Formas de Serviços
Comida tem um papel agregador de pessoas durante a festa de casamento. As pessoas gostam de se encontrar, conversar e comer juntas. E num casamento, falando francamente, as expectativas dos convidados sempre são altas em vivenciar uma boa experiência gastronômica. A experiência que você irá proporcionar tem de combinar com o estilo de festa que você deseja.
Conversei com a Paula Mesquita (minha professora do MBA de Eventos e Cerimonias de Luxo) e entrevistei nossos parceiros, alguns dos maiores nomes de gastronomia para casamento em São Paulo – João Belezia, Julio Perinetto, Mônica Dajcz e Neka Gastronomias – para preparar o especial sobre formas de serviço e ninguém ter mais dúvidas! Escolha a forma de serviço que melhor combina com seu estilo de festa.
Vantagens: Indicado para quem quer uma festa muito formal ou tem muitos convidados mais velhos. A vantagem é que normalmente a pessoa se serve somente na quantidade que ela quer comer, evitando o desperdício.
Desvantagens: A equipe de garçons deve ser muito bem treinada para saber oferecer a travessa aos convidados sem esbarrar em ninguém. É um tipo de serviço que combina com festa em que os convidados permanecerão sentados na maior parte do tempo.
Mesa: O mis-en-place (mesa posta) deve ser completo com sousplat, prato, guardanapo de tecido, todas as taças e talheres respectivos aos pratos que serão serviços e menu.
Número de Garçons: 1 para cada 5 convidados.
Vantagens: Para noivos que querem priorizar a gastronomia no casamento, esta é a opção que mais valoriza a comida, pois ela pode ser enfeitada, bem planejada, é a melhor forma de mostrar uma boa gastronomia. Pode-se explorar mais harmonização dos vinhos com os pratos servidos. Agrada aos mais velhos e todos convidados se sentem bem alimentados.
Desvantagens: A festa fica mais “engessada” pois obriga os convidados a estarem sentados durante todo o jantar, fazendo com que a festa demore para deslanchar. A equipe do buffet e serviço também devem ser muito boa para conseguir servir todos os convidados ao mesmo tempo.
Mesa: Mis-en-place completo com sousplat, guardanapo de tecido, todas as taças e talheres respectivos aos pratos que serão serviços. Não precisa colocar o prato, já que vira montado da cozinha. Coloque o menu na mesa para que os convidados se planejem no que irão comer. Não há regras para quantidade de menu na mesa, pode ser 1 por mesa, 2 por mesa, um para cada convidado – esta é uma questão do que você achar que fique mais coerente com a decoração.
Número de Garçons: 1 para cada 7 ou 8 convidados.
Vantagens: As pessoas comem na hora que quiserem, o que quiserem e o quanto quiserem. Esta liberdade agrada aos convidados, que podem escolher se querem ficar sentados e comer ou dançar. Você tem opção também de poder oferecer no bufê uma variedade maior de pratos, e portanto agradar todos os gostos.
Desvantagens: a famosa fila para se servir. Tenha um bufê para cada 100 pessoas, idealmente 1 para cada 80 pessoas. A apresentação da comida também não é tão bonita.
Mesa: Se você for ter mesa para todos os convidados, ela pode estar montada completa, menos com os pratos que deverão estar no início dos bufês. Caso sua festa seja parte mesas, parte lounges, a mesa não precisa estar posta. Pratos, talheres e guardanapos ficam à disposição nos bufês.
Número de Garçons: 1 para cada 10 convidados.
Vantagens: O interessante é que os convidados podem degustar diversas comidas e é possível ser mais criativo com a louça, podendo usar colheres japonesas, copinhos, taças, panelinhas de prata, cumbucas e etc. Proporciona uma festa mais dinâmica sem altos e baixos já que a comida é servida o tempo todo. Como a comida vai até os convidados, eles ficam mais à vontade.
Desvantagens: Pode ser informal demais para casamentos que tem um público mais velho, que espera sentar e jantar.
Mesa: A proposta deste serviço é informal, com comidinhas passando e as pessoas podendo comer de pé ou em lounges, portanto não faz sentido ter mesas. Tenha poucas mesas (e reservadas) apenas para os mais velhos, família, amigos dos pais. As mesas não devem ter mis-em-place, já que não será servido jantar à mesa. Talheres e guardanapo são trazidos pelo garçom junto com as mini degustações.
Número de Garçons: 1 para cada 8 ou 10 convidados.
Vantagens: Custo mais baixo por pessoa. Pense em 12 a 15 salgadinhos por pessoa para duas horas de duração do evento.
Desvantagens: A festa realmente fica mais curta pois sem comida, os convidados ficam com fome e vão embora. Este serviço não é considerado almoço/ jantar portanto a festa deve ser fora destes horários em que as pessoas naturalmente estarão com fome.
Mesa: Não deve haver mesa para todos os convidados, nem se houver a opção do prato quente. Quando tem mesa, os convidados imaginam que haverá jantar, o que não é o caso. Mesas somente para os mais idosos, se você fizer questão, mas o ideal são lounges. As mesas não devem estar postas (sem mis-en-place). Também não vejo sentido em deixar apenas guardanapos de tecidos colocados na mesa. Fica muito mais elegante e correto apenas um bonito arranjo de flores. O garçom serve o prato quente juntamente com talher e guardanapo.
Número de Garçons: 1 para cada 10 convidados (com prato quente) ou 16 (somente canapés).
Amanhã teremos mais dicas sobre experiências gastronômicas no casamento!
Perfeito!
Muito interessante. Jurava que o servico a francesa era o empratado e o que o garcom traz a travessa era o a inglesa. Sempre aprendendo.
Vou ter um coquetel, buffet de entradas e o prato principal (3 opcoes, os convidados escolhem na entrada com a recepcionista) servido empratado. Sobremesa é bolo e mesa de doces.
Bom saber como se calcula o número de garcons, tinha essa dúvida.
Oi Elisa, no serviço à inglesa, o garçom traz a travessa e ele quem te serve, diferente do à francesa no qual o convidado se serve. Beijos!
Ótimo post. Em meu casamento, o jantar será servido “à americana”. Tenho dúvidas somente da hora de abrir a pista. Penso que devo entrar, abrir o jantar, esperar uns 40 minutos e abrir a festa. Será que é adequado?
Tânia, normalmente quando os noivos entram no casamento, já vão para a pista para o corte do bolo, o brinde e a primeira dança. E a partir daí, a pista já está aberta. Logo após terminar os protocolos, o jantar começa a ser servido. Então tudo acontece ao mesmo tempo, você não precisa se preocupar em “abrir a festa” após 40 minutos, as coisas acontecem naturalmente, o DJ vai tocando músicas conforme ele for sentindo a festa e com certeza na hora que os noivos forem dançar, será quando a pista ficará animada de verdade. beijos!
Super legal! Gostaria de saber em qual serviço se encaixa um buffet de crepe francês. Beijo!
Raquel – o buffet de crepes se encaixa na opção “à americana”, afinal os convidados se levantam para se servir num ponto específico de bufê. Só que ao invés de ter diversas opções de alimentos, eles terão a opção apenas de crepes. Beijos!
Acho que o mais interessante é o modo degustação hoje em dia por fazer os convidados interagirem mais uns com os outros…
Bjs
O meu casamento vai ser degustação e eu sempre fiquei na dúvida sobre quantas mesas colocar e sobre o mis-en-place. Agora já posso convencer o noivo a não deixar tantas mesas dispostas, rsrs
Nossa, arrasou Fer, certamente é de grane valia essas informações 🙂
Ah, em minhas pesquisas casamentícias tenho observado um grande número de noivas optando por casamento em restaurantes (INCLUSIVE EU)… Apesar de encontrar indicações para lugares legais como vc mesmo já postou, seria muito legal dicas de decoração e afins, confesso que não encontrei nada 🙁
Fer, Parabéns, vc é impecável!
bjãO.
Oi Flávia, não existe uma regra para decoração de casamento em restaurante, depende muito do local escolhido e da decoração que você quer. Já publicamos vários casamentos em restaurantes, você pode ver todos neste link: https://www.vestidadenoiva.com/tag/casamento-no-restaurante – e se inspirar! Beijos
Flávia, também vou casar em restaurante.
Acho que quem escolhe assim tem que se identificar com a decoracao do restaurante, daí fica fácil (e barato) decorar.
A minha decoracao será pouca. Vou colocar flores só nas 2 mesas comunitárias, as pequenas vao ficar sem (economia, já que flores nao sao nossa prioridade e sao bem caras).
Quis casticais, sousplat e tb aluguei cadeiras bonitonas para dentro (no terraco vou usar umas bonitinhas de lá). Tb será alugado poucos móveis pro lounge. Ah, tb vou colocar porta-retratos com fotos nossas espalhados.
A mesa de doces só terá 3 arranjos, quero deixar o bolo e doces lindos e maravilhosos brilhares sozinhos. Nem forminha enfeitada eu vou comprar.
Excelente. Parabéns pelo post.
Parabéns… Fê este post ajudam aos noivinhos que estão decidindo o tipo de serviço em sua festa…
Bjs..Lú
Fernanda, eu estava quase pedindo um post desse! Rs! Está excelente! Beijocas
O meu será empratado! Acho péssima aquela fila gigante, as pessoas com pratos na mão e comida escorrendo pelo prato.
Um EMPRATADO com garçons dinâmicos deixa todos alimentados em pouco tempo e prontos pra começar a balada!
Além do que teremos menu degustação e lanchinhos a madrugada inteira!
Essa é a minha opinião!
Bjsss Fe!!!
o meu vai ser á americana…tudo a ver com o meu casamento…mais informal…
bjo
A princípio, eu ia servir à americana…
Porém, meu número de convidados cresceu em progressão geométrica e… considerando que o salão do buffet que contratei é pequeno, resolvemos servir empratado, pois tirando os aparadores de comida, podemos colocar mais mesas e caberão mais convidados…
O serviço empratado é bem elegante… e evita a formação de filas… Espero ter feito a escolha certa 🙂
Oi Elisa 🙂
Obrigada por suas dicas, concordo plenamente com vc!
Vc tem blog? bjO e obrigada!
Particularmente, prefiro o estilo à americana. Aqui na Italia é comum o empratado, mas não gosto da ideia de ”obrigar” seu convidado a comer em um determinado momento. O serviço à americana te deixa mais à vontade, além de facilitar, de certa forma, o serviço do buffet. Imagina um serviço de empratado para um casamento com 400 convidados (viável, mas difícil para quem prepara).
Sem contar que no serviço à americana os convidados se servem apenas do que gostam!!
Beijos
Fernanda Floret so estou deixando esse comentario para falar o quanto admiro o seu trabalho e o quanto vc faz a gente sonhar com todos esses videos e fotos que voce coloca aqui. Muito obrigado por fazer esse trabalho tão lindo
bjos
Suelen Alves
Oi Fernanda, ótimo post!!! Ajudou bastante na nossa escolha por um casamento mais descontraido, tipo degustação.
Planejamos colocar mesas para 60 pessoas e outras 140 em lounges de sofás e bistros…
Você acha que devemos ter lugares nos lounges e bistros para todos os 140 convidados?
Obrigada e parabéns de novo pelo post!!
Mariana
Voês poderiam colocar fotos para conseguirmos vizualisar melhor como fica a decoraçao do ambiente no casamento estilo de coquetel
Fernanda, como posso conciliar o “A americana” E a “Degustação”, fica legal os dois no casamento?
Bom dia, Fernanda!
Devido ao curto orçamento, pretendo fazer apenas um bolo + champagne e docinhos, então neste caso, qual o horário limite que posso realizar a cerimônia sem que seja deselegante não oferecer um jantar ou degustação/coquetel?
Parabéns pelos posts! Adoro passear por aqui. =)
Grata!
Janaína Bastos
Oi Fer, tudo bem?
Meu casamento estamos pensando em fazer churrasco, com vários tipois de salada, arroz, farofa, etc, pois além de gostarmos muito o preço é bem mais acessivel do que um Buffet com jantar formal.
No caso contrariamos um cozinheiro/churrasqueiro e garçons, neste caso seria a Americana?
Obrigada!
Beijo!
Excelente site, qualidade de imagens e informação. Indico aos meus alunos. Apenas uma correção. O serviço empratado é feito pela direita. Todo serviço em prato é pela direita e todo serviço feito em travessa pela esquerda. Fica a dica!
Adore, as dicas e os comentários são preciosos;
Olá,gostei das dicas. Bem, gostaria de saber o que vc indica pra um casamento com 180 pessoas, não queria que tivesse filas, acho meio ruim.