Eventos Sustentáveis
Vocês sabem o que é sustentabilidade? Em linguagem simples, significa o desenvolvimento econômico, social e cultural, sem prejudir o meio ambiente em que vivemos. No caso de uma fábrica, por exemplo, significa ela produzir produtos e obter lucros, mas sem esquecer de contribuir para que o meio ambiente continue igual ou melhor do que encontrou.
E como seria isso aplicada à sua festa de casamento? Não sei se você já parou para pensar mas entre a organização e a festa de casamento, toneladas de gás carbônico são emitidos e lixo produzido: é o caminhão que transporta seu vinho lá do Sul, o outro que traz as flores do campo, o deslocamento dos convidados, o gasto de energia com som e luz e os materiais usados em papelaria e decoração. E após a festa, tudo o que sobrar normalmente vai para o lixo. E agora? O que vamos fazer para tornar nossas festas mais corretas?
O que você pode fazer para ter um casamento sustentável:
– usar móveis com madeira de demolição;
– em toda a papelaria, usar papel reciclado ou papel semente;
– substituir a embalagem de papel crepon dos bem casados por tecido orgânico ou papel orgânico;
– cardápio: usar ingredientes orgânicos (sem agrotóxicos ou adubo químico) e da época;
– docinhos e bolo com ingredientes saudáveis, orgânicos e com embalagem naturais feita por artesãos;
– logística: pensar em lugares entre a cerimônia religiosa e a festa perto, minimizando o máximo possível o uso de transporte;
– usar detalhes na decoração feito por artesões locais ou feito à mão, como origamis, cestaria e bordados. Usar flores da época;
– som e iluminação com equipamentos já existentes no mercado que consomem até 8 vezes menos do que os comuns;
– pensar em lembrancinhas ecologicamente corretas como mudinhas de plantas ou que possam ser úteis, como eco-bags;
– separar e reciclar o lixo proveniente da sua festa;
– calcular a taxa de emissão de carbono e plantar árvores para neutralização do carbono gerado pelo seu evento.
A empresa Ecochic Casamentos + Eventos Sustentáveis é especializada em ajudar os noivos a organizar seu casamento pensando nas questões sustentáveis. Atendem todo o Estado do Rio de Janeiro e outras cidades sob consulta. E-mail: contato@ecochiceventos.com.br | Telefone: (21) 8799-1668
* Este não é um post publicitário. Estou indicando porque acho essa preocupação importante!
E o conceito de sustentabilidade deve ser aplicado também às relações entre as pessoas! A ideia é praticar!!! 🙂
Fê, bom dia!
Que charme!!! Ser sustentável e chick!!!
Lindo, lindo, amei!!!
Bjokas…
Lindo!
Como bióloga e ecochata que sou, adorei o post! Acho que até no casamento devemos pensar em como minimizar os danos ao meio ambiente.
bjs
Muito legal o post. Tomara q todos tenham consciencia um dia que devemos preservar o planeta em cada pequeno gesto. Parabéns Fe!!
Como as coisas tem mudado né?!
Realmente importância válida…. tbm no tanto de papel que gastamos com orçamentos…. contas… anotações… devíamos tentar deixar o máximo de arquivo digitais possíveis…
Boas dicas….
Tem coisas que pensamos que não da para prejudicar o meio ambiente…
Ótimas Dicas *—*
Ótimo post, é sempre bom conscientizar as pessoas, que podemos fazer uma big de uma festa, c/ materiais sustentaveis…
E também, dá pra economizar…
Bom dia Fê!
Que coisa, ainda ontem estávamos conversando sobre sustentabilidade no almoço… Adorei o post e acredito que podemos sim, em pequenos detalhes, diminuir o dano que estamos causando ao meio ambiente. Por outro lado, infelizmente, no Brasil ainda sai muito caro ser “sustentável”. Tente por exemplo pensar no custo da papelaria em papel reciclado…sai muuuuito mais caro… Este é um dos exemplos, há outros… Mas tenho fé que um dia chegamos lá….
Mas óbvio que isto não nos impede de pensar em diversos detalhes em que podemos “economizar natureza” em nossos enventos.
Ótimo final de semana!!
Beijão
PRABÉNS !!! Uma sementinha de idéia é uma árvore de ações sustentaveis… Uma idéia que deve ser adotada não somente em eventos, mas em nossas vidas!
Bjs Dani
Parabéns pelo post.
Inspirando sustentabilidade, economia e modernidade.
Bjs
Adorei, Fe!
Vamos fazer o possível para seguir essa linha. Já começamos pelo Save the Date online. E a papelaria reciclada também faço questão!
bjs!
oi Fe, eu gostei desse artigo e inovacao em decoracao. Entrei no site e vi coisas bem interessantes, como por exemplo uma mesa onde a decoracao eh simplesmente feita com folhas de uma planta que nao recordo o nome, garrafas tudo simples e chic que nem da para acreditar. Ah, sem contar nos docinhos servidos sem forminhas….ajuda no orcamento dos noivos. Super bjo
Todos imaginas que ser sustentável é caro. Mas não é!
Já havia conversado com Fernanda Floret Sobre isto e já realizamos um casamento 100% Carbono Free.
Isto é o futuro!
É bom saber que tem mais empresas buscando uma solução melhor para os gastos desnecessário para energia.
Parabéns Fê por colocar isto no site, UTILIDADE pública!
Bacionis a todos!
Diego Briganti
Olá Fe! Ficamos muito gratos pelo post e emocionados também pelos recados, todos muito simpáticos e sensíveis a causa.
O que quero acrescentar é que uma das bandeiras que a ” jovem” área da sustentabilidade carrega é a de dividir conhecimentos sempre, então, me coloco à disposição para ajudá-los no que for possível, através do nosso e-mail podem mandar perguntas que teremos prazer em responder.
A Ecochic é formada de profissionais capazes de montar uma festa de A à Z ou apenas trabalhar nos bastidores para torná-la mais ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente mais consciente e viável, para todos e planeta. Passamos 1 ano estudando cada atividade que envolve um evento e temos dicas para torná-la mais eco amigável.
Sucesso à todos e mais uma vez obrigada.
Ecochic
Tudo na vida pode ser sustentável né?
E esta é uma preocupação super necessária!
Tem gente que ainda acha que é modismo ou frescura, mas eu acredito sinceramente que esta postura coletiva de mudança de atitude já é até tardia, se analisarmos os danos irreversíveis ao meio ambiente que computamos até o momento.
Coisa séria pra se pensar mesmo!
Parabéns Fe por mais um post hiper relevante.
Bjs e bom fim de semana.
super apóio essa idéia! ainda estou pensando em formas de minimizar a agressão ao ambiente durante o meu casório!
beijos!
Boa idéias.
Aliás, sei fazer essas flores de origami, ficam lindas 🙂
perfetto!
Parece minha professora da faculdade falando da beleza da Sustentabilidade! Muito bem !!A natureza sempre dá seu toque especial nos nossos eventos.
Aproveitando o assunto, o que é feito com as flores depois do casamento?Afinal são muitas!
Oi Fe,
adorei o post, e tem várias coisas do tipo que estou usando no casamento… Inclusive pensar no tamanho do convite tendo em mente o aproveitamento de papel! Só uma coisinha: é “artesãos”, e não “artesões”… Na pressa essas coisas sempre escapam! Beijos!
Oi, Fer.
Esta matéria já tem um tempinho, mas continua bastante atual…já que as flores são dos noivos, pq não continuar levando beleza e alegria p/ outros ao invés de jogar no lixo.
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/11/ideia-de-oferecer-flores-recicladas-muda-vida-de-idosos-em-asilos-em-sp.html
Bjs,
Oi Jana, sim, é um projeto muito legal, eu já havia escrito um post sobre ele também: https://vestidadenoiva.com/flor-gentil 😉
Olá! Falando perticularmente da ECOCHIC temos parcerias com asilos e com o Retiro dos Artistas no RJ, que é onde atuamos. é sempre uma delícia presentear o Retiro com flores. Algumas flores também podem ir para compostagem. Na verdade, o melhor mesmo é atentar para o consumo consciente e minimizar a quantidade, privilegiando sempre as flores da estação e do entorno. Sempre com elegância que o mercado exige, certamente.
Bem lembrado!
Gosto muito da ideia de tornar os eventos mais sustentáveis e preocupados com o meio ambiente. Pequenas ideias inovadoras podem mudar muita coisa no nosso percurso pela história e ainda proporcionar a outras pessoas momentos de alegria, como o caso da “reciclagem” das flores após os eventos.
Parabéns pela matéria, Fernanda!!
Beijos
Oi Fê, sempre acompanhando seu blog, primeiro pq gostava de coisas de casamento, depois pq fiquei noiva e continuei, por gostar do assunto. O Vestida de Noiva foi um dos motivos que me impulsionou a trabalhar um pouco mais perto desse mundo de sonhos!! Venho te convidar para conhecer o meu site, de lembrancinhas personalizadas
http://www.petitfesta.blogspot.com
Espero que goste!!um beijo enorme e parabéns pela evolução do seu Vestida de noiva!!
Sucesso!
oi Fê tô sumida né… seu niver tá chegando ebaaaaaaaaa qdo vem aqui pra Fortal-ce…
Bom sobre o post amei……………. mto importante q hj as festas se dediquem a criar esse novo conceito, no meu casamento as lembrancinhas foram mudinhas de alecrim todos amaram!
Oi Fernanda, sempre leio seus posts, aliás, já li todo o blog! Fugindo do assunto desse post, gostaria de saber uma sugestão. Vou me casar na praia (Porto de Galinhas – PE) por escolha minha e do meu noivo, moramos em Goiânia, e o lugar nada tem a ver com os convidados, mas com os noivos! Que amam o mar e não gostam nada de festas tradicionais (somos arquitetos!). Queria uma sugestão do que distribuir para os convidados na pista de dança que seja diferente. Vi que no seu casamento foram máscaras e achei o máximo, mas eu gostaria de algo a ver com o lugar, teria alguma sugestão??!
Oi Camila, lá é tão lindo e será tão diferente, acho que nao precisa de nada! 🙂 e se for algo do carnaval de recife? Dois bonecos de Olinda dos noivos, rs!
Parabens pela iniciativa do post.
Gosto mttoo do seu blog..
bjss
Acho super bacana essa preocupação se estender a grandes festas, afinal gastamos muuuitos recursos (principalmente financeiros rs).
Descobrimos um espaço de festas sustentável em SP, muito legal, chama Eco House.
Fizemos um post explicando melhor:
http://www.infinitosestilos.wordpress.com/2010/11/30/espaco-de-festas-sustentavel
Bjs
Fernanda!
Amei esse post! Sou muito a favor deste movimento sustentável. O Planeta agradece. Queria te mostrar a Ecowedding, que conheci aqui em São José dos Campos, e é uma alternativa para as noivas que estão em São Paulo, afinal São José está a 90km!
Indico a Ana Paula que é uma super profissional na área sustentável e que há muitos anos está lutando nesta causa!
Beijos enormes,
Rê Nader
Oi, Fernanda! Parabéns pela iniciativa! E em Goiânia, você sabe de alguma empresa que faça esse tipo de decoração (sustentável)?