Cartão de Agradecimento

Escuto de tantas noivas que elas querem “surpreender” na festa de casamento, mas vejo que muito poucas fazem o que considero que supreende positivamente e dá um toque final perfeito na festa de casamento: o cartão de agradecimento. Já falamos dele aqui num post antigo (março de 2009), então achei que era hora de falar novamente! Gente, nada de preguiça, surpreenda seus convidados com educação, agradecendo a presença e os presentes após a festa, isso sim são detalhes que fazem a diferença.

 O que é?
O cartão de agradecimento tem várias funções: agradecer a presença na festa, agradecer o presente, informar como ficou o sobrenome dos noivos após casados, informar o novo endereço de residência.

 Quando e como enviar?
Até 30 dias após o casamento, pelos Correios.

 Qual nome vem na frente, do homem ou da mulher?
Segundo Samara Costa da Scards, a última vez que o nome da mulher vem na frente é no convite de casamento. Após casados, o nome do homem sempre vem na frente. Mas hoje em dia muitas mulheres preferem o seu nome na frente (ladies first), e segundo Fabio Arruda comentou, “é simpático, coloquial e permitido também (apesar da tradição ser mesmo o do homem na frente)“.

 “Ah Fernanda, mas dá muito trabalho escrever um por um….”
Trabalho dá, mas eu fiz e considerei um prazer! Afinal se você chamou todas aquelas pessoas para sua festa, é porque gosta destas pessoas! O segredo é encomendar os cartões junto com os convites (inclusive seguindo a mesma estética do convite, fica perfeito), e escrevê-los aos poucos. Eu ia recebendo os presentes, já ia anotando numa lista quem havia dado o quê, e ia aos poucos escrevendo os cartões, agradecendo a presença e o presente recebido. Após o casamento tive que refazer poucos cartões de pessoas que não foram na festa (portanto eu não poderia agradecer a presença, mas mesmo assim iria agradecer o presente recebido). Como casei num sábado e só viajei de lua de mel na segunda, escrevi os últimos cartões na segunda de manhã e já levei aos Correios. Os convidados receberam na terça mesmo, enquanto estávamos na lua de mel, foi perfeito!

 E se o presente for dinheiro ou cota de viagem?
Escreva algo como: “Agradecemos pelo presente que será usado na reforma do nosso novo lar” ou “Agradecemos pelo presente que será muito bem aproveitado na nossa viagem de lua de mel“.

 O que escrever no cartão de agradecimento?
O texto é sempre pessoal, mas uma dica de texto básico é assim: “Ficamos muito felizes com sua presença em nosso casamento e agradecemos pelo lindo vaso de cristal recebido. Nossa casa está de portas abertas aguardando sua visita.” Para pais, padrinhos e pessoas queridas, vale caprichar no texto! Ah, seu noivo/ marido pode ajudar escrevendo para a família dele.

 Uma dica extra:
Encomende vários cartões e envelopes a mais. Além de servirem como cartão de agradecimento do casamento, na verdade eles acabam sendo o cartão social do casal, e você poderá usar em diversas ocasiões como colocar junto com o presente quando for ao aniversário de alguém.

Veja mais dicas no outro post sobre cartões de agradecimento. E vocês, enviaram ou enviarão os cartões de agradecimento?

Cartões de Agradecimento: Scards

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE