Cuidados com a pele
Que todas as noivas querem ficar lindas para o casamento não há dúvidas! Cuidados com a alimentação para que o corpo fique impecável, o corte certo de cabelo, todos esses quesitos estão incluídos no planejamento para o grande dia! Mas, e os cuidados com a pele?
É muito comum que as noivas queiram estar com a pele perfeita no dia do casamento. No entanto, por falta de informação, geralmente elas buscam o dermatologista numa época inadequada, já muito próximo da data do evento. Assim, alguns problemas de pele facilmente tratáveis deixam de ser resolvidos a tempo e o resultado final acaba sendo distante do esperado… O mesmo vale para a mãe da noiva, sogra, madrinhas e, por que não, para o noivo!
Para evitar que isto aconteça, vou tentar resumir neste post as principais queixas das noivas no consultório e os tratamentos mais realizados. Assim, a vontade de ficar saudável e bonita para o casamento pode ser o ponto de partida para uma atenção permanente com a pele!
Acne (espinhas)
A acne é uma doença muito comum em adolescentes, mas que também pode afetar mulheres jovens. Nestes casos, as pioras costumam se relacionar com os ciclos menstruais e as espinhas e cravos costumam estar mais localizadas no queixo e na região das mandíbulas.
O tratamento depende da gravidade da acne: os casos mais leves podem ser tratados com sabonetes específicos, geis, peelings e limpezas de pele e, os mais graves e resistentes, podem precisar de antibióticos orais ou de isotretinoína (também conhecido como Roacutan).
Quando procurar o dermatologista: Para ter uma pele livre da acne no casamento, o mais seguro é procurar o dermatologista pelo menos 6 a 8 meses antes da festa, tempo seguro para evitar efeitos colaterais como vermelhidão e descamação da pele.
Cicatrizes de acne (marcas de espinhas)
As cicatrizes de acne são aqueles relevos que ficam na pele de quem teve acne no passado, normalmente num estágio mais grave. São mais comuns no rosto, mas podem surgir também nas costas e no tórax, dependendo de onde as espinhas apareceram.
O tratamento das cicatrizes costuma ser complexo. As mais leves podem ser tratadas com peelings. No entanto, para tratar as mais profundas pode ser necessário combinar vários métodos de tratamento, como subscisão, laser fracionado (por exemplo, CO2 fracionado), pequenas cirurgias, preenchimento, dentre outros.
Quando procurar o dermatologista: Recomendo procurar um dermatologista 1 ano antes do casamento para tratar deste problema. A boa notícia é que, apesar de trabalhoso, o tratamento das cicatrizes de acne costuma ser muito satisfatório e aumentar bastante a auto-estima das paciente. Além disto, os ganhos do tratamento costumam ser permanentes!
Manchas no rosto (melasma, melanoses solares)
As manchas no rosto são uma preocupação frequente das noivas. O tratamento nem sempre é fácil, e podem ser usados métodos como peeling, laser, luz intensa pulsada, clareadores, além de, claro, muito filtro solar!
Em geral o tratamento é feito de forma combinada, ou seja, a paciente deve usar alguns produtos em casa, diariamente, e fazer também procedimentos em consultório. O procedimento indicado depende de vários fatores, como tipo de mancha, tom de pele, sensibilidade a alguns tipos de produtos, dentre outros.
Quando procurar o dermatologista: Sugiro buscar um dermatologista pelo menos 4 meses antes da festa.
Estes são apenas alguns dos problemas de pele mais comuns que as noivas costumam ter. É claro que existem outros tipos de doenças e tratamentos que devem ser analisados individualmente. Na dúvida, procure seu dermatologista o mais breve possível. Assim, você terá muito mais chances de estar com a pele impecável no seu grande dia!
Sou noivo e vou casar em breve…pelo que entendi, para garantir uma pele bem cuidada no dia do casamento, o ideal é procurar a dermatologista 1 ano antes da data, correto?
Oi Felipe, não sou a dermatologista mas vou arriscar responder minha opinião. Na minha opinião, para ter uma pele bem cuidada, o certo é consultar regularmente um dermatologista sempre! Mas quando ficamos noivas ou noivos e somos o foco da atenção, é natural se preocupar um pouco mais em estar com a pele ótima no dia. O ideal é você consultar o médico 1 ano antes para avaliar os tratamentos necessários e cuidar da pele o ano inteiro. Mas dependendo do caso/ do tratamento necessário, pode ser resolvido com menos de um ano também. Obrigada
Falta 1 ano para o meu casamento e já procurei uma dermatologista para os melasmas que eu ODEIO. E estou usando clareadores a base de àcido e MUITO mais MUITOOO protetor. Diariamente 3 x ao dia. E olha..ta dando resultado! rs
Oi, Gisele!
Parabéns pela iniciativa de procurar um dermatologista e começar a se cuidar! Aproveite este momento que está mais animada para o casamento e inicie uma rotina de atenção à pele que dure para toda a vida!
Felicidades!