5 dicas de espumantes para casamento

Numa festa de casamento são servidos diversos pratos, entre canapés, entradas, prato principal e sobremesas. Você não precisa se preocupar um harmonizar cada prato com uma bebida, até porque senão terão muitas opções de vinhos e é difícil administrar. Uma bebida é considerada curinga das festas e harmoniza bem com quase todos os tipos de prato: o espumante.

Dentre os vinhos espumantes, você sabe qual a diferença entre champanhe, prosecco e cava? Regrinha básica: na dúvida se é um champanhe, prosecco ou cava, chame de espumante, afinal todo vinho gaseificado é um espumante!

Champanhe: Apenas os vinhos espumantes produzidos na região de Champagne, na França, podem ser chamados de champanhe. O método de fermentação usado é o champenoise. São usadas uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier e sua produção passa por regras rígidas, por isso costuma ter o preço mais elevado. O blog indica o champanhe Laurent- Perrier, não muito conhecido no Brasil ainda, mas é o champanhe que foi usado no casamento do Príncipe Williams e Kate Middleton.

Prosecco: Antes prosecco era um tipo de uva originário da Itália, por isso a maioria dos espumantes proseccos são iatalianos, apesar de também poder ser encontrado versões nacionais. Porém recentemente a Itália alterou a lei, assim como no caso do Champanhe que só pode ser chamado assim se produzido na região de Champagne, o Prosecco só pode ser chamado assim se produzido nas regiões de Veneto e Friuli. Os proseccos são elaborados pelo método charmat, onde a segunda fermentação ocorre em grandes tanques de aço inox e não na própria garrafa.

Cava: Se a França tem o Champanhe, a Itália o Prosecco… a Espanha tem a Cava! A Cava é o espumante espanhol que utiliza as uvas Parrelada, Xare-lo e Macabeo (Viura) e só pode ter a denominação de Cava se for produzido na Espanha e com estas 3 uvas.

Espumante Nacional: Erra quem pensa que para um espumante ser bom tem que ser francês, italiano ou espanhol. O Brasil é um excelente produtor de espumantes e tem ganho diversos prêmios internacionais. em muitas degustações às cegas, os espumantes brasileiros vencem grandes marcas de espumantes europeus. Um bom espumante nacional faz bonito em qualquer festa.

Pedi para nossa parceira Casa Lisboa indicar 5 espumantes perfeitos para casamentos. A Casa Lisboa oferece degustação, consignação e reposição de bebidas durante o evento. Veja abaixo que há boas opções em todas as faixas de preços.

CONVERSE COM A GENTE