Esse assunto é polêmico. Mas a minha opinião é firme e forte: jamais anexe ao convite de casamento um cartãozinho dizendo onde está a lista de presentes. Jamais.
Não me venha com esta de que é prático, moderno, que todo mundo já está acostumado…
É deselegante, e você não precisa ser deselegante justo no seu casamento!
Convite é para convidar, não para pedir presentes. Eu entendo que quando você convida uma pessoa para o casamento, é porque quer que ela celebre com você este momento tão especial. O convite serve para informar data, horário e local de onde será sua cerimônia/ festa. Presentes são uma consequência.
Seus amigos irão perguntar aonde você fez a lista. Também é função dos padrinhos e do serviço de RSVP responderem aos convidados onde está a lista. E seus familiares com certeza perguntarão para sua mãe.
Quem quer te dar um presente, vai dar, vai se informar. Isso tem que ser por livre e espontânea vontade. A noiva não pode ficar pedindo presente através do convite… OK? 😉
CONVERSE COM A GENTE
Olá Fernanda Floret,
Estou com uma enorme duvida, é possível me ajudar?
Já sou casada no civil há seis meses e irei realizar a cerimonia religiosa em 2015. Já tenho a casa montada, devido a isso decidimos pedir mantimentos para os convidados.
Tudo será entregue aos vicentinos da igreja para doarem aos que precisam.
Tenho certeza que os convidados nos darão presentes, porém realmente não precisamos, e penso que informa-los seria indicado.
Nesse caso acha interessante anexar a tag da doação no convite?
Desde já agradeço pelas dicas do site.
Abraços!
Oi Júlia, no seu caso vale sim colocar o cartãozinho informando sobre as doações ao invés de presentes, é bom ficar claro e é uma atitude muito elegante de sua parte! Beijos!
Fernanda Floret muito obrigada pela atenção em me responder, estou muito grata.
Abraços
Ai gente, quanta balela hein!!!
Tem horas que a tal da etiqueta me irrita de uma forma, gente que fica fazendo pose pra passar por fina, e acaba deixando de ser você mesma.
Eis o meu caso: tanto a minha família quanto a do meu noivo são super simples e humildes, mas todos gostam de contribuir de coração, assim como nós o fazemos sempre que alguém se casa. Todos já estão comentando e querem saber o que temos e o que não temos, e querem dar um presente pelo simbolismo e pelo carinho transmitido, mas também pra ajudar na nova fase da vida, afinal, eu não sou da realeza e não tenho dinheiro sobrando, então toda ajuda é bem vinda… Por isso vamos lançar mão sim da lista de presente e entregar o endereço junto com os convites, assim como teremos gravata no casamento (tem gente que acha deselegante, mas acredite, sempre nos divertimos muito com isso, e a noiva não fica ‘de lado’), tudo isso é mais prático pra nós, pras nossas famílias e amigos, e tenho absoluta certeza de que não vai ofender ninguém (e se alguém se sentir ofendido, sinta-se automaticamente convidado a não participar desse momento conosco).
E é isso, tô muito mais preocupada em organizar o casamento dos meus sonhos do que ‘o que vão pensar’ por eu ter anexado um endereço de lista de presentes ao meu convite.
Michele,achei muito interessante o seu comentário e válido… Aliás, super bem explicado, sabe? Pois cada caso é um caso, né? De verdade, vou usar as suas palavras e argumentos para mim. Descomplicou para quem não é deselegante,apenas acha mais simples e fácil anexar a lista de presentes.
bjs
Olá Fernanda,
Adoro seus posts. Você nos dá muitas dicas de um casamento elegante em todos os aspectos e acho isso muito importante.
Também não gosto da ideia de colocar os cartõezinhos com o nome das lojas onde estão as listas de presentes apesar de ser muito utilizado atualmente.
Terei um site do casamento e pensei em colocar neste site o endereço dessas lojas. Qual sua opinião sobre isso?
Obrigada!
No site acho super válido, afinal o site serve para isso, para informar os convidados sobre detalhes da festa! Beijos