Formas de Serviços

Comida tem um papel agregador de pessoas durante a festa de casamento. As pessoas gostam de se encontrar, conversar e comer juntas. E num casamento, falando francamente, as expectativas dos convidados sempre são altas em vivenciar uma boa experiência gastronômica. A experiência que você irá proporcionar tem de combinar com o estilo de festa que você deseja.

Conversei com a Paula Mesquita (minha professora do MBA de Eventos e Cerimonias de Luxo) e entrevistei nossos parceiros, alguns dos maiores nomes de gastronomia para casamento em São PauloJoão Belezia, Julio Perinetto, Mônica Dajcz e Neka Gastronomias – para preparar o especial sobre formas de serviço e ninguém ter mais dúvidas! Escolha a forma de serviço que melhor combina com seu estilo de festa.


Vantagens: Indicado para quem quer uma festa muito formal ou tem muitos convidados mais velhos. A vantagem é que normalmente a pessoa se serve somente na quantidade que ela quer comer, evitando o desperdício.

Desvantagens: A equipe de garçons deve ser muito bem treinada para saber oferecer a travessa aos convidados sem esbarrar em ninguém. É um tipo de serviço que combina com festa em que os convidados permanecerão sentados na maior parte do tempo.

Mesa: O mis-en-place (mesa posta) deve ser completo com sousplat, prato, guardanapo de tecido, todas as taças e talheres respectivos aos pratos que serão serviços e menu.

Número de Garçons: 1 para cada 5 convidados.


Vantagens: Para noivos que querem priorizar a gastronomia no casamento, esta é a opção que mais valoriza a comida, pois ela pode ser enfeitada, bem planejada, é a melhor forma de mostrar uma boa gastronomia. Pode-se explorar mais harmonização dos vinhos com os pratos servidos.  Agrada aos mais velhos e todos convidados se sentem bem alimentados.

Desvantagens: A festa fica mais “engessada” pois obriga os convidados a estarem sentados durante todo o jantar, fazendo com que a festa demore para deslanchar. A equipe do buffet e serviço também devem ser muito boa para conseguir servir todos os convidados ao mesmo tempo.

Mesa: Mis-en-place completo com sousplat, guardanapo de tecido, todas as taças e talheres respectivos aos pratos que serão serviços. Não precisa colocar o prato, já que vira montado da cozinha. Coloque o menu na mesa para que os convidados se planejem no que irão comer. Não há regras para quantidade de menu na mesa, pode ser 1 por mesa, 2 por mesa, um para cada convidado – esta é uma questão do que você achar que fique mais coerente com a decoração.

Número de Garçons: 1 para cada 7 ou 8 convidados.


Vantagens: As pessoas comem na hora que quiserem, o que quiserem e o quanto quiserem.  Esta liberdade agrada aos convidados, que podem escolher se querem ficar sentados e comer ou dançar. Você tem opção também de poder oferecer no bufê uma variedade maior de pratos, e portanto agradar todos os gostos.

Desvantagens: a famosa fila para se servir. Tenha um bufê para cada 100 pessoas, idealmente 1 para cada 80 pessoas. A apresentação da comida também não é tão bonita.

Mesa: Se você for ter mesa para todos os convidados, ela pode estar montada completa, menos com os pratos que deverão estar no início dos bufês. Caso sua festa seja parte mesas, parte lounges, a mesa não precisa estar posta. Pratos, talheres e guardanapos ficam à disposição nos bufês.

Número de Garçons: 1 para cada 10 convidados.


Vantagens: O interessante é que os convidados podem degustar diversas comidas e é possível ser mais criativo com a louça, podendo usar colheres japonesas, copinhos, taças, panelinhas de prata, cumbucas e etc. Proporciona uma festa mais dinâmica sem altos e baixos já que a comida é servida o tempo todo. Como a comida vai até os convidados, eles ficam mais à vontade.

Desvantagens: Pode ser informal demais para casamentos que tem um público mais velho, que espera sentar e jantar.

Mesa: A proposta deste serviço é informal, com comidinhas passando e as pessoas podendo comer de pé ou em lounges, portanto não faz sentido ter mesas. Tenha poucas mesas (e reservadas) apenas para os mais velhos, família, amigos dos pais. As mesas não devem ter mis-em-place, já que não será servido jantar à mesa. Talheres e guardanapo são trazidos pelo garçom junto com as mini degustações.

Número de Garçons: 1 para cada 8 ou 10 convidados.


Vantagens: Custo mais baixo por pessoa. Pense em 12 a 15 salgadinhos por pessoa para duas horas de duração do evento.

Desvantagens: A festa realmente fica mais curta pois sem comida, os convidados ficam com fome e vão embora.  Este serviço não é considerado almoço/ jantar portanto a festa deve ser fora destes horários em que as pessoas naturalmente estarão com fome.

Mesa: Não deve haver mesa para todos os convidados, nem se houver a opção do prato quente. Quando tem mesa, os convidados imaginam que haverá jantar, o que não é o caso. Mesas somente para os mais idosos, se você fizer questão, mas o ideal são lounges. As mesas não devem estar postas (sem mis-en-place). Também não vejo sentido em deixar apenas guardanapos de tecidos colocados na mesa. Fica muito mais elegante e correto apenas um bonito arranjo de flores. O garçom serve o prato quente juntamente com talher e guardanapo.

Número de Garçons: 1 para cada 10 convidados (com prato quente) ou 16 (somente canapés).

Amanhã teremos mais dicas sobre experiências gastronômicas no casamento!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE