Cartão de Agradecimento

O que é?

Um pequeno cartão enviado aos convidados após o casamento, para agradecer a presença na festa e o presente recebido. Posso dizer que cartão de agradecimento mostra sua boa educação, um gesto muito elegante.

E o que mais?
Serve também para informar como ficou seu nome de casada (se adotou o sobrenome do marido ou não) e qual o endereço da nova residência do casal.

Quando enviar?
Em até 30 dias após o casamento.

Como enviar?
Pelos Correios.

O que escrever?
Algo como “Ficamos muito felizes com sua presença em nosso casamento e obrigada pelo lindo vaso que recebemos de presente, já está decorando nossa sala.”
Sempre mencione o presente recebido, isso é muito importante.
Se recebeu dinheiro ao invés de presente, você pode escrever algo como “obrigada pelo presente, compramos um lindo aparelho de jantar”, ou “obrigada pelo presente, estamos guardando para comprar nossa nova casa”.
Para amigos mais próximos, padrinhos, você pode escrever ao mais personalizado, mais carinhoso.
Sempre escrever a mão.

Como me organizar?
Faça uma planilha (eu usei a mesma que tinha o nome e denreço de todos os convidados, apenas abri uma coluna a mais) e vá anotando todos os presentes a medida que for recebendo-os. Não deixe para fazer isso após o casamento porque você pode não lembrar de quem recebeu todos. Eu já ia escrevendo os cartãozinhos e deixando tudo pronto, para enviar após a festa. Tive apenas que refazer 2, de pessoas que acabaram não indo na festa, então não dava pra enviar o cartão agradecendo a presença né?

Dica 1:
Encomende seus cartões de agradecimento com respectivos envelopes no mesmo lugar que fez seus convites, usando o mesmo tipo de papel e tipografia, fica muito bonito, tudo combinando. Encomende uma quantidade com bastante sobra, assim você poderá usar esse cartão como cartão social do casal, para anexar junto com presentes em futuros aniversários, casamentos de amigos.

Dica 2:
Deixe todos os cartões preparados e peça para alguém (sua mãe, sogra, ou você mesma se não for viajar para lua de mel logo em seguida) enviar logo na semana seguinte da festa. Enquanto você estiver viajando de lua de mel, seus convidados receberão o cartão em casa, é muito elegante.

Curiosidade:
O ato de riscar o sobrenome em um cartão significa que a pessoa quem você o entrega não deve chamá-la de “Sra. Floret”, por exemplo, e sim de “Fernanda”. No caso dos cartões de agradecimento a presentes de casamento, jamais se risca o sobrenome, pois essa situação serve como apresentação social do sobrenome adotado. (essa informação é do livre de etiqueta do Fabio Arruda).

E por último, se der para enviar com um selo personalizado do casal igual escrevi aqui, mais legal ainda. (mas é só um detalhe, e não precisa ser a cara estampada de vocês dois, pode ser a foto do buquê, por exemplo).

UPDATE 16.03.09: dúvidas respondidas nos comentários!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE