imprevistos

Amanhã é o casamento da minha irmã mais nova. (Acompanhem no instagram algumas fotinhos! @fernandafloret). Sempre que falamos por aí que ela está noiva, as pessoas comentam que para a gente deve ser fácil, afinal comando o blog e respiro casamentos há 6 anos!

Mas não é bem assim, vou contar para vocês algumas histórinhas dos “bastidores” deste um ano planejando o casamento da Renata.

Achar o local do casamento foi um drama, nada dava certo! A primeira opção era um casamento fora de São Paulo, nas montanhas. Mas alguns convidados teriam dificuldade na locomoção até lá e desistimos. Começamos a procurar um local com cara de casa e charmoso em São Paulo, foi difícil. Nos apaixonamos por um local, fomos lá umas 3 ou 4 vezes, imaginamos todo o casamento, iríamos assinar o contrato na semana seguinte quando a Renata recebeu uma ligação dizendo que o local foi a leilão e portanto não poderíamos fechar o contrato. Nosso mundo veio abaixo, faltava uns 10 meses para o casamento e ainda não tínhamos o local, começamos a procurar tudo de novo.

Como muitas noivas, a Renata estava super se dedicando no cuidado capilar, queria cabelos compridos e fortes para o casamento. Até que num fim de semana teve um casamento de amigos em outra cidade, marcou um cabeleireiro lá para fazer uma simples escova… E do nada o profissional cortou uma franja nela! Dá para acreditar?? Uma franja longa, não curtinha, mas enfim, cortou o cabelo dela sem autorização, sem pedir! E como vocês sabem, para noiva tudo toma proporções maiores, foram semanas de choro e frustração com o corte de cabelo.

Decidir a lua de mel é a parte boa. Os noivos escolheram por Los Cabos, no México, um lugar paradisíaco. Lá tem um hotel que é meu sonho de consumo conhecer e era justamente nele que os noivos iriam ficar. Não sei se vocês acompanharam, mas em Setembro passou um furacão por lá e a destruição foi feia. OK, ainda era Setembro, faltavam dois meses para a lua de mel, daria tempo dos resorts se recuperarem. Só que 3 semanas antes do casamento fomos informados que o resort ainda não estava pronto e decidiu postergar a reabertura. Sim, faltando 3 semanas para o casamento os noivos tiveram que repensar e reorganizar -incluindo gastos adicionais não previstos – toda a lua de mel.

Chegou a semana do casamento. Semana de sol, céu azul. Faz séculos que não chove em São Paulo. Está certo que estamos muito precisando de chuva na cidade, mas tinha que ter chuva prevista justo para o dia do casamento? O problema não é a chuva, eu como moradora de São Paulo estou até torcendo para as represas se encheram novamente. O problema é que vamos usar a parte externa do local do casamento para cerimônia e justo no caminho da sala da noiva até a cerimônia não tem cobertura. Faltando 3 dias para o casamento tivemos que contratar cobertura, mais uma despesa não planejada.

E ainda por cima hoje é dia das bruxas, espero que mais nada aconteça, rs!!

Por que estou contando tudo isso? Para vocês saberem que não é só com vocês que alguma coisa não dá certo na organização do casamento. Toda recém-casada fala que foi tudo perfeito e fica parecendo que foi tudo fácil. Mas é normal ter mudança de planos, imprevistos, ideias que não dão certo. O diferencial é saber levar com leveza todos os obstáculos, porque no fim dá tudo certo! Estamos felizes com o local escolhido para o casamento, a franja cortada cresceu, a lua de mel vai acontecer, a cobertura foi contratada, pode chover o mundo!

Renata, para você minha irmã, agora é só aproveitar o dia e ser feliz. Para todas as noivas, organizem e planejem tudo com leveza, sabendo que imprevistos vão acontecer, mas com calma e bons profissionais tudo dá certo, qualquer detalhe fica pequeno, o importante é casar cercada de amor.

converse com a gente
 6      2       0})
DEIXE SEU comentário
24 Comentários
  1. Manuella, disse:

    Fernanda, foi ótimo você falar dos problemas, porque eles sempre acontecem!! Acho que essa deveria ser uma coluna fixa aqui no blog. Pelo menos 1 vez por mês você deveria juntar relatos de noivas que tiveram problemas. Serve de alerta/ajuda para quem está se programando.
    E todo mundo sempre tem uma coisa que não saiu conforme o previsto… Como por exemplo a pessoa responsável pelo meu buquet, que me avisou faltando 2 dias para o casamento que não teria as flores para fazê-lo. Você já foi noiva e sabe bem como a gente fica, com uma notícia dessas 2 dias antes da cerimônia!!

    Beijossss

  2. Erica, disse:

    Acho que essa é a única certeza que você pode ter em relação ao seu casamento: que algum imprevisto vai acontecer! rsrsss
    Neste domingo faço 1 ano de casada e hoje lembro com um sorriso os percalços no meio do caminho e também na hora H.
    Eu fiz os cardápios de mesa da minha festa, criei tudo personalizado, mandei imprimir e…esqueci em casa! Minha tia desmaiou no meio da sessão de fotos dos padrinhos! Uma das daminhas desistiu de entrar na porta da cerimônia.
    Enfim…no fim, tudo fica bem! bjos

  3. Emanuela, disse:

    Fernanda, sou recém casada, e posso dizer tb com propriedade que por mais que a gente se planeje, sempre surgem imprevistos. Organizamos o casamento em 1 ano e meio, estava tudo bem encaminhado, mas faltando 30 dias parece que algumas acontecem pra testar nossa paciência e o nosso amor hehe Meu noivo falava que era a “provação” rs. Pra citar um exemplo, eu que há algum tempo já pinto meu cabelo de ruivo natural e sempre com a mesma pessoa de total confiança minha, fui retocar a cor 15 antes do casamento e sai com o cabelo no tom mais vermelho que poderia existir!rs O seu conselho é o segredo para mantermos o equilíbrio nessa fase onde tudo é muito intenso: levar tudo com leveza, tentar dar um toque de bom humor porque no fim tudo da certo. O cabelo desbotou um pouco, não ficou o tom que eu queria, mas ficou tão bonito, que pra mim foi o errado que deu certo. E todos os imprevistos viram uma história pra contar e não podem ofuscar a felicidade que é se casar com a pessoa que amamos :) Beijos

  4. Aline, disse:

    Fernanda, entro todo dia no seu blog para ver seus post, que são sempre úteis e ótimos. Hoje foi um bom dia para ler sobre problemas que podem ocorrer no planejamento.
    Nunca comentei por aqui, mas hoje senti essa necessidade. Me caso daqui a 15 dias e meu avô teve um AVC na última terça. Além, é óbvio, de toda a tristeza que sinto por vê-lo neste estado, internado na UTI, tenho que lidar com as frustrações de talvez ter que cancelar um casamento que planejo há um ano e meio.
    Não adianta a gente se desesperar, planos estão ai para serem furados. Só precisamos de calma para saber contornar as situações.
    É clichê, mas no final tudo dá certo de verdade!
    Que o casamento da sua irmã seja lindo e sempre uma maravilhosa lembrança na memória de todos!!! Muitas felicidades aos noivos!

  5. Michele Navega, disse:

    Sério, eu não consegui prestar atenção em mais nada depois do corte da franja! Como assim o cara faz uma franja na pessoa sem autorização?! Que absurdo!
    Vai ser lindo amanhã! Vou torcer! Toda felicidade do mundo pra sua irmã!
    Bjs!

  6. Grasielle D'Angelo, disse:

    Ah menina, nas duas semanas antes do meu casamento só chegava noticia de coisas que não estavam dando certo. Já tava ate com trauma de atender o telefone hehe.
    E é bem isso, noiva leva tudo a proporções maiores hehe, eu cheguei a brigar com uma fornecedora e querer rescindir o contrato do bolo dos noivos fake uma semana antes do casamento por ela ter me ligado falando que não poderia usar a bandeja de prata que escolhi pq ela nao tinha visto que outra noiva tinha reservado antes (e olha q eu tinha reservado meses antes haha).
    Mas no fim, e também graças a ajuda da assessoria, tudo se arrumou e deu tudo certo!
    Claro que no dia teve alguns imprevistos, mas nada que os convidados tenham notado, so a noiva mesmo haha
    E nada melhor para alegrar a noiva que apos uma semana inteira de temporal, no dia de casamento mesmo com previsão de chuva abrir um sol lindo, e so voltar a chover de madrugada hehe.

  7. Jandira, disse:

    Olá Fernanda.

    Nossa! Tanta coisa que pode acontecer né? Comigo já rolou briga em família, várias pessoas internadas, inclusive minha avó que caiu, fraturou o fêmur e um médico louco deu uma sentença de morte pra ela prevista para data próxima ao meu casamento. E hoje teve uma que me tirou do sério: minha família é de fora e eu tinha pedido orçamento em um local lindo (pousada) para eles ficarem e o preço foi ótimo! Todo mundo animadíssimo para ficar lá, todos juntos e tals, hoje recebi um e-mail do responsável informando que o orçamento estava equivocado. Enfim, eu poderia comprar uma briga para obrigá-lo a cumprir o valor, mas acho que não vale o estresse. Daí foi dar a notícia a todos e agora partir para procurar outro local! Enfim!!!

  8. Milka Regina Aguiar, disse:

    Quando estava organizando meu casamento passei por alguns imprevistos antes do casamento que me deixaram chatiada, o mais interessante de tudo era que se alguma coisa não dava certo, descubriamos opções melhores que as primeiras, então o que parecia ser uma coisa ruim era uma benção desfarçada, o casamento foi lindo, se o que eu tivesse pensado fosse dar certo desde o começo faria o casamento dos meus sonhos, mas como aparentemente as coisas não deram certo, fiz o casamento melhor que dos meus sonhos, porque meus sonhos não alcançariam tanto, minha felicidade foi tão grande, que o dia do meu casamento foi um dos dias mais felizes da minha vida, tenho certeza que o casamento de sua irmã será melhor do que ela sonhou!!!

  9. Mayra Caroline, disse:

    Renata vai dar tudo certooo vc vai ver ;)
    O meu casamento também teve algumas coisinhas que me deixaram com os nervo a flor da pele, mas no fim tudo fica lindoo, e com o seu não será diferente… Um Beijoo :*

  10. Roberta, disse:

    Essa mensagem caiu como uma luva hoje… 28 dias do dia e muita coisa desandando…

  11. Renata, disse:

    Oi meninas, aqui é a noiva!
    Muito obrigada por todos os votos de felicidade!
    Sim, muita coisa aconteceu nesse ultimo ano, passamos por muitos momentos difíceis.. mas o mais importante é que estou muito feliz, tenho certeza que amanha será maravilhoso e de que meu casamento será abençoado!
    Beijos!

  12. Michelle, disse:

    Eu poderia listar os imprevistos que ocorreram na véspera do meu casamento. Tivemos problemas das fitinhas dos bem-casados até a greve da polícia. Um casal de padrinhos se separou; um padrinho foi embora para a Itália sem nos comunicar… Residimos em São Paulo, mas casamos em Salvador no sábado de aleluia e com 20 dias antes do casamento, obtivemos a informação de que no mesmo local e horário do casamento, haveria um palco montado em frente ao espaço contratado para a realização de uma missa para mais de cinco mil expectadores… Desesperador? E o fato da polícia militar entrar em greve na semana do casamento? Ficamos preocupados, principalmente, com a segurança dos convidados advindos de outros estados. No grande dia, o único problema foi o atraso para o início da cerimônia e, acreditem, a culpa não foi dos noivos. Nosso sonho era um casamento ao pôr-do-sol, mas não foi possível acontecer. Com tudo isso, o importante é que reorganizamos os casais de padrinhos; por ser feriado, havia um espaço lindo e já conhecido pelos noivos com a data disponível; a greve não abalou a animação e cuidado de todos; e a escuridão da noite abrilhantou ainda mais o dia mais abençoado de novas vidas, pois apesar de todos os imprevistos, o amor sempre fala mais alto e no final, tudo sempre dá certo! Felicidades, Renata!

  13. Assessoria Pré-Casamento, disse:

    Imprevistos?! Esses definitivamente fazem parte de qualquer programação a longo prazo, como no casamento que o planejamento é feito com mais de 1 ano. No meu caso, contratei uma amiga das amigas (estudamos juntas no colégio) para fazer o meu chá de lingerie, no entanto ela desapareceu, simplesmente não me respondia em nenhum meio de comunicação, apesar de continuar atualizando a página dela no FB. A minha cerimonialista me salvou e organizou tudo pra mim, porém os custos foram significantemente maiores! ???????? Ainda no chá de lingerie, a menina que ia fazer o meu cabelo e maquiagem, também desapareceu e novamente se tratava de uma amiga das amigas. Nesse momento fui salva pela minha Cabelereira!! Mas o pior imprevisto foi no casamento… Eu não fiquei muito ansiosa nos dias anteriores ao casamento, porém fiquei bastante nervosa na festa e acabei passando mal, mas com muita descrição quase ninguém viu. Com muita força eu consegui manter a pose e ficar no salto até a festa acabar.???????? Uma coisa é certa, mesmo com os imprevistos, no final tudo sempre dá certo.

  14. Juliana, disse:

    Oi!! Diga pra sua irmã que tudo vai dar certo sim! Vai ser muito abençoado por Deus este casamento!!! E esse post de hoje caiu como uma luva pra melhorar meus pensamentos negativos… Eu me casei em julho e ainda tenho muita mágoa com os fornecedores desrespeitosos que não cumpriram com o que eu tinha contratado… E olha que não contratei qualquer um não, foram todos fornecedores com anos de experiência e muito bem indicados! Os convidados não perceberam, mas eram detalhes que eu tinha escolhido, que eu paguei caro e que estava sonhando com eles há meses! Não quis brigar na justiça por causa disso pq queria muito que a sensação do dia do meu casamento ficasse a melhor possível na minha memória e no meu coração… Eu sei que é só o tempo para curar essa coisas e um dia ainda vou olhar para trás e lembrar com muita felicidade deste dia.

  15. dartila, disse:

    Ai que bom ler isso!! Nao que eu esteja feliz pelos imprevistos da sua irmã mas, agora 4:30 e nao consigo dormir com tantos problemas, caso daqui 15 dias, em 1 mes tdo aconteceu…tive uma forte labirintite e perdi a audiçao…a fabrica do meu noivo aberta ha 2 meses pegou fogo e ha 2 dias tive que fazer cirurgia pois estava com pedras na vesicula…enfim to aqui acordada e com dor…ta dificil de passar por tanta provaçao…obrigada por este espaço…

  16. Joana, disse:

    Casei esse ano e digo: imprevistos acontecem com qualquer um. Não é pq começou a organizar em cima da hora ou com muita antecedência, essas coisas acontecem e nós só temos que relevar e nos divertir! Os dias dos meus casamentos (sim, eu casei duas vezes com o mesmo marido! Rs Fizemos o civil e o religioso em dias diferentes) foram dias maravilhosos pq eu não me atentei aos problemas e aproveitei o dia ao máximo! No civil fizemos no jardim da casa dos meus pais, e com medo da chuva contratamos uma cobertura. Todos os fornecedores e amigos diziam que era exagero, já que era um mês que não costumava chover muito em SP. Não quisemos arriscar, e na semana do casamento saiu a previsão do tempo dizendo que não só ia chover, ia cair uma tempestade! Eu fiquei bem triste, pq sonhava com as fotos com a luz do Sol. Na véspera eu rezei antes de dormir, e quando acordei o céu abriu e fez um dia lindíssimo! Realmente a tempestade veio, mas já era tarde da noite e os nossos convidados já haviam ido embora! No religioso por ter sido uma festa bem maior, a possibilidade de erro foi bem maior também… A nossa calígrafa atrasou (e muito!) a entrega dos nossos convites, o convite veio sem o fecho que combinamos com a gráfica (tiveram que voltar pra colocarem), os correios não entregaram alguns convites sem explicação, tivemos que enviar novamente… Alguns padrinhos se separaram, dois simplesmente não apareceram no casamento, um detalhe do meu vestido deu defeito, meu sogro ficou tão “alto” da bebida que tirou os sapatos e dançou descalço… O padre nos disse no final da cerimônia “fiquem a vontade”, e saiu. Nós não entendemos nada e começamos a rir… Aí alguns convidados gritaram “e o beijo?” , nos beijamos e pronto! Rs Tem que rir e aproveitar tudo o quanto puder, você vai morrer de saudades de tudo, inclusive dos erros, eu juro! ;) Quando as fotos chegaram vi que em cada 10 fotos, 9 nós estamos morrendo de rir. Então, acho que tudo isso valeu a pena, né?

  17. Ma Heins, disse:

    Essa mensagem chega na hora certa. Começo a preparar o casamento e nunca pensei q poderia ocorrer tantos imprevistos… E por curiosidade, qual foi o lugar q foi a leilão? Também procuro um lugar com cara de casa em São Paulo.
    Muitas felicidades Renata ;););)

  18. Tatiana Rodrigues, disse:

    Querida Fernanda, queria muito te agradecer por este post! Há um ano e meio fui pedida em casamento e, ao longo deste tempo de preparativos para o tão sonhado dia, li seu blog inteiro (é sério! Comecei do seu primeiro post de 2008 e vim lendo tudo cronologicamente). Embora tivesse amado tudo e copiado muitas ideias, nunca senti tanta vontade de comentar como agora. Faltam 13 dias pro meu casamento e tive também muitos imprevistos até aqui: salão interditado faltando sete meses, meu avô no CTI no meio deste ano… Enfim! Pensei muitas vezes que isso era só comigo! Hoje dou graças à Deus por ter encontrado um salão ainda melhor que o primeiro e minha alegria será dobrada por poder entrar na igreja de braços dados com meu avô saudável! Por isso eu acredito que tudo acontece para o bem! Muito obrigada pelo post!!!

  19. ALEXANDRINA ISABEL, disse:

    Oi Fernanda…
    Meus imprevistos não aconteceram antes..mas sim no dia do casamento…naquele tempo tudo era muito diferente…sem assessorias…rsrsrs..
    Parece que tudo resolveu acontecer naquele dia…No casamento civil.(era feito no mesmo dia , não no mesmo horário) marcado para as 10 h.. o pneu do carro que estavámos indo furou…resultado atrasamos mais de meia hora…no almoço …sim tinha o almoço para padrinhos e familiares mais próximos…marido resolveu buscar a gravata que havia esquecido no trabalho…não vai acreditar…furou o pneu da moto…almoçamos sem ele…rsrsrs…prometi ao padre da capela…em que era catequista…que não iria atrasar…estava pronta meia hora antes…o carro que iria me levar (carro zero)…deu problema no automático…não dava partida…isso que me arrumei na vizinha…detalhe 02 quadras da capela….resultado…meu pai teve de sair do altar e vir me buscar com seu carro….rsrsrs…atrasei muito…mas não pensem que acabou…na noite de nupcias ..fomos para o único motel da pequena cidade que morava…deram o numero do quarto…quando entramos na garagem vieram avisar que não era aquele…mas o carro simplesmente pifou…kkk…eis eu de noiva saindo de uma garagem e indo para o outro quarto enquanto marido com os funcionários tiravam o carro ….kkkkk..
    Pois é…hoje me desmancho de rir…mas garanto que aproveitei cada minuto de meu casamento e lembro com muito carinho de tudo… mesmo depois de 33 anos…ainda amo meu marido como ou mais do que naquele dia…

  20. Carina, disse:

    Fernanda, pelas fotos publicadas no Instagram, deu para perceber que o casamento da sua irmã foi lindíssimo e que deu tudo certo… Caso daqui a um mês e também tive meus imprevistos: quebrei um dente, fiquei doente, casa dos meus pais em obra e, por fim, a esposa do meu primo, que se casou em outra cidade, com um vestido IGUAL ao que eu havia escolhido desde janeiro!!!

    O segredo, entretanto, é não se desesperar…. Cuidei do dente, recuperei minha saúde (e aproveitei para emagrecer), escolhi um vestido ainda mais bonito. E a obra??? Bem, ainda não acabou, mas já está perto do fim.

    Com serenidade, todos os problemas se resolveram e, tenho certeza, vai dar tudo certo, afinal, o mais difícil é encontrar a pessoa certa para passar o resto de nossas vidas, e isso, eu tirei de letra!

    Forte abraço.

  21. Carolina, disse:

    Fernanda, que bom que (no final) tudo deu super certo para o casamento da sua irmã!
    Mas, sobre o corte que aquela pessoa fez no cabelo dela, mesmo que ela não fosse noiva e estivesse fazendo tratamento para o cabelo crescer, ele não tinha direito algum de fazer um corte sem nem ela saber!
    Eu, ainda mais sendo advogada e conhecedora dos meus direitos, não pensaria 2 vezes em processar esse cabeleireiro.
    Depois que ela voltar da lua de mel e tiver retomado a rotina, dê esse toque nela, porque foi muito grave o que esse “profissional” fez com ela e não deve ficar impune sem uma justa reprimenda.
    Um abraço e parabéns pelo blog!

    • Fernanda Floret, disse:

      Oi Carolina, nós colocamos sim um advogado em contato com o salão! Beijos!

  22. Pingback: Casamento | Imprevistos! | LaPartieDiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

segredo_das_noivas

Nada melhor do que compartilhar experiências! Para quem não viu o primeiro post sobre o assunto, clique aqui.

segredo6
Casamento Ana Paula + Charles
Delegar funções e esquecer
Graças a Deus durante a cerimônia e festa não tive problema no meu casamento. Mas já havia recebido uma dica muito importante caso houvesse algum problema, uma amiga me avisou que se por acaso ocorresse algo que não era programado ou esperado ou mesmo que me descontentasse era para pedir primeiramente para o cerimonial intervir e posteriormente esquecer, porque provavelmente ninguém notaria e os acontecimentos positivos seriam maiores que os negativos. Então estava ciente que se  o inesperado ocorresse iria aproveitar do mesmo jeito“.

segredo5
Casamento Naira + Timothy
Contratar uma cerimonialista
“Uma coisa que eu vi que tinha pisado na bola antes do casamento começar foi a ausência de uma cerimonialista. Como eram apenas 28 convidados, todos extremamente próximos, e como eu já sabia todos os fornecedores que queria, achei que não fosse necessário. Resultado: os convidados foram chegando no hotel para um lounge que tínhamos preparado e ficaram perdidos, pois nós noivos não estávamos la. Houve desencontro de algumas pessoas, recebi várias ligações pois não conseguiam encontrar o local e a decoração do local da cerimônia não ficou como eu quis. Isso atrasou minha maquiagem, me deixou bastante estressada e não deu tempo bater fotos na praia com os convidados. Se eu pudesse mudar, mudaria isso, não importa o quanto custasse. Cerimonialista é ESSENCIAL, não importa o tanto de convidados! Outra dica é sempre fechar fotógrafos e equipe de vídeo em um só local ou que já trabalhem juntos. Dessa forma cada um já sabe seus limites, já tem intimidade para trabalhar em conjunto e o fluxo de trabalho flui com mais facilidade”.

segredo4
Casamento Fabiana + Filipe
Contratar RSVP Ativo
No meu casamento várias coisas não aconteceram da maneira que eu esperava. Honestamente acho que isso é beeem comum, no entanto não impede que gere algum tipo de frustração e eu realmente imagino que isso deve acontecer com a maioria das noivas. Obviamente são detalhes e que no final das contas não tiram o brilho daquela noite tão especial. O que mais me arrependo até hoje é de não ter feito um RSVP ativo porque no final das contas, o número de pessoas ausentes foi maior do que o esperado e se eu tivesse essa informação antes teria me programado para convidar mais pessoas que eu gostaria de ter convidado e no meio do caminho tive que cortar da lista“.

converse com a gente
 15      0       0})
DEIXE SEU comentário
8 Comentários
  1. Fernanda Camargo Farias, disse:

    Mais uma vez gostei das dicas das noivas, são sempre bem vindas! Obrigada!

  2. Daniela, disse:

    Bem eu mandei fazer o meu vestido e faltando 24hs ele não estava como imaginei… (ficou horrível) fiquei firme e fui a única loja em que havia provado somente um vestido. Não tinha mais nenhum dinheiro, nenhum mesmo. Mas em apenas 1 hora escolhi um vestido que não precisava de reparos para mim e na loja precisava dar uma entrada de hum mil (isso mesmo). Mas a vendedora que foi um anjo do Senhor em minha vida, fez uma promissória e passei no cartão de crédito que para minha surpresa tinha saldo suficiente. Me debrucei em lágrimas ali mesmo… quando contei ao noivo por telefone ele me disse assim: ” me casaria com você com qualquer vestido”. Fiquei muitos meses sem conseguir ver as fotos, porque não me casei com o vestido dos meus sonhos, mas o que importa mesmo é que Deus abençoou e sou eternamente grata por Ele sempre providenciar tudo!!!

  3. Marielen, disse:

    No meu casamento eu queria que os lugares fossem marcados, porque alguns dos convidados eram ex-namorados e eu não queria que ficassem próximos. Mas mesmo entregando o desenho do salão, as listas com nomes, número das mesas…a cerimonialista se enrolou toda e acabou deixando tudo mais bagunçado. Se soubesse teria deixado os lugares livres. Muitas pessoas confirmaram e não foram, mas isso não tem jeito de mudar, imprevistos acontecem e com isso tivemos umas 15 pessoas ausentes.
    Também tive problemas como uma das madrinhas… na última hora a madrinha achou que não estava com vestido adequado e não entrou, ninguém me falou na hora, pois se eu soubesse teria pedido para ela entrar de qualquer jeito, eu queria a presença dela independente do vestido que ela estivesse usando.
    Fora esses pequenos imprevistos meu casamento foi maravilhoso e eu lembro todos os dias de cada emoção que eu senti!

  4. Milena, disse:

    Muito bacana o post. Meu casamento foi um sonho, mas acredito que toda noivinha mudaria uma coisa ou outra. No meu caso, eu sonhei em casar em um local aberto e gramado, mas com o orçamento apertado, acabei optando por um cerimonial fechado e mais em conta. Eu pesquisei pouco, tive um 2013 complicado. Depois, acabei encontrando cerimoniais do jeito que eu queria e pouca coisa mais caro. Por isso, minha dica para as noivas é: PESQUISEM! Corram atrás, se envolvam, perguntem… Isso nunca é demais quando o que está em jogo e o sonho do nosso casamento.

  5. Lorena Castro, disse:

    Super dicas… Adoro!

  6. selma m., disse:

    todas essas dicas sao valiosas mesmo, pois é só fazendo a festa mesmo para sabermos de tudo que pode acontecer no dia!

  7. vanessa, disse:

    Eu teria escolhido mais padrinhos, e teria convidado pessoas que cortei da lista. Escolhemos em ter poucos padrinhos e nenhum da família para não dar briga entre as pessoas da família, assim nossos padrinhos eram só amigos, me arrependo disso pois tem algumas pessoas que são da família mas são além disso são amigos de verdade, não deveria ter comparado um com o outro. Além disso cortei pessoas da minha lista e me arrependo, gastei tanto com decoração, banda, locação do espaço que o custo com comida e bebida foram pequenos que deveria ter convidados todos que tinha vontade!

  8. Maíra, disse:

    Bom é claro que sempre ficamos muito realizadas e felizes com nossos casamentos mas no meu caso realmente o que me deixou intrigada e um pouco arrependida e ter investido pouco na decoração da igreja, optei apenas por tapete e dois arranjos no altar, mas quando entrei na igreja ficou com aquela sensação de que faltava mais coisa é claro que existem igrejas lindissimas muitos bem arquitetadas que dispensam a decoração mais este não era meu caso, mas tirando isso foi tudo perfeito, e saiu exatamente como queria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

segredo_das_noivas

Casamento é realizar um sonho, uma etapa da vida celebrada entre as pessoas que a gente mais ama, família e amigos. Simplesmente não tem como não ser perfeito! E por mais que cada noiva sempre ache o seu próprio casamento o melhor do mundo, sempre tem uma coisinha que não aconteceu conforme planejado, que não deu tão certo ou que fariam diferente.

Como não cometer os mesmos erros de noivas que acabaram de se casar? Resolvi criar este post no blog para compartilhar os segredos das noivas recém-casadas, aquelas dicas que só quem acabou de passar por isso pode compartilhar a experiência com vocês! Espero que ajude!

segredo1Casamento Ana + Leandro

Cronograma do Making of

“O que mais atrapalhou a minha programação foi a correria na hora de me arrumar. Eu nem sei direito o que aconteceu, se foram as madrinhas ou os maquiadores que atrasaram, só sei que na hora de eu me arrumar, mal tive tempo de curtir e meu penteado ficou meio solto…. Tanto que me achei ‘despencada” em várias fotos! Esse atraso também atrapalhou o horário da cerimônia, que acabou acontecendo bem no pôr do sol, e não pudemos tirar as fotos com os padrinhos na luz do dia. Acho que o meu conselho pras futuras noivas, seria organizar bem com a assessora o cronograma do dia e ficar em cima mesmo pra que ela faça acontecer do jeito que planejaram”. 

segredos3Ana Paula + Julio

Mudança de cabelo entre cerimônia e festa

“A cerimônia e a festa do meu casamento aconteceram no mesmo local. Eu quis aproveitar o tempo que seria necessário para as pessoas se acomodarem na festa e iniciar o coquetel para transformar meu coque da cerimônia num penteado solto e quem sabe fazer algumas fotos com padrinhos, pais e só nossas. Estão aí duas coisas que eu mudaria. Deixar o cabelo solto na festa não foi como eu imaginava, porque além de muitos abraços eu dancei muito, logo o cabelo estava desarrumado e eu morrendo de calor. O outro erro foi não delimitar quais seriam as fotos e quanto tempo no máximo levaríamos nisso. A combinação arrumar cabelo e fazer fotos levou muito tempo e acabamos demorando para entrar na festa”.

segredos2Casamento Marina + Gustavo

Confirmação de Presença

“Nós não queríamos fazer um casamento pra muita gente, pois tínhamos que guardar dinheiro para uma mudança de país devido a estudos (a primeira lista somente dos meus pais, sem nenhum convidado meu, do Gustavo ou da família dele, estava com 250 pessoas). Então, depois de muita polêmica e alguns desentendimentos com nossos pais, conseguimos convencê-los de fazermos um casamento apenas para os avós, tios, primos e alguns poucos amigos bem próximos (e ainda assim a lista final chegou perto de 190 pessoas, pois tenho muitos primos e muitos deles já são casados e tem filhos!). Quando contratamos o serviço de cerimonial, achamos muito caro pagar pelo serviço de RSVP ativo e apenas optamos pelo passivo, no qual as pessoas deveriam ligar para a nossa cerimonial e confirmar a presença delas. Mas infelizmente no Brasil isso não funciona. As pessoas não pensam que faz diferença confirmar ou não e simplesmente ignoram o aviso que está no convite.  Com a data se aproximando, nossa cerimonial nos procurou e disse que não havia recebido uma ligação sequer. E isso me estressou muito. Não somente pelo fato de termos que avisar o local da festa, para ter comida e atendimento suficiente pra todo mundo, mas também porque queríamos organizar as mesas da melhor forma possível, já que o restaurante tinha áreas abertas e fechadas, climatizadas ou não, e faria total diferença sabermos quantos convidados teríamos para tentarmos deixar todo mundo o mais confortável possível. Foi aí que nossos pais começaram a ligar para as pessoas pra tentar saber quem iria ou não. Eu e o Gustavo também passamos a procurar nossos amigos. Nossa surpresa foi enorme! Muita gente não iria e não se preocupou em avisar. Muita gente avisou de última hora que não poderia ir e alguns disseram que iriam e não apareceram (acho que por vergonha de dizer para nós ou para os nossos pais que não iriam). No final, ficou tudo bem, pois na última hora eu consegui uma lista aproximada e não faltou mesa pra ninguém, tampouco ficaram muitas mesas vazias sobrando pelo restaurante. Conseguimos o casamento dos sonhos e não tivemos nenhum problema no dia, por incrível que pareça. Nós conseguimos o casamento que sonhamos, apenas com convidados mais íntimos, o que deixou o ambiente cheio de emoção (a gente ouvia o choro das pessoas durante a cerimônia) e agora sentimos saudade do dia perfeito que tivemos. Mas hoje, eu pagaria por um serviço de RSVP ativo. Isso teria nos poupado certo desgaste nos dias que antecederam o casamento e seria a única coisa que eu faria diferente”.

converse com a gente
 16      3       0})
DEIXE SEU comentário
24 Comentários
  1. nairaoliveira, disse:

    Fernanda, que post bacana. Uma coisa que eu vi que tinha pisado na bola antes do casamento começar foi a ausência de uma cerimonialista. Como eram apenas 28 convidados, todos extremamente próximos/familia e como eu já sabia todos os fornecedores que queria, achei que não fosse necessário. Resultado: os convidados foram chegando no hotel para um lounge que tínhamos preparado e ficaram perdidos, pois não estávamos la. Houve desencontro de algumas pessoas, recebi várias ligações pois não conseguiam encontrar o local e a decoração do local da cerimonia não ficou como eu quis. Isso atrasou minha maquiagem, me deixou bastante estressada e não deu tempo bater fotos na praia com os convidados. Se eu pudesse mudar, mudaria isso, não importa o quanto custasse. Cerimonialista é ESSENCIAL, não importa o tanto de convidados!

  2. Regiane Leite, disse:

    Fernanda traz outras dicas de algumas outras noivinhas, adorei o post, ajuda de maaaais nós que estamos organizando a tão sonhada festa.

    • Fernanda Floret, disse:

      Regiane, a ideia é esta! Vou fazer sempre este post com com depoimentos de noivas leitoras do blog!

  3. ALESSANDRA VINHAGA, disse:

    MEU CASAMENTO FOI UM SONHO REALIZADO! MAS SAIU ALGUMAS COISAS QUE ME CHATERAM MUITO NO DIA! MESMO TENDO GASTADO MUITO NAO ME ARREPENDO! E SO DIGO UMA COISA PRA VCS NOIVINHAS VIGIEM SUA DECORACAO!!! NAO ACREDITEI EM UMA COISA QUE MINHA AMIGA QUE SE CASOU ANTERIORMENTE PEDIU, JUSTAMENTE ISSO, VIGIE SUA DECORAÇÃO! EM CIMA DA HORA AINDA PASSEI LA E NAO DEU TEMPO MUDAR ALGUMAS COISAS PORQUE DEPOSITEI CONFIANCA E A CONTRATADA PARA O EVENTO NAO TEVE O MINIMO DE DISCERNIMENTO! MINHA DECORACAO ERA TODA BRANCA E ELA COLOCOU UM BOLO FANTASIA SUJO DE POEIRA. O PAINEL DA PARTE DE TRAS DA MESA DO BOLO QUE SERIAM AS FLORES QUE ELA PROMETEU COLOCAR DENTRO DE UM RECIPIENTE NAO COLOCOU E AMARROU, ENFIM, EU ODIEI OS GIPSENS (FLORES MOSQUITINHOS) PENDURADOS, PARECEU QUE EU MESMA TINHA FEITO, OU SEJA PARECENDO UMA GAMBIARRA JUNTO COM OS CRISTAIS.
    NO SALAO, A CABELEREIRA FALOU QUE EU IA FECHAR PARA ATENDIMENTO PARA AS DEMAIS CLIENTES, SOMENTE IRIA ME ATENDER, E NO FINAL DAS CONTAS ATENDEU OUTRAS PESSOAS QUE FICAVAM ME ASSISTINDO, NAO GOSTEI DISSO! POR MAIS QUE EU TENHA FICADO UMA NOIVA COM PENTEADO PERFEITO E A MAQUIAGEM LINDA COMO PEDI, EU SÓ QUERIA QUE AS PESSOAS TIVESSEM ME VISTO NA HORA DE ENTRAR NA IGREJA, E SOMENTE AS PESSOAS QUERIDAS E CONVIDADAS! BOM GRACAS A DEUS AS DEMAIS COISAS SAIU NA PAZ, A CERIMONIA FOI LINDA, O PADRE FEZ UMA BENÇÃO ESPECIAL, NAO FALTOU NINGUEM QUE CONVIDAMOS, A IGREJA ESTAVA CHEIA, O BUFFET FOI UMA DELICIA E A FESTA TUDO ROLOU COM A MAIOR ANIMACAO, TODOS SE DIVERTIRAM E O CARINHO DAS PESSOAS FOI A RECOMPENSA DE TUDO! ESPERO QUE VENHA A AJUDAR TODAS VCS E BOA SORTE!!!

  4. Samuel Marcondes, disse:

    Fotógrafo pode palpitar também? Bom, já fotografei (e consequentemente participei) de vários casamentos, e como nós temos uma relação “pós-evento” com os casais (afinal temos todas as etapas para escolha das fotos, montagem do álbum, etc), vejo que muitas noivas comentam conosco que se arrependem (a) pela falta de cerimonialista para ajudar ao menos no grande dia (isso pode inclusive refletir no resultado das fotos, já que todo o cronograma pode ficar comprometido, a noiva se estressa e isso não é bom né), e (b) por “perder” muito tempo cumprimentando todos os convidados de mesa em mesa (para algumas isso é essencial, mas outras falaram que não curtiram muito da tão sonhada festa pq tiveram que fazer esse “social”). Enfim, cada caso é um caso, mas são duas dicas a serem analisadas. Bjos!!! Samuel

  5. Fernanda, disse:

    Que bom poder fazer este desabafo …
    Sempre sonhei em casar com um vestido super decotada nas costas e estilo princesa com as manguinhas caídas e rodado.
    Quando fui a um estilista da minha cidade disse isso a ele mas de acordo com a analise do meu perfil ele sugeriu outro vestido estilo sereia e alças rendadas com coque. Ficou bonito mas não me realizei com sempre sonhei. Fica a dica siga sempre seu instinto !!!

  6. renatafloret, disse:

    Amei este post!! São tantas coisas para pensar e resolver que sempre escapa um detalhe que esquecemos ou simplesmente optamos não dar atenção, e depois nos arrependemos!
    Excelentes dicas!!

  7. Lola, disse:

    Maquiadora também pode dar palpite?! rsrsrsrsrs
    Um das maiores queixas que ouvimos de nossas noivas e madrinhas é a pressa na hora de se arrumar por falta de organização dos horários. Cerimonial é fundamental mesmo gente! O embelezamento da noiva e amigas deve ser relaxante e descontraído. Se for bem organizado sai melhor que encomenda e com tempo de sobra pra fazer umas fotos antes do casório.

  8. Clarinda, disse:

    Que delícia de Post! Que delícia de comentários! Obrigada! Estou dando os primeiros passos na organização do meu casamento, mas já sigo seu site, Fernanda, há mais de 4 anos! Sou apaixonada por casamento desde pequena! Já olhei tudo por aqui e estou seguindo várias dicas! Seu blog é PERFEITO! Parabéns!!

  9. Fernanda Coelho, disse:

    Fê,
    amei esse post! Faz mais desse estilo! Ajuda muito quem está organizando o casamento!
    Estou com dificuldades na minha lista de convidados e pensei em colocar confirmação de presença, mas realmente aqui é muito difícl de dar certo, as pessoas não confirmam e isso seria primordial para eu poder ficar tranquila no meu casamento!

  10. Karina Polycarpo, disse:

    Fe, queria comentar não de algo que deu errado, mas sim de algo que deu muito certo! Foi uma grande discussão se deveríamos ou não marcar lugares nas mesas… Como aqui no Brasil isso não é muito comum, ficamos com medo. Mas para nós seria muito importante que o casamento fosse uma ótima experiência para todos, inclusive praquele casal de amigos que não conhece mais ninguém, sabe? Solicitei para duas madrinhas que fizessem o RSVP ativo, e com todos os nomes confirmados armamos o esquema das mesas! Colocamos mais uma mesa extra caso alguém que não confirmou resolvesse aparecer. E funcionou super bem! Até hoje escuto elogios sobre esse detalhe que parece ser tão bobo, mas que faz uma enorme diferença, pois é uma delicia poder jantar em paz com os amigos mais queridos, pessoas com quem tem afinidades, sem se preocupar em pegar uma mesa correndo, guardar lugares, etc…. BEIJOS!

  11. Selina Ferreira, disse:

    Olá, estou iniciando os preparativos para meu casamento em maio de 2015, e achei excelente este post. Sonhamos com tanta coisa, temos tantas idéias e planos, e é sempre bom saber o relato de outras pessoas que passaram recentemente pela experiência de planejar algo e as vezes não sair como deveria. Tenho certeza que assim como o blog todo já está me ajudando, este post me ajudará ainda mais… Beijos

  12. Tati, disse:

    Adorei o post!!! Estamos começando a organizar nosso “dia C” e essas dicas foram muito valiosas! Faça mais posts assim! =D

  13. Alderrosy, disse:

    Parabéns pelo post! Ele poderia ser frequente. Muitas dicas importantes foram dadas, tanto no post quanto nos comentários.

  14. Marina Lima, disse:

    Amei o post, Fe. Me caso em abril de 2015 e foi ótimo ler esses depoimentos. Espero que venham mais desse estilo. Super beijo.

  15. Flávia Queiroz, disse:

    Adorei o post! Casei há uma semana e o resultado foi incrível, melhor do que eu esperava! Mesmo assim, sempre tem um ou outro ponto que a gente pensa “podia ter planejado melhor”. No meu caso, a relação com o local escolhido foi bem complicada, especialmente nos dias que antecederam o casamento. Como fechei fornecedores que não faziam parte da lista de indicados do local, sofri com a birrinha dos funcionários, inseguros com meus contratados. Pudesse voltar no tempo teria alinhado melhor meus desejos e expectativas.

  16. Fernanda, disse:

    Muito bom poder ler o relato de outras noivinhas, faltam 100 dias para o meu casamento.Nossa começa a tensão será que vai dar tudo certo, será que vai sair conforme o esperado?E ótimo ler dicas de quem já casou eu mesmo ja me arrependi de não ter contratado cerimonial total somente para o dia da festa, dá muito trabalho fazer orçamento..Boa sorte a todas =) Parabéns Xara seu site e otimo

  17. Maíra Galvão, disse:

    Parabéns Fernanda, adorei o post eu me casei dia 10 de Maio e também tive pequenos detalhes do qual não fiquei satisfeita mas nada que fosse motivo pra atrapalhar ou não sair tudo como planejado, só gostaria de fazer um comentário com relação ao making of que as noivinhas de plantão procurem um lugar sossegado para se arrumarem, apesar que hoje a maioria dos salões tem salas especiais para as noivas eu preferi me arrumar no hotel apenas com cabeleiro, maquiador e fotografo pois eh um momento em que vc quer curtir, controlar a ansiedade e ter um pouco de liberdade de proporciona isso. E mais uma dica pra quem esta começando a organizar o casamento pesquise, pesquise e pesquise muito seus fornecedores pois eles serão o alicerce do seu casamento. Bjos Fernanda o Blog me ajudou muittooo nos meu preparativos.

  18. Maína Pietrobelli, disse:

    Fernanda, leio sempre o blog, que me ajudou demais a planejar meu casamento!

    Também tenho algumas dicas:
    1) Se música é algo importante pra você, não só mande a lista para o DJ, mas também imprima e leve no dia. Eu e meu marido tínhamos feito uma lista bem detalhada do que queríamos que tocasse e na hora o DJ simplesmente ignorou! Talvez se eu tivesse deixado uma cópia impressa com a cerimonialista, poderia ter cobrado que ele seguisse.
    2) Converse MUITO BEM com o seu fotógrafo sobre sua expectativa. Se possível, mande algumas fotos de referência para que ele entenda bem o que você quer (fotos das alianças, vestido, noiva…). No dia do meu casamento nós queríamos tanto curtir a festa e os convidados que gastamos pouco tempo com fotos. Não fiz fotos sozinha logo após o making of e não tenho fotos com alguns convidados! O querido fotógrafo até pediu nossas alianças pra fotografar no meio da festa, mas eu não quis me preocupar com isso na hora e acabei não fazendo :(
    3) Como todas já falaram, organize seu dia para ter tempo entre o making of e a cerimônia. É muito legal poder tirar fotos e “se curtir” um pouco vestida de noiva só com sua mãe, irmã, madrinhas… É um momento muito gostoso e pra mim infelizmente passou muito rápido, já que a cerimônia começou às 16hs.
    4) Tenha MUITA atenção com os contratos. Exija sempre que tenha uma cláusula com condições justas caso o fornecedor não entregue alguma coisa que prometeu ou no prazo que prometeu. A gente sempre acha que isso não vai acontecer, mas ninguém está livre de cometer falhas e não é justo que a noiva fique frustrada com algo que o fornecedor se comprometeu a fazer. Se acontecer, precisa haver um ressarcimento justo ou alguma outra coisa que diminua a sensação de frustração.

    Acho que é isso! Lembre-se que seu dia será perfeito na sua memória e nada vai estragar a emoção do momento. Essas dicas são somente para trazer um pouco mais de paz e para que você curta ainda mais esse dia ;)

    Bjs a todas

  19. Thais da Silva, disse:

    Adorei as dicas! Contratei RSVP ativo já imaginando que poucas pessoas ligariam para confirmar e agora estou muito aliviada por ter feito esta escolha! Faltam 57 dias para o meu casamento e o App Casando me ajudou MUITO!!

  20. Ritinha, disse:

    Olá Fernanda, meu nome é Rita de Cássia e fiquei muito encantada com seu blog. Estou tão enrolada no planejamento do meu casamento, da parte financeira até os mínimos detalhes. Fiquei noiva em Novembro do ano passado, e planejo meu casamento para o mês de Novembro de 2015. Quero um casamento simples, mais que fique marcado na vida de cada um que estiver nesse lindo momento da minha vida e da vida do meu amado. É meu sonho casar vestida de noiva, na igreja… e é um sonho dos meus pais, pois sou sua única filha, e como filha única, eles desejam realizar esse sonho. Quero muito dicas sua para como devo começar a organizar os tudo. Desde já agradeço de coração por ter lido minha mensagem. Xeru!!

  21. Divinas Maravilhas, disse:

    Os seus posts são muito relevantes para as noivas, pois mostram a experência de outras noivas e aquilo que não foi bom.

  22. Camila, disse:

    Bom, o que dizer de uma viciada em casamento kkkk (já me casei há 2 anos, e continuo a louca desse blog…)
    Um das coisas que mais me entristeci no dia do casamento, ou melhor que mais me deixou com raiva, foi ninguém …NINGUÉM chegar na hora que colocamos no convite 16:45… Eu queria o inicio da cerimônia com o pôr-do-sol (pois me casei em julho), e até mesmo o Pastor que fez me casamento me deu raiva nesse dia, ele chegou as 18h… Eu já estava na porta do local há quase 2h (pois me arrumei cm antecedência para justamente NÃO ACONTECER ISSO) eu quase chorei de raiva, qndo entrei e já estava escuro… Porque meu casamento foi no jardim do lugar… Isso sem duvidas foi o pior… Peça para seus convidados (uma dica importante) não se atrasarem… pois isso faz toda a diferença , caso vocÊs façam como eu. Bjos Fê, agora seguindo mais ainda o VESTIDA DE MÃE, também esperando um menino!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>