Como escolher as fotos para seu álbum
Quando você casa, quer receber logo as fotos, certo? Mas depois que recebe, não consegue escolher as melhores para fazer o álbum! É até engraçado: primeiro são as noivas insistindo para os fotógrafos entregarem logo as provas, e depois os fotógrafos quem tem que insistir para as noivas escolherem logo as fotos!
Então resolvi escrever este post com algumas dicas para te ajudar na escolha das fotos para o álbum. Para não me basear somente na minha experiência, pedi a opinião de 3 fotógrafos experientes. Conversei com a Renata, que cuida do atendimento do Fabio Laub, também com o Juliano Godoi e a Rejane Wolff.
Tenha em mente:
* O álbum tem que contar a história do seu dia de casamento, do começo ao fim. Muita gente erra escolhendo muitas fotos dos noivos juntos, fica parecendo um catálogo de noivos, e não a história do dia.
* Como bem disse o Juliano Godoi, o álbum tem que ser “equilibrado”. Em resumo: o making-of é expectativa, cerimônia é emoção, fotos dos noivos é criação (para o fotógrafo viajar), festa é descontração.
* Segundo a Renata, um álbum bem montado é um álbum editado. Isso significa uma escolha qualitativa, e não quantitativa. Muitas fotos só tornam o álbum cansativo e repetitivo.
* Peça ajuda para seu fotógrafo. Faça uma seleção inicial, e mesmo que esteja com muito mais fotos do que o combinado, leve para ele ver. A maioria dos fotógrafos se dispõe a ajudar nesse processo. Os noivos tem uma visão emocional das fotos, e o fotógrafo pode te ajudar com a visão técnica. Isso significa indicar as fotos que estão com melhor luz, mostrar que algumas fotos escolhidas são iguais, apenas de ângulos diferentes, e por isso repetitivas, e assim por diante. Isso aconteceu comigo. Eu não conseguia escolher menos do que 200 fotos, o que é muito! Levei minhas 200 escolhidas para a equipe do Fabio Laub, e eles me ajudaram a definir as melhores!
* Tanto a Renata com a Rejane Wolff comentaram sobre o cuidado com a diagramação do álbum. Álbum de casamento é para durar a vida toda, portanto o ideal é que seja clássico e elegante. Cuidado com muitas “firulas” (como disse a Rejane), pois mais fácil ele ficará datado e cansativo. Quando os álbuns começaram a ser montados em formato de livro e não mais foto revelada, muitos fotógrafos exageraram no “Photoshop”, criando efeitos mil nas páginas, com fotos inclinadas, muitas sombras e contornos, sobreposições, montagens e mais montagens. A não ser que você se identifique muito com essa estética mais “poluída”, não se usa mais fazer tudo isso. Menos é mais. Fotografia é uma obra de arte. O mais bonito é a foto pura na página, sem as “firulas” – não só bonito como atemporal.
* A Rejane ainda reforçou: Os álbuns de casamento premiados mundialmente são os de diagramação menos rebuscada. A intenção é mostrar a beleza da foto, e não da montagem.
* Cuidado com o excesso de fotos dos padrinhos. Eu entendo que são pessoas queridas, mas é importante ter a lembrança de todos que estiveram na festa, e não só dos padrinhos. É desnecessário fotos da entrada dos padrinhos e dos padrinhos no altar. Mais uma vez, tanto a Renata como a Rejane comentaram que a tendência é usar apenas de 2 a 4 fotos com todos os padrinhos (padrinhos do noivo, padrinhos da noiva, só os homens, só as mulheres, algo assim…). Fica mais natural, descontraído, sem ser repetitivo.
* Numa fórmula rápida, tente escolher as fotos para o álbum seguindo esta proporção:
10 % para making of
30 % para cerimônia
30 % para protocolos, como corte do bolo, brinde, padrinhos, mais decoração e detalhes.
30% para fotos da festa e convidados, incluindo jogar o buquê.
* Um segredinho: me ajudou muito ter recebido do meu fotógrafo todas as fotos num CD. Copiei as fotos numa pasta do computador, e fui escolhendo por eliminação. Achei bem mais fácil assim, fui deletando as que eu não queria, as repetidas, etc, até chegar nas mais especiais.
* Escolha uma foto de um detalhe para a abertura do álbum, fica muito bonito. Pode ser o buquê, as alianças, o terço…
E mãos à obra! Estipule um prazo para si mesma e escolha as fotos junto com o noivo!
Fê!
Albuns como o que você fez são a melhor opção?! Tem como ter as fotos para colocar em porta retratos também?´É uma opção que o fotografo dá?!
bjos
Casei dia 03 de Outubro de 2009…as copias deram um total de 1650 fotos….já consegui chega em 190 mais acho q seria bom umas 150 pra um album de 50 laminas né…ha e ja estao inclusas as dos padrinhos que eram 8 de cada lado,as lembrancinhas q dei para as 8 madrinhas,mack of meu e do noivo,1 do bolo 1 do brinde,a arrecadação do dinheiro da gravata…todos os detalhes…oque vc acha da quantidade…não consigo tirar mais nenhuma…qto mais olho mais quero recolocar as excluidas…obrigada…Bjus
Rubia, peça ajuda para a equipe do seu fotógrafo, eles conseguirão te ajudar na seleção. Beijos
Olá Fernanda!
Estava realmente precisando ler seu post. Adorei, nos ajudou muito!
Parabéns pelo trabalho, abraços!
Muito Obrigada!
Me ajudou muito a sua opnião.
Valeu!!!
Oie, esse post e show, porque estou com um dificuldade tremenda pra escolher as fotos de para diagramar um álbum de casamento. Geralmente são os noivos que escolher mais o álbum aqui comigo eu mesma que escolherei as fotos. São num total de 2700 pra deixar 200 e difícil, alem do mais a cerimonia foi de dia então tem muitas fotos lindas mais com o lado do rosto estourado, esta difícil mesmo.
Oiiie, menina adorei esse post,é tudo que as noivas precisam saber..a gente sempre fala isso pra elas, mas ainda assim, elas tem dúvidas muitas dúvidas…Parabéns..
Nossa, estava com muitas duvidas referente a fotos dos padrinhos, quase escolho uma de cada um, então decidi
3 fotos, padrinhos e madrinhas todos juntos, somente homens, e somente as mulheres, ficou muito legal.Obrigado
Ainda não consegui escolher as fotos do meu casamento que aconteceu em 2010, e agora lendo teu Blog, pensei melhor e coloquei mãos a obra, valeu as dicas, Obrigada *_*
Adorei suas dicas, estou escolhendo as fotos para meu albúm de casamento e estava procurando na internet alguém que falasse sobre o assunto e adorei saber que não sou a única a ficar indecisa na escolha, valeu as dicas, obrigada 🙂
Tenho muita dúvida em relação as fotos, por exemplo: Vejo alguns albúns de casamento em que os noivos colocaram muitas fotos de convidados separados, amigo do amigo, aquele amigos que insistiu pra tirar foto etc etc. É viável tanta foto de convidados? Como fazemos essa seleção pra não ficar chato quando um convidado for ver o albúm e ver que sua foto não está lá?
não consigo escolher minhas fotos, são quase 3000, para escolher 100…. me ajudem…
Karla, para mim o problema é o fotógrafo entregar 3.000 fotos. Poderia ele já ter feito uma seleção melhor. Minha dica é você fazer por eliminação, vá apagando as menos importantes, as repetidas, e assim você chegará nas 100 melhores!
Uma dúvida: quantas páginas o álbum deve ter ? O fotógrafo me enviou o álbum montado para eu aprovar .São 120 fotos no total ,mas tem paginas que tem 5 fotos. Estou sendo passada para trás ???
Luanna,
Não existe uma regra. Se você não gostou da diagramação proposta por ele, converse com ele. Beijos
Posso usar uma foto do convite para abertura do álbum?
Maria, pode, claro!
Bom dia! Falando sobre fotos, gostaria de saber se continua em alta pra 2015/2016 POSTER com a foto do casal, ou se essa onda já passou…
Obrigada pelo post!
Qual dica você dá para a foto da capa do álbum? Um detalhe (tipo alianças) ou uma foto dos noivos bem bonita?
Beijos e sucesso!
Amei as dicas, vai me ajudar e muito a escolher as fotos para o album!!!
Nossa! Isso vai me ajudar muito, eu me casei dia 06 de junho e até hoje não consegui escolher minhas fotos, acredito que com essas dicas eu vou conseguir. Obrigada!