Especial Paladar 2 – Finger Food

Por Fernanda Sayeg:
Casamentos e festas mais descoladas já aderiram ao “finger food”, ou seja, alimentos que são comidos com as mãos mesmo. Essa moda na gastronomia veio para ficar e sem dúvida é uma ótima opção para quem vai receber os amigos em casa.
Várias vantagens fazem você optar por esse conceito. Uma delas é a de oferecer vários sabores em uma refeição. Basta usar ingredientes ou molhos variados. Os pratos principais são transformados em porções menores degustadas de uma vez só. É nessa hora que entra a criatividade. Vale fazer jantares temáticos, com comidinhas japonesas (hossomakis e uramakis), ou usar delícias da cozinha mexicana, nachos ou tortillas.
Também dá para adaptar alguns utensílios, entre eles, pequenas tigelas, colherinhas ou mesmo potinhos. Faca e garfo são pouco usados. O que auxilia na hora de comer são guardanapos, palinetes, colheres grandes, copinhos, cumbuquinhas, tacinhas e até outros alimentos com a função de base.
A expressão “finger food” tornou-se conhecida quando a atriz inglesa Joan Collins começou a exigir aperitivos pequenos para comer com a ponta dos dedos. O motivo: não borrar o batom.


Fernanda Floret complementa:
Eu acho o máximo porque a apresentação dos pratos é bonita, e o mais importante, as pessoas podem comer aos poucos, a hora que quiser. Isso garante que a festa não pare, os convidados não tenham que sentar pra comer. Ideal também quando a festa é estilo lounge ou que não tenha mesa para todos os convidados.

Fotos: Snob Food – contato: (11) 3887-2848

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE