Receita | Sonho de uma Noite de Verão
O fim de semana chegando, últimas noites de verão, isso por si só já é motivo para reunir os amigos em casa! Apresentamos então mais uma edição do Gastronomismo, nosso programa de receitas na internet favorito! No episódio de hoje, Isadora Becker nos ensina um aperitivo e um drinque inspirados na peça de Shakespeare, “Sonho de uma Noite de Verão”. Diz se não dá vontade de estar lá entre os amigos da Isadora provando estas delícias e se divertindo? Parece tão fácil, tão gostoso e tão perfeito para o fim de semana, vamos fazer igual?
Sobre Gastronomismo: Acreditamos que qualquer pessoa pode aprender a cozinhar. O importante é a vontade de comer bem. Por isso, criamos o gastronomismo; um programa de cozinha na internet, com episódios de 3 a 5 minutos. Desde janeiro de 2011, estamos fazendo com que mais pessoas sintam os prazeres e os benefícios de cozinhar em casa. A cada temporada, quatro receitas são inspiradas por um tema em comum, como literatura, musicais e seriados. Os pratos são apresentados de forma leve e acessível por Isadora Becker. Formada em gastronomismo na Unisinos, já passou pelas cozinhas de grandes chefes, como Neka Menna Barreto e Claude Troigois. Junto com Isadora, Frederico Leonardo Dora e Taís Cardoso assinam a concepção do projeto, sendo responsáveis por dirigir e produzir vídeos. http://gastronomismo.com.br/
Hummm, farei esse final de semana, com certeza!! Amei!!
Adorei 😉
Hehehe aproveitei e já vi todos os vídeos do canal! Não conhecia ainda. Tem cada receita divina! Adorei! 😀
Cada receita, meu Deus, Vou testar varios jah.
Queria saber se acabaram os 2 posts por dia. Eu adoro o site por causa das atualizacoes, diferente de alguns blogs que ficam dias e mais dias sem atualizar.
Que legal!!! Não sabia que violetas são comestíveis, adorei aprender isso 🙂
Gente, agora que eu percebi uma coisa mega importante! Tem que tomar MUITO cuidado!
Só existe um tipo de violeta comestível, a “Viola odorata”, que é conhecida como violeta perfumada…ela é bem diferente daquela violeta comum que encontramos nos mercados aqui no Brasil, que na verdade é a violeta africana, chamada de “Saintpaulia ionantha”. A violeta africana não é comestível, muito pelo contrário, é tóxica! A violeta de verdade, que não é nem um pouco comum aqui no Brasil, tem uma aparência bem diferente, menos aveludada do que a que conhecemos.
Vejam a diferença entre elas:
Violeta comestível: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=viola+odorata&ix=seb&ion=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1366&bih=667&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=kf9jT8_hK5K_gAeK4cX3Ag
Violeta tóxica (a que vende por aqui): https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=saintpaulia+ionantha&ix=seb&ion=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1366&bih=667&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=uP9jT8vcH4_rggfn7MHdAg
A Isadora fez confusão total… Essa flor que ela colocou nos copos é a violeta africana e é tóxica! Não tentem comê-la, por favor!
Se quiserem confirmar, façam uma simples pesquisa no google sobre as duas violetas. É a Viola odorata que é usada em receitas lá fora!
A africana pode causar vários efeitos como diarréia, vômitos, etc.
Ai ai ai…
Adorei o canal, mas agora fiquei preocupada com essa história da violeta…
Oi, meninas!
A violeta que usei é realmente a africana, mas ela não é tóxica. Afirmo porque pesquisei em sites científicos que comprovam isso. Existem pessoas que podem ter reação alérgica, mas da mesma maneira que alguém pode ser alérgico a glúten ou lactose. Aqui estão eles:
http://www.library.okstate.edu/vetmed/about/ieatplants/plants.htm
http://www.kumed.com/default.aspx?id=2802
http://www.accessdata.fda.gov/scripts/Plantox/Detail.CFM?ID=26973 (O site do Food and Drug Administration, o FDA, dos EUA, não classifica a planta como tóxica, havendo apenas casos de dermatite)
De qualquer forma, vamos retirar do vídeo a informação de que ela é “comestível”, antes que alguém saia comendo um vaso inteiro. Mal não vai fazer, mas a digestão pode ser um pouco dificil.
No drink, a flor é apenas decorativa. Podem observar que elas ficam nos copos até o final, grudadinhas no gelo. Então podem fazer sem medo.
Beijos
Adorei o blog de gastronomia!!! Alguém conhece outros sites parecidos?
Hehehehe obrigada pela informação Isadora!
Eu fiquei preocupada quando li sobre… Aí imaginei todo mundo fazendo salada de violeta e passando mal depois, rs
E como tem muita gente alérgica a várias coisas, é bom tomar cuidado mesmo!
Será que fica bom se eu fizer com framboesa? Eu não gosto muito de amora… 😀
Eu fiquei apaixonada pelas suas receitas. Seu vlog é demais! Você tem um talento incrível!
Um beijo e sucesso!