Harmonização de Vinhos e Alimentos

Já falamos um pouco sobre o básico de vinhos aqui, mas o que todo mundo quer saber mesmo é sobre a harmonização correta entre vinhos e alimentos. O básico do básico todo mundo já sabe: vinho branco ou rosé para carnes brancas, vinho tinto para carne vermelha, massa com molho branco pede vinho branco ou rosé, massa com molho vermelho pede vinho tinto. Mas e quando você está preparando aquele prato especial para receber os amigos em casa, vai ao supermercado comprar um vinho, qual comprar? Para ajudar, guardem a tabela com combinações harmônicas abaixo preparada pela SBAV:

Sabe uma combinação que todo mundo costuma errar? Fondue de Queijo! Como é um prato em geral consumido no inverno, muitas pessoas optam por um vinho tinto. Mas a combinação harmônica correta é com vinho branco. Lógico que o mais correto mesmo é sempre o que agrada ao seu paladar e pronto.

Por vinho branco leve e médio entende-se Chenin Blanc, Riesling, Champanhe, Sauvignon Blanc. Por vinho branco pesado considere Chardonnay, Borgonha Grand Cru, Rhone e Rioja. Por vinho tinto leve e médio entende-se Valpolicella, Borgonha, Chianti Clássico. Por vinho tinto pesado, Marlot, Cabernet Sauvignon, Rhône, Shiraz, Barolo.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE