Galeria Vintage: família da Letícia
Essa é uma das mais especiais Galeria Vintage que vocês já viram. Eu amei o e-mail que recebi da Letícia com a história da família que ela pesquisou e fotos – que riqueza ter fotos assim da família toda.
A diva deste post chama-se Diva (desculpa o trocadinho, não resisti!), avó da Letícia. Ela era costureira de alta costura em São Carlos, SP, e fez todos os vestidos de noivas que aparecem neste post. Déa, Dora e Dalva são irmãs da Diva; Noêmia e Amélio são irmãos do Eduardo, marido da Diva.
E sabe como Diva e Eduardo se conheceram? A Léticia contou: “Não sei se em todas as cidades era assim na época, mas aqui os casais se conheciam no “footing”. Os homens ficavam parados nas calçadas na Avenida principal da cidade (os mais ricos) e em uma rua paralela à avenida (os mais pobres) e as mulheres passavam andando (desfilando, rsrs) e assim iam se paquerando. Quando um homem se interessava pela moça, dava uma piscada e fazia algum gesto e iam se encontrar em algum lugar próximo dali, e o homem levava a moça em casa e iam se conhecendo. Quando se gostavam, passavam a se encontrar toda semana no “footing”. O problema era que isso só acontecia aos domingos, e como diz minha avó, quase todo domingo chovia (rsrsrsrs), então às vezes demoravam pra se ver de novo. Depois que a coisa ficava séria, o moço passava a ir direto na casa da moça aos domingos e, se chovia, ficavam na saudade. Até que em 1953 meus avós se casaram.”
Fiquei emocionanda com a riqueza de história nesse post, seja com as imagens de época, seja com os costumes da época. Obrigada por compartilhar!
Bom dia de novo Fer!!!
LINDOOOO!!! Eu amo histórias assim tbm!!! E amei esse post da galeria vintage!!! Cada fotoooo maravilhosa..e que avó mãos de fada!!!
Já faz um tempinho eu estou com 2 fotinhas daquelas miniaturas do casamento da minha avó que foi em 1949 para scanear e te mandar, se vc tiver interesse em usar…Qdo minha tia me deu as fotos, pensei em vc na mesma hora.
Fer, hj foi acertar o buffet!!! Ehhhh
Beijinhos!!!
mto legal saber dessa historia!
vou pgt ao meu vozinho se foi assim q ele conheceu minha vó!
e mto legal tb ela ter tds estas fotos, e mto bom ver essas coisas antigas da nossa familia.
bjs!
Ué…eu comentei cedinho, mas acho que meu comentário não ficou registrado! Então, vou comentar de novo…
EU AMEI ESTE POST!
Os vestidos são lindos…e a maioria da década de 50!
A década que tanto amo e vou usar como referência no meu MINI WEDDING que vai acontecer em JANEIRO!!!
Adorei ler sobre o “FOOTING” aqui…meu pai sempre me conta estas histórias, porque ADORO! ATÉ HOJE!!! rs…
Lá em Poços de Caldas, neste mesmo estilo, também tinha o “CORSO” na época do carnaval, que era mais ou menos a mesma coisa, mas as pessoas iam andando de carro pela rua da praça…se paquerando…jogando confetes e serpentinas…
🙂
Bom, parabéns, Letícia…pela pesquisa que rendeu estas fotos LINDAS!
A-DO-REI e mega me inspiraram!
🙂
Beijos…
Muito lindo esse post e inspirador amei todos os vestidos….
Lindooooooooooo post, lindas fotos, linda história!
São esses detalhes q fazem esse blog ser inseperável das nossas vidas…A.D.O.R.E.I
Minha vó falava muito do tal de footing!rs Mas lá em Guará acontecia na praça principal. Os homens parados e as mulheres andando praticamente em circulos. Muito legal isso! Lindas fotos
Gente! Aqui em Curitiba isso acontecia na Rua XV, segundo conta minha avó, só não sei se chamavam de footing.
Mas olhe, comentei por outro motivo… que vestidos maravilhosos! O da Noêmia vai direto pra minha pasta de referencias!
Fernanda, estou muitíssimo feliz por vc ter publicado minhas fotos!!!! Muito obrigada mesmo, e estou muito feliz também vendo os comentários, que bom que todas vcs gostaram!
Lívia, pra mim o vestido da Noêmia também é o mais fofo!!
Da pra gente ter referencias das décadas né… da Noemia nos anos 40 era bem fofinho, das outras nos anos 50 já era com mais rendas e tules, e o da Dora, que já é na década de 60, é bem diferente dos outros né, bem mais clean…
Muito obrigada mesmo gente!!! Bjoos
que post perfeito, tb adoro essas histórias 🙂
que mãos de fada mesmo, mas a Noêmia de noiva, caramba! que vestido LINDO, e os detalhes? o chapéu, o colar, as luvas…direto pra minha pasta de referências tb, parabéns para a vovó Diva, tão talentosa 🙂
Meus avós -paternos se conheceram no “footing”!!!
Ouço tanto esta história, combinada com a frase de que eles casaram com um propósito, ficarem juntos não importa o que acontecesse, inspirador, não é?
Nossa! Realmente bárbaro este post!
Uma delícia de ver!
Essa história de “footing” eu já tinha escutado…mas ainda não conhecia nenhuma história de amor nascida assim…rsrsrs
Parabéns e obrigada por compartikhar conosco
Bjs
Muito lindo esse post!!!! Adoro “história dos nossos avós”! Elas têm significado, emoção e uma beleza única! Os vestidos são maravilhosos!
Aliás, eu usaria, se meu casamento fosse hoje, o da Noemia ou o da Diva… Achei lindos!!!!!!!
Beijos e parabéns à Letícia pela Família maravilhosa!
Fer, lindo post. Letícia, adorei as fotos. Meus avós maternos são de São Carlos – SP e se conheceram no footing!!!! Hj eles tem 55 anos de casados….. Minha avó usou um vestido lindo todo de renda….. preciso vasculhar aqui em casa para ver se acho essa foto…..
Com toda certeza usaria os vestidos hj…. são lindos…….
Beijos Fer, ótimo final de semana.
É… o footing realmente era um sucesso! meus avós também se conheceram nele na década de 40 em São Paulo, na R. Voluntários da Pátria- sempre nos domingos após a missa!
bjos e parabéns pelo blog, cada dia melhor!
Amei esta galeria. Que vestidos lindos !
Quero todos os vestidos!!!! Que lindos e ricos e recatados! 🙂
Será que eles ainda existem? Ou que a dona Diva ainda faz vestidos de noiva? rsrs
Casamento é bonito em qualquer época! Nunca perde sua beleza.
Que lindo! Queria tanto encontrar fotos da árvore genealógica casamentícia da minha família! 🙂 Agora fiquei com uma dúvida, o Carlos que casou com a Dalva é o mesmo que casou com a Dora?
Que lindo!
A história, os vestidos (meu favoritérrimo é o da Dora), para mim a noiva mais moderninha! rsrsrsr
Mas estavam todas lindíssimas e muito elegantes.
Parabéns!!!
Maravilhoso post, os vestidos de casamento ao passar dos tempos.