Receber em Casa – Começando
Quando a gente casa, quer mostrar a casa nova para todo mundo. Eu acho isso uma delícia, uma das partes mais legais da vida nova de casada. Poder arrumar a casa do jeito que eu quiser para receber os convidados. Eu não sou nenhuma Martha Stewart nem Ana Paula Junqueira, mas adoro planejar pequenas festinhas em casa, e tenho minhas dicas, do que costumo fazer, do que funciona para mim. Isso aqui não tem pretensão de ser nenhum manual de regras absolutas no assunto, estou aprendendo na prática a cada dia, então adicionem as dicas de vocês também!
DICAS BÁSICAS
* Sabe aquela frase “não repare a bagunça”? Acho horrível! Não deixe sua casa bagunçada. Principalmente se vai receber convidados. Se estiver bagunçada, eles irão reparar, então não me venha com essa frase boba…
* Não convide mais gente do que cabe confortavelmente na sua casa. Tem que ter espaço para todos sentarem, circularem. Minha casa é pequena. Prefiro mil vezes fazer várias festinhas menores do que uma apinhada de gente passando calor e dividindo cadeira.
* Nunca faça uma receita nova pela primeira vez ao receber convidados. Já cometi esse erro, fiz uma sobremesa e ficou horrível, e eu fiquei super sem graça! Sério, as chances de uma receita nova não dar certo da primeira vez sempre é muito grande, não corra esse risco!
* Gelo! Parece besteira, mas acabar o gelo é ma desgraça. Precisa ter gelo para fazer drinques, para beber com o whisky, para repor no balde onde está espumantes, cerveja ou refrigerante. Providencie bastante gelo antes da festa.
* Repertório de música selecionadas com antecedência! Ter que ficar procurando um CD legal, ou uma música, quebra o clima total. Já pense no estilo de música que voce vai tocar, já deixe todos CDs na ordem ou seu iPod ligado. Assim a música rola solta e você não precisa mais se preocupar com isso. Ah, mesmo festinha de 4, 6 pessoas em casa, é legal ter uma música ambiente tocando.
* Toilete, ponto importantíssimo. Rolo de papel higiênico cheio para não correr o risco de acabar. Sabonetinho novo, sempre! Aqui em casa coloquei um vazinho com lavandas, fica sempre com um cheirinho bom. E coloquei um pendurador de toalha que cabem duas toalhas de mão, assim coloco sempre duas toalhinhas. É bom porque depois de muita gente indo ao banheiro, a toalha costuma ficar molhada, o que é horrível. Duas já ameniza.
* Flores em casa. Ou velinhas dentro de copos na mesa de centro, ou qualquer coisa de decoração.Dá um clima de festa especial, né?
* Use os presentes bacanas que você ganhou de casamento! Não entendo porque de vez em quando vou na casa de alguém, e estão sempre usando o prato mais simples, copos de plástico… o que ganhamos é para ser usado, não fique com dó! Faço questão sempre de usar minhas taças, meus pratos lindos de aperitivos, a casa fica tão bonita!
* Telefone do taxi sempre em fácil acesso. Ainda mais agora com lei seca. Anote num post it e deixe na geladeira, por exemplo.
* Criar um tema para estas festinhas são sempre garantia de sucesso. Vamos falar disso em outros posts!
Mas tem duas coisas que considero muito especial:
** Nenhuma festa é agradável se os anfitriões estiverem mal-humorados, estressados ou qualquer coisa assim. A alegria, harmonia tem que partir de quem recebe e contagiar o ambiente.
** Planeje tudo antes, para poder curtir a festa, realmente receber os convidados e ficar com eles. Ter que ficar indo na cozinha fazer alguma coisa, ficar correndo atrás das crianças para não quebrarem algo, enfim, essas coisas que te fazem não estar com o convidado, não funciona!
Tenho muito mais coisas para conversar, mas vamos aos poucos!!
Foto: Imagebank
Adorei o post. PERFEITO! Concordo com todas as suas dicas. Não consegui nem pensar em alguma outra diferente. Beijo.
fernanda! seu blog é muito fofo! suas ideias e dicas são de muito bom gosto! com certeza vou recomendar minhas noivas a passarem aqui!
parabéns
amei =)
Show de bola! Uma dica fantástica é a penúltima…Alegria e bom humor garantem momentos ótimos. Esse novo tópico promete…mal posso esperar pelos próximos…beijos.
Adorei! Dicas simples, que talvez já estejamos colocando em prática na casa da mamãe, mas quando casar, a ansiedade de fazer tudo certo pode causar esquecimentos. É sempre bom ter um roteiro 🙂
Adorei as dicas e concordo mto com elas. Moro sozinha já faz uns anos e qdo recebi meu noivo pela primeira vez em casa quase morri de vergonha, a casa estava uma zona…
Depois disso mantenho a casa sempre arrumadinha.
bjos
socorro! preciso de um roteiro de etapas rssrsrs! Quanto tempo antes vcs começam a planejar uma reuniãozinha? Eu ainda sou daquelas que não consegue parar um segundo, ainda não sei se é falta de espaço mesmo, ou de planejamento: vai na geladeira, volta pra geladeira, procura abridor, pega pano, mais uma cadeira?, mais um copo?, uma canseira…!!! 🙂
Fernanda,
As dicas são ótimas! Vou tentar lembrar delas quando organizar festas, mesmo antes de ser na “minha” casinha.
Um abraço,
Danielle
Adorei as dicas e fiquei feliz por saber que não sou a detestar copos de plástico em festas.
Ganhamos os presentes e não vamos usar. Temos que deixar a preguiça de lado. Dá trabalhao lavar tudo depois, mas vale a pena 🙂
Não quero perder nenhum post desta nova seção.
beijo
suas dicas..perfeitas como sempre!!!
Olá Fernanda!
Primeiramente preciso dizer que amo seu blog! É a primeira vez que posto, mas está na lista das minhas leituras diárias.
Casadinhas lindas, por favor, NUNCA, JAMAIS recebam alguém em casa quando não estiverem com vontade! Se não quiser visita num determinado dia, sugira um bar ou algo em outro fim de semana!
Já fui obrigada a retirar o sapato e usar meias ao entrar no apto de um casal amigo recém-casados pra não sujar o Apto que tinha sido limpo naquele dia… SUUUPER constrangedor!
Adorei!!! Já estou ansiosa para as festinhas na minha própria casa…do meu jeito, que é o mais legal!!
Beijos
Nós amamos festinhas em casa e as dicas foram preciosas.
Beijoca.
Perfeito mesmo! Isso de não repare a bagunça é realmente o fim! Eu me sinto muito incomodada apesar de não transparecer… mas se vc vai dar uma festinha, arrume pelo menos a bagunça mais visível! kkkk
É isso aí Fernanda, amei o post como sempre!
Bom dia Fê!
Todos od fds estamos comprando uma coisinha ou outra para montarmos nosso apê…e já imaginando as reuniões para os amigos…é uma fase muito gostosa essa…E OBRIGADA pelo email…adorei!
Bjoss
Adorei o post e as dicas!
O que parece óbvio às vezes faz toda diferença saber e decidir antes. Vou aproveitar nas próximas festinhas lá em casa 😉
Adorei! Uma dica boa também é saber o que os seus convidados gostam ou não gostam, podem ou não podem comer e beber. Fazer um belo Steak pra algum vegetariano é frustração e vergonha na certa! Saber que seus amigos amam caipirinha, ou preferem vinho branco, ou só tomam cerveja… enfim, é legal que seus convidados se sintam em casa. E acho que outra boa dica é relaxar quando eles estiverem na sua casa. Se preparem bem antes pra poder se sentir livre pra curtir a noite! Beijo!
Post perfeito!! Quero mais!! Também não entendo esse pessoal que tem tudo novinho e lindo usando louças e talheres “práticos”. Aliás essa frase tal coisa é mais prática já cansou minha beleza! Tanta gente que se acha “expert” em como adiministrar uma casa dizendo: tal piso não é pratico, é muito poroso ou pra que talher de prata é horrivel de limpar… Ok! Podem ter razão mas se pensarmos assim vamos viver num cubo branco, usando pratos e copos de plástico e com os sofás cobertos igual da casa da vovó!rs
Bjs!
Amei! Sou super a favor de receber bem! Esse lance de ficar guardando as louças para uma ocasião especial é pura besteira. Quer ocasiao mais especial do que receber nossos amigos em nosso lar?
Beijus!
Adorei as dicas!
Gostei da dica das duas toalhas no toilette, pois realmente, toalha molhada pra secar as mãos ninguém merece!
Também acho que temos que usar nossa louça linda. Aliás, não gosto nada de copos de plástico… E também acho a história de “não reparem a bagunça” o fim! Aliás, eu não me aguento em ver bagunça… Pra mim tudo tem que estar em perfeita ordem sempre!
Bjos
AMEI o post!!!
Uma vez, fui convidada para conhecer a casa nova de uma amiga e ela nos recebeu com copos plásticos e “quitutes” de padaria, pasmem, na bandejinha que veio de lá, com o papel apenas desembalado…
Achei um horror!!! Nunca me esqueci!!!
Poxa, ela tinha acabado de casar, com tudo novinho…. Não da pra entender, né!!!
Estou ansiosa pelos próximos posts!!
Bjs.
Amei as dicas Fernanda!!! Muito boas mesmo! Vou colocá-las em prática!!!
Parabéns!
Beijos
ótimas dicas…. tanto para casados…os que vão casar e também valiosas para solteiros….
Fe, a sua listinha é irretocável. Não poderia concordar mais com o ponto da bagunça e de usar os presentes que ganhamos…. acho que a beleza tem que estar presente no dia a dia (eu não tenho louça de festa x louça do dia a dia… a minha do dia a dia é louça de festa).
Eu acrescentaria um ponto: pense em um cardápio que facilite a sua vida durante o evento. Depois de sofrer um pouco, aprendi o seguinte: quando recebo mais do que um casal, o prato SEMPRE é algo que “se faça” sozinho, ou então que possa ficar pronto (não pré-preparado, e sim pronto) e apenas ser aquecido – de preferência no forno – no momento de ser servido. Exemplos: massas recheadas (podem ser recheios mais sofisticados ou então um simples canelone de presunto e queijo; você monta e só coloca no forno pouco antes de servir), lasanha, carnes assadas em geral (um filé, peixes ou cordeiro). No caso dos assados, sirvo uma batata ou algo que também vá no forno para acompanhar. Porque assim, você pode curtir a festa enquanto a comida fica pronta. Não caio mais na cilada do risoto: embora seja uma delícia e fácil de fazer, exige sempre no mínimo uns 20 minutos de alguém sozinho na cozinha trabalhando.
Se é mais gente, mais de 10-15 pessoas, como em um aniversário, por exemplo, ou sirvo coisas frias (sanduiches, petiscos) ou então, algo que não precise ser aquecido continuamente (como tortas grandes). Aprendi isso depois de inventar uma festa árabe no meu aniversário e passar o tempo quase inteiro esquentando esfihas e fazendo o percurso sala-cozinha.
Agora, quando quero fazer algo do gênero, peço para a minha fada-empregada ficar para me ajudar, pago um adicional e um taxi para ela e curto a festa….
Dicas perfeitas como sempre…estou passando por aqui sempre, mas o tempo para comentar esta dificil, continuo como sempre admirando teu trabalho.
Bjks
Como sempre adorei as dicas…
Me deu mais vontade de ir logo pra mha casa…
Esse negócio de “não reparem a bagunça” eu acho o fim, não tem nada mais desleixado quando vc sabe que vai receber visita e não arruma a casa, apesar que mesmo que não tenha visita a casa deveria estar arrumada, eu não suporto bagunça ou coisas fora do lugar, ninguém merece ficar tropeçando em sapatos pela casa, ou encontrar toalha na porta dos quartos ou em cadeiras (por incrivel que pareça eu ja vi isso)… Mas enfim… Existe de tudo neste mundo…
Tenho uma dica super prática que uso… Torradas com vários tipos de pasta, atum, azeitona, queijo, sempre coloco as pastas em petisqueiras e as torradas em pratos maiores… fazem mto sucesso…
Bjkas meninas…
Fe, adoro seu blog. Minha dica nessa sessão é comprar várias toalhinhas pequenas, de mão. Eu fiz isso em casa e fica elegante e higiênico. Coloco um suport de metal na pia, com as toalhinhas enroladas. Cada um que vai ao lavabo, usa uma e joga num cestinho que fica ao lado do gabinete da pia. Coloquei tbm alcool gel na pia, já que agora todo mundo viciou…rsrs
Um beijo
Adorei o post! Não vejo a hora de poder convidar o povo para conhecer nosso novo apartamento. mas a bagunça (essa sim, de verdade! rsrsrsrs) com as caixas e a falta de armário me impede. UMA PENA! bJ
Nossa Fernanda, eu simplesmente ADORO o seu blog! Começei a “frequentá-lo” quando vi uma reportagem na Marie Claire. Eu ainda não sou noiva e nem casada, namoro há dois anos e não vejo a hora de mudar para o “status” de noiva, hehehe. Por causa disso, entro aqui quase que diariamente e fico sonhando com noivado, casamento, festa e td mais. Em especial por este post, fiquei imaginando eu e meu namorado na nossa casinha fazendo uma festinha para os amigos…Simplesmente o máximo! Parabéns pelas dicas sempre maravilhosas, com certeza me ajudará a organizar muito melhor minha futura festa de casamento e tds as outras festinhas tb! Beijos Fernanda e beijos tb para as noivinhas, não noivinhas e casadas!
VOLTANDO A SONHAR…OBRIGADA FERNANDA FLORET!
Fernanda, nem sei como vim parar aqui no seu site… mas que coisa boa, que inspirador, quanta coisa linda…
Fiquei por horas navegando, conhecendo e… consequentemente… inspirando-me…voltando a sonhar! Tenho 29 anos e até agora, nenhuma perspectiva de subir ao altar… Como 99,9% das mulheres, sempre sonhei com este dia, desde menina… até ensaiava a maneira como iria entrar, a música, enfim… Com o amadurecimento, a loucura do dia-a-dia e PRINCIPALMENTE a falta de um pretendente…deixei de lado, achei que não era pra mim… ter uma cerimônia linda… escolher móveis e decoração juntinhos, planejar, receber amigos… Meio que me conformei que não era pra mim! Vendo o seu site, me emocionei de verdade…voltei a sonhar!!! “Por que eu não?!?” é a perguntinha que voltou a acender em minha mente…
Desculpe o desabafo, sei que não é o objetivo do site, mas…queria lhe agradecer por…indiretamente… e sem saber… me fazer… VOLTAR A SONHAR!
Erika – São Paulo/SP
DÚVIDA!
Sempre ouvi dizer que as pessoas que nos visitam deveriam nos avisar antes de vir para nossa casa e , vice- versa… Na prática isso não funciona e sabemos disso: sempre aparece alguém de surpresa. Fernanda o que você acha disso?
Mel – totalmente absurdo aparecer de surpresa, a não ser que seja para te dar um carro de presente, algo assim, rs
Erika – assim fico super emocionada, vou te escrever por email!
Fernanda,
Dicas fáceis, pertinentes e maravilhosas…Realmente sáo pequenos detalhes que as vezes deixamos escapolir. Sensacional. Obrigada
Acho que não devemos nos preocupar só com comidas para receber bem. Um lavabo com uma velinha perfumada e alguns mimos disponiveis para casos de emergencia deve ficar a vista do convidado. Band aids, remédios, etc, pode ficar delicamente organizado numa caixa ou cestinha decorativa. E concordo com a Luana, toalhinhas individuas PLEASE!! Mandei bordar monogranas em várias para dispor numa bandejinha na pia! Lindo e higiênico!
Para Erika:
Querida, vc eh ,mtooooooooo nova para parar de sonhar com isso!!! alias, para parar de sonhar com qualquer coisa!! rsrs
Hoje em dia, para nos, mulheres que trabalhamos, somos independentes e temos outros mil interesses do que as mocoilas de antigamente, acho absolutamente normal que a gente se case mais tarde.
Sei que bate essa ansiedade de querer “encontrar alguem pra vida toda”, mas acredite, vc ainda tem muuuuita lenha pra queimar rsrs
Infelizmente a medicina ainda nao descobriu uma forma do nosso relogio biologico acompanhar essa modernidade toda da mulher de hoje, mas pra vc ficar mais animada; encontrei meu noivo depois dos 30 e vou me casar com apenas 34 aninhos rsrs (detalhe: ninguem diz rsrs)
E quer saber? Nao faria nadinha diferente, fiz absolutamente tudo o que eu planejava antes de casar: fui,morar sozinha, fui morar fora do Brasil e “fiz” minha carreira.
Entao, aproveite essa solteirice, que tambem eh muuuito boa e proveitosa!!! E como diz o ditado; cuide do seu jardim enquanto as borboletas nao vem. E quando elas vierem, vc vera que IDADE eh o que menos importa!!! Ainda mais hj em dia que as mulheres nao transparecem a idade que tem rsrs)
Beijos
Re
PS- momento bronquinha: pare de dizer que isto esta longe de acontecer na sua vida!! Lembre do “segredo”…pode ser que vc nao acredite nisso ou em nada, mas as palavras tem poder e o universo conspira a favor delas!!! Tenho certeza que vc vivera esse momento que vc sonha!
PS 2 – este blog eh TUDO . Desculpem pelo post imenso !!
Não vejo a hora de receber meus amigos NA MINHA CASA!
Coisa mais gostosa que isso, não existe!
Adorei as dicas!!!!!!
Não vejo a hora da minha casinha ficar pronta para receber os nossos familiares e amigos! =)
Beijos!
Fe, como sempre…arrasou. Faço minhas as palavras de todas aqui.Tudo de muito bom gosto, inspirador, carinhoso, lindo…SUA CARA.
Erika, tenha sempre fé na minha, em você, no amor e no futuro! Logo vc estará aqui, contando do seu grande dia que foi lindo!
A mensagem da Re, logo aqui em cima foi ótima, parabéns!
Já estava deixando de seguir seu blog agora que casei, mas eis que de repente: oba! A vida de casada! Muito bom, porque adoro todas as suas idéias!
Beijos!
Hi girls! Voltei…
Nossa meninas, muito obrigada pelo carinho e por me ajudarem a “rever meus conceitos” sobre essa coisa de idade e tal… Mas tenho certeza q vcs entenderam… q às vezes, qndo não vimos perspectiva a curto prazo, bate um desesperinho básico..rss Foi o que aconteceu comigo, mas…poxa, depois de ouvir histórias tão bacanas como a da “Re” e mensagens tão legais, tem como continuar desanimada? Nãaao!! rss
Re > a-mei ouvir sua história, muito obrigada por investir tempo em ajudar (realmente suas palavras me ajudaram!) alguém que vc nem conhece… muito fofa!
Fabricia > Vc tb, super obrigada!! Que os anjos digam “amém”!!! rss
Fernanda Floret > O que dizer sobre uma pessoa linda e especial como vc?? “Desculpa gente!! Mas não tem como não babar ovo deste ser tão especial!!”
Cofesso que virei sua fã..rss To te seguindo no Twitter!!
Aguardo seu email…
Um super beijo a todas!!!
Tbm não gosto de “surpresas”, eu adoro a ideia de receber visitas e poder preparar tudo com carinho. Ainda não tenho a minha casa, mas quando ficamos sozinhos nas férias, fico de dona de casa e adouro festinha. Essa de não reparem a bagunça, é o fim.hehehe
bjo
Boa tarde!!
Nem sei como cheguei no seu blog, estava procurando lembrancinhas para festa infantil!!! rs
Sei que esse post é antigo, mas confesso que não consegui parar de ler todos seus posts. fiquei maravilhada com o que li. Já sou casada a 10 anos e amo receber. Só que agora temos 2 filhos, Guilherme de 2 anos e meio e Catarina de 6 meses. Vc teria dicas de como receber melhor tendo duas ferinhas em casa???
Mais uma vez, parabéns pelo blog.
Bjs
Patricia
Adorei as dicas não sei receber bem, então estou aprendendo muito com você um beijo enorme…a gostaria de uma lista de coisas que devo ter na minha casa para receber bem os amigos aguardo respostas.
Post muito interessante!!!
Dicas valiosas.
Estou acabando de montar minha casa agora com meu noivo e estamos planejando nosso Open House para o fim deste mês…estou super ansiosa.