Casamento Gay
Se chegar até o altar é uma longa trajetória para muitos casais, para estes a batalha foi maior. Mas conseguiram. Sábado passado, dia 25 de Junho de 2011, dez casais de gays e lésbicas participaram do primeiro casamento gay coletivo depois da decisão do Supremo Tribunal Federal de reconhecer a união civil de pessoas do mesmo sexo. Estes casais estavam verdadeiramente feliz pela chance de legalizar seus relacionamentos. O local, salão nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, estava lotado de pais, irmãos e avós testemunhando com alegria, era emoção para todos os lados pela aceitação da união civil. Os dez casais sairam de lá pela primeira vez com a escritura de união estável. O Vestida de Noiva incentiva o amor e o casamento, seja da forma como for. Parabéns pela vitória destes casais.
Fotos: Foco Estúdio
Este foi o casamento que mais me emocionou de todos o que você postou aqui, Fê!
Muita felicidade para todos os noivos, e espero que daqui a pouco estas cenas se tornem corriqueiras e tenhamos tantos casamentos gays como casamentos hetero nos blogs!
Fê, bom dia!
Isso ai, todos em busca da felicidade, seja ele hetero ou homossexual!
Parabéns pelo apoio!
Bjokas…
odeio preconceito mas amo a Palavra de Deus.
Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. Romanos 1:27
amo seu blog viu fe! bjs
Parabéns à todos os noivos pela vitória!!!
interessante é ver a diferença mesmo entre os homosexuais! as duas mulheres vestidas de noiva estão show!! fico muito feliz de ver cada dia mais todo mundo conseguindo ser feliz!
felicidade é o q importa! SEMPRE!
Lidi
Que esse momento se estenda para o início de algo lindo baseado na aceitação, tolerância e amor!
Abraços e uma ótima semana!
Fe, que emocionante!! Acho que demorou o reconhecimento do casamento gay, mas finalmente esses casais vão poder ter os mesmos direitos que os casais hetero. Bjo
Amei o Post! Linda festa, lindos noivos e noivas, lindo tudo! Afinal o que importa é o amor não é mesmo? Parabéns a todos e todas e que sejam felizes!!!!
A felicidade é realmente muito importantante. E se todos no planeta respeitassem uns aos outros não haveriam conflitos. Mas o que é o respeito? Será que obrigar o outro a aceitar seus conceito é respeitar o outro? Toda missa, casamento ou qualquer ritual católico o padre cita uma passagem bíblica, qual foi a citada neste casamento?
Oiee…gostaria que alguem pudesse me ajudar em uma duvida: o fato do Supremo ter decidido aprovar a uniao homosexual estavel faz com que a igreja também aceite? Esse celebrante era um padre ou tem alguma relaçao com alguma igreja ou é simplesmente um celebrante vestido a carater? Espero que ajudem, pq eu realmente fiquei confusa!rs
Parabéns aos casais!
Gente feliz, comemorando o próprio amor sem incomodar nem desrespeitar a ninguém. É isso que mostram essas fotos. Que post lindo, Fê! Parabéns por trazer mais uma realidade do “‘mundo dos casamentos”‘ para esse blog.
Bom dia Fê!!
Não tenho preconceito algum contra essas pessoas,até porque o amor de Deus é incodicional, mas a Palavra e as Leis Dele, dizem ao contrário e sobre elas todo joelho se dobrará!!
Bjss
Fernanda que lindo o post!
Definitivamente o amor tem muitos matizes!
A Thanya percebeu uma coisa q eu tbem notei… a cerimônia foi no religioso tbem? Isso sim é uma revolução.
Fico feliz q nosso país esteja dando esse passo a frente…às meninas q citam a bíblia eu digo, não necessariamente as pessoas acreditam nela ou mesmo em Deus, então é irrelevante levantar a discussão sobre o q está escrito na bíblia ou se leram a bíblia nesta cerimônia, enfim…casamento é amor, é companheirismo, não é necessariamente religioso (PODE ser, mas não é necessário, se não ateu não casava rs). E mesmo uma pessoa homossexual pode ser sim religiosa, não são coisas excludentes, só quem tem a cabeça mt limitada para levar tudo ao pé da letra…Daqui poucos anos, lembraremos achando graça dessa “sensação” toda em torno do casamento gay, será algo corriqueiro. Assim como quando nossa legislação deixou de permitir ao marido assassinar sua mulher em prol de sua “honra” e quando permitiu o divórcio, sempre aparecem os retrógrados pra dizer q isso “acabará” com a família e blá blá blá whiskas sachê…qualquer pessoa que ache q o conceito de família está ligado a leis, sociedade, religião está errada e atrasada…uma família é feita de AMOR e só por isso deve se guiar, nenhuma sociedade que se preze avançada deve fechar os olhos para a realidade a sua volta.
Parabéns aos ministros do STF, parabéns aos casais, parabéns a vc Fer, por ter um blog sempre tão democrático e aberto ao amor, parabéns aos organizadores e ao fotógrafo, estava tudo muito bonito!
:****
Emocionante, lindo, delicado! Que continuem sendo felizes pra sempre! Que é como deve ser! E tenho certeza que Deus os está abençoando! E que mais e mais pessoas continuem a alcançar o seu sonho! Bjos!
Eu achei bem estranho.. não precisava tanto.
Fiquei muito feliz em ver esse post Fê!
Esse assunto é um assunto delicado que leva a várias opiniões e discussões.
Eu acredito que todas as pessoas e qualquer ser do universo merece ser feliz e ter a paz que merece, independente de ser humano, animal irracional, gay, lésbica, hétero.
Acredito muito nas palavras de Deus, e acredito que Deus quer a felicidade e a paz pra todos.
Será que um assassino um homem que matou, roubou e foi preso e depois na cadeia se converte para a igreja, é tão menos ou mais importante pra Deus quanto uma pessoa de bem que simplesmente quer ser feliz com uma pessoa do mesmo sexo? Não estou comparando, por que são duas situações diferentes, mas quero mostrar que se Deus perdoa um ser que cometeu atos tão absurdos, por que não aceitar outro que só quer seguir sua vida feliz?
Eu apoio totalmente a união de qualquer pessoa e ser que esteja em busca do amor e da felicidade! e acho que Deus também quer ver o amor e a paz entre as pessoas, e não a desunião…
Quantos casais juram a fidelidade, o amor, e tantas outras juras no ato da cerimônia perante o padre e Deus e hoje vivem no desacordo, na briga, na desunião, na infidelidade, fingindo que estão fugindo aos olhos de Deus?
Viva o amor!
bjos e bom dia!
Parabéns Fer!!! É a primeira vez que comento, mais sempre acompanho seu site! Esse mundo precisa de mais amor e menos intolerância!!! Mais respeito com coisas que talvez não compreendemos!!! Beijos………
Emocionante, sem dúvidas… Mas, na minha humilde opinião, a Constituição Federal não admite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e acho que o país (inclusive nossos ilustres ministros) atropelaram nossa Carta Magna sem pudores na urgência de agradar a esse anseio que já vem de anos. Aliás, entendo que o STF sequer admitiu o casamento gay, mas (pelo menos por enquanto) apenas a união estável.
Sinceramente, sou contra o reconhecimento do casamento gay, por considerá-lo ilegal, até que se promova uma reforma na Constituição, pois da forma como as coisas estão sendo conduzidas (e não apenas neste aspecto, por favor, me entendam), nossa Constituição e um pano de chão têm sido tratadas da mesma forma.
E, se necessário for (e é!) uma reforma constitucional, que também sejam avaliadas e reformuladas outras questões de importância inequívoca, tais como a reforma do Judiciário, a reforma tributária, a aplicação de penas mais severas (quem sabe a prisão perpétua) para crimes hediondos e por aí vai.
Para que o Brasil deixe de ser um país de tolos, onde se governa para minorias, e passe a ser, verdadeiramente, de todos.
Um beijo enorme, Fê, amo seu blog e te desejo muito sucesso e felicidades sempre!
“Carambolas” eu até te entendo, estudo Direito, mas veja bem, nosso legislativo é quase 100% lixo…sabe quando Romário e Tiririca vão propor reformas do judiciário, na CF e coisas realmente importantes? NUNCA…se vc quiser esperar o legislativo fazer o q tem q fazer, nosso país não muda nunca…o STF, apesar d não ter só jóias raras lá, bem ou mal são pessoas mais estudadas e com mais percepção das necessidades da população, e se é preciso atropelar a CF para atender uma necessidade da população pela inércia do Legislativo, eu acho válido 🙂
Meu Deus Renata Costa, ÓTIMO comentário! Assino embaixo com muito gosto, não poderia escrever melhor 🙂
E o MEU Deus, Aquele que acredito, é livre de preconceitos e quer o bem de seus filhos. Deus não aprova fazer mal ao outro, mas o bem, o amor, pq não aprovaria?!
E sober a constituição, se fosse assim, todas poderiam ter casamento anulado por não serem virgens. Sério…
Taí: nunca imaginei esta notícia por aqui. Fê… você surpreendeu! Viva o amor, o respeito, a busca pela felicidade!!
A CF/88 não veda explicitamente, em seu art. 226 e em nenhuma outra passagem, a união de pessoas do mesmo sexo. O que o STF fez foi interpretar o art. 1.723 do Cödigo Civil( que trata da União Estável) conforme à prórpria Constituição. Essa, em seu art. 5, garante a todos os direitos fundamentais à igualdade e à liberdade(inclusive de autodeterminação afetiva). Aplicar a lei é antes de tudo interpreta-la, e interpreta-la passa, dentre outras coisas, por compreender os anseios atuais da sociedade que será por ela tutelada. Ontem, dia 27.06, foi publicada a primeira decisão de um juiz brasileiro(do interior de SP) a determinar a conversão de uma união estável homoafetiva em casamento. Não sabemos se isso se manterá caso haja recurso ao TJSP, mas vale a menção.
Ótimo post.
Para quem acha que “não precisava tanto”, é porque deve ser muito egoista.
Egoista por achar que somente as noivas heteros merecem casar de veu, grinalda e tudo que se tem direito. Somos todos iguais.
Uma vez vi uma entrevista com o Ziraldo e ele comentou o seguinte:
O único problema dessas pessoas é chamar essa união de casamento, porque Casamento é uma coisa para Homem e Mulher criada por Deus.
Então chamar uma união estável de Casamento não é correto e querer que a Igreja esteja presente é um absurdo!
Isso não é preconceito, é acreditar que essas pessoas também merecem ser felizes, mas sabendo separar as coisas para não causar tantos efeitos colaterais para a sociedade…
Eu também estou com a Renata! Estou feliz com mais esse progresso na nossa sociedade! Bjos.
ótimo post !! muito significativo ter acontecido na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. As pessoas merecem ser felizes, crescerem e discutirem a sociedade !! Apenas uma ressalva: é um padre da Igreja católica? Mas a igreja católica não aceita a união homossexual!!!!!
Esse casal de mais idade: que fofos…..imaginem qto preconceito já viveram!!!
complementando : não sou advogada, mas parece haver muita confusão jurídica nesta questão !! Até o juiz de Goiânia anulou um casamento/união´. Mas também, quem legisla neste país ???? As pessoas precisariam entender que ao votar, os seus representantes estarão deliberando sobre todos estes assuntos, e não ficar de brincadeirinha, elegendo cantor sertanejo, jogador de futebol, Tiririca, etc….
casamento e religião não estão necessariamente ligados. deus não teve nada a ver com vários casamentos que já fotografei, o amor, sim, sempre esteve presente.
(aliás, deus não é o mesmo para todos, não é?)
Responder aos fundamentalistas-preconceituosos que a lei da Bíblia não vale para quem não é filiado à religião é uma provocação interessante, apesar de causar ainda mais discórdia. A doutrina do Cristo é sublime, mas certamente não manda converter a todos por bem ou por mal. Evangelizar não significa prometer castigo aos que não aderem ao seu código moral. Usar toda oportunidade para tentar intimidar com citações de versículos e autocontradições como “não tenho preconceito MAS…” é ingênuo, raso, desrespeitoso, inócuo e perda de tempo e energia, já que quem aprova tem suas ideias muito bem formadas sobre o assunto. Só vamos ter uma sociedade adulta quando ela for de fato secular, isto é, quando as disputas morais não contaminarem as relações civis, como ainda acontece demais, a despeito de todos os avanços. Tolerância é valor supremo na sociedade civil.
Tudo que é feito por amor dá gosto de ver!
E as leis escritas não são capazes de sempre estarem atualizadas conforme os avanços da sociedade. Por isso que se faz necessária a nova interpretação do que está escrito há algum tempo.
Felicidades aos casais!
Conforme notícia do portal IG: “O evento que acontece há três anos foi celebrado pela Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), fundada em 1968 nos Estados Unidos, que se autodefine como uma entidade cristã inclusiva”…
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/sao+paulo+tem+primeiro+casamento+gay+coletivo+apos+decisao+do+stf/n1597046844333.html
Finalmente essas pessoas estão podemdo assumirem quem são de verdade!
Apesar de uma parcela da sociedade criticar e não aceitar, suas opiniões pequenas já começam a ser abafadas por nós, que aceitamos com muito amor qualquer pessoa independente de cor, religião ou opção sexual…
Sobre Deus, acredito que antes de qualquer coisa, Ele nos deu o livre arbítrio, para podemos decidir o que é melhor para nós, escolher quem vamos amar e como vamos viver nossa vida! Se ser homossexual é pecado ou não, isso é uma coisa a pessoa gay vai se resolver diretamente com o Pai depois! Não cabe a nós julgar ninguém!
Daniela, casamento pode ser só no civil… pode ser sem celebrante oficial… pode ser do jeito que a gente quiser! Mas quando se celebra o amor, seja ele hetero ou homossexual, Deus está sempre presente! Afinal, Deus é amor, é solidariedade, é companheirismo… vicê pode atá não ter uma religião, mas Deus está presente em você e em tudo ao seu redor… não tem jeito…
Viva o amor!
Fernanda, sou fão do seu site!!! Parabéns pela sensibilidade!!! E viva a todas as formas de amor!
A união estável entre os gays traz MUITOS benefícios que para nós passariam despercebidos como por exemplo: o direito de entrar na UTI no caso de internação do parceiro (quando apenas 1 membro da familia pode entrar), direito a herança, bens adquiridos…. direitos essenciais que era vetados aos gays, e acho que foi uma CONQUISTA e tanto!
No entanto, poderíamos lembrar que a comemoração da união, a celebração do AMOR, uma super festa de casamento que seja, não precisa de papel. O papel é apenas para garantir os direitos que citei acima e pode ser oficilizado em qualquer cartório… mas vejam…. eu nunca recebi, por exemplo, um pedido de orçamento para um ensaio fotográfico com casal gay. Nem para “casamento” gay, onde a celebração poderia ser até simbólica (como já fiz com casais heteros em que os celebrantes foram apenas os amigos).
Que este post sirva de incentivo para o casamento gay, INDEPENDENTE de papel! Celebrem! Porque casar é BOM DEMAIS!
Interessante o post Fernanda! Concordo plenamente com a Thati!
Não tenho preconceito, mas respeito a Palavra de Deus!
Seu blog é muito legal! Passo aqui sempre!!!!
Bjs
Faço minha as palavras da Thati.
Não é preconceito, mais a palavra de Deus sempre em primeiro lugar. A intenção de unir o homem e a mulher é para a multiplicação! não se multiplica homem com homem e mulher com mulher!
Isso mesmo Nayadi! Concordo contigo!
Amei as fotos, fiquei muito emocionada ao vê-las. Representam muito amor e muita sensibilidade!!!
Genial seu comentário, Mário…tb noto esse “não tenho preconceito MAS acho demais isso tudo/mataria se meu filho virasse gay/eles podem ser gays contanto que escondidos em silêncio num quarto escuro duma cidade distante/o que eu vou falar pro meu filho de 6 anos?” a pessoa só engana a ela mesma com essa “falta de preconceito” toda, né?
Mas além disso sua colocação toda foi muito iinteligente!
Nayadi, a população do mundo já se multiplicou até demais considerando a situação dos recursos não renováveis d hoje em dia…a não ser q Deus queira q o mundo explodisse com mais habitantes do q cabem, ou q tds morram de fome e intoxicados por um mundo superpopuloso, acho q o propósito de “crescer e multiplicar” já foi mt bem realizado desde o início do mundo e não há mais necessidade de se levar tããão ao pé da letra essa passagem bíblica…aliás, não só essa, mas tb mts outras passagens bíblicas
As fotos estão lindas e emocionantes! Também achei muito significativo ter acontecido na Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
Fernanda, parabéns por abordar assuntos sempre tão importantes, que estão muito além de lindas festas (que a gente tbm ama!), mas acima de tudo, que mostram o real significado de um casamento, que é a UNIÃO. Essa palavra é tão forte…Na minha opinião é muito mais importante que qualquer coisa.
Casar não é só amar, é viver em função da felicidade de outra pessoa, é doação, dedicação!!!! É quando duas pessoas se entregam pra se tornar uma só. Será que a questão do sexo realmente importa quando se tem uma relação baseada na união?????? O que importa é estar disposto a isso, a deixar de viver “EU” e passar a colocar “NÓS” em primeiro lugar. Quem faz isso sem realmente ter vontade? Afinal é bem comodo viver sozinho sem ter que “dividir”…
Existem tantos casais hetero que são pura fachada…tantos casamentos de mentira, tantas pessoas aceitando traições em troca de comodidade financeira. Isso também não “vai contra” tantos “princípios” da nossa “sociedade” e tbm de várias religiões???
Sou a favor da felicidade, da verdade e do amor!!!! Sabe aquela música: “Consideramos justa toda forma de amor….”, é isso aí.
Mario, nao sou filiada a nenhuma religião, muito menos quis intimidar com versiculos biblicos. Pus aquilo que acredito, vc leu! Se nao acreditou seja feliz! Quem é a favor da maconha consegue fazer passeata com liberdade de expressão, se nos expressamos com a biblia é preconceito?
Tenho amigos homossexuais que sao uns amores! preconceito aconteceu agora, com sua opinião acerca da minha citação! Nunca teriamos uma sociedade adulta se tivermos pessoas pensando como voce, que acha que uma citação se torna intimidatória.
Emoção estampada em todos os casais! Parabéns aos noivos!!!
Sem querer levantar discórdia ou qualquer tipo de confusão, e já que todos estão expondo suas opinões, faço uma pergunta para todos que dizem achar o máximo esse tipo de relacionamento:
Quando vocês que têm filhos (me arriscou em extender a pergunta até mesmo àqueles que pensam em ter), seguraram seu filho(a) no colo pela primeira vez, olharam pra ele ou ela e disse: meu sonho é vê-lo casado com uma pessoa do mesmo sexo?
Acredito que não, né? Sabe pq? Pq independente de preconceitos, essa NÃO é a ordem natural das coisas. Que tal você nunca ser avó ou avô pq seu filho(a)casou com uma pessoa do mesmo sexo? E que tal ter um neto que não sabe o que é ter a figura de um pai (homem) e uma mãe (mulher) para criá-lo?
É tudo muito bonitinho falando e temos que ser modernos, mas não é esse o propósito das nossas vidas.
Thati ñ é por nada não mas alguma coisa vc queria dizer com sua citação, fosse ela bíblica ou não: “receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão” se isso é o q vc acredita, q a homossexualidade é uma perversão q merece um castigo, e não considera isso intimidatório, eu não sei mais o q é…espero q vc não mande essas citações pros seus amigos homossexuais, pq não combina mt com tolerãncia não…
e pros q vierem defender essas leituras literais da Bíblia, só aceito opiniões dos q viverem como esse rapaz :
http://opiniocia.blogspot.com/2011/04/um-ano-muito-estranho-entrevista-com-o.html
aos que vivem de qualquer outra maneira, vcs desobedecem a Bíblia (a leitura cega e literal) tanto quanto qualquer casal homossexual, então se vc não segue literalmente tb não pode apontar o dedo e acusar o outro enquanto senta no próprio rabo…
viva o amor, abaixo o falso moralismo da sociedade 😉
Tolerância é a palavra chave, certo ?? Então temos que aceitar os que são a favor e os que são contra ……cada qual com sua crença, sua convicção, sua sexualidade e até mesmo com seus preconceitos !!!
Thati,
partilho da sua opinião. Em primeiro lugar a palavra de Deus! Com todo o respeito a quem pensa diferente, para mim continua sendo aberração, dois homens ou duas mulheres como “casal”. Vai contra a natureza. Aqueles que não acreditam em Deus e na Bíblia um dia verão a verdade…Ao contrário do que pensam muitos a sociedade não está evoluindo, está degringolando!! infelizmente….
“Tolerar” preconceito não é ser tolerante, é ser burro e se fingir de cego. Se alguém joga 30 pedras em um inocente, você não vai intervir?
Sobre os filhos, eu quero que os meus sejam felizes. Torço por isso.
E não discuto com quem pauta sua liberdade no direito de tentar extinguir a liberdade do outro. Isso não faz sentido. No que um casal homossexual fere sua liberdade? Atrapalha sua vida? Um casal gay tentar ser feliz não me atrapalha em nada, assim como um casal hetero. Pq vou ser contra?!
E Bíblia é interpretação. Se homem e mulher foram feitos para pura e simples reproduçao, se você não casar com seu primeiro namorado, virgem, unicamente para fins reprodutivos, você está seguindo o caminho errado, e vamos todos nos encontrar em um grande julgamento com os homossexuais. o.O