Receber em Casa – Começando

Quando a gente casa, quer mostrar a casa nova para todo mundo. Eu acho isso uma delícia, uma das partes mais legais da vida nova de casada. Poder arrumar a casa do jeito que eu quiser para receber os convidados. Eu não sou nenhuma Martha Stewart nem Ana Paula Junqueira, mas adoro planejar pequenas festinhas em casa, e tenho minhas dicas, do que costumo fazer, do que funciona para mim. Isso aqui não tem pretensão de ser nenhum manual de regras absolutas no assunto, estou aprendendo na prática a cada dia, então adicionem as dicas de vocês também!

brinde

DICAS BÁSICAS

* Sabe aquela frase “não repare a bagunça”? Acho horrível! Não deixe sua casa bagunçada. Principalmente se vai receber convidados. Se estiver bagunçada, eles irão reparar, então não me venha com essa frase boba…

* Não convide mais gente do que cabe confortavelmente na sua casa. Tem que ter espaço para todos sentarem, circularem. Minha casa é pequena. Prefiro mil vezes fazer várias festinhas menores do que uma apinhada de gente passando calor e dividindo cadeira.

* Nunca faça uma receita nova pela primeira vez ao receber convidados. Já cometi esse erro, fiz uma sobremesa e ficou horrível, e eu fiquei super sem graça!  Sério, as chances de uma receita nova não dar certo da primeira vez sempre é muito grande, não corra esse risco!

* Gelo! Parece besteira, mas acabar o gelo é ma desgraça. Precisa ter gelo para fazer drinques, para beber com o whisky, para repor no balde onde está espumantes, cerveja ou refrigerante. Providencie bastante gelo antes da festa.

* Repertório de música selecionadas com antecedência! Ter que ficar procurando um CD legal, ou uma música, quebra o clima total. Já pense no estilo de música que voce vai tocar, já deixe todos CDs na ordem ou seu iPod ligado. Assim a música rola solta e você não precisa mais se preocupar com isso. Ah, mesmo festinha de 4, 6 pessoas em casa, é legal ter uma música ambiente tocando.

* Toilete, ponto importantíssimo. Rolo de papel higiênico cheio para não correr o risco de acabar. Sabonetinho novo, sempre! Aqui em casa coloquei um vazinho com lavandas, fica sempre com um cheirinho bom. E coloquei um pendurador de toalha que cabem duas toalhas de mão, assim coloco sempre duas toalhinhas. É bom porque depois de muita gente indo ao banheiro, a toalha costuma ficar molhada, o que é horrível. Duas já ameniza.

* Flores em casa. Ou velinhas dentro de copos na mesa de centro, ou qualquer coisa de decoração.Dá um clima de festa especial, né?

* Use os presentes bacanas que você ganhou de casamento! Não entendo porque de vez em quando vou na casa de alguém, e estão sempre usando o prato mais simples, copos de plástico… o que ganhamos é para ser usado, não fique com dó! Faço questão sempre de usar minhas taças, meus pratos lindos de aperitivos, a casa fica tão bonita!

* Telefone do taxi sempre em fácil acesso. Ainda mais agora com lei seca. Anote num post it e deixe na geladeira, por exemplo.

* Criar um tema para estas festinhas são sempre garantia de sucesso. Vamos falar disso em outros posts!

Mas tem duas coisas que considero muito especial:

** Nenhuma festa é agradável se os anfitriões estiverem mal-humorados, estressados ou qualquer coisa assim. A alegria, harmonia tem que partir de quem recebe e contagiar o ambiente.

** Planeje tudo antes, para poder curtir a festa, realmente receber os convidados e ficar com eles. Ter que ficar indo na cozinha fazer alguma coisa, ficar correndo atrás das crianças para não quebrarem algo, enfim, essas coisas que te fazem não estar com o convidado, não funciona!

Tenho muito mais coisas para conversar, mas vamos aos poucos!!

Foto: Imagebank

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE