Esse assunto é polêmico. Mas a minha opinião é firme e forte: jamais anexe ao convite de casamento um cartãozinho dizendo onde está a lista de presentes. Jamais.
Não me venha com esta de que é prático, moderno, que todo mundo já está acostumado…
É deselegante, e você não precisa ser deselegante justo no seu casamento!
Convite é para convidar, não para pedir presentes. Eu entendo que quando você convida uma pessoa para o casamento, é porque quer que ela celebre com você este momento tão especial. O convite serve para informar data, horário e local de onde será sua cerimônia/ festa. Presentes são uma consequência.
Seus amigos irão perguntar aonde você fez a lista. Também é função dos padrinhos e do serviço de RSVP responderem aos convidados onde está a lista. E seus familiares com certeza perguntarão para sua mãe.
Quem quer te dar um presente, vai dar, vai se informar. Isso tem que ser por livre e espontânea vontade. A noiva não pode ficar pedindo presente através do convite… OK? 😉
CONVERSE COM A GENTE
concordo plenamente! nao apenas acho deselegante como absurdo!
beijos
Certíssima! Um absurdo!!!!!!!
Feliz 2009!!!
Nossa! Concordo em genêro, número e grau… jamais!!!
Bjo.
Eu recebi um convite que os noivos pediam quantias em dinheiro….
Mas eles estipularam: 300, 500 e 1.000
um absurdo…
Como é? A amiguinha aí em cima recebeu um convite em que os noivos pediam dinheiro?
Meu Deus! O cartão da loja já é o fim do mundo.
O povo está esquecendo que convite é CON-VI-TE!
Além de pedir $$, estipular valores, sendo o menor R$300,00… sem comentários, muita falta de elegância mesmo, 0% de bom senso e 0% de espírito de celebrar a união por amor com amigos queridos.
Nooooooooooossa, até q enfim achei alguem q pense como eu. Minha nossa, nas comunidades de casamento o povo só falta me excluir por causa disso, ja falei milhares de x q isso eh terrivel de feio e td mundo me critica. Aff, gracas a Deus eu nao sou a única com educacao nesse mundo hahahahahahahha
Esse do dinheiro foi o fim do mundo neh, se eu fosse convidada eu iria ao casamento e nao depositaria valor algum auhsuhauhsuhasa
Bjusss
Oi Fer!!
Já tinha passado no seu blog antes, mas acho que nunca comentei… E concordo com seu post! Também não coloquei lista de presentes, e escutei cada comentário!
Espero sua visita!
Bjs!
Concordo com você!
Eu não coloquei o tal cartãozinho e a maioria dos convidados me perguntou pela lista. Ganhei pouquíssimas coisas fora dela, mas todas muito legais.
Que bom que você gostou das fotos de Paris! Colocarei mais nos próximos dias.
Beijos.
Lista de presentes só se for no seu site ou blog de casamento, né? E mesmo assim só com o link para a loja ou o telefone da mesma. É feio achar que quem vai ao casamento é obrigado a dar presente e quando se anexa o cartãozinho da loja ao convite, é isso que fica parecendo. A lista é muito boa para aqueles que querem presentear, mas não fazem idéia do gosto e das necessidades dos noivos, mas estes saberão a quem procurar para saber das listas.
Beijos,
Talita.
Eu não vejo problema não!
Todos os casamentos que vou recebo o convite c os tags de loja.
E não tem essa não de q ning é obrigado a dar presente! Lógico q chamamos as pessoas pq queremos ela perto, mas o minimo é dar presente para o casa, ning merece ir por casamento comer e ber e nem um presentinho de R$50. aff
Não concordo… é apenas uma facilidade… não se exige presente… apenas se indica onde estão as sugestões, para quem quiser comprar…
Quanta hipocrisia… Todo mundo quer mostrar que é MUITÍSSIMO elegante e que está desinteressado no presente…
Anexar os mini cartões no convite é normal e 99,9% das pessoas que vão casar o fazem. Eu não vejo problema algum nisso, e acho de péssimo tom criticar tal ato.
Cada um sabe de sua vida e se o convidado se sente incomodado e critica o que os noivos fazem, melhor é nem ir à festa.
Qual o problema em anexar os cartões? A possibilidade de não se ganhar presentes, mesmo utilizando estes cartões existe. Vocês mesmas (a maioria)disseram que as pessoas convidadas ligavam pergutando sobre a lista, a qual não existia… Na verdade, na tentativa de se mostrarem elegantes, apenas dificultaram a vida dos convidados, que muitas vezes não tem tempo de ficar ligando para os pais dos noivos para saberem sobre os presentes.
Concordo plenamente com você, vou colocar no meu.
Sempre perguntei à própria noiva, ou mãe dela, qual presente seria adequado antes de sugir a moda dos famigerados cartõezinhos com nome da loja. Não os colocarei no meu convite de jeito nenhum!
Até hoje eu desconhecia essa pratica, e totalmente fora de proposito, deselegante é muito pouco, é VERGONHOSO e uma forma de tirar vantangem diante de uma cerimonia tão marcante.
So falta agora uma relação de presente anexada ao convite de sepultamento e missa.
Os conceitos de amizades simplesmente DESAPARECEREM com os que achama que essa pratica e natural.
Eu acho que não tem problema algum. No casamento do meu irmão não colocamos e eles receberam trocentos presentes iguais. Foi uma tortura troca-los por outra coisa. Me casarei em Janeiro e colocarei, sim, os tags das lojas onde porei lista. Se não quiserem comprar o q escolhi, se não quiserem me dar presente ou se não forem por causa disso (duvido!), eu não deixarei de estar feliz, pq os meus convidados são pessoas maravilhosas, por isso foram convidados. E eles sabem que não é por presente. As listas são apenas pra ajuda-los na escolha, mas cada um é livre para pensar e fazer o q quiser. Mais falta de educação do q acender um cigarro e tomar um gole de cerveja não existe!
Após o casamento eu e meu noivo vamos nos mudar, e o apto novo já está todo montado. Ganhar presentes na verdade seria um transtorno pq teria mais despesas ainda para mandá-los de avião (não dá pra ir de estrada) para um outro estado, muito longe. Na nosso site de casamento criamos uma Lua de Mel em Cotas e como nem todo mundo conhece achei que seria interessante explicar do que se trata e o pq dela. Sendo assim, junto ao meu convite irá anexado um cartão com várias informações, desde serviço de manobrista no local, rsvp e indicando o site para esclarecimentos de maiores dúvidas sobre presentes, alojamento e transporte. Na página do site explicamos detalhadamente como a cota funciona mas sempre lembrando que os convidados que “desejarem” nos presentear devem fazer assim para facilitar nossa vida! Também coloquei o nome e tel de uma pessoa que pode ajudar a usar o site, caso o convidado queira dar um presente mas não confie na internet essa pessoa saberá orientá-lo sobre como procedor!
Não acho que meus convidados ficariam ofendidos…..na verdade acho q eles acharam práticos….mais de 80% são da família e estão participando ativamente dos preparativos e muito empolgados em nos prestigiar…quem não quiser dar presente td bem…vou recebê-los e amá-los do mesmo jeito, mas se o presente é pra agradar aos noivos nào vejo pq não fazer como os noivos gostariam!
Falei!!
bjo.
Bom gente, meu caso e meio complicado mas gostaria muito da opniao de voces pois estou sem jeito de colocar o que ja havia pensado mas depois de ler o blog, ja vi que pode ser falta de educacao, mas vamos la….Moro no exterior, eu em Abu-Dhabi, meu noivo em Paris, vamos morar na Suica e meu casamento sera no Tahiti. Minha familia nao participara pois sera uma cerimonia intima como manda o figurino e ficaria muito dificil reunir todo mundo com a familia dele na Franca e e a minha no Brasil. Nao fiz cha de panela, nao tenho lista de presentes, mas gostaria de uma colaboracao da familia, entao pensei em dinheiro. Sera que fica feio eu abrir uma conta para amigos e familiares depositarem uma quantia simbolica para me ajudar a comprar coisinhas pra minha casa nova? Como faria isso sem ficar feio? Mandaria um comunicado oficial do casamento e colocaria o pedido junto??? Me ajudem por favor?
Abracos,
Janaina
Janaina, esta é uma situação delicada. Não se pede dinheiro nem presentes, ainda mais quando não haverá uma festa. O ato de presentear deve ser de livre e espontânea vontade dos convidados convidados para o casamento, mas na verdade você não terá convidados. Então, sendo sincera, não crie expectativas em querer que as pessoas te ajudem com dinheiro. Minha sugestão é vc conversar abertamente com sua família e perguntar se eles podem te ajudar, mas não envie um comunicado pedindo ajuda. Beijos e boa sorte!
Gente, como disseram acima, é um assunto delicado.
Não acho que as pessoas vão se sentir obrigadas a dar presentes por conta disso e muito menos só vão comprar os presentes contidos nas listas e nas citadas lojas.
Acho que facilita a vida de quem quer presenter os noivos.
No meu caso grande parte dos convidados não conhecem e nem tem intimidade para ligar pra minha mãe ( convidados do noivo que moram em outras cidades) para perguntar.
Além disso, acaba que a coitada da minha mãe vai ter mais ainda esse trabalho de fazer controle das sugestões de presentes que dá , sem contar que a lista possiveis sugestões que ela daria seria muitoooo mais restrita do que contém a relação de presentes em lojas.
Vai que a minha mãe ,por não conhecer as condições financeiras do convidado que ligou, dá uma sugestão além de suas possibilidades? o coitado vai se sentir obrigado a dar aquilo, mesmo pq foi a mãe da noiva que sugeriu aquele presente.
Outra que muitos convidados, na impossbilidade de não poderem ir ao casamento, querem presentear os noivos como uma forma com “suprir” sua ausencia e claro, para os noivos terem uma lembrança daquele convidado em sua casa.
Lembrando que para se fazer a lista, tem que se ter bom senso em selecionar os valores. Na minha mesmo tem presentes de 5,00 reais.
No meu caso, para diminuir a sensação que algumas pessoas podem ter dessa situação, fiz um outro convitinho ( como o individual) com a seguinte frase: ” Além da sua presença, caso queira presenter ainda mais os noivos com alguma lembrança, (…)”
acho que ficou carinhoso e deixei claro que mais importante que o presente, é a presença deles.
Ess é minha opinião.
Oi Peesoal!
Olha, todos os convites que até hoje recebi tinham o tais cartõesinhos de loja. Eu sinceramente sei que quem está começando uma casa nova com certeza quer algo material que a complete. Ainda estou em dúvida em colocar os cartões em meu convite, pois de certa forma acho indelicado. Mas também entendo que ninguém é obrigado a dar presente (uma vez que o maior presente é a presença de que é importante para o casal), mas o fato de fornecer a lista indica a intenção de facilitar a vida de quem opta por dar presente. O pior é um casamento em que fui onde os noivos praticamente exigiram que fosse depositado $$ para a lua-de-mel, além disso, os convidados é que pagaram a janta!! Pura grosseria!
Concordo em colocar o cartãozinho, aliás, recebi convites com a frase “caso desejem, lista de presentes: LOJA X, LOJA Y, LOJA Z”
A maioria dos convidados sempre deixa a compra de presentes para a última hora e acabam comprando pela internet!!!! muitos tem vergonha de perguntar para os noivos, que nessa altura do campeonato estão totalmente envolvidos nos detalhes da cerimônia
Absurdo???!!!!!!! Sabe o que é?? Voce pagar 200,00 ou mais por pessoa na sua festa e a grande maioria não dar presente isso sim que é absurdo….
Discordo plenamente, os convidados devem ter opções, isso evita presentes repetidos , até atrizes fazem isso..posso garantir !!
Essa é uma das minhas maiores dúvidas. Confesso que discordo e acho que não é ofensivo indicar os locais onde você fez sua lista de presentes. Não há obrigatoriedade de ninguém comprar nada, mas caso alguém deseje, não custa nada informar as sugestões escolhidas pelos noivos.
Embora não seja o mais adequado colocar os tais cartõezinhos, acredito que ele seja importante, assim como cartõezinhos individuais para acesso à festa, por exemplo. Imagine o caos de esperar um casal de amigos (esperados e convidadíssimos), acompanhados da vizinha deles, sa prima, do gato, do cachoro e do papagaio. Triste.
Enfim, é a minha opinião.
Pelo que li em todos os comentários, há 2 times bem distintos : os “contra” e os “a favor”. De minha parte, já fui a trocentos casamentos e nunca recebi um convite com cartãozinho de loja. Sempre mandei presente pois está implícito que ao receber um convite vc deve enviar um presente, de acordo com o que pode ou quer comprar !! Sempre podemos nos informar onde os noivos fizeram lista, para facilitar a vida, mas não há nenhuma obrigação de ir comprar aqui ou lá !!! Isso é um absurdo !!
Eu pessoalmente como convidada acho bem prático, e não me sinto ofendida. Agora o que me impressiona é alguns noivos falando que estão gastando um dinheirão e nem presente decente ganham, se tá fazendo festa contando com presente façam melhor: guardem o dinheiro e não joguem na cara dos pobres convidados o gasto que tiveram. Meus convidados são poucos e são pessoas queridas, e embora eu goste de presentes como todo mundo e tão melhor ter o carinho destas pessoas a nossa volta. Fico triste quando vejo alguém só valorizar os bens e os presentes.
Beijos fernanda adoro seu blog!
Olá! Concordo que convite é para convidar e não para pedir presente. Mas os cartões com as lojas aonde estão as listas ajudam muito, principalmente para parentes e amigos de outra cidade. No meu convite eu vou colocar sim. Tenho um primo que vai casar em outra cidade e ele não anexou cartão de loja. Para presentea-lo foi extremamente complicado. Primeiro tivemos que ligar p perguntar sobre a lista (não perguntamos o que eles queriam por medo de darem um valor muito alto). Resolvemos comprar por algum site que entregasse lá e também aceitasse trocas (p o caso do presente ser repetido). Depois qndo tentamos dar um eletrodomestico ficamos sem saber se a casa deles é 110 ou 220. Então decidimos optar por outra coisa e qndo fomos finalizar a compra vimos que não tinha o endereço deles no convite. Mais uma vez tivemos que ligar perguntando o endereço. Acabou se tornando uma tortura dar presente para ele. Teria facilitado muito uma lista de presentes no convite, pois não gastaríamos com telefone e outra coisas mais.
Acho que a ideia do cartao da loja e boa sim, desde que tenha presentes de R$10 pra cima, assim qualquer pessoa pode dar uma lembranca, CASO queira… Mas tambem, quem nao quiser, puder, esquecer de dar presente, nao tem problema algum, so uma sugestao.
No meu caso nao vou colocar cartao, mas no nosso site do casamento vamos colocar um link pro site da loja… assim vai da pessoa se quiser, entrar no site e dar uma olhada. Como moramos longe, nossa familia adorou que vao poder ver online a lista de presentes e assim imaginar o estilo da nossa casa…
Meninas, li todos os posts aqui relacionados a isso, e tb vim dar minha opnião… Realmente entendo que há controvérsias, e tb não gosto e não acho elegante qdo a noiva coloca vários cartãozinhos de loja…mas acho masi elegante, para facilitar…colocar apenas um….e dizendo que se há intenção de se presentear, existe uma lista el tal lugar…..mas isso ..mais para facilitar aos convidados…pq por mais deselegante q seja…realmente facilita a vida de tosos…até pq é mais educação ainda…presentear em um momento como esse….e com alegria e prazer, claro que não por obrigação…. MAs enfim…me caso tb é complicado…pois tb irei morar fora e já temos a casa montada…e como será um casamento íntimo, para apenas 80 convidados, praticamente todos da família…resolvemos fazer um cartãozinho com intuito de avisar q não há lista…pq na verdade..estamos até com medo de receber presente…rsrs..pq será totalmete inviável levá-los….mas como sei ..pelo q já conheço dos meus convidados…q sei q fazem questão de presentear…coloquei um mini lista em um site estrangeiro~q estamos comunicando p alguns..pq a lista eh mini mesmo…e no cartãozinho escrevemos assim
Lista de presentes? Desta vez nao…
Estamos de partida!!!
Mas se voce quiser nos presentear, poderah fazer um deposito, na conta tal…etc
Com certeza farão um casal feliz!
Mas volto afirmar q só fiz mesmo isso…q dor no peito…pq os convidados sao mtooo intimos,,,pq senão tb não faria viu gente…, é preciso mto cuidado com isso, mas eles adoraram e acharam divertido! E tb, não obrigamos a darem…e assim evitamos os presentes..
corrigindo o erro
Com certeza fará um casal feliz!
Meninas, é iteressante essa troca de ideias, isso que faz a diferença, irei casar em Abril/11, e o que esta pegando para mim é esse assunto, coloco ou não coloco a indicação de uma loja? Temos alguns parentes que moram em outras cidades, então já comecei as entregas dos convites por esses parentes, de três convites que entregamos 2 pergutaram da tal lista, amigos próximos em bate papo fizeram a mesma pergunta.
Eu não ligo em receber esse cartão indicando a loja, para mim é muito melhor, pois sei que irei comprar algo que os noivos gostam, só não concordo com presentes caríssimos, um presente a partir de R$ 10,00 por que não?
Abraços a todas e Feliz Ano Novo!
Ja moramos juntos. Gostaria de pedir dinheiro, mas sem ter q por conta bancária e não preciso saber o valor q cada um vai dar…pensei em fazer um envelopinho, sem nome sem nada, quem quiser colaborar colabora, quem não quiser dar nada não vou ficar nem sabendo…os dizeres seriam assim:
Nossa casinha ja esta montada, gostaria de colaborar com pedacinhos de lua de mel?
No dia teria alguma urna ou algo assim para que o convidado jogasse seu envelope lá…
Ficaria chato fazer isso tb?
Carla, porque você não usa o site Loja dos Noivos? É perfeito para você! http://www.lojadosnoivos.com.br
Pode até ser deselegante, mas é um ato que facilita tanto a vida dos noivos e convidados, que acho que vale a pena descer do salto rs
Vou me casar em junho/2011 e não vejo nada de mau em colocar a lista junto com o convite,não é deselegante,pelo contrário é pratico sim,pois as pessoas já irão conhecendo seu gosto,seu estilo,enfim,acho que cada um expressa uma opinião e a minha é de que é muito válido sim colocar um cartãozinho da lista.bjs
Fernanda, preciso de uma ajuda! Vou fazer um site para o meu casamento com todas as dicas, mas estou em dúvida como avisar os convidados. Devo imprimir no convite? Devo colocar um papel com o endereço e senha? Como o RSVP vai ser só no site, devo colocar RSVP: http://www.xxxxxx.com.br? Me ajude!!! Bjos.
Concordo com a Anonymous. As pessoas são hipócritas mesmo, querendo parecer elegante e dificultando a vida dos convidados!!! Eu como convidada, prefiro 1000 vezes receber um convite que tenha cartãozinho assim eu já sei onde comprar e os que noivos querem ou precisam, do que eu ter de ficar ligando e perguntando e ainda correr o risco de dar presente repetido. Acho que 99% das pessoas que recebem convite com o cartãozinho anexo, acham absolutamente normal.
Formalidade tem limite!!!
Adoro esse site, é que sou sempre do contra mesmo, e repito que formalidade tem limite!!!
Vcs me deixaram em um beco sem saída…
Eu, simplesmente acho bem pratico ainda mais qdo se tem todos os convidados em outros estados e paises. Vcs. não acham que é oneroso ficar ligando interurbano e internacional qdo não se tem somente público jovem? As pessoas de idade muitas ainda não dominam teclados para ficar na net. Quem critica é pq não fgosta de presentear.
vou casar no brasil e tem tudo naminha casa ? mas nao queria ganhar presente
preciso do dinheiro comom faço,,,me ajude nao sei comom fazer??????????ajuda-me
Meninas, acabei de ler esse post e vou ser muito sincera: eu sou a FAVOR de criar uma lista de SUGESTÃO de presentes, pois isso facilita a vida dos noivos e especialmente dos convidados. Mas sou CONTRA colocar essa informação no convite, pois você convida querendo que a pessoa vá ao seu casamento e não querendo o presente. Sem deixar a hipocrisia de lado, é claro que todo mundo gosta de presente. Eu, particularmente, quando sou convidada para um casamento, eu SEMPRE dou presente, mesmo se eventualmente eu não puder ir ao casamento. Mas isso sou eu. Nem todo mundo pensa assim.
Mas voltando à listinha dos presentes: hoje em dia quase todos os casais fazem seu site. Uma sugestão (e é isso o que eu vou fazer no meu convite) é pedir para que os convidados, por favor, confirmem presença através do meu site. E então, no site, eu vou criar um link para “sugestão de presentes”. Assim, o “pedido” dos presentes não fica nos convites, mas por outro lado os convidados saberão que eu fiz uma lista. E para tentar ser a mais educada possível, nesse link do site eu vou colocar “SUGESTÃO de presentes”. E ponto final.
Acho que simplesmente não fazer lista não é o caso. A lista dos presentes é um facilitador para todos. O que eu acho é que o grande problema é em como informar o seu convidado que essa lista existe, pois colocando o nome das lojas no convite ou com aquele clips pequeno, dá sim a impressão que você está exigindo o presente, quando não é verdade.
Acho que dá perfeitamente para continuar seguindo as regras de etiqueta, ser educada e mesmo assim fazer com que os seus convidados saibam que existe uma lista.
E Denise, ratifico a ótima dica da Fê Floret: o site Loja dos Noivos. http://www.lojadosnoivos.com.br
Você ganha quotas e o problema fica resolvido.
Beijão!!!
Patricia Bauer, você me salvou. Vou fazer exatamente a mesma coisa mas, ao invés de fazer lista de presentes, farei o sistema de cotas para lua-de-mel como sugestão. Se não receber nada, não tem problema algum.
Gente, sinceramente, eu não vejo problema nenhum em lista de presentes, muito menos em tag que indica o nome da loja, isso é sim uma praticidade, não só para o casal, mas para os convidados também. Não é facil dar presentes às pessoas, especialmente quando não se tem tanta intimidade, que é o meu caso com metade da minha lista. Quando recebo um convite, não é o cartãozinho da loja que me faz sentir “obrigada a dar presente”.
Sabe o que eu acho tremendamente DESELEGANTE? é ter que ouvir perguntas do tipo “O que você quer de presente??”… Ah nem gente, esse é o fim da picada!!!! Já ouvi isso várias vezes, desde que fiquei noiva. Isso é terrível! O que responder a esse tipo de pergunta??? Afff… ninguém merece. Também acho horrível ter que ligar para perguntar o que quer ganhar…
Acredito, do fundo do coração, que as pessoas perdem tempo demais querendo ser chiques, enquanto poderiam ser muito mais práticas… #prontofalei!
Independente disso, adoro seu blog!
Beijinhos
Fernanda
Por favor gostaria que vc me orientasse quanto ao RSVP esclarecer sobre a lista de presente. No meu convite não terá cartaozinho com lista de presente, só terá a indicação do serviço de RCVP com o número de telefone, mas como eu oriento a empresa do RSVP? Todos que ligaram para confirmar ela informa sobre a lista ou só para os que perguntarem? obrigada
Concordo com a Fernanda. Aliás, na minha opinião, as tais listas de presentes nem deviam existir, em HIPÓTESE ALGUMA. É algo extremamente GROSSEIRO e de MAL GOSTO. Por acaso alguém faz lista de presente para festa de aniversário, de Natal, ano novo, etc.? Pra que fazer isso no casamento? Quem casa tem obrigação de montar a própria casa, e não ficar contando com a “ajuda” dos outros para isso. Mania horrorosa da modernidade, antigamente isso nem existia. Alguém imagina a princesa Kate anexando cartãozinho no convite? Ah, façam-me o favor!
Concordo totalmente! Ninguém está falando de não fazer lista, não! Acho que todo mundo concorda que fazer uma lista de presentes em lojas facilita a vida dos noivos e dos convidados, mas não acho nada elegante colocar as tais tags nos convites.
Gente, desde quando convidado é obrigado a dar presente? Eu já ouvi muita noiva falando: “ah, vou fazer chá de cozinha porque no casamento não dão muitos presentes” ou “não vou fazer chá de cozinha pra não ganhar presente barato e o convidado não deixar de dar o presente da festa”. Aí o casamento vira uma toma lá, dá cá! Já vi o cúmulo de uma menina que fez um “chá de casa nova” na empresa de meu marido, fez um almoço NA EMPRESA e mandou lista de presentes pra todo mundo, sequer convidou ninguém pra conhecer a tal da casa nova… Tudo vira moeda de troca! Eu fiz minha festa pra celebrar, pra receber os convidados, me divertir, e não pra ganhar presentes! Se eu Não tivesse como montar minha casa, certamente não faria festa confiando em ganhar presentes dos convidados!
Agora, que fazer lista facilita, isso sim! E não foi nenhum incômodo pra mim ou pra minha mãe atender aos telefonemas pedindo sugestões de presentes e informar os locais onde estavam a lista (inclusive online, pra facilitar pra quem não mora na cidade). Também coloquei as sugestões no meu site (http://www.marianaeamauri.com.br) e tinha meu telefone e de minha mãe no convite, pra as pessias buscarem a informação…
Hoje em dia as pessoas se incomodam até com o telefonema de uma pessoa que ela mesma convidou pra a festa! Resolveu fazer a festa, esteja preparada pra isso! Quem quer ser prática, casa no fórum e chama só duas testemunhas… #prontofalei
Quase dois anos de casada e ainda fico fuçando esse blog! Ê, vício!! rssssss
Beijos!!
Mari
Bom, é um assunto polêmico, mas penso que um casal que resolve oficializar a união deve estar preparado para isso, e não fazer com que os amigos ou até mesmo conhecidos arquem com suas despesas. Quem casa deve fazê-lo no momento em que estiver preparado, tanto emocional como financeiramente.
Adorei ler todas as opiniões e fiquei mais tranquila para colocar sim, as nossas SUGESTÕES. Bjs, Ju.
No meu trabalho tradicionalmente quando alguém casa todos passam uma listinha e cada um da uma contribuição em dinheiro. Semana que vem uma pessoa do trabalho vai casar, mas ele só convidou apenas algumas pessoas e nem colocou o convite no mural como todos até hoje. A maior parte das pessoas não sabia nem que ele ia casar até chegar a lista pedindo dinheiro. Será que fica chato não dar o dinheiro nesse caso? eu não me senti convidada então também não estou achando justo eu desembolsar uma grana para quem não teve nenhuma consideração. O que acham?
Carol, eu já acho que este noivo/ noiva é quem está certo. Não acho nada legal colocar convite no mural, porque é uma coisa “estou avinsando mas não estou convidando”, não acho bacana. Casar é caro, ele/a convidou provavelmente quem tem mais proximidade, talvez infelizmente não tenha dado para convidar todos. Ou talvez seja uma cerimônia mais íntima. Agora se sempre todos dão uma contribuição em dinheiro para o colega de escritório, acho legal você participar sim! Não considero que foi falta de consideração deste noivo/a de forma alguma, eu jamais teria pendurado um convite do meu casamento no mural! Mas também se você não está a fim de participar, então não participe, sou a favor de contribuições dadas com o coração, e não por obrigação. Beijos
Olá
tenho uma duvida, vou ter um site de casamento posso coloca-lo no convite? Ou fica deselegante? Lembrando que o site não é só para a lista de presentes, mas um preparativo para todos entrarem no clima do casal.
bjinhos
Olá! Adorei toda a sessão de etiqueta no casamento! Estão de parabéns!