O que aprender com a fase dos preparativos | Opinião das Noivas!

Eu amei os comentários de vocês no post “O que aprender com os preparativos do casamento“. Valorizar mais quem gosta da gente, organizar melhor as festinhas em casa (sim, sim, sim!), lidar melhor com o stress, lidar melhor com a ansiedade, ouvir a opinião dos outros, se organizar melhor, analisar contratos… A organização do casamento traz muito aprendizado.

Para complementar, perguntei para as 5 noivas dos casamentos mais comentados deste ano de 2013 aqui no blog (por enquanto!) o que elas aprenderam durante a fase dos preparativos do casamento que continuam aplicando até agora. Vocês já se inspiraram com o casamento dela, agora se inspirem com os aprendizados! (clique no nome de cada uma para rever os casamentos)

pamelaPamela Matos

Para mim foi a arte de simplificar. E isso não pelo fato do complicado ser na maioria das vezes o mais difícil e trabalhoso. E sim porque a essência daquilo que buscamos pode estar muito mais perto e ser muito mais fácil do que se imagina… Basta se permitir sentir e se entregar ao momento! Um exemplo disso foi nosso convite de casamento. Queríamos algo específico e especial e quando percebemos que do jeito que a gente queria não se encontrava no mercado, não sofremos e decidimos produzir um a um e resolver essa questão. Sem drama, sem traumas! Hoje em dia essa arte continua muito em nossa rotina, desde a forma como nos relacionamos um com o outro, até a lista do supermercado. Sem dramas quando algo não é exatamente como gostaríamos ou imaginávamos e prontos para sair da zona de conforto pra realizar o que precisamos da melhor forma, à nossa maneira e com muito amor! Tudo sempre de um jeito simples, mas com nosso toque especial! Afinal, o amor é muito simples… A gente é que gosta de complicar!!rs

heidyHeidy Monteiro

Durante o casamento aprendi a pesquisar!! A ter sempre mais de um orçamento e tomar a decisão de maneira sensata, após pensar bastante!!! Coisa que não fazia antes!! E não aprendi só porque fiz isso durante o casamento,  e sim por também não ter feito!! Como organizamos tudo em 2 meses, e eu tinha tantos sonhos para realizar, para alguns serviços muito importantes eu simplesmente tinha apenas 1 orçamento, o que me impossibilitou negociar, e com o pouco tempo que tinha me vi “obrigada” a fechar o contrato ou meu evento não aconteceria como nos meus sonhos!!! Confesso que isso me deixou decepcionada comigo mesma!! Pois tinha tanto conhecimento teórico e na hora de colocar em prática, não consegui, por ser tão ansiosa e impulsiva!! Bem, após o casamento Cris e eu mudamos de apartamento e compramos tudo novo!! Percebi como essa experiência do casamento nos mudou, pois antes nós iríamos entrar em 1 única loja e nem olharíamos o preço, e com certeza passaríamos na frente de outra depois e veríamos como pagamos mais caro, e nos sentiríamos mal por conta disso. Hoje, antes de comprar algo vamos a pelo menos 3 lojas físicas e visitamos mais algumas virtuais!! Assim quando vamos comprar temos como negociar melhores condições e valores!!!

marciaMárcia Henz

No início dos preparativos, confesso que as maiores preocupações estavam voltadas para vestido, buffet, decoração… No entanto, com o passar do tempo, eu fui ficando cada vez mais envolvida e apaixonada pela cerimônia. Percebi que, para mim, era muito importante que cada palavra dita durante meu casamento fosse como uma chave mágica para realizar esse rito de passagem de maneira verdadeira. Por não encontrar uma opção que encaixasse com esse anseio, eu mesma escrevi a cerimônia, que foi celebrada por uma amiga querida. Escrever um texto tão importante foi muito transformador: eu sempre gostei de trabalhar com as palavras, e usá-las para esse fim se tornou uma relação de amor na minha vida. Assim, eu decidi ajudar as pessoas a encontrarem uma maneira mais particular de realizarem suas travessias, acreditando que há outros casais que, como nós, desejam uma cerimônia que fale de suas crenças pessoais, de sua maneira de se relacionar como um casal, com Deus, com a vida. Abri uma assessoria especializada exclusivamente em Cerimônias Especiais, e esse trabalho tem sido minha maior fonte de realização pessoal.”

marianaMariana Ilkiu“Eu sou uma pessoa bem ansiosa, amigos e parentes próximos sempre brincavam “nossa a Mari vai ser uma noiva neurótica, não quero nem ver no dia do casamento, vai estar a mil“, brincadeiras a parte eu tinha receio de que isso realmente acontecesse porque eu queria  estar calma e curtir o dia mais feliz da minha vida!! Estabeleci metas e fiz planejamento para a semana, para o mês etc..  Fui fazendo tudo ao seu tempo, a organização foi fundamental para sair tudo perfeito, fiz tudo o que tinha pra fazer e não deixei nada para última hora, e no grande dia foi só emoção, risada, alegria e muito amor , eu e meu esposo curtirmos juntos cada minuto, foi incrível. Muitos convidados vieram comentar depois que nunca viram uma noiva tão calma e que curtiu tanto o casamento!! Hoje continuo com essa organização na minha vida, no momento estou decorando minha casa,  e continuo fazendo planejamentos, estabelecendo metas, planos e checklists; não só nessa parte, mas tem me ajudado inclusive no meu trabalho!! Espero que as noivinhas gostem das dicas e virem adeptas de organização e planejamento, garanto que fica tudo bem mais fácil.”


Lorena
Lorena Carvalho “Organizar o casamento foi um dos maiores desafios da minha vida. Deu mais trabalho que passar no vestibular e até mesmo na OAB! Mas não tem como negar como é gratificante olhar pra trás e ver que valeu a pena! Como organizamos tudo em 4 meses e com um orçamento apertado, eu tive que correr pra dar tempo de fazer tudo e ao mesmo tempo tinha que pesquisar bastante, solicitar orçamentos, e isso pode levar um tempo. Foi uma experiência e tanto! Lembro do meu noivo, atual marido, falando assim: “é tudo tão difícil, é complicado escolher, tomar alguma decisão, mas deve ser normal, porque a gente nunca casou antes, neh” (rs). Eu ganhei uma bagagem de organizadora, wedding planner, decoradora, cerimonialista e um prêmio de paciência e controle emocional que reflete na minha vida hoje. Já estamos casados há quase 1 ano e praticamente todos os dias eu revivo a experiência do pré casamento e casamento. Aprendi a não aceitar o primeiro orçamento (sempre espero e pesquiso com outro fornecedor ou prestador de serviço) e com isso a gente consegue enxugar alguns gastos. Como o casamento foi muito DIY eu tento reutilizar as coisas que fiz no casamento na decoração da casa, alugo pra outras noivas, empresto pra familiares, tento fazer com que quase tudo tenha utilidade! Sem contar que aprendi a ter “outros olhos”, explicando: quando vejo algum móvel, objeto antigo e aparentemente feio tento imaginar como ele ficará se eu pintar, ou der outra cara pra ele. Por fim, aprendi a ter mais paciência com as pessoas, quando elas não fazem do jeito que a gente quer ou planejou (conversar e ter calma, sem brigar vale mais a pena e as pessoas ficam mais motivadas a trabalhar e ajudar) e, também aprendi a aceitar a opinião do meu marido, pois tive que aprender na “marra” durante os preparativos, quando ele tinha uma opinião ou ideia diferente da minha. Isso tudo me fez crescer, amadurecer e querer fazer do meu lar, da minha família um lugar especial”.

E você? Conta para a gente!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE