Pensando nos convidados
Dar uma boa festa é também pensar nos convidados. Pense no conforto de seus convidados queridos do minuto em que eles chegam ao minuto em que vão embora. Se os convidados não se sentirem confortáveis, como que eles irão aproveitar a festa?
Segue alguns pontos para você ter em mente:
O ambiente é muito escuro ou muito claro? Muito barulhento, muito frio ou muito quente? Eu particularmente odeio lugares com ar condicionado congelante! A temperatura tem que estar confortável, isso é muito importante.
Pense nos idosos, nas crianças, nos deficientes. Há elevador ou rampa de acesso ao seu salão? Ou essas pessoas terão que subir uma escadaria enorme e ponto final?
Tudo bem que hoje em dia muitas noivas preferem um ambiente com lounge do que mesas e cadeiras para todos. Não importa se haverá mesas ou lounges, mas todos tem que ter lugares para se sentar. Parece óbvio, mas tem gente que erra na conta.
Você pensou em opção de menu para seus convidados vegetarianos, ou aqueles com alergias e restrições? Os garçons do seu buffet são atentos e rápidos? Se o serviço será em buffet, atenção que a cada 100 convidados deve haver uma estação; portanto, 300 convidados, 3 estações. Filas para comer não combinam com conforto.
Muitos convidados de outra cidade? Seus convidados terão um lugar confortável e perto da festa para ficar? Ofereça para eles opções de hotéis perto da festa, negocie com o hotel um desconto para seus convidados, deixe um mapa de presentinho para eles.
Se há muitos convidados de fora, alugar uma van é uma ótima opção. Com estes tempos de lei-seca, é ótimo também para os convidados que querem beber e se divertir, sem precisar se preocupar com o carr. Se você puder, reserve uma van para o trajeto hotel – igreja – festa – hotel.
É temporada de chuvas? Que tal deixar guarda-chuvas a disposição para seus convidados no trajeto saída da festa até estacionamento? Estará frio? Mantinhas personalizadas não só são uma ótima ideia de lembrancinha, como garantem o conforto para suas convidadas que foram em lindos vestidos sem mangas.
Fernanda,
Sobre a idéia da Van para convidados de outros Estados, isso sai por conta dos noivos, ou podemos pedir a um padrinho que organize isto e divida os custos entre os convidados que usaram a van?
bjss
Olá Fernanda!
Adoro o seu blog, sempre o acompanho mas só hj resolvi escrever pra te pedir uma dica. (rsrsr)
Eu e meu noivo queremos usar toalhas e guardanapos pretos. Tínhamos escolhidos flores vermelhas mas como um conhecido acabou de casar e usou essas cores na decoração, pensamos em mudar as flores, manter apenas as toalhas e guardanapos.
O que você sugere? Pensei em flores amarelas…
Beijos
Viviane
Marília – o elegante, na minha opinião, são os noivos proporcionarem esse servilo, ou seja, por conta dos noivos. Mas se está totalmente fora do budget dos noivos, daí tb não precisa se endividar por conta disso. Sugira essa organização como vc mencionou (mas sem impor nada), ou cada um pega seu taxi e pronto.
Viviane – acho preto com branco e amarelo lindo, muito mais bonito do que com vermelho, na minha opinião particular.
Querida Fernanda,
Gostaria de te convidar a participar do primeiro sorteio do meu blog. É uma Tiara com penas, fofa!
http://bibimademoiselle.blogspot.com/2009/10/sorteio-mademoiselle-made-in-brazil.html
Passa lá para conhecer!
Beijinhos!
Fer, ótimo post! Outra idéia legal que adotarei no meu casamento é ter um espacinho reservado para as crianças com monitores para cuidar dos pequenos durante a festa! Vou fazer desenhos em preto e branco com o tema do meu casamento para que eles possam colorir. Também terá alguns joguinhos de tabuleiro e guloseimas que crianças adoram! Fica aí a dica!!
Beijos
Adoro suas dicas!!
Adorei as dicas….
Acho incrivel como voce consegue acrescentar sempre um diferencial até nas dicas mais básicas!
Olá Fê!!!
Bom, eu terei vários convidados de fora… Já olhei hotel pertinho da igreja e recepção (na verdade todos ficam na mesma rua!)e já negociei um desconto… Mas gostaria de saber se quando eu enviar o convite eu já mando a sugestão do hotel colocando dentro estilo os convitinhos da recepção?
Super bjooo
Adorei sua visita! Volte sempre!! Beijos
Fernanda, tudo de bom e necessário esse post!
Adorei a idéia da mantinha e do espaço kids que a Carol sugeriu, fui num casamento esse final de semana que tinha e ficou muito legal.
Tenho a mesma dúvida da Letícia sobre como colocar a informação sobre o hospedagem. Você acha deselegante um cartãozinho com endereço do site do casal, dizendo que lá tem mais informações ou melhor ser mais direta e imprimir no convite?
Bjs
Camila
Adorei o post! Meu casamento (que será daqui a um mês) vai ser em Minas, mas eu moro em São Paulo, então terei vários convidados de fora. Pra ajudá-los, fiz um blog com dicas de como chegar a BH (de avião, de ônibus, de carro), indicações de hotel e uma parte meio “guia turístico”, com restaurantes e botecos típicos para conhecer lá, museus, passeios… Ah! Também deixei dicas de salão de beleza pras convidadas se arrumarem, postei fotos dos noivos e deixei um post para as pessoas confirmarem presença. Fiz isso porque já fui convidada pra vários casamentos em outras cidades e sempre me sinto muito perdida quando não conheço o local. E as pessoas curtiram, têm deixado comentários carinhosos… Fica aí a dica!
Oi Fernanda, adorei as dicas. Principalmente a que fala sobre acessibilidade, meu “noivorido” é cadeirante e já tivemos problemas de acesso em alguns locais, sem contar que estamos encontrando dificuldades para achar um local, para nosso casamento, acessível e adaptado para deficientes físicos. Mas, cedo, ou tarde, vamos achar um local bem legal. Beijos.