Casamento | Flavia + Rodrigo
Este é um casamento DIY. Na verdade é muito mais que isso, é um casamento de uma noiva que sabia exatamente o que queria. O depoimento dela é tão incrível (libertador) que preciso copiar e colar para vocês:
“Não é fácil organizar um casamento . O importante é, desde o começo, definir um budget e o ‘clima’ da coisa. Eu queria uma coisa assim: festa no quintal da avó. Sabe assim? Informal mesmo, cada um faz o que quer, leva a cadeira pra onde quer, senta no chão, pisa na grama… Tipo isso! Acabou que deu certo.
Meu casamento pode ser chamado de DIY porque nós organizamos praticamente sozinhos MESMO!! Mas não entramos na piração do DIY, sabe? Detalhes são legais? São. Virar a louca do artesanato? Não é pra mim, rs! Eu coloquei, sim, a mão na massa. Fiz a arte do meu convite, coloquei na gráfica, montei – com a ajuda da minha mãe – os convites nos envelopes, guardei vidros de tudo que vc possa imaginar durante um ano, comprei os tecidos, as fitas, encomendei os canudos em NY, fiz o pôster com o alfabeto, as lembrancinhas (que esqueci de entregar… haha!), os kits dos banheiros e, confesso, não vejo vantagem nenhuma em ter feito isso tudo praticamente sozinha! Mas, no fim, é gratificante. Dei preferência ao que poderia ser reutilizado. As almofadas nas quais ajoelhamos para a oração estão lá em casa, o pôster enfeita a minha sala… Tentei cortar ao máximo detalhes não reaproveitáveis.
Posso dizer que me orgulho de ter feito um casamento que serviu bolinho de chuva, brownies, tostex, donuts… O bolo era de cenoura, pedi mini cupcakes e foi isso: muitas opções de doces e salgados mas sem bolo e doces ‘de casamento’. Pra refrescar teve salada de frutas e pra não ficar tão só nas ‘comidinhas’, servimos um couscous marroquino e um risotinho de funghi. Eu dava pulos de alegria cada vez que ouvia “nossa, comi demais”!
Teve também um pedido polêmico: SEM FOTOS. Tem quem goste, crie hashtag e tudo mas não é meu caso. Eu não queria duas coisas: Cansei de ver fotos da entrada da noiva ou da saída dos noivos que não passam de resgistros de um monte de gente com o iphone (e – PASME – até o iPad) na mão. Ah, não! Não contratei os fotógrafos mais legais que eu conheço pra isso!! Pedi e fui criticada, porém, atendida!! HAHA! Todo mundo olhando pra mim!! 🙂 Acho que essa foi a parte mais louca, né?
Rolaram umas falhas bizarras?? Ô!! Esquecemos as lembrancinhas num canto e só encontramos quando 80% das pessoas já tinha ido embora, encontraram as bolhas de sabão que eu tinha comprado pras crianças brincarem e usaram no final da cerimônia (eu não queriaaa!! haha! quase morri quando vi que estava acontecendo!!), o cara do som – amigo do Ro – teve que ir embora cedo porque os filhos dele estavam agitados… Mas nada disso apagou o brilho do dia, que foi muito legal!! É claro que passou tudo muito rápido mas acho que curti mais do que algumas noivas que, depois de tanta piração, passam o dia medicadas, nervosas e nem sabem o que aconteceu. Eu pisei na grama, conversei com os amigos e, o mais importante, casei com o meu amor!! O cara mais legal DO MUNDO!”
Fotos: The Kreulichs | Local da Festa: Sítio Mígala | Decoração e Flores: Casa Flor | Buffet: Mirandella | Vestido da Noiva: Maria Filó | Beleza: Officinas Oscar Freire
Dá muito trabalho mesmo. O meu tbm foi quase tudo feito por mim e por algumas pessoas próximas, deu uma canseira, mas os elogios no final de tudo foram de acariciar a alma.
Ai gente, sei que vou ser muito criticada… mas será que só eu tenho PAVOR de DIY??
Cássia, realmente DIY não é para todo mundo, não combina com todo mundo, fica tranquila de não gostar se não combina com você! Mas com alguns casais combina, e eu gosto de mostrar casamentos de vários estilos 😉
Uma simplicidade que ficou um charme, amei.
Não entendi muito oq ela quis dizer sobre “não contratei os fotográfos mais legais que eu conheço”???
De qualquer forma as fotos estão lindas!!!!!
Fernanda, aqui é a noiva!! 🙂 eu quis dizer que não foi pra isso que contratei os fotógrafos mais legais que conheço! rsrs… realmente o texto ficou aberto pra dupla interpretação… :/
Concordo com a Cássia gente, esse negócio de fazer tudo sozinha dá muito trabalho e você acaba não curtindo esse momento de esperar pela festa. Mas Flávia, parabéns…porque ficou tudo muito lindo mesmo e se vc conseguiu depois de todo esse trabalho aproveitar tudo é o que conta.
Nossa que lindeza, que simplicidade esse casamento. Dá pra ver que você casou com seu amor, Flávia! Muito inspirador pra mim, é assim que quero. Parabéns e felicidades!
Aii Fernanda!!
Os últimos casamentos publicados no seu site foram bem parecidos com o meu. O da Flávia e Rodrigo então, nem se fala!
Espero, em breve, ver o meu Grande dia publicado no “Vestida de Noiva”.
Achei lindo o casamento!!! Muito inspirador!
Depois deste post liberei 99% da minha ansiedade, nervosismo e busca pelo 100% perfeito!
Estava começando a entrar em parafuso, o texto foi libertador … Rsrs 🙂
Que casamento mais lindooo .. Me inspirei muito, pois ela relata uma idéia parecida com a que eu tenho para o meu casamento .. Vamos ver o que consigo fazer de DIY reutilizável .. Heheheheh’ Beijoooos* E parabéns ao casal ..!
fotos incríveis, casamento lindo de verdade!
Amei muito!
Sou suspeita pra falar, porque o meu casamento foi praticamente todinho feito dentro de casa por mim e pela minha mãe, e eu posso dizer com toda a certeza do mundo: Dá trabalho? Sim, e muito!
Mas eu amo fazer festa, amo dar um toque especial em cada coisa que faço.
Desde pequenininha sempre fui de fazer roupinha de boneca, origami, colagem com recortes de revista, scrapbook, mil cartõezinhos caseiros personalizados pra cada pessoa da família nas datas especiais, etc.. Sempre fui assim, não foi uma coisa que fiz só por causa do casamento, só por que virou moda.
E tenho certeza que com a Flavia, noivinha desse casamento, devia ser mais ou menos assim.
O DIY, como tudo na vida, é pra quem gosta, pra quem sente prazer em preparar coisinhas com as próprias mãos, pra quem vai curtir muito mesmo, a ponto de nem pensar no trabalho que vai dar ou não.
Então concordo com a Fê que cada uma tem que ser feliz do seu jeito e vale sim gostar ou não.
Mas eu garanto que ouvir e ver meus convidados percebendo um pouco de mim e do meu amor refletido em cada detalhe desse dia tão especial, foi a coisa mais deliciosa do mundo!
Adorei tudo! Lindo! Simples! Eu queria ter coragem de fazer um casamento DIY, mas não tenho! Concordo com a Cássia! Meu pavor é de algo dar errado e eu me culpar sempre! Como meu noivo diz, é melhor pagar pra alguém se estressar por nós! kkkkkkk Parabéns, Flávia, por ter feito algo tão lindo, e por ser tão relax! Felicidades ao casal!
Parabéns aos noivos! Parabéns à noiva… mtoo mtoo lindo seu casamento!! Parabéns pelo bom gosto!
Eu concordo com a Fê, cada um faz como gosta. Eu vou realizar o DIY e mesmo que eu tivesse todo dinheiro do mundo para pagar alguém para decorar eu não iria escolher esta opção. Mas né, é assim é o nosso jeito.
Acredito que nada será extremamente perfeito, mesmo pagando ou não algum profissional.Afinal de contas, o profissional pode tbm errar, como já presenciei em alguns casamentos…. o importante mesmo é o amor e celebrar a união do casal, o resto é resto 😀
Bjos à todas
Casamento super fofo!!!!! Parabéns!
Eu queria ver fotos dos kits toillets…
Tbm vou fazer os meus e não tenho a menor idéia de como começar!!!!! hahaha
Que casamento mais lindo e formoso! Creio que um casamento DIY não significa, necessariamente, um evento mais simples…na realidade, tudo ganha mais personalidade, com detalhes que se tornam únicos e especiais. Adorei as roupas das daminhas e achei interessante servir cuscuz marroquino e saladinha de fruta! Parabens aos noivos e felicidades!
Lindo, Lindo! **
Casamento lindo… quando eu casar também não quero que ninguém fotografe além dos fotógrafos… só se for com aquelas câmeras descartáveis… rs
Oi Flávia! Parabéns! Seu casamento foi muito lindo! As fotos expressam um clima muito agradável.! E seu comentário é de fato muito bom pra nós noivas que nos deparamos as vezes com pequenas falhas e que querem apagar o brilho do amor, que como vc disse é o mais importante! Casar com o amor da nossa vida, isso sim é o que vale!
Só quero se possível, esclarece a questão das fotinhas, como assim “sem fotos”???
Sobre o DIY meninas, eu acho que realmente dá muito trabalho, mas pra o casamento ser DIY como a Flávia falou não precisar ser 100% artesanal, vc pode colocar um toque aqui ou ali, se vc realmente quer isso. Se vc é uma noiva que tem condições de pagar tudo, não precisa por a mão na massa, a não ser que queira um toque seu.
Existe vários tipos e razões pra um casamento DIY!
achei indelicado pedir para nao tirar fotos…mas cada um é cada um
Amei, sem palavras!!!
Sonho em casar num quintal, num por do sol e flores naturais… Na verdade um casamento natural!!
Se alguém souber de um lurgazinho em BH, cara de campo, tudo de campo, pode me avisar estou à procurar….(rsrs)
gleizianefernanda@gmail.com
Amei tudo! Muito lindo o casamento, nem parece no Brasil! 😀
O importante de tudo é o amor que os uniu… pois é o amor que faz da festa mais simples a mais bonita…
Estava tudo lindo, parabéns e felicidades!
respondendo às perguntas:
– Bárbara, não temos fotos dos kits que fiz pros banheiros… mas foi BEM simples e com foco na utilidade. comprei 2 cestinhas na 25 de março e coloquei listerine, bandaid, eno, kit de costura, grampos, absorventes, fio dental, desodo… essas coisas! o listerine, os grampos e o kit de costura foram sucesso absoluto! rsrs… e, no fim, o que não foi usado no casamento teve bom uso aqui em casa!! 😉
– Tatiane, isso foi uma questão bastante pessoal! só de pensar num álbum ‘casamento flavia e rodrigo’ no fb das pessoas me dá arrepios!! eu não gosto. tenho pensado muito nisso ultimamente e decidi pedir. fora isso, o que está escrito no texto. cansei de ver fotos de pessoas tirando fotos. não dá, né?
aconselho que cada um faça a si mesmo essa pergunta de vez em quando: fotografar ou viver o momento? às vezes é necessário…
😉
Tudo muito lindo e com a cara dos noivos.
Mas, sinto que faltou uma cerimonial para se atentar a esses detalhes das lembrancinhas, das bolinhas de sabão etc.
com certeza, Milene!
como eu disse no texto, não acho que o diy tenha muitas vantagens, mas, fiz tudo como deu e, no fim das contas, quem sentiu falta do cerimonial fui eu! rsrs… 🙂
apoio totalmente que a noiva tenha qualquer tipo de ajuda, viu? de verdade!
É admirável um casamento todo feito pela noiva! Ficou muito bacana!
Porém, saindo do faça vc mesmo (estou enjoando das expressões em inglês, usadas com tanto exagero no mercado de casamentos), já estou achando o estilo “americano” dos casamentos de hoje em dia meio batido.
É só ver a quantidade de comentários de pessoas que fizeram ou vão fazer igual.
É sempre a mesma coisa: cupcakes, jarras de suco, canudos importados, origamis, etc etc. No começo, a despeito de ser identico ao que era feito há anos EUA (motivo pelo qual nunca achei original), ainda tinha um ar de novidade em terras brasileiras.
Mas agora está tudo tão pasteurizado… E muita coisa só tem efeito visual-fotográfico.
Há um legado bacana desse movimento, como a desmistificação do casamento de dia, que é tão lindo.
Mas será que não chegou a hora de repensar essa repetição incessante do mesmo com a ilusão da originalidade?
Raquel, seu questionamento é interessante. Eu recebo cerca de 60 casamentos por semana, ou seja, vejo muitos casamentos, e realmente algumas “ideias”não considero mais novidade já há dois anos, como por exemplo o uso de gaiolas na decoração. Porém, se você pensar em termos de Brasil inteiro, o que vejo é que o que não é novidade mais para mim que vejo casamentos diariamente, ainda é novidade na maioria das cidades brasileiras fora das grandes capitais, que contam com poucos profissionais (as vezes a cidade tem apenas 1 pessoa que faz decoração de casamento, e todos saem iguais porque ela sempre usa os mesmos objetos do acervo!). Por isso as inspirações de “Faça você mesma” são importantes. Mostrei este casamento porque achei muito mais do que apenas “os mesmos cupcakes, jarra de suco e canudinhos americanos”. A roupa das daminhas são diferentes do tradicional, o vestido da noiva não é um tradicional vestido de noiva, não teve bolo e docinhos de casamento e sim um cardápio diferente do que buffets de casamento oferecem, seguindo os gostos pessoais da noiva, e principalmente pela mensagem dela, de que não entrar numa “neurose de casamento”, de assumir que algumas coisas dão errado mas mesmo assim no final tudo dá certo. Sobre o efeito visual-fotográfico que você comentou, este é outro motivo para eu ter mostrado o casamento. Espero que as pessoas tenham percebido a importância de ter um bom profissional, de como faz diferença, apesar de ser um casamento “simples”, a recordação que ela terá para o resto da vida está impecável em imagens. Dá para perceber que tudo combina com os noivos, é autêntico para eles, isso que vale. Não acho que são ilusão à originalidade, casamento não precisa ser original na minha opinião, a imensa maioria dos casamentos no Brasil são tradicionais e clássicos, porque as pessoas em geral são assim, e também não há nada de errado. Mas fico feliz de ser um dos poucos blogs que mostram casamentos brasileiros de todos os estilos, seja diurno no gramado como este, seja num lugar bem chique e tradicional noturno, na praia, pequeno, grande, o que importa é as noivas brasileiras saberem que há bons profissionais para todos os estilos, que elas podem fazer como quiserem. Adoraria conversar mais sobre o assunto com você por e-mail, vou te escrever. Beijos
Raquel, quando a Junia me pediu pra mostrar o casamento aqui, aceitei com o único objetivo de passar pra outras meninas o meu conceito de busca pelo evento que seja perfeito na concepção de cada uma. eu acredito que não exista um modelo de evento perfeito. agradar a gregos e troianos? esqueça!
um evento perfeito pra mim seria aquele no qual minha família e amigos estivessem juntos, passando um dia gostoso ao ar livre e, de quebra, sendo testemunhas do ‘meu’ acontecimento do século. quando vi alguns deitados no gramado (eu providenciei tecidos pra isso) em baixo de uma sombrinha, vibrei de alegria! era esse o meu foco – a informalidade e as pessoas.
acho SUPER válido que, se o foco da noiva for a ‘novidade’, sejam buscados elementos novos pra que ela ofereça essa novidade a seus convidados. não era essa a minha preocupação. em nenhum momento tive a ‘ilusão da originalidade’.
concordo com a Fernanda quando ela diz que o casamento não precisa ser original. acho que ele tem, sim, que ter a cara dos noivos e ser planejado com muito amor!
Eu mandei um email para a “Raquel” hoje cedo e advinha? Voltou. Ou seja, como sempre, tem gente que adora polemizar, mas se identificar não tem coragem.
Já vi casamentos de todos os tipos, já foi em casamentos de todos os tipos. E cheguei a conclusão que não há nada melhor do que se fazer aquele que é nossa cara. Esta ideia de “faça você mesmo” é radiante. A ideia parece a mesma, mas quando os noivos colocam a cara deles, fica impressionante!! Por isto acho que nada é igual quando o que realmente importa é a vontade dos noivos. Continuo amando este casamento!!
Genteeee! Só agora entendi! Sem fotos para os convidados. Ou seja nenhum convidado podia tirar fotinhas extras, fotos só para os fotógrafos. Rsrs. Diferente!
Como conseguiu tal proeza?
Eu não ligo,acho que muita noiva não liga, o importante ´o convidado ser feliz!
Mas explica aí como que esse pedido foi para os convidados, foi como uma observação no convite? Foi avisado na entrada do evento?
Muitoooo loucoooo mesmooo! E é muita coragem tbm pq, fala sério não pensou do pessoal se chatear contigo?
Sobre a questão dos fotógrafos tirarem fotos da cerimônia ou nao, vale a pena ler este post também: https://www.vestidadenoiva.com/convidados-fotografos
Originalidade em casamentos? A única, realmente importante, deve ser o amor entre os noivos! Tudo pode ser copiado à exaustão, mas cada casal tem seu jeito, seu amor, o que torna cada casamento original. O que são canudos, cupcakes, quando vc se depara com essa cara de apaixonados da Flávia e do Rodrigo? Isso é o que vale!
Tatiane, foi uma coisa muito bem orquestrada… rsrs! primeiro, meu casamento foi BEM pequeno. quem estava ali era próximo de verdade, então, já me conhecem e, no mínimo, me amam! rsrs…
fiz um blog do casamento pra dar informações e dicas pros convidados e, numa das páginas, escrevi um texto fofo e sincero com todos os meus motivos pra não querer as fotos. CLARO que, no dia, não ia proibir ninguém de fazê-lo mas acabou que fui atendida!
e não fui TÃO radical! disse que tirar fotos com o pessoal, nos momentos antes e depois da cerimônia não era um problema mas não gostaria que as fotos fossem postadas sob o título ‘casamento flavia e rodrigo’ ou coisa do tipo.
quanto a fotos dos detalhes, da noiva, da decoração… que tal aproveitar a festa e deixar essa parte pros fotógrafos? 😉
foi mais ou menos isso… 🙂
As roupas das daminhas, ficaram lindas e originais, fugiu da idéia das daminhas serem parecidas com noivas, as daminhas devem ser parecidas com crianção mesmo. Adorei esse estilo…
Um sonho!
Lindo, singelo, perfect!
Flávia me manda um emailllll, praciso trocar umas ideias contigo!
catiacastrogusmao@hotmail.com
bj bj bj
Nossa que lindo! Meu casamento será em Setembro e planejei tudo mto parecido com este. Bom que agora eu pude me inspirar um pouquinho mais!
O que é DIY? Desculpem a ignorância…rs! Mas achei lindissimo e as fotos muito bem feitas…Beijos!
Oi Jamille, eu ia te responder mas vi que a Flávia já respondeu 😉 Eu sempre coloco entre parênteses a tradução, mas desta vez esqueci! Beijos
Fê, ainda bem q o blog publica cometários contrários ao da grande maioria. Se pararmos p/ pensar não há nada de original na face da terra!O q questiono é como há gente q gosta de polemizar a troco de nada, só p/ ser desagradável. Meuuu, assim como manda as regras da etiqueta (etiqueta = pequena ética) se não gosta de algo e não combina com seu gosto, boca fechada!Coisa mais chata essa “trolagem” na WEB!Já deu no sac#### isso!
O casamento está lindo! E quem se identificar com ele, copiee, coloque sua característica nele. O q importa é o amor *_* como vi em um quadro por aí: MAIS AMOR POR FAVOR! 😉 parabéns pelo casório, Fê, parabéns pelo blog!
Jamille, não há ignorância e, muito menos, motivo pra pedir desculpas!!
DIY é um termo que emprestamos do inglês e acabou pegando. é a sigla pra DO IT YOURSELF, ou seja, faça você mesmo!! 🙂
Gente que casamento mais fofo! Me conquistou pela salada de frutas e pelo vestido das daminhas!
Volto a escrever no blog depois de passado 15 dias do meu casorio. E super me identifiquei com essa noiva. Meu casamento teve alguns poucos detalhes DIY que ja foram suficientes pra me levar a loucura e jamais me perdoarei pelos detalhizinhos bobinhos que na correria eu esqueci, mas no mais aproveitei muito e foi a realização do meu sonho!
Parabens ao casal! E à Fê, por mais uma vez mostrar algo bonito, ideias que podem ser utilizadas pelas leitoras e mesmo que tenha inspirações internacionais (pq não ué?) é um casamento brasileirissimo!!!
Flavia, estou enganada, ou voce entrou com uma menininha?????
Me conta esta parte. Alem de amar seu casamento, me chamou muita atencao este detalhe. Vou me casar no proximo ano, e meu sonho e entrar com minha filha 3 anos ao som de Alecrim dourado, nossa musica predileta.
Bjs,
Ana Paula
Uma noiva que serve bolinho de chuva e que tem pavor de ver suas fotos serem reproduzidas a torto e a direito nas redes sociais merece todo o amor do mundo! Parabéns, Flavia.
oi, Ana Paula! eu entrei com uma menininha, sim! perdi meu pai há 3 anos e vc pode imaginar o quanto essa perda fica pior na época do casamento, né? não é fácil…
estava quase certa de que entraria sozinha até que, num belo dia, me dei conta de que a única pessoa no mundo que poderia representar o amor dele seria minha sobrinha, a Isa. ela foi a pessoa que ele mais amou no mundo… uma coisa linda de ver! guardei esse segredo até o dia, quando finalmente a chamei e ela, graças a Deus, aceitou na hora!
foi muito bom porque me senti mais amparada nesse momento, sabe?
quanto a você entrar com a tua filhinha, se é essa a sua vontade, DEMOROU! faça o que vai te deixar feliz! mas, se vc ainda tem seu papai, considere-o pois eu daria tuuuudooo pra ter o meu me levando ao altar! mas, claro, é só um conselho! 😉 tudo de bom e bom casamento!!!!
Flávia, como foi feito o pedido para não tirarem fotos durante a cerimônia? Foi através do convite, redes sociais ou no dia…
As daminhas ficaram lindas !!!!
Flavia, obrigada pelo carinho.
Seu casamento e uma grande fonte de inspiracao.
Beijos,
Ana Paula.
Flavia,
O que você com milhoes de potinhos?
Um beijo,
Nicole, eu falei sobre isso alguns comentários acima, respondendo pra Tatiane.
Tabi, os vidrinhos foram usados pra colocar as flores e os canudos.
Oi Flávia!!
Parabéns pelo seu casamento, ficou LINDO!! Estou ansiosa pelo meu, rs…
Como vc fez para comprar os canudinhos? Importou de onde? Pensei nessa ideia, mas não sei onde comprar.
Beijos e felicidades. 🙂