Vestido de Noiva 2012
Será que algum dia o vestido branco de noiva deixará de reinar absoluto? Eu acredito que não, mas nos desfiles Spring 2012 de moda noiva acontecidos em New York semana passada apareceram corzinhas nos modelos de Vera Wang e Monique Lhuillier. Tendência? Prefiro responder que não, meio por cabeça dura prefiro acreditar que noivas não devem seguir tendências para vestidos de noiva, afinal o vestido da sua vida deve ser mais do que nunca do seu estilo e atemporal. Mas se você gosta de cor e não sonha em casar de branco, por que não? O tomara que caia continua reinando absoluto, o tule aparecendo cada vez mais – que o diga Monique Lhuillier com seus vestido black swan inspired, um sonho. Oscar de la Renta (já disse que te amo hoje?) traz de volta a meia calça branca, que eu me assusto como reação inicial, mas com chances de voltar na moda porque nos lembra infância feliz. Mas o que mais gosto são das texturas dos vestidos dele. Vera Wang mostra continuidade de seu trabalho com muitas camadas de tule e drapeados, que para mim são um romântico moderno. E com as corzinhas claras que eu amo, mas por enquanto não usaria como noiva, vocês usariam? Já Carolina Herrera não traz nada tão novo, porém são sempre absolutamente elegantes, e isso é muito importante.
Marquei com um lacinho os que gostei mais. Há muitos outros estilistas e opções, confira na galeria do Brides.com
Oscar de la Renta
Monique Lhuillier
Vera Wang
Carolina Herrera
Meus preferidos absolutos são o 1º da segunda fileira e o último da terceira fileira da Vera Wang! Maravilhsos!!
Bjs!
Coleções lindíssimas!!!
lindos!
bjs
Lindos!!! Mas branco é clássico e imortal!!!
Fer, há 200 anos o vestido de noiva era preto ou colorido… a avó alemã do meu marido se casou de preto, como era comum na época. Vejam o que encontrei no portal são francisco sobre o tema:
“De início, as cores eram variadas, contanto que os vestidos fossem suntuosos, luxuosos. Até porque o casamento era visto como um arranjo comercial e o vestido da noiva servia justamente para mostrar à sociedade que as famílias tinham posses. “Os vestidos podiam ser de qualquer cor, inclusive muito se usou vermelho em épocas mais remotas, como na Idade Média (entre 476 d.C. e 1453 d.C.) e em culturas diferentes, como no Japão, Índia e China”, conta Míriam Costa Manso, professora do curso de Design de Moda da UFG (Universidade Federal de Goiás). A discrição nem sempre foi sinônimo de bom gosto na moda, tanto que a noiva romana, por exemplo, podia usar um véu vermelho escuro, quase em tom de vinho, sobre uma túnica amarela cor de açafrão. Na Grécia antiga, as mulheres usavam cores escuras, inclusive estampados.
Já o preto predominou na alta Renascença (século XVI), entrando no período barroco (século XVII), diz Míriam, que ensina história da moda. Foi a época em que a Espanha ganhou primazia nos costumes europeus, e a cor mais propícia para se apresentar em uma sociedade extremamente religiosa, inclusive para as noivas, era o preto. Esqueça o bom e velho preto básico, pois as vestimentas eram pesadas e luxuosas.
Sobre a origem do vestido branco, não há consenso. Registros indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi pioneira e aderiu ao branco no século XVI. Uma das explicações para a escolha foi que Mary Stuart fez uma homenagem à família Guise, de sua mãe, que tinha a cor branca no brasão.
Outro relato é sobre o casamento da rainha Maria de Médici, da França, no século XVII. Natural da Itália, Maria usou uma vestimenta branca, com detalhes dourados e com decote quadrado, causando rebuliço na corte francesa. Diz-se que, apesar de ser de tradição católica, ela se rebelou contra a estética religiosa que indicava o uso de cores escuras, geralmente preto, e vestidos fechados até o pescoço. Michelangelo atribuiu o branco do vestido de Maria de Médici à pureza da moça, que tinha apenas 14 anos.
Mas o amor romântico faz com que muitos atribuam a origem do vestido de noiva branco à rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX. Isso porque ela foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e em um esplendoroso traje, com vestido e véu brancos e sem coroa, o que também foi inédito.
Por ser uma rainha, foi ela quem pediu o marido, o príncipe Albert, em casamento. Depois que o marido morreu, a rainha Vitória só usou preto, por isso se associa a época vitoriana a essa cor, conta Míriam.”
Gostei de história de casar por amor de branco. 🙂
Beijo
Marina
sei que estes são os top top e lançadores de tendência, mas sabe que gosto muito mais dos vestidos dos estilistas brazucas como a Lethicia Bronstein, a Emanuele Junqueira, a Wanda Borges, o Samuel Cisnansk entre outros!
beijinhos!
Marília, eu também AMO os brazucas que você citou!!
Eu como noiva prefiro o vestido branco ou off-white, mas tenho visto vestidos com alguns detalhes em cor, como laços ou fitas, esses detalhes eu gosto, acho diferente. Os vestidos estão bem bonitos.Pena que a gente só pode escolher 1!!!!!
Beijos
São todos lindos e de muito bom gosto e elegância, sem dúvida.
Mas não abro mão do tradicionalismo, vestidos de noivas – princesas mesmo… Toda de branco, estilo bolo, e véu incrível…
Beijos
Fer! decididamente o branco é minha preferência! eu pelo menos, só uso branco no ano novo (e olhe lá), sonho com meu vestido brance de noiva desde infância e não abrirei mão dele!
AMEI o post pois estou escolhendo meu modelo, já sei mais ou menos o q quero e adorei os da primeira fileira da Monique Lhuillhier!
ahhh, e meia calça branca pra mim, não é lembrança de infância feliz, é meu trauma de infância! se tem uma coisa q não gosto nessa vida é meia calça! kkkk
beijos!
Querida Fernanda, Amei o segundo modelo da primeira fileira de Orcar de la Renta! MARAVILHOSO! E o véu com cetim na ponta, continua uma tendência linda, como na terceira modelo dele… (Oscar, te amo também!) =D
Bjosss
Pois eu, que nunca sonhei me casar e agora vou fazer isso, não tenho problema nenhum em abrir mão do tradicional. Quero um vestido branco com uma faixa preta na cintura, pois quero usar sapatos pretos.
Minha madrasta e meu pai ficaram horrorizados, mas eu persisto na ideia… rs
Acho branco lindo, mas não fica muito bem com o meu tom de pele. Tenho vontade de casar usando um azul clarinho ou creme. Quem sabe? Tenho bastante tempo pra decidir, rs.
ammmeiii alguns modelos, mas tenho q parar de ver vestido de noiva, pq ja fechei o meu!!!!! rs Se eu achar um mais lindo depois de ja ter fechado eu vou ficar frustrada!!! kkkk
Monique Lhuillier é simplismente FANTASTICA…
Fernanda,
Oiêêê, será que vc poderia fazer uma postagenzinha sobre flores e destacar as MARGARIDAS e MOSQUITINHOS, combinando com tons de rosa e azul? Combina ou não?
bjuô
Obrigada1
bjus
Amei!! os vestidos..
Ai ai… Eu não me canso nunca de vestidos e mais vestidos de noiva…
Amei o post, mas os meus preferidos são mesmo os “black swan inspired”, não por modismo, nem pelo filme estar recente e inspirando a moda com força total, mas por um gosto meu mesmo, sabe?!
Gosto de achar que noiva é um ser especial, meio bailarina, meio fada, meio princesa…
Sou uma romântica incorrigível, mesmo já tendo passado dos 30 anos, eu ainda faço questão de ser essa noiva dos meus sonhos, porque acho que a gente tem que ser feliz do nosso jeito!
Não é mesmo meninas?!
Beijinhos para todas.
Mesmo não me achando uma noiva NADA tradicional o vestido pra mim não tem jeito. Tem que ser branco!!
Fernanda, te mandei um e-mail com uma duvidazinha q só vc pode me responder….
Quando puder, me responda por favor!!!!
Beijos e um ótimo domingo!=)
Oi Sabrina, eu já respondi seu e-mail na terça feira passada, não recebeu? Sobre o menu, não foi? Já te respodi! Beijos
Amo e sou fã de Vera Wang! rsrsrsrs Então são meus preferidos: sem comentários! hehehehehhe
casaria d novo c o 2o do oscar de la renta, c certeza!!!
Lindos perfeitos e apaixonantes
O meu vestido não será branco!! Pena que vc não estará lá pra ver!!
Olá, Fernanda!
Não me casei de branco… Nem de véu e grinalda… Acho que nunca sonhei com isso e nem combina muito comigo. Me casei com um lindíssimo Martha Medeiros mais ou menos da cor do primeiro Vera Wang que vc colocou lacinho (exatamente esse aqui: http://2.bp.blogspot.com/_ayF_yEcW72Y/TQepBoyGbkI/AAAAAAAABlo/QCuD-5-aKaw/s1600/_nin4038b.jpg). Não me arrependo de jeito nenhum!
Gabriela, esse seu vestido é lindo!!!
Todos os vestidos sao lindos!
Acredito que a noiva tem que refletir sua personalidade na hora de escolher o vestido independente da moda e do gosto da maioria.
Usaria um vestido colorido sim! Experimentei um Vera Wang rosa clarinho liiiiiiiiiindo fiquei super apaixonada ( e olha que eu nao gosto muito de rosa) mas como o meu casamento ja estava tudo pronto e com decoracao seria verde achei que nao ficaria muito bom o rosa. Acabei ficando com o mesmo modelo em ivory. Todo dia lembro dele em rosinha claro … um sonhoooo!
Oi Fer…
Ai….Que sonhos estes vestidos..
Para as noivas de 2012, muita inspiração, hein??
Q lindos!!! Vestido é mesmo uma coisa muito pessoal, qdo recebo meu pedido, a primeira coisa que pensei foi no vestido, pensei que fosse mandar fazer um pra mim, com a minha cara, mas achei um já pronto e me apaixonei e é com ele que vou me casar, é o Egerie, da Cymbeline. Acho que não vou encontrar nenhum outro que se pareça tanto comigo…
Ah… vestido de noiva??? Tem que ser branco, ou, no máximo, off-white… senão fica parecendo vestido de baile… sem graça…
Beijos!
Meus favoritos são os da Monique Lhuillier!!! ;D
Já tem algum tempo que estou decidida: TENHO que usar meia-calça branca! Acho isso uma coisa muito noiva!!! E olha que essa decisão está me trazendo um probleminha, sabe? São raros os sapatos brancos totalmente fechados que são bonitos, geralmente são sandálias ou peep toes… O sapato está sendo meu dilema! Vai ser importado, e estou rezando para que sirva perfeitamente (já que não provei!)
Isso porque meu casamento vai ser em agosto, e aqui no sul ainda faz frio, e como minha saia é toda de tule, acredito que a meia calça vai servir para a saia não ficar pinicando!
E eu, que estava me sentindo tããão século passado, graças à essa tendência trazida por “titio Oscar” minhas perninhas brancas estarão up to date!!! Amei!
A Kate Middleton com certeza vai facilitar minha vida. Estou cansada de comprar revistas de noiva e só ver vestidos tomara que caia, que não combinam com casamento em julho. Agora vão sobrar vestidos de manga comprida nas vitrines e minha busca se tornará bem mais simples!
No mês passado eu comprei o meu vestido em Miami e quando cheguei no Brasil com o vestido a alfândega do aeroporto de Guarulhos apreendeu o vestido. A fiscal da Receita Federal lavrou um auto de “perdimento” e o meu vestido será levado a leilão.
Estou desesperada, o meu casamento é no mês que vem e eu estou sem vestido!!!!!!!!
Será que alguém pode me ajudar?
Muito obrigada,
Carol
A parte mais difícil do casamento é a escolha do vestido. Um mais belo que o outro!
Olá Noivas,
Tive o mesmo problema que a Carolina Zenha. O meu vestido foi apreendido pela alfândega.
Não recomendo trazer o vestido do exterior. A alfândega está pegando mesmo.
ADOREI,SAO MUITOS MUITOS MESMOS,,,
Eu adorei o vestido vera wong. A criatividade dela. Gosto de coisas diferente e criar.
Oi Fernanda! Vou casar em dezembro e estou procurando o meu vestido de noiva. Acabei de me mudar para o rio e gostaria de dicas de onde achar ou onde fazer. Adorei seu blog, parabéns.
Gabriela, conheça nossas indicações no nosso Guia de Fornecedores: https://www.vestidadenoiva.com/fornecedores/categorias/vestido-de-noiva
Oi Fernanda.
Os vestidos são maravilhosos, principalmente os de Vera Wang, você sabe de alguem que queira vender um usado?