15/03/2009 -
Por Fernanda Floret
O que é?
Um pequeno cartão enviado aos convidados após o casamento, para agradecer a presença na festa e o presente recebido. Posso dizer que cartão de agradecimento mostra sua boa educação, um gesto muito elegante.
E o que mais?
Serve também para informar como ficou seu nome de casada (se adotou o sobrenome do marido ou não) e qual o endereço da nova residência do casal.
Quando enviar?
Em até 30 dias após o casamento.
Como enviar?
Pelos Correios.
O que escrever?
Algo como “Ficamos muito felizes com sua presença em nosso casamento e obrigada pelo lindo vaso que recebemos de presente, já está decorando nossa sala.”
Sempre mencione o presente recebido, isso é muito importante.
Se recebeu dinheiro ao invés de presente, você pode escrever algo como “obrigada pelo presente, compramos um lindo aparelho de jantar”, ou “obrigada pelo presente, estamos guardando para comprar nossa nova casa”.
Para amigos mais próximos, padrinhos, você pode escrever ao mais personalizado, mais carinhoso.
Sempre escrever a mão.
Como me organizar?
Faça uma planilha (eu usei a mesma que tinha o nome e denreço de todos os convidados, apenas abri uma coluna a mais) e vá anotando todos os presentes a medida que for recebendo-os. Não deixe para fazer isso após o casamento porque você pode não lembrar de quem recebeu todos. Eu já ia escrevendo os cartãozinhos e deixando tudo pronto, para enviar após a festa. Tive apenas que refazer 2, de pessoas que acabaram não indo na festa, então não dava pra enviar o cartão agradecendo a presença né?
Dica 1:
Encomende seus cartões de agradecimento com respectivos envelopes no mesmo lugar que fez seus convites, usando o mesmo tipo de papel e tipografia, fica muito bonito, tudo combinando. Encomende uma quantidade com bastante sobra, assim você poderá usar esse cartão como cartão social do casal, para anexar junto com presentes em futuros aniversários, casamentos de amigos.
Dica 2:
Deixe todos os cartões preparados e peça para alguém (sua mãe, sogra, ou você mesma se não for viajar para lua de mel logo em seguida) enviar logo na semana seguinte da festa. Enquanto você estiver viajando de lua de mel, seus convidados receberão o cartão em casa, é muito elegante.
Curiosidade:
O ato de riscar o sobrenome em um cartão significa que a pessoa quem você o entrega não deve chamá-la de “Sra. Floret”, por exemplo, e sim de “Fernanda”. No caso dos cartões de agradecimento a presentes de casamento, jamais se risca o sobrenome, pois essa situação serve como apresentação social do sobrenome adotado. (essa informação é do livre de etiqueta do Fabio Arruda).
E por último, se der para enviar com um selo personalizado do casal igual escrevi aqui, mais legal ainda. (mas é só um detalhe, e não precisa ser a cara estampada de vocês dois, pode ser a foto do buquê, por exemplo).
UPDATE 16.03.09: dúvidas respondidas nos comentários!
perfeito fernanda! bem explicadinho! adoro posts feitos em tópicos! leitura rápida e dinâmica!
beijocas e sucesso!
dicas bem aproveitadas!
Nossa Fê, que coisa mais linda! Nunca tinha visto alguem fazer isso (oi?), realmente é muito delicado e educado.
Seu post ficou perfeito, concordo com a Dalila, tudo bem explicadinho!
Beijocas e uma ótima semana
Adoro cartões de agradecimento (a gente fica toda feliz quando recebe) e adorei o post, ficou super esclarecedor e de fácil leitura.
Já vi em alguns lugares que os cartões podem ser enviados em até seis meses depois do casamento… confere?
Eu fiz isso e meus convidados adoraram! realmente é de uma delicadez e educação que as pessoas não estão acostumadas.
Valeu a pena todo o meu esforço para enviá-los, só recebi elogios.
bjs
Eu fiz isso e meus convidados adoraram! realmente é de uma delicadez e educação que as pessoas não estão acostumadas.
Valeu a pena todo o meu esforço para enviá-los, só recebi elogios.
bjs
Os meus ficaram lindos, foi a Bella Cabral que fez!
Só uma dúvida que sempre tive: qual o nome que vem primeiro? É sempre o da mulher ou é ordem alfabética?
Bjo.
Adorei..estava justamente pensando como faria.
Sabe, Fe, eu vejo muita gente preocupada com o pré-festa, com a pré-cerimonia. Depois simplesmente se esquecem até de convidar para conhecer a nova casa ou agradecer a presença.
Acho delicado, atencioso e elegante. Com certeza estamos neste time!
Parabéns. Nota 10!
Obrigada pela dica, já vou abrir uma coluna na minha planilha para não dar problema depois.
Fe , uma dúvida.
Qual o tamanho que vc fez?
Quando mandou na gráfica, por dentro nao tem nada mesmo? Nem o endereço como um cartão de visita?
Beijos, Adri
Fê, agradecer uma gentileza recebida é fundamental.
Também encomendei meus cartões de agradecimento junto com os convites (ficaram lindinhos!), mas apesar de concordar plenamente que é muito importante agradecer, eu tinha muitas dúvidas de como fazer.
TINHA!!!
Depois das suas explicações não tenho mais. Perfeito o post!
Beijinhos
PS: Faltam 12 dias!!!!!
Fernanda, eu acho que esse cartão é uma lenda!!! rsrs Nunca recebi!
Mas eu vou quebrar essa mania sem educação e vou mandar SIM meu cartãozinho de agradecimento. Acho muito gentil!
bjs
Respostas:
Dani Freitas, tanto no livro da Vera Simão como do Fabio Arruda (experts em etiqueta) dizem 1 mês/ enquanto os noivos estiverem em lua de mel. Eu acho que se você for esperar 6 meses vai acabar desistindo. Para casais que passam mais de 1 mês viajando de lua de mel, acho compreensível ter um prazo maior.
Adri, o tamanho do meu cartão era 12cm de largura e 16 cm de altura aberto (8cm fechado).
dentro era completamente branco, para eu ficar a vontade para escrever. Meu endereço ia na etiqueta que fiz para fechar o envelope. Mas você pode sim imprimir o endereço no cartão, é OK!
Beatriz, acredite, existe! Pena que pouca gente tem usado, mas o objetivo desse post é justamente divulgar essa ideia!
Mariana, acho que sempre vem primeiro o nome da mulher, mas não tenho certeza. Perguntei para o Fabio Arruda e assim que ele me responder, conto aqui.
Beijos!
Também acho maravilhosa a idéia do cartão!!! Já vou encomendar meus selos…
Beijos,
Cybele
Adorei suas dicas sao otimas, Acho maravilhosa essa ideia, é super educado e mostra que é a presença dessa pessoa foi importante
Fernanda, você excluiu um de seus sobrenomes ao adicionar o nome de seu marido? Gostaria de informações sobre os cartórios de São Paulo que aceitam essa mudança, pois os que tenho notícia só admitem o acréscimo do sobrenome do marido. Ou seja, as esposas escolhem permanecer com o mesmo nome de solteira ou acrescentar a ele o sobrenome do marido.
Oi Liana, sim, eu excluí um dos meus sobrenomes de solteira quando adicionei o do meu marido. Meu cartório foi o do Jardim América, mas vc só pode ir no cartório perto da sua casa ou da casa do seu noivo. Bjos
Obrigada, Fer! Já sabia da necessidade de proximidade com a nossa residência…só estava com esperança de ser justamente o cartório em que vc casou! Infelizmente não, mas ligarei no cartório da Saúde para me informar. Bjos!
Onde faço este “selo personalizado”?
Fernanda, uma dúvida: quando optamos por não mudar o sobrenome….daí você acredita que seri OK riscar o sobrenome para as pessoas mais chegadas, ou ainda assim seria dispensável neste caso?
Bjs
Para Carolzinha – o sele personalizado vc faz em qualquer agência dos Correios!
Para Ana B. – acredito que ainda assim seria disponsável, pois uma das funções do cartão é justamente informar como ficou o sobrenome (igual de solteira, como no seu caso, ou igual do marido), então não deve ser riscado.
Fernanda!
Super obrigada pela dica e pela resposta tb!
Bjs
Adorei!! Com certeza fará parte do meu casamento, muito obrigada Fer! Conheço seu blog há menos de uma semana e já estou viciada! Parabéns!
Oi Fernanda,
Andei pesquisando para fazer esses cartões de agradecimento e me falaram que se os noivos entregam uma lembrança para todos os convidados no dia casamento com um cartão agradecendo a presença não precisaria mandar esse outro cartão. O que vc acha disso?
Oi Fernanda,
Vc pode dar idéias do que escrever qdo o presente for jogo de pratos, copos e petisqueiras? Tô sem a menor idéia!!!
Aliás, qualquer presente que vc der idéia vai ajudar bastante, hahaha
Beijos!
Fernanda, Boa Noite!
Adorei!!! Muito delicado e gentil.
No meu caso, vou agradecer presentes de Bodas de Prata, devo colocar o nome e sobrenome do casal?
O correios está em greve, onde posso encomendar o selo personalizado?
Obrigada!
Rosana, o selo personalizado é só nas agências do Correios mesmo, melhor esperar acabar a greve.
Sempre fica mais elegante com o nome e sobrenome. 😉 Beijos
Ola, quando são presentes virtuais e cotas de lua de mel, como devemos agradecer? Por e-mail ou cartão de agradecimento?
Fernanda,
Adorei esse tópico!
Mesmo antes de lê-lo, já havia decidido seguir exatamente o que você falou: cartões de agradecimento no papel do convite, planilhar os presentes recebidos e enviá-los com selos personalizados.
Agora me surgiu uma dúvida… Li em algum lugar (não me lembro onde) que as pessoas mais próximas devem receber o agradecimento pessoalmente.
O que você acha?
Para Clarissa – não é necessário, todos podem receber por Correios. O endereço do destinatário vai no envelope.
Fernanda,
Outra dúvida. Não vi o endereço do destinatário na foto que você postou.
Como você fez?
Fernanda, gostaria de saber se vc conseguiu ter certeza se é o nome da mulher que antecede o do marido.
Bjo
Fernanda, mesmo para convidados que moram em nossa cidade, que são vizinhos, nossos familiares de convívio próximo, devemos enviar pelos Correios?! Se não, necessariamente é o casal que tem que entregar ou podemos contar com a ajuda dos nossos pais?!
Fernanda, casei em fevereiro deste ano. Infelizmente acabei me atrasando demais na entrega dos cartões de agradecimento. Fica chato mandar agora, 8 meses após o casamento? Para amenizar a situação pensei em enviar, junto com o cartão, uma foto do convidado com a gente no casamento. É uma boa ideia? Ou é melhor não mandar nada a essa altura? Obrigada!
Olá Bom Dia,
Gostaria de saber se devemos ou não responder e o que escrever, ao cartão de agradecimento enviado pelos noivos relativamente à minha ida ao casamento?
Obrigada
Olá Fernanda!
Vale cartão de agradecimento virtual, enviado por e-mail?
Obrigada!
Meninas meu pai me pediu pra colocar nosso endereço no cartão, tipo ” oferecemos nossa casa ou nossa casa estará sempre aberta para vocês”. Não fica brega isso??
Lili – não acho brega não… Beijos!
como vc conseguiu o endereço de todos os convidados? mesmo os menos chegados? acho esse o maior empecilho.
grata,
Leila, simplesmente perguntando para cada um! Se são convidados do seu casamento, supõe-se que são pessoas queridas e que você tem contato (ou seus pais, ou seu noivo, ou os pais do seu noivo).Então é só ligar ou mandar e-mail para eles e perguntar o endereço! beijos
Fernanda, achei essa ideia linda e elegante. Nunca recebi cartão de agradecimento dos vários casamentos que fui, mas gostei bastante da ideia. Com certeza no meu eu farei. Ideia anotada! haha Beijos.