Madrinhas | Combinando x Coordenando
A moda americana das madrinhas ou damas de honra adultas (as bridesmaids) vestindo o mesmo vestido, na mesma cor, chegou por aqui, tenho recebido diversos casamentos em meu e-mail com madrinhas combinando. Enquanto isso, numa das últimas edições da revista Martha Stewart Wedding, ela nos mostra exatamente o contrário para as noivas americanas: que as madrinhas não precisam estar combinando com a mesma roupa!
Foto da Martha Stewart Wedding com bridesmaid coordenando mas não combinando!
Antes de “se inspirar” nos casamentos americanos e querer todas suas madrinhas usando o mesmo vestido, eu queria contar uma coisa: lá nos EUA a maioria dos casamentos são diurnos, as bridesmaids usam vestidos curtos, o que consequentemente já é mais barato. Fora isso, um vestido de festa por lá tem um custo bem menor do que um vestido de festa aqui no Brasil. E quando a noiva exige que todas usem o mesmo vestido, é a noiva quem arca com os custos por lá!
Acho legal levar isso em consideração… noiva que faz exigência deve considerar suas exigências no orçamento. Lógico que se você está com a decisão resolvida de querer todas madrinhas iguais e suas madrinhas estão amando a ideia e não se importam de cada uma arcar com o custo do vestido, então tudo ótimo, cada caso é um caso! (já publiquei um casamento aqui no blog em que as próprias madrinhas se organizaram para estarem com a mesma cor, mesmo tecido, em modelos diferentes, estavam lindas!). Mas preciso ser sincera: recebo um monte de e-mails de madrinhas me contando que a noiva está com a exigência X, Y e Z e que elas não sabem como falar para a noiva que não gostam de usar tal cor, ou não gostam do modelo do vestido ou não podem arcar com o custo.
Daí muitas vezes o que vejo é que as madrinhas compram um tecido simples e mandam fazer um modelo simples, para o custo deste vestido que usarão apenas uma vez na vida não ficar tão alto, e o resultado é que o casamento tem todas as madrinhas vestidas iguais conforme o desejo da noiva, mas são todas as mais mal vestidas da festa. Vale a pena?
Eu particularmente prefiro casamentos que não começam com exigências! Prefiro como era antigamente, em que as amigas se reuniam e decidiam juntas, sem stress, com qual vestido cada uma irá ao casamento.
A melhor referência de madrinhas elegantes para mim ainda são as madrinhas da Lauren Santo Domingo em seu casamento que aconteceu em 2008. Todas estão em tons pastel com modelos de vestidos diferentes, porém todos leves e fluídos. Pense numa paleta de cores, no tecido (leve ou estruturado), no comprimento (longo ou curto) e deixe suas madrinhas acharem o vestido perfeito, todas ficaram lindas e felizes no final. Dar a direção para o vestido pode até facilitar a vida das madrinhas que não fazem ideia do que vestir. Mas tenha uma conversa “de amiga para amiga” se todas topam o que você imaginou para o casamento ou não!
O coordenado não é muito mais legal do que o “combinandinho”?
Eu particularmente também não gosto de exigências quanto à todas as madrinhas estarem com o mesmo vestido, o que fica bom para uma não fica legal para a outra. Eu conversei com todas as minhas madrinhas e decidimos em comum acordo que todas usariam vestidos longos e cada uma de uma determinada cor! Deu hiper certo! Todas estão escolhendo suas cores sem stress e um modelo mais lindo que o outro, como não quis exigir cor, preferi que cada uma fosse de uma cor!
Concordo que muitas exigências podem trazer problemas.
A noiva precisa ter bom senso e se colocar no lugar das madrinhas. O casamento é um grande dia para a noiva, mas também deve ser agradável aos que estarão por lá!
Beijos
Quero muito que as minhas madrinhas estejam com cores iguais (ou pelo menos parecidas), mas não vou impor isso. Vou marcar uma reunião com elas pra elas se conhecerem melhor e quero discutir isso junto com elas.
Se eu não posso arcar com o custo do vestido delas, não posso impor nada, apenas discutir. Pelo que já conversei com algumas, elas toparam.
No meu casamento todas as madrinhas estavam de cores diferentes, mas não foi preciso mudar a cor de ninguém. E fui perguntando e anotando a cor e coincidentemente ninguém escolheu cor igual. Mão de Deus né?
Mas as bridesmaids estavam de marrom com rosa, cada uma com seu modelo e deu super certo.
Acho que o que vale é o bom senso e a conversa sincera.
Beijio
Eu até bonito coordenar vestidos (no mesmo tom, mas de modelos diferentes), mas vestidos exatamente iguais para madrinhas é muito cafona!
Olá meninas, meu casamento é sexta feira, já ta chegando hehe e eu pedi que todas as madrinhas fossem de verde, de qualquer tom e qualquer modelo, vamo vê no que vai dá! Bjos adooro o blog, parabéns!!!
Eu gosto mais do coordenado. Gostaria que minhas madrinhas usassem estampas, igual vi aqui no blog uma vez. https://www.vestidadenoiva.com/madrinhas-coloridas
Mas se alguém tiver dificuldade, isso pode ser facilmente flexibilizado.
Olá! Eu particularmente, não gosto muito de madrinhas com o mesmo tom de vestido, mas tenho uma exigência, como meu casamento será diurno, pensei em todas as madrinhas e se convidadas quiserem também, em irem de chapéu. O que acham? Alguma dica?
A Fernanda é uma fofa pra falar as coisas. Eu seria mais direta e diria que é bem brega e cafona as madrinhas iguais ou combinando com a decoração.
Super respeito quem goste… mais no meu não quis isso não… não gosto da idéia de impor uma tonalidade…um modelo… acho legal cada um ir com o que sente bem.. no meu deixei todo mundo a vontade para escolher ….por uma questão até que obvia…nem todas gostam de todas as cores… nem todas gostam do mesmo modelo…e vamos combinar que cor e modelo tem que combinar com a gente não é mesmo??? alguém me disse que iria ficar feio as fotos com uma de longo, outra de curto… não liguei o que importa mesmo é tá tudo mundo sorrindo na foto…todo mundo feliz… 🙂
Eu fui bridesmaid de uma amiga e posso dizer que só aceitei o convite porque ela é muito querida e queria que o casamento dela saísse como ela sempre sonhou. Mas digo uma coisa, foi um inferno entrar em acordo com as outras bridesmaids, porque tínhamos gostos diferentes e a noiva queria que nos vestíssimos iguais. Também teve a questão do custo… a noiva arcou com o tecido, mas tivemos que pagar a costureira (que não foi barata) e o vestido só foi usado uma vez…
Olá!
Concordo, vestidos coordenados é muito mais bonito que todas iguais! Eu moro longe de todas as minhas madrinhas, que por sua vez vieram de 3 cidades diferentes! Por isso, no meu casamento, montei um grupo para as madrinhas no facebook e criei uma enquete: vestido curto ou longo? O curto venceu e cada uma escolheu da maneira que preferiu – com estampa, com renda, estruturado, fluido… cada uma com o seu jeitinho (não por isso que amo cada uma delas?), mas todas com o mesmo comprimento. Lindas!
Olá, eu particularmente adora esse tipo de casamento, mas quando me casei não tive condições de bancar todas as madrinhas, por isso não fiz exigência nenhuma, até pq eu quis todos os padrinhos de terno preto, camisa branca e gravata prata, e mesmo assim já teve alguns que não foram, imagina as madrinhas, só pedi para que fosse longo, acho mais chique!! e ficaram todas lindas..
todas igualzinhas acho que fica muito 15 anos!!
as madrinhas do casamento da Lauren Santo Domingo estavam lindas! ate pq todas as madrinhas sao jovens , altas , magras e ricas hahahah
Olá… tons pasteis realmente ficam um arraso! Posso usar estes tons em um casamento a noite?
Bjos
Nayara, pode sim, por que não? Beijos!
Particularmente não gosto desse tal de “combinadinho”. E concordo com o comentário acima, parece festa de 15 anos. Na minha opnião o que vale é o bom senso e que todas se sintam bem.
Casarei em Agosto.
Pedi para que minhas madrinhas usem tons de rosa seco / nude… Modelos que cada uma escolha o seu, pois cada corpo é um, cada idade é uma.
Prefiro cores mais claras pois combinam com todos os tons de pele / cabelo e idade. Nada ‘chegay’ demais por conta das senhoras que temos como madrinhas, e eu particularmente acho muito feio aquela vózinha de 60 anos montada num vestido de festa PINK ou Vermelho.
No meu casamento tive apenas 2 casais de padrinhos, um de cada lado, e 2 damas de honra adultas. As madrinhas escolheram seus próprios vestidos e cores, sem problema (só “exigi” que não fosse azul pq essa era a cor do vestido da minha mãe)
Já as damas de honra eu fiz vestidos iguais! Curto (casei de manhã), vermelho e com um caimento bem leve, acinturado e com a saia meio rodadinha… eu comprei o tecido e elas bancaram a costureira (claro que isso foi conversado antes!) Os vestidos ficaram lindos, caíram super bem no corpo das duas, que tem estruturas diferentes, e me renderam fotos lindas, pq o tom do vestido combinava com o meu bouquet!
Cada caso realmente é um caso! As minhas damas adoraram o vestido, até porque se tornou um vestido que elas podem usar em várias ocasiões, e eu soube escolher um corte que favorecesse as duas!
Tudo tem que ser pensado e conversado… no meu caso, deu super certo e eu amei o resultado 🙂
Olá Fernanda…então eu me casei em janeiro de 2012,primeiro eu perguntei as minha madrinhas o que elas queriam e expus a minha ideia (elas gostaram) fiz duas lista com o nome das minha madrinhas noiva/noivo(sete de cada lado)…então assim elas conforme iam escolhendo as cores dos vestidos iam colocando na lista… então observavam a lista para não repetirem as mesmas cores… no dia do casamento ficou muito legal… as cores que as madrinhas do meu lado estavam usando do lado do noivo também estavam usando … (as madrinhas adoraram a ideia!!!) Ficou lindo!!!
Não gosto de madrinhas combinando não, acho os casamentos americanos meio bregas
Eu acho que vale se for bacana… Eu escolhi as pessoas que estariam no altar… Deixei para elas a decisão de cores, não exigi nada e nem fiquei paranóica de ter cores iguais por exemplo. Como você disse Fe “Eu particularmente prefiro casamentos que não começam com exigências!” De novo, eu queria aquelas pessoas ali, independente de como estivessem. Uma coisa engraçada que aconteceu no meu casamento, é que eu tive 3 Bridesmaids. Eram amigas muito queridas, mas o altar ja estava cheio, então a ideia inicial era sortear uma das 3 para que essa uma estivesse no altar representando as 3… Acabou que elas se convidaram para serem as minhas “daminhas adultas” eu disse que adoraria a solução, mas que não teria como arcar com os custos…elas se prontificaram a coordenar… rs, foram dias divertidíssimo acompanhando a decisão, pensaram em modelos iguais de tons diferentes, tons iguais modelos diferentes, cabelos iguais… Hilário… Deixei tudo na mão delas… elas optaram por curto, até para diferenciar das madrinhas que estavam de longo… tons de lilás/roxo tecidos e modelos diferentes… pq para facilitar, uma é super alta, e as outras duas são mais mignonzinhas…
O melhor é que somos um grupinho de amigas, então tinhamos muita liberdade entre nós e elas conversaram e decidiram tudo sozinhas. Ficaram lindas, estavam as 3 lá no dia mais importante da minha vida, entraram ao som da música de “Friends” devidamente arranjada para a cerimônia, e foi uma experiência sem dúvida muito feliz para mim e para elas, isso que importa!
Eu sou noiva e nunca pensei em exigir nada das minhas madrinhas. Acredito que as madrinhas tem um papel muito mais especial do que estar vestida da forma que a noiva deseja. Elas são amigas, conselheiras, ajudantes durante a preparação do casamento. Não são simples manequins ou bonecas para a noiva ficar brincando.
Já fui madrinha antes e adorei que nunca me exigiram cor ou estilo ou nada disso. Eu comentei com a noiva se podia ser tal cor, tal modelo e fui prontamente acolhida. Me senti mais confortável para ajudar minha madrinha noiva naquele seu maravilhoso dia.
Pro meu casamento também deixarei as madrinhas livres.
E se for pra criar algum efeito pras fotos, o coordenado é muito mais bonito que o combinando!
Gosto da ideia “coordenando”, mas… não acho justo exigir algo delas. Escolhi minhas madrinhas pelo o que elas representam para mim. Cada uma tem um corpo e uma idade diferente. Tive minhas três irmãs e uma prima como madrinhas do meu lado e do lado do noivo, tivemos a irmã dele, duas tias queridas e uma amiga (que estava grávida de 07 meses). Eu jamais exigiria modelos ou cores parecidas. Cada uma tem suas particularidades. O vestido na gordinha não fica bem na magrinha, e o vestido na adolescente não combina com a senhora. Vou obrigar pra quê? Todas estavam lindas e felizes. Escolheram suas cores preferidas, umas com brilho, outras com estampa. Elas não são coadjuvantes! São minhas amigas, minhas familiares! Não são minhas marionetes… então por que combiná-las com a cor do meu buquê ou com a cor da toalha da mesa? Prefiro todo mundo feliz na foto, do que ter uma madrinha que odeia amarelo (e que acha que a cor não a favorece) de cara emburrada e envergonhada no meu álbum.
Bom, no meu caso (eu casarei em março) eu sempre quis todas da mesma cor, acho lindo, fica elegante. Porém me deparei com essa questão de exigir… O que fiz então? Conversei com todas as madrinhas, pra saber se elas iriam com um vestido que já tinham ou se iriam comprar ou mandar fazer. Eis que todas iriam providenciar um novo (minha sorte), aí perguntei a cada uma delas se elas se importavam de irem com uma mesma cor, e elas todas toparam. Pra facilitar deixei livre o modelo, pois cada uma tem um corpo e fica bem de um jeito. Só pedi que fosse longo, pois o casamento é a noite. A primeira cor que escolhi percebi que duas não gostaram (rosa-chiclete) aliás, eu havia escolhido essa cor por achar que seria fácil encontrar… Alterei para verde-água, pedi que fosse um tom claro, mas não especifiquei nenhum certo, enviei algumas fotos e pronto. Escolhi essa cor pois meu casamento terá a decoração azul tiffany, e o verde-água casa muito bem com ele, sem que eu precisasse colocar as madrinhas na cor da decoração. Está sendo um pouco difícil achar essa cor, mas é aquele negócio, eu perguntei antes e deixei bem a vontade para que elas desistissem de participar disso no início (não já no meio do caminho, né?!), escolhi a cor 8 meses antes do casamento, tempo suficiente pra correrem atrás. Os padrinhos eu pedi terno preto, camisa branca e comprei todas as gravatas iguais em azul tiffany clarinho. Vai ficar lindo! E outra, fui em um casamento há uns 4 meses, e mesmo todas conversando, houve mais de uma repetição de cor no altar (sempre tem alguma madrinha inconveniente), inclusive repetiram a cor do vestido da mãe do noivo, sendo que a mesma avisou a cor que iria. Ficou deselegante! É difícil exigir, mas acho que pode-se conversar pra tentar realizar um sonho, se não der certo paciência.
Grande Martha Stewart, mostrando aos norte-americanos alternativas ao seu way-of-life um tanto pasteurizado… e que muitos brasileiros cismam em copiar… A meu ver o estilo tradicional brasileiro, de madrinhas com cores distintas, sempre fica mais bonito e alegre. Eu não gosto de noiva que fica neurótica com a cor do vestido. Já vi uma brigar com a melhor amiga às vésperas do casamento por causa disso, estão sem se falar até hoje (lamentável). Muitas vezes nem é a pobre da noiva mas as próprias madrinhas que ficam neuróticas com a possibilidade de ter alguém igual e perdem a noção… uma certa vez eu tinha 2 vestidos possíveis, mostrei a uma amiga que também era madrinha e ela me “proibiu” de ir com qualquer um deles (disse ela que um era do mesmo modelo que o seu e que o outro da mesma cor do seu). E olha que a própria noiva não tinha feito nenhuma exigência! Eu para evitar aborrecimentos escolhi um terceiro bem diferente, e qual não foi minha surpresa no grande dia ao ver que o vestido dessa minha amiga não tinha nada a ver com nenhum dos dois que eu tinha mostrado… enfim, ficou o aprendizado. Concordo que o mais importante é termos todas felizes e sorridentes na foto, cada uma linda do seu jeito!
Meu casamento acontece só em novembro e eu ainda nem fiz os convites oficiais para as madrinhas. No entanto, tenho conversado e mostrado para elas as fotos, os modelos e as matérias que tenho lido sobre o assunto.
Quero deixá-las a vontade, mas tenho alguns receios pois nem todas são minhas amigas. Terei algumas madrinhas que são esposas de amigos do meu noivo. Nestes casos não sei o gosto, o estilo delas e quero tentar fazer algumas sugestões, mas não exigências.
Pensei em coordenar as cores, na medida do possível, e pedir para que todas usem longo. A sugestão do tecido eu ainda não sei, porque pode ser complicaco dependendo do corpo da madrinha.
Enfim, vou tentar influenciar em alguns detalhes, mas quero que elas tenham uma experiência bacana. Não quero que o meu casamento seja um desconforto para ninguém…
Super concordo com o post Fernanda! Noivas exigentes tem que arcar com os custos das suas exigências sim! Fora que muitas vezes exigem cores que nem sempre ficam bem em cada uma das madrinhas. No meu casamento que está muito próximo, deixei as madrinhas livres para escolherem os modelos e as cores, apenas pedi para que não usassem preto e branco ou derivados, como off white, bege, creme por exemplo. Acho que assim fica mais democrático e todas podem se sentir bem com os modelos que escolheram!
Estive recentemente num casamento e que a noiva queria todas as madrinhas de vermelho, gravata dos padrinhos também vermelha… Acabou que apareceram vários tons de vermelho, algumas madrinhas tinham um pouco mais de condição financeira, acabou destoando um pouco perto de madrinhas com vestidos mais simples…
Em relação aos custos desse detalhe, eu penso que como madrinha terei que gastar de qualquer forma na compra/locação de um vestido… Talvez eu queira madrinhas coordenadas, mas acaba tirando um pouco da individualidade de cada pessoa, seu estilo, me incomoda um pouco essa ideia de uniformidade…
Uma dica que eu daria, e como noiva pretendo fazê-la é tentar acompanhar as decisões das madrinhas nas escolhas dos vestidos, acompanhá-las se dispuser de tempo livre, assim você poderá opinar sobre as cores escolhidas, sem nenhuma imposição, apenas como boa amiga que você é!
A ideia é sempre o bom senso, mas ficaria muitíssimo chateada se uma madrinha minha aparecesse com um vestido rosa pink todo de paetê, com um decote enorme nas costas… Não critico quem opte por vestidos de paetês, mas você tem que saber sua posição, e num casamento é atrás da noiva e não na frente. Vamos guardar os vestidos super sexys para formaturas e outros eventos de gala.
No meu casamento q foi em nov/2011, o meu único pedido para as madrinhas foi q o vestido fosse longo, acho horrível aquelas fotos dos padrinhos com vários tamanhos diferentes, as q vão de curto não sabem onde colocar os pés, fica bangunçado… tive minhas bridesmaids lindas, minhas 4 amigas queridas, comprei o tecido q eu queria, no tom q eu queria, mas sempre perguntando a opinião delas… e cada uma vez o modelo q queria, favorecendo o tipo físico e a cor de cada uma… ficaram belíssimas, foram um espetáculo a parte no meu casamento!!!
Concordo com o post. Penso que casamento, antes de ser um evento social ou fotografico, eh simplesmente a comemoracao de uma uniao em que convidamos pessoas queridas para festejarem conosco. Eu acho pessimo exigencias desse genero pois escolha de tom e modelo eh uma escolha muito pessoal de cada um.
Acredito que, infelizmente, muitas noivas se desviam do objetivo final que eh comemorar para se irritarem com coisas pequenas (nao apenas com roupa das madrinhas, mas como N outras bobagens). Eu nao fiz qualquer tipo de exigencia aos meus convidados e praticamente nenhuma aos meus fornecedores. Acredito que cada um eh pago para fazer aquilo que mais entendem e por isso eu os contratei… entao, pq vou ficar dando N pitacos se eles provevelmente farao melhor que eu?
Noivas, curtam suas festas pois eh so o que importa!! E pra curtirem precisam relaxar!!
Não acho legal a noiva ficar exigindo o que as madrinhas devem vestir. Primeiro, quando se é madrinha vc se sente na obrigação de dar um presente melhor, e ainda tem que gastar com um vestido que é não é do seu gosto só por que a noiva quer? Não faria isso nem com a minha melhor amiga, qeu talvez ate compreenderia. Fui convidada pra ser madrinha de um casamento no qual eu nao queria, e depois que eu comprei o vestido fiquei sabendo que tinha que ser em tom claro, e o pior, nem fui comunicada oficialmente! Agora ja era, ela gostando ou nao eu vou com o vestido coral que eu comprei, não vou comprar outro!
Acho péssimo isso de exigir alguma coisa de convidados em casamento, mesmo sendo madrinha/padrinho. Vou casar ano que vem, de dia, e nem comuniquei às minhas amigas ainda, mas quero minhas madrinhas com a roupa que escolherem, todas lindas e cada uma no estilo que gostar. Quero que elas entrem na igreja antes de mim, cada uma segurando uma flor, mas sem esse esteriótipo de “damona”… E preferi assim porque não quero aquele monte de casal de padrinho, acho brega… Serão só dois padrinhos de cada lado e depois minhas amigas entrando.
Ah, eu não sei, acho que conversar é sempre a melhor forma de se chegar no formato ideal. Tive damas “combinadinhas” que ficaram super à vontade nas função e nos vestidos, cuja uma parte eu me dispus a pagar. Também já vi damas adultas coordenadas e achei lindo. No final das contas, se a noiva e suas damas estiverem bem confortáveis com as escolhas, das duas formas fica legal, e isso transparece no casamento, nas fotos, em tudo. Fê, o certo não é paleta de cores não?
Beijos
Ops, tem razão Wal, é paleta de cores sim! Beijos!
bem, ja conversei com algumas madrinhas e a falei a elas a paleta de cores que eu gostaria que elas usassem no dia: tons rose!
amo esta cor e acredito que cada uma irá achar o tom que mais lhe agradar.
Eu escolhi a cor dos vestidos das minhas madrinhas, e foi super tranquilo. A primeira coisa que me perguntaram assim que receberam o convite foi se eu havia pensado em alguma cor, quando eu disse que adorava madrinhas de preto todas tiveram a mesma reação, adoraram… E todas ficamos felizes rs até porque todo mundo fica bem de preto rs
É Heidy, todas de preto é bem mais fácil 😉
Adorei esse post, Fernanda!!
Gosto muito e geralmente compartilho de suas opiniões! Exigências não são legais, acho que acaba gerando, na verdade, muito desconforto a quem são impostas. Conversar e chegar a um consenso é bacana, o dia é especial para a noiva, mas não por isso ela tem que ser uma “general”, não é mesmo? Afinal, os convidados e, principalmente, padrinhos e madrinhas, são ou não pessoas especiais e queridas? Merecem consideração! 🙂
Beijos!!
O problema é que as madrinhas que eu vejo por aqui são muito sem noção. Parece que querem aparecer mais que a noiva!Gente, tudo tem limite. Madrinha de vermelho, com decote na frente, decote atrás e fenda na perna tá querendo aparecer né? Eu fico mais preocupada com o modelo do que com a cor.
As madrinhas devem evitar as cores gritantes. Acima de tudo devem estar elegantes, sem decotes ou fendas exageradas. Seguir uma paleta de cores é o ideal, mas não vejo problema no uso de cores escuras como o preto ou marinho até porque destaca o branco da noiva. O arranjo no cabelo para as madrinhas é fundamental!
No casamento anterior ao meu vi uma madrinha com decote e vestido de oncinha e achei super inadequado, por isso pedi para que as madrinhas usassem tons de azul, o modelo em si elas esolheriam conforme gosto pessoal, esse pedido não incluia as mães, por isso a minha foi de vermelho e a minha sogra opto pelo roxo, o que acontece é que uma das madrinhas esqueceu e foi de rosa, porém não ficou estranho, por causa das escolhas dos vestidos das mães, ficou até combinando rsrs, mas ainda acho que vale a pena esolher uma paleta para as madrinhas.
Esse post caiu como luva! Eu ia escrever justamente com essa dúvida.
Bom, gosto não se discute, mas o fato é que eu acho uma graça as Madrinhas combinando ou coordenadas, mas pode não ser o gosto delas. Foi esclarecedor pois vou me casar no próximo ano e estava sem jeito de abordar as futuras madrinhas para esse quesito, portanto, meu deu uma “luz”! rss…
Obrigada, Fernanda!
Um beijo
Olá gostaria de saber por que meu comentário não apareceu? beijos!
Amanda, seu comentário não apareceu porque você está escrevendo o link do seu blog no texto do comentário. Comentários com link vão direto para o spam (porque em geral são spam…) e nem sempre dá para eu ler todos do spam para liberar. Por favor não escrever o link do seu blog no comentário, há um espaço para isso nos campos em que você preenche seu nome, e-mail e site. Beijos
Eu concordo que as exigências são chatas, mas, fiz. Achava lindo, sonhava e fiz. Mas achei um jeitinho de amenizar. Pra começar reuni minhas 6 madrinhas mais próximas e votamos uma cor, chegamos no azul. Eram 20 madrinhas (marido exagerado, sabe como é?) e sabia que não agradaria a todas, mas elas pelo menos eu queria que estivesse satisfeitas. E foi só isso, só azul. Curto, longo, estampado, claro, escuro, esverdeado, roxeado, teve de tudo. E ficou lindo. Um mar! Sem combinar, por incrível que pareça, as seis usaram um azul “caneta bike” igualzinho ao do meu sapato.. Mimo do destino pra embelezar nossas fotos!
Ah sim! é que como queria trocar idéias sobre o meu casamento pois estou ansiosa coloquei me desculpe não sabia! obrigada beijos
“Eu sugeri que todas usassem a cor X…” . Isso soa tão Bridezilla! Na minha opinião só se “sugere” uma coisa dessas SE VOCÊ PODE ARCAR COM OS CUSTOS. Suavizar as coisas com esse papo de “a gente conversou e blá blá blá” não muda o fato de que sua madrinha vai ter que se virar pra atender a sua exigência. É deselegante! Mesmo que vc tenha muita intimidade com todas as suas madrinhas, dificilmente elas vão expor que não gostaram da cor, não curtem o modelo do vestido, que vai fugir do orçamento fazer uma roupa nova(e ainda tem o $ do salão de beleza, do presente…). Acho muita falta de noção e deslumbramento, sinceramente.
há um tempo atrás eu queria minhas madrinhas todas iguais, ms com o tempo eu deixei essa idéia pra lá…prefiro que elas fiquem empolgadas em escolher seu próprio vestido, cabelo, maquiagem….acho q assim a empolgação da festa é geral e não só da noiva!!!
gostaria mt que minhas madrinhas com a mesma cor de vestido, mesmo que fosse de tons diferentes, porém minha cerimonialista já falou que vai ficar brega e que isso é coisa de dama de honra! Fiquei super chateada!!
Vou me casar em breve e decidi sim a cor que as madrinhas deveriam usar. Mas deixei livre para que elas escolhessem tonalidade, modelo, bordado, com brilho, sem brilho. Ia de preferencia, estrutura de corpo de cada uma e personalidade. Não sou fã de todos irem iguaizinhas, mas direcionar para que todas sigam a mesma linha eu quis sim. Até porque eu gostaria que elas tivessem essa identidade: Todas as de azul são as madrinhas. Acho que fica lindo e ninguém vai morrer só porque teve que usar azul um dia na vida.
Fernanda, tira uma duvida pra mim…
Minhas madrinhas vão usar tons sobre tons (verde) a pergunta é, as daminhas de honra tem que seguir a mesma linha? e a decoração da festa também tem que ter detalhes em verde? Estou com muitas dúvidas… gostaria de harmonizar com outras cores… para não ficar tudo verde…me dá umas dicas… Obrigada
Fernanda,
Adorei a discussão sobre as cores mas outra dúvida que tenho é quanto a acessórios para as madrinhas. Não gosto muito quando vejo madrinhas com bolsinhas de festa no altar. O que você acha? Devo pedir para assessora uniformizar isso?
Obrigada
Olá, meu casamento será em outubro. Minha decoração será laranja com algum outro tom, porém gostaria que minhas madrinhas estivesssem com vestido coral. Tem algum problema da decoração ser em laranja? Que cor de buque ficaria legal?!rs
Obrigada,