definir quais bandejas usar (prata, vidro, porcelana, espelho, ratam). Estas devem ter alturas diferentes para a mesa ter movimento.

As cores das forminhas devem acompanhar as cores da decoração. Caso na mesa dos doces os arranjos tenham mais folhagens do que flores, as forminhas podem ter cores variadas, caso seja o contrário, mais flores do que folhas, as forminhas podem ser tons de verde. O ideal é usar ton sur ton poque assim os doces mais claros ficam em forminhas mais escuras e os doces mais escuros em forminhas claras ressaltando os docinhos. Na hora de arrumar as bandejas, o ideal é fazer pelo menos 2 camadas de doces, pois a primeira camada normalmente fica mais escondida e a segunda aparece melhor na foto. É claro que tem alguns doces que não podem ser empilhados, pois podem melar ou amassar.

Dicas ótimas, não?!

Todas as fotos são da Carol Melo. Não deixem de conhecer os docinhos maravilhosos dela, eu amo o brigadeiro de pistache, a cerejinha, a nhá-bentinha…

Contato:
Site: http://www.carolmelo.com.br
E-mail: contato@carolmelo.com.br
Telefone: (11) 3461-3809

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE