Casamento | Milena + Luis Fernando
O noivo Luis é frequentador do centro espírita há mais de 15 anos. A noiva é de família extremamente católica e a ideia de casar fora da igreja não agradou num primeiro momento, mas depois de muita conversa, todos estavam de acordo e felizes. Assim, a cerimônia deste casamento foi montada com base em diversos rituais e celebrada pelo dirigente do centro espírita.
Tudo tem um significado neste casamento espiritualista. Reparem no vaso no altar: ali casa padrinho deposita no vaso uma virtude para garantir o sucesso da união – paciência, cumplicidade, resignação, jogo de cintura, saber ceder, conversar muito, ouvir etc – este vaso ficará na casa dos noivos por toda a vida.
Depois têm a coroação, que é a benção espiritual e a união do casal. Em seguida os pais fazem um discurso que representa a despedida do filho de sua casa e a benção para a nova vida. Noivos também fizeram seus votos um para o outro.
Todos os detalhes vocês podem ver nas fotos abaixo. ?
Fotos: Arthur Foschini Fotografia | Local: Restaurante Gaiana, Riviera de São Lourenço, SP | Assessoria: Cinthia Rosenberg | Vídeo: Ded’s Vídeo | Decoração: Tutti Flora | Som e Iluminação: DB2 Produção | Noivinhos do Bolo: Santo Dia | Vestido da Noiva: Dressing
Fernanda,
A título de esclarecimento, este casamento é espiritualista, no espiritismo(códificado por Kardec) não há rituais. As doutrinas espiritualista(Umbanda, Candomble, etc) são diferentes da doutrina espirita.
Viviane,
Realmente não existe ritual kardecista, por isso optamos por atos de doutrina espírita ou espiritualista. Na verdade, o espiritualismo é muito amplo e possui diversas frentes. Por isso foi uma cerimônia “montada” e adpatada… sem seguir um ritual pré-estabelecido.
beijo, Milena
Fernanda, lindo casamento. Apenas aco necessário, como a Viviane comentou, esclarecer que no espiritismo não existem rituais de casamento, os dirigentes de cenro espírita não se vestem de branco. Essa cerimônia não é espírita e sim espiritualista. Uma retificação seria importante para esclarecer e ajudar a diminuir a confusão que as pessoas ainda fazem entre doutrinas bem diferentes.
Um beijo,
Claudia
O que eu ia comentar já foi muito bem dito pelas meninas acima! bjos
Fiquei emocionada com as fotos! ;’)
Bom, independentemente da doutrina, dos rituais, o que importa é o amor, a harmonia, enfim, todas as coisas necessárias para a felicidade de um casal. Todos somos iguais, todos amamos e queremos ser felizes ao lado do companheiro.
Eu respeito todas as religiões e, convenhamos: Casamento é casamento! É a união de duas vidas! Cada religião tem o seu protocolo, mas o objetivo final é um só!
Sou católica e me emocionei com esse casamento, assim como todos os outros que já fui, e nunca me importei com a maneira que foram “dirigidos”. O que tem no coração de cada pessoa é o que conta.
Parabéns aos noivos,
E um brinde à vida repleta de amor e companheirismo!
Um beijoo enorme.
Fora o que as meninas acima escreveram entre a diferenca entre epirita e espiritualista (e que deveriamos de chamar pelo nome certo seja candomble ou umbanda, pois ha muitas diferencas entre as duas religioes), estou pessoalmente MUITO feliz de ver esse casamento aqui. Um casamento lindo e cheio de amor e carinho, como deve ser, acima de qualquer preconceito religioso. Parabens aos noivos por nos permitirem participar desse momento e parabens Fernanda, por mais uma vez mostrar que fe e amor a gente guarda no coracao!
Acho que deveriam corrigir no corpo do texto que o noivo frequenta um “centro espírita”. Não existe essa divisão no espiritismo de kardecista ou não. Isso é só mais uma das confusões que as pessoas fazem sobre a religião espírita. O casamento foi lindíssimo e espiritualista. Devemos valorizar todas as religiões e respeitar suas diferenças.
Meninas, só pra deixar claro, eu amei o casamento! Achei lindo! Sou espírita kardecista e fizemos algo parecido, tendo um amigo nosso, também espírita conduzindo algumas palavras e preces! O esclarecimento foi só pela importância das pessoas conhecerem e respeitarem as diversas religiões! Beijos e parabéns Milena!
Lindo o casamento e os símbolos de cada momento da celebração da união dos dois!!
Ai gente, pedir para a Fernanda esclarecer uma coisa é completamente diferente de discriminar! Assim como a Milena, eu também terei uma cerimônia espírita!! Seria interessante se nós todos tivéssemos mais conhecimento sobre religiões, mas para isto é preciso leitura, cultura… e como este site é visto por milhares de pessoas, é tb uma fonte importante de ensinamento! Eu respeito tudo e todos (até os “católicos” que vão na igreja apenas no batismo e no casamento), e não poderia ser diferente: mãe católica fervorosa, pai ateu, irmão budista e eu espírita! Viva a liberdade!
Agora recomendo mudar o rumo da prosa porque não é isto o que propõe o “Vestida de Noiva”
Milena, seu casamento foi lindo, a foto de vcs no entardecer em meio aos coqueiros está simplesmente divina, e o seu casamento com certeza será fonte de inspiração para mim! Beijão!!
Oi Meninas! Adoro quando as discussões são produtivas no sentido de aprendermos alguma coisa. Queria explicar duas coisas: antes de escrever o post pesquisei sobre o assunto e já havia entendido que não há “cerimônia espírita”, uma vez que o espiritismo não constitui se numa estrutura clerical formalizada e portanto não tem cerimônia. Daí, justamente para não escrever nenhuma besteira, pedi para a noiva mesmo me explicar sobre a cerimônia dela e os significados. Tudo o que coloquei no texto foi informado pela noiva e eu entendi que foram rituais com significados que eles escolheram para a cerimônia deles. Para mim, o que importa, independente da religião, se é ritual, se não é, etc, é que é um CASAMENTO CHEIO DE AMOR, lindo, com significado, com beleza, e por isso está publicado aqui! Beijos!
A cerimônia foi muito rica em detalhes diria que perfeita em todos os sentidos, casamento movido a muita emoção e amor.
Foi simplesmente maravilhoso poder participar desse momento importantíssimo na vida desse casal.
Beijos a todas!
Fernanda, lindo casamento!
É indelicado perguntar à noiva sobre a tatuagem dela!? Já vi – uma única vez – essa tatuagem em um pé, um pouco maior que a da noiva e amei! Porém, não encontrei o significado – se é que tem!
bjos
Fiz uma pequena modificação no texto conforme os comentários de vocês! Beijos
Lindo o casamento! Lindo o lugar! Lindo o casal! Independente da religião, ritual e crenças. Como disseram acima, o mais lindo é ver a união calorosa entre duas pessoas! Parabéns e milhões de felicidades ao casal! Muita luz!
Fiquei emocionada ao ler todos os comentarios, obrigada! O que importa em um casamento é o amor e a união, e com isso todas concordamos, independetemente de qualquer crença!
Quanto à tatuagem, nada indelicado, imagina! Esse simbolo se chama “triscle” e foi criado pelos astecas/maias. Eu fiz quando completei 30 anos, ele possui 2 significados: equilibrio – corpo, mente e alma; e evolução da mulher: menina, mulher e senhora! Adorei o debate produtivo gratificante! Obrigada por tudo! Beijos
Oi meninas, tambem irei casar no Gaiana, estamos super empolgados!
Eu gostaria de saber please de quem sao os docinhos?
Os detalhes estao lindos, tudo super alegre 🙂
Sejam muitooooo felizes!
Milena, muito obrigada pelas informações! Sabendo o significado, eu gostei ainda mais!
Parabéns pelo casório, estava lindo, sucesso e muito amor nessa nova etapa! Be happy!
bjos
Roberta, parabéns pela escolha. Casar no Gaiana é o MÁXIMO. claro, sou suspeita… mas foi tudo 100%, comida, atendimento, organização… tenho certeza que vc vai amar.
os docinhos eu fiz uma parte com o próprio Gaiana e complementei com doces da Pati Piva… a mesa ficou bem diversifacada e colorida, como toda a decoração.
se precisar de + alguma ajuda, é só falar!
beijos
São momentos estes, captados em imagens, que nos fazem ver e crer que a vida vale a pena. Levamos para toda uma existência cada foco e cada momento, gravados, tanto em memória quanto em álbuns. Que haja sempre esta felicidade e esta harmonia irradiada pelo casal. Parabéns aos noivos.
Olá, meninas!!
Esse casamento tem um significado mto maior para mim. Eu sou casada na Umbanda e é a primeira vez que eu vejo um blog publicar fotos e falar de um casamento “fora do comum” com tanta ternura. Religião independe de crença e amor, e o mais importante é que as coisas sejam sempre feitas com dedicação, carinho, amor e respeito.
Nada mais perfeito para combinar com um ritual espirita ou espiritualista como a natureza. Tudo lindo, detalhes impecáveis, festa linda e o amor sendo o principal em todos os momentos.
Parabéns ao casal e que Deus, nosso Pai Oxalá, abençõe cada dia mais vc’s e que em breve vc’s colham os frutos de mta paixão e companheirismo.
Bjs!
Oi Milena, obrigada pela dica 🙂
Realmente tem sido muito valioso p/ mim a ajuda do blog da Fernanda e outros que ando visitando!
Estou planejando o meu casamento a distancia, moramos na NZ e ai ja viu ne….olha daqui, olha de la, pede para a familia experimentar, visitar…rsrsrs
So, mais uma dica, pode me dizer onde voces ficaram hospedados?
Bjo e obigada pela sua atencao 😉
Na verdade o espiritismo para quem le ou já estudou algo sobre ele, sabe que explica muitas coisas e para tudo na vida há um sentido e uma razão de ser. Com isso, podemos sentir nesse casamento que existe entre os dois algo mais forte e profundo que fez desse dia uma cerimônia maravilhosa e abençoada! Como tia que adora sua sobrinha e que a conhece muito bem, posso dizer que ela era naquele dia , a noiva mais linda e feliz e com certeza seu marido veio trazer esta felicidade a ela! Que Deus abençoe cada dia da vida deles e que eles construam uma família linda e forte! bjs aos sobrinhos queridos Tia Néia
Nossa, que visual mais lindo! Adorei o colorido da decoração! E o mais legal é que os noivos, mesmo tendo religiões distintas conseguiram chegar em um acordo com as famílias e celebrar o que há de realmente importante, o amor! Muitas felicidades a eles!
Fernanda,
adorei o colorido da decoração deste casamento! Gostaria de saber qual o nome dessa flor lilás pequenininha, que aparece na foto da mesa de doces.
Achei o casamento maravilhoso. Amei a decoração, o vestido da noiva, o local da cerimônia. Eu sendo católica e vindo de uma família extremamente devota e tradicional no catolicismo pretendo me casar conforme minhas crenças. Ainda jovem eu não consegui ver o problema em se casar com alguém de outra religião ou crença, no entanto ao passar dos anos vi essas diferenças destruírem relacionamentos. Uma grande dúvida cresceu em mim, e eu tinha absoluta certeza que só me casaria com alguém que compartilhasse da mesma fé que a minha. Ainda espero encontrar alguém que divida da mesma espiritualidade que a minha. Os anos e várias experiências me fizeram perceber que é possível sim compartilhar toda uma vida com alguém de outra religião ou crença. Fico extremamente feliz em ver o sorriso dos noivos e a felicidade que transborda de seus olhos. O mais importante num relacionamento são os fundamentos básicos de qualquer religião ou crença: amor e respeito. Se os dois forem capazes de entender isso não existe empecilho para se viver uma linda história de amor e construir uma família linda e saudável.
Parabéns aos noivos, e a você Fernanda que sempre publica as cerimônias mais e abençoadas que já vi.
Milena e Luis, que ótimo poder encontrá-los aqui também! 🙂
Desejo muitas felicidades… sempre!!
Espero que guardem com carinho as imagens da decoração do casamento, do buquê da noiva, das velas, da decoração surpresa que combinei com Luis para a suite de nupcias… de tudo que envolveu a ambientação deste dia especial.
Sejam MUITO felizes!!
Magda – Tutti Flora
Perfeito o casamento de uma das minhas melhores amigas estar aqui! Participei dessa celebração linda de morrer e agora estou pesquisando para o meu.
Além da organização, do bom gosto da Mi e do Lu e de todas as coisas boas que aconteceram, fomos todos presenteados com um dia MARAVILHOSO e uma noite melhor ainda.
gente ninguem se torna menos espírita por desejar e realizar uma cerimonia de casamento,que tem uma conotação espiritualista que engloba a doutrina espirita,Kardec n autorizou ritual de nenhum tipo, mas também não proibiu nada,e inteligente e sabio como ele sempre foi, acredito que nada diria contrario a um ritual limpo,puro como esse e outros, viva a liberdade da doutrina espírita,sem radicalismo é melhor
olá dentro da doutrina Kardec,nos ensina amar sobre todas as coisas,e viver uma amor transparente,e comemorar com muita vibração esta união sera realizada.
Amei poder participar por aqui do seu casamento, sou espirita, e agora ja tenho material para começar a pensar no meu casamento…obrigada Milena por dividir conosco…
Olá, gostaria de saber o nome do Celebrante e se possível o contato dele.
Obrigada.
eu tambem sou kardecista e caso dia 12 de julho aqui na minha casa. a cerimonia sera espiritualista tambem. ameii
Olá!
Primeiramente parabéns aos Noivos!
E Fernanda Obrigada pela publicação…pois é raro vermos publicações sobre a religião!
Amei tudo desse casório!
Sou da umbanda e irei me casar no ritual da religião!
Já tivemos outros casamentos porém esse serviu para mim como uma espiração!
bjos