Cartão de Agradecimento
Escuto de tantas noivas que elas querem “surpreender” na festa de casamento, mas vejo que muito poucas fazem o que considero que supreende positivamente e dá um toque final perfeito na festa de casamento: o cartão de agradecimento. Já falamos dele aqui num post antigo (março de 2009), então achei que era hora de falar novamente! Gente, nada de preguiça, surpreenda seus convidados com educação, agradecendo a presença e os presentes após a festa, isso sim são detalhes que fazem a diferença.
O que é?
O cartão de agradecimento tem várias funções: agradecer a presença na festa, agradecer o presente, informar como ficou o sobrenome dos noivos após casados, informar o novo endereço de residência.
Quando e como enviar?
Até 30 dias após o casamento, pelos Correios.
Qual nome vem na frente, do homem ou da mulher?
Segundo Samara Costa da Scards, a última vez que o nome da mulher vem na frente é no convite de casamento. Após casados, o nome do homem sempre vem na frente. Mas hoje em dia muitas mulheres preferem o seu nome na frente (ladies first), e segundo Fabio Arruda comentou, “é simpático, coloquial e permitido também (apesar da tradição ser mesmo o do homem na frente)“.
“Ah Fernanda, mas dá muito trabalho escrever um por um….”
Trabalho dá, mas eu fiz e considerei um prazer! Afinal se você chamou todas aquelas pessoas para sua festa, é porque gosta destas pessoas! O segredo é encomendar os cartões junto com os convites (inclusive seguindo a mesma estética do convite, fica perfeito), e escrevê-los aos poucos. Eu ia recebendo os presentes, já ia anotando numa lista quem havia dado o quê, e ia aos poucos escrevendo os cartões, agradecendo a presença e o presente recebido. Após o casamento tive que refazer poucos cartões de pessoas que não foram na festa (portanto eu não poderia agradecer a presença, mas mesmo assim iria agradecer o presente recebido). Como casei num sábado e só viajei de lua de mel na segunda, escrevi os últimos cartões na segunda de manhã e já levei aos Correios. Os convidados receberam na terça mesmo, enquanto estávamos na lua de mel, foi perfeito!
E se o presente for dinheiro ou cota de viagem?
Escreva algo como: “Agradecemos pelo presente que será usado na reforma do nosso novo lar” ou “Agradecemos pelo presente que será muito bem aproveitado na nossa viagem de lua de mel“.
O que escrever no cartão de agradecimento?
O texto é sempre pessoal, mas uma dica de texto básico é assim: “Ficamos muito felizes com sua presença em nosso casamento e agradecemos pelo lindo vaso de cristal recebido. Nossa casa está de portas abertas aguardando sua visita.” Para pais, padrinhos e pessoas queridas, vale caprichar no texto! Ah, seu noivo/ marido pode ajudar escrevendo para a família dele.
Uma dica extra:
Encomende vários cartões e envelopes a mais. Além de servirem como cartão de agradecimento do casamento, na verdade eles acabam sendo o cartão social do casal, e você poderá usar em diversas ocasiões como colocar junto com o presente quando for ao aniversário de alguém.
Veja mais dicas no outro post sobre cartões de agradecimento. E vocês, enviaram ou enviarão os cartões de agradecimento?
Cartões de Agradecimento: Scards
Concordo plenamente Fe!
O cartão de agradecimento faz toda diferença.
Fico sempre muito contente quando recebo um, mesmo com tantos acontecimentos na vida dos noivos, você sente que foi lembrado com carinho!
Fe, concordo com vc! Escrevi uns 200 cartões no meu casamento e recebi inumeras ligações depois de envia- los de convidados agradecendo a delicadeza. Acho que vale a pena escrever ja que o convidado foi escolhido a dedo para dividir os momentos comigo e meu noivo. Fica a dica pra vc falar com as niivas para nao esquecerem de cortar o nome para deixar o nome mais informal. Beijos
Oooi, eu também segui a sua dica,além do prazer em retribuir o carinho da presença e do presente, e os agradecimento com a delicadeza e surpresa, pois hoje em dia, é dificil quem pára para escrever a mão e enviar pelo correio….adorei
Acho mega elegante a atitude!
Fernanda, concordo com vc! No início não achava tão importante, mas acabei fazendo.
Impressionante como as pessoas se sentiram especiais e agradecidas. É uma coisa pequena, que não acrescenta tanto no orçamento, mas se torna e essencial. beijo!
Adorei o post!
Eu fiz os meus pelo site Wedding Paper Divas combinando com toda a papelaria do casamento e ficou lindo! Eu fiz cada um personalizado com os nomes dos convidados, e os presentes que já recebi, já enviei por e-mail mesmo antes do casamento, os convidados adoraram!
Oi Fernanda, você tem toda razão! É uma delicadeza que vale a pena e faz toda diferença!
Oi Fe, concordo totalmente! Já mandei fazer os meus cartõezinhos junto com os convites, acho essencial esse agradecimento! Ainda não ficaram prontos, mas tenho certeza de que os convidados se sentirão uma vez mais prestigiados qdo receberem! Bjs!!!
Fer, o seu post junto com os comentários me fizeram repensar essa idéia!! Estou aguardando a gráfica me mandar a prova do convite e já vou pedir os cartões também. Acho que, realmente, faz com que os convidados se sintam valorizados!! É um agradecimento SUPER carinhoso!! Só uma dúvida… Qual é a padronagem do cartão?! Nesses dois que você ilustrou o post, consta apenas o nome do casal. Deve também constar o novo endereço?! E qual é o tamanho médio?!
Beijosssss
Vou enviar sim, Fernanda. As empresas que fazem os convites já oferecem os cartões e assim ninguém se esquecerá deles. Como convidada, acho importante receber: conseguimos ter o novo endereço dos novos e temos certeza que eles receberam nosso presente. Que bom saber que você também apóia essa idéia!
Nossa! Entrei no blog exatamente para dividir o que aconteceu comigo HOJE mesmo! Estou com os meus cartoes prontos, lindos, etiquetados. Hoje pedi para postarem nos Correios. Mas veio a surpresa: os Correios não entregam correspondências fora do “tamanho padrão”!! E os cartões de agradecimento tradicionais não se enquadram no padrão dos Correios!!! Este detalhe NINGUÉM fala!!!! Parece que a regra é nova, e que algumas agências ainda aceitam, mas que os cartões costumam ser extraviados. Enfim, me dei mal — vou gastar um bom $$ com motoboys etc… para os convidados que moram no exterior, Fedex, para os do interior, não sei ainda! Mas, de qquer forma, vou enviá-los!!
Fernanda,
Quando casei, há 10 anos atrás, enviei os cartões de agradecimento e todos adoraram. Realmente foi a cereja do bolo. Bjos!
Oi Ana Cristina, eu realmente nao sabia desta regra novas dos Correios porque quando enviei os meus, foram no envelope pequeno mesmo. Mas o que vejo as pessoas fazendo (para nao gastar com motoboy que é realmente muito caro), é colocar o cartão e envelope dentro de outro envelope padrão e enviar assim. Beijos
Ótima dica!!!
Estou justamente na fase de escolher os pequenos detalhes do meu casamento… E com certeza os cartões de agradecimento fecham com chave de ouro este momento tão especial!!!
Eu estou em um momento contenção de custos rsrsrs a gente acha que vai gastar um Uno no casamento e sai uma BMW top de linha… Queremos realizar um sonho, mas sejamos honestos, tem detalhes que nem no sonho mais hollywoodiano estava previsto!
Estamos recebendo os convites e já agradecendo por e-mail mesmo, simples e elegante também =)
Bjs
Meninas! De fato esse detalhe faz a diferença, escrevemos cartões um a um para todos os convidados agradecendo os presentes que recebemos e até hoje tem gente que comenta “nossa, quanto carinho em agradecer a todos! nos sentimos especiais e ficamos felizes com a consideração”. Como a Fernanda Floret indicou, fizemos vários cartões + envelopes extras também e sempre utilizamos para colocar em presentes e escrever aos amigos. Super indico! A gente mesmo se sente super bem em agradecer o carinho de todos com a gente nesta data tão importante… 🙂 Bjs!
Fernanda, casei há exatos 30 dias e só agora que vi essa dica, eu não a conhecia. Você acha que ainda vale se eu enviar por esses dias ou não?
Obrigada, bj.
Adriana, vale sim, lógico! “Antes tarde do que nunca!” beijos!
Acho muito elegante por parte dos noivos!
Já recebi alguns com agradecimentos!
Li o primeiro post sobre os cartões e achei a idéia incrível. Super elegante. Entreguei os cartões para os nossos convidados e fez o maior sucesso. Todos elogiaram o carinho e a gentileza. Realmente fez toda a diferença. Obrigada pela ótima dica!! Educação nunca é demais!
Eu já fui a tantos casamentos mas até hoje recebi um único cartão de agradecimento, mesmo tendo presentados a todos que me convidaram. Fica sempre a dúvida: será que receberam meu presente??
Por isso, encomendei meu cartões de agradecimento no mesmo padrão do convite de casamento (formato e tipo de papel) e quero mandar para todos que participarem desse momento. Considero educado, elegante e necessário.
Contudo, eu e meu noivo optamos por colocar o sobrenome que teremos em nossa futura família e não o nosso nome completo (não mudarei meu nome de solteira). Assim, poderemos usar os cartões por muitos anos, comunicando eventos como o nascimento dos filhos e ao presentear amigos também. Ficou lindo!!!
Vale encomendar em grande quantidade: em 600 cartões com envelope pagamos menos de um real em cada!
Em tempo: na gráfica onde fia os convites de casamento ninguém sabia o que era um cartão de agradecimento. Na outra onde encomendei os meus, havia um único modelo!! Isso mostra como muita gente infelizmente não se preocupa com esse mimo!!
Não conhecia a ideia e AMEI, sem dúvida quando eu casar enviarei um cartão de agradecimento.
Fê enviei os meus sim e recebi muitos elogios… achei o máximo surpreender muitos convidados que nunca haviam recebido um..
Beijooo,
Cy
Excelente post, Fernanda! Acho o Cartão de Agradecimento fundamental!
Desde do começo eu sabia que enviaria os cartões e encomendei ele junto com os convites. Aliás, Fe, acho que te mandei um modelo do nosso, não?
Escrevemos e mandamos depois da nossa lua de mel. Cada um personalizado com uma mensagem relacionada ao presente que tínhamos recebido e agradecemos tb a presença no dia do casamento.
Realmente os correios não aceitam todos os tamanhos de envelope e como os nossos eram pquenos nós tivemos de colocá-lo dentro de um outro envelope.
Foi bastante trabalhoso mas mto prazeroso ao mesmo tempo!
Lembro que depois do casamento, trouxemos todos os cartões conosco para escrever aqui na Suíça e enviamos daqui mesmo.
Os convidados ficaram todos surpresos com esse detalhe, talvez não esperavam já que tinha passado praticamente 1 mês do casamento. Mandamos tb a alguns fornecedores, ao pastor, todos que contribuiram para a realização desse sonho.:-)
Mais de 200 cartões um por um…mas com certeza faríamos tudo de novo!Um detalhe que mtos esquecem mas que faz toda a diferença. 😉
Mandei cartoes de agradecimento para todos os convidados e aos fornecedores que no final se tornaram nossos amigos e usei selo personalizado com uma foto do proprio casamento.
Aproveitei e tmb mandei p/ o recem marido, que adorou a surpresa 🙂
Fê, acredito que o carinho e a atenção devem ser recíprocos. Dessa forma, assim como o casal agradece a presença de determinado convidado, o convidado também deve agradecer por ter feito parte de um momento tão especial.
Eu não sou casada, mas isso não me impede de agradecer a presença daqueles que vieram a uma reunião aqui em casa ou a aniversários. No dia seguinte, sempre envio uma mensagem comentando sobre a festa, acrescentando um dado especial quanto aquela pessoa (o vinho trazido, uma sobremesa, a animação, o presente).
No caso de casamentos, calculo o dia em que os noivos chegarão em casa da lua de mel e envio flores para eles já na casa nova. Sempre faço um cartão, onde começo dizendo: “Bem vindos ao lar!” e continuo falando da cerimônia. Isso é o mínimo que posso fazer por ter sido escolhida para estar neste dia cheio de amor do casal!
Por fim, gostaria de chamar atenção para o fato de que muitas vezes, não só quando se trata de casamento, agradecemos a presença de determinada pessoa que mora longe ou que a gente não vê com tanta frequencia e esquecemos daquela que está conosco todo dia, como a mamãe, a melhor amiga, o melhor amigo, a prima… Estes são os que merecem as maiores honrarias!
O texto é longo, mas acredito que educação é primordial.
beijos, Fê!
PS: passo aqui todo dia, mais de uma vez. Não comento sempre para não ser chata!
Nossa arrasou! Mto educado e chic… Certamente enviarei!!!!
Acho muito fino o cartão de agradecimento!
Eu quero enviar para meus convidados, só fico pensando no valor e no trabalho de fazer um a um, apesar de ter apenas 200 convidados.
Já fui ver o selo personalizado nos Correios e me informaram um valor que não é tão caro assim, o problema é a impressão dos cartões.
Mas acho tudo de lindo, fino e elegante!!!
Eu quero fazer também!!!
Beijo
Não havia lido o comentário da Anna Beatriz e também acho super correto. Os noivos se dedicam boa parte do casamento aos convidados, aos padrinhos pensando no bem estar deles, formas de agradá-los surpreende-los etc etc… nada mais educado e simpático que os convidados de uma forma geral também retribua esse carinho aos noivos. Super apoiado!
Bárbara Munduruca, quem não gosta de se sentir querido, não é mesmo?
São pequenos-grandes gestos que fazem a diferença!
beijos!
Fechei meus convites neste final de semana, e aproveitei e fechei também os cartões de agradecimento seguindo a mesma padronagem.
Acho muito gentil de nossa parte agradecer pelo carinho e presentes que recebemos.
Na gráfica, me mostraram várias opções de cartões, mas a atendente me alertou que de todos os modelos, somente um tamanho era postável. Os outros precisariam ir dentro de outro envelope.
Beijos
Nossa, estou espantada com o comentário da Anna Beatriz (positivamente, claro!)! Que exemplo de convidada, que cuidado, que dedicação!!! Nunca soube de nenhum gesto assim, achei simplesmente o máximo!!! Anna, vc está de parabéns! Tenho certeza de que vc é uma pessoa que todos querem por perto! Com a correria do dia a dia muitas vezes acabamos esquecendo de como é importante ser gentil e demonstrar o quanto apreciamos a cia das pessoas que nos cercam, mas vale a pena ter esse cuidado, não apenas em casamentos! Anna, vou te incluir na minha lista de convidados! hahahaha bjsss!
Oi Fernanda,
O seu post foi maravilhoso e com certeza vou enviar os cartões de agradecimento. Inclusive, mesmo sem ter visto sua dica, já pedi os cartões junto com os convites, ou seja, acho que vai dar tudo certo.
Tenho uma dúvida: devemos realmente riscar o nome dos noivos no cartão de agradecimento, para que fique mais informal? Existe alguma regra para isso?
Muito obrigada por todas as dicas sempre. Você esta sendo fundamental no meu casamento.
Bjos,
Como disseram, é a cereja do bolo! Acho que o convidado se sente mais especial depois de receber um cartao de agradecimento! Com certeza farei! E pra quem não pode gastar muito, com certeza há opções muito em conta, afinal um cartão de agradecimento não precisa ser requintado. A elegância está no gesto..
Belo post, Fernanda! Adorei..
😉
Carla, me chama, sim! rs!
E não esquece de colocar as fotos aqui no blog =)
beijos!
Eu fiz a partir da dica da Fê, e isso já tem 3 anos!!! Mas usei papeis e envelopes que a gente compra em papelaria, imprimi na impressora de casa os nossos novos nomes (o noivo também mudou o dele!) e endereço, e preenchi o recadinho a mão, um a um. Para pessoas que não costumamos ver com frequencia, mandei também uma foto do dia, em tamanho menor (uma prova/copião)e ficou bem delicado.
Olá FERNANDA, gostaria de saber aonde posso encontrar os cabides personalizados? Lembro que você fez um sorteio de um, mas não achei o post… :/
Obrigada!
Oi Ariane, o cabide do sorteio foi feito pela empresa Scards, por coincidência a mesma empresa que estou mencionando aqui neste post, que também faz cartões de agradecimento! Entra no site que está no link (no post) e manda um email para elas perguntando sobre o cabide! Beijos
Oi Fernanda,
Fiz um comentário aqui no dia 03 de abril, mas não tive seu retorno.
Nos cartões de agradecimento que enviamos, devemos riscar o sobrenome dos noivos para deixar o agradecimento mais informal? Isso é verdade?
Me ajuda, por favor. Preciso começar a escrever meus cartões em breve.
Obrigada!
Oi Flavia, desculpas não ter respondido antes. O ato de riscar o sobrenome nos cartões realmente serve para deixar o cartão mais informal, porém isso só vale para quando você for usar o cartão para agradecer um jantar, para enviar um presente, estas coisas. Para agradecer a presença e o presente de um casamento, nunca se deve riscar o sobrenome, porque no caso de casamentos o cartão de agradecimento também serve para informar como ficou o sobrenome dos noivos (se você continua com sobrenome de solteira ou se adotou o do marido, por exemplo) – por isso nunca se risca o nome, porque você está informando como ficou seu nome! Beijos
Olá meninas, estou encerrando meus cartões de agradecimentos. Os que já enviei tive retorno MUITO positivo. Agora surgiu uma dúvida: tiveram convidados que foram a festa e não deram presentes…Envio o cartão agradecendo a presença? Abraços.
Oi Ilana, isso, envia os cartões agradecendo pela presença e não menciona nada sobre o presente! Beijos
Fernanda,
E quando a nova casa dos noivos não ficou pronta? Ainda assim, informa-se o endereço futuro nos cartões de agradecimento? Beijos e obrigada
Sim, eu informaria!