Madrinhas | Combinando x Coordenando

A moda americana das madrinhas ou damas de honra adultas (as bridesmaids) vestindo o mesmo vestido, na mesma cor, chegou por aqui, tenho recebido diversos casamentos em meu e-mail com madrinhas combinando. Enquanto isso, numa das últimas edições da revista Martha Stewart Wedding, ela nos mostra exatamente o contrário para as noivas americanas: que as madrinhas não precisam estar combinando com a mesma roupa!

Bridesmaid

Foto da Martha Stewart Wedding com bridesmaid coordenando mas não combinando!

Antes de “se inspirar” nos casamentos americanos e querer todas suas madrinhas usando o mesmo vestido, eu queria contar uma coisa: lá nos EUA a maioria dos casamentos são diurnos, as bridesmaids usam vestidos curtos, o que consequentemente já é mais barato. Fora isso, um vestido de festa por lá tem um custo bem menor do que um vestido de festa aqui no Brasil. E quando a noiva exige que todas usem o mesmo vestido, é a noiva quem arca com os custos por lá!

Acho legal levar isso em consideração… noiva que faz exigência deve considerar suas exigências no orçamento. Lógico que se você está com a decisão resolvida de querer todas madrinhas iguais e suas madrinhas estão amando a ideia e não se importam de cada uma arcar com o custo do vestido, então tudo ótimo, cada caso é um caso! (já publiquei um casamento aqui no blog em que as próprias madrinhas se organizaram para estarem com a mesma cor, mesmo tecido, em modelos diferentes, estavam lindas!). Mas preciso ser sincera: recebo um monte de e-mails de madrinhas me contando que a noiva está com a exigência X, Y e Z e que elas não sabem como falar para a noiva que não gostam de usar tal cor, ou não gostam do modelo do vestido ou não podem arcar com o custo.

Daí muitas vezes o que vejo é que as madrinhas compram um tecido simples e mandam fazer um modelo simples, para o custo deste vestido que usarão apenas uma vez na vida não ficar tão alto, e o resultado é que o casamento tem todas as madrinhas vestidas iguais conforme o desejo da noiva, mas são todas as mais mal vestidas da festa. Vale a pena?

Eu particularmente prefiro casamentos que não começam com exigências! Prefiro como era antigamente, em que as amigas se reuniam e decidiam juntas, sem stress, com qual vestido cada uma irá ao casamento.

roupa_madrinhasA melhor referência de madrinhas elegantes para mim ainda são as madrinhas da Lauren Santo Domingo em seu casamento que aconteceu em 2008. Todas estão em tons pastel com modelos de vestidos diferentes, porém todos leves e fluídos. Pense numa paleta de cores, no tecido (leve ou estruturado), no comprimento (longo ou curto) e deixe suas madrinhas acharem o vestido perfeito, todas ficaram lindas e felizes no final. Dar a direção para o vestido pode até facilitar a vida das madrinhas que não fazem ideia do que vestir. Mas tenha uma conversa “de amiga para amiga” se todas topam o que você imaginou para o casamento ou não!

O coordenado não é muito mais legal do que o “combinandinho”?

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE