Não convidados
Pergunta: Com o casamento chegando, algumas pessoas que não são muito próximas a mim e não estão na lista de convidados vem me perguntar se serão convidadas. Fico constrangida, não sei o que dizer, porque não gosto de mentir. O que fazer em uma situação como esta?
Fernanda responde:
Essa é realmente uma das situações mais difíceis que temos que lidar durante os preparativos do casamento.
Mas sinceramente, não se estresse muito com essa situação. A pessoa em questão é que está sendo deselegante pedindo para ser convidado, e não você. Diga a verdade: que os custos do casamento são muito mais altos do que você imaginava e que portanto teve que cortar muitos amigos queridos da lista, que conta com a compreensão da pessoa, e que adoraria oferecer um jantar para ele na futura casa. Pronto, uma resposta direta e educada ao mesmo tempo.
Se você fará um casamento pequeno, mais fácil ainda. Diga que optou por fazer um casamento muito intimista, somente com a família e padrinhos, e que por isso não convidou muita gente, e lógico que conta com a compreensão da pessoa, e que adoraria oferecer um jantar para ele na futura casa.
Minha nossa Fe
será que tenho coragem de falar isso… achei demais a resposta mas não sei se consigo…
Será que um bem casado ameniza a situação ou nem pensar??? Será que estou viajando???
Me ajuda Fe e meninas
beijos
Oi Paula! Situação difícil a sua! Entendo perfeitamente! Estou fechando a minha lista de convidados, e tentando fazer milagre! Meu casamento será para 350 pessoas e ainda assim eu e meu noivo deixaremos muita gente de fora! O fato é que isso precisa ser resolvido, concordo com a Fernanda! Resposta perfeita! Respira fundo e manda ver! Vc consegue! Depois a pessoa supera! Fato! Se não superar, saberá que não era tããão amiga assim! Bjs e boa sorte!
Também me caso esse ano, e estou passando por uma situação semelhante. Pessoas que não estão em minha lista perguntam sobre o casamento, e para isso utilizo uma resposta padrão: “Meu casamento será uma comemoração simples para família e padrinhos”, e depois mudo de assunto. Realmente é uma situação constrangedora. Infelizmente nem todos têm bom sendo. Bjs,
Isso sim é a parte chata da lista de convidados. Também estou passando pela mesma situação, e sou muito, mas muito tímida mesmo, para dizer as pessoas coisas desse tipo. Tem gente que nem preciso falar nada, pq não quero mesmo em meu casamento, mas tem gente que eu até gosto, aí fica difícil! Affffffff
Gente…. ninguém merece alguém perguntar se vai ser convidado pro casamento! Acho o fim de picada esse tipo de comentário! Estou passando exatamente por isso… só que como a Paula Busso, eu gostaria muito de conseguir ser direta, mas tá dificil ser sincera!
Esse fim de semana eu fui num casamento e uma pessoa disse pra minha mãe que se ela não fosse convidada, ela ficaria de mal da minha família! Fiquei chocada, praticamente um convite por coação!
Acho que essa é a parte que mais estressa as noivinhas….
Mas Fê, sinceramente, acho que a sua resposta não poderia ser a mais correta…!
Beijos,
Larissa
Eu concordo. Acho que no casamento só devem estar presentes as pessoas que são realmente importantes para os noivos. Não precisa dizer isso à pessoas….rs. Mas usar a desculpa do “casamento íntimo” sempre funciona. E se o “não convidado” ficar chateado, ele que resolva o problema dele de rejeição com um analista… Pra mim, é simples assim. Só convido quem eu quero MESMO. Não tem essa de “tem que”.
Bjs
Eu nem me dou o trabalho de dar tanta explicacao. Se me colocam na saia justa, eu devolvo a saia justa com um “poxa, nao dá, fulana…” suave e direto, acompanhado de uma cara de paisagem! Quem tem que ficar sem graca e na saia justa é a pessoa que comete tamanha gafe, né? Salvo para amigos que eu considero intimos, pra esses eu ainda explico alguma coisa. Mas estes ja estao quase todos convidados de qualquer forma, e quem nao esta já tem educacao o bom senso de enteder a minha situacao.
Ficamos muito cheias de dedos tentando ser educadas, e esquecemos que convidados também precisam ser educados! Talvez se ouvissem um “nao” mais direto algumas vezes, eles aprendessem em algum momento.
É como eu costumo dizer: é essencial ser fina, mas os convidados também andam muito mal acostumados.
Beijos!
Outro assunto polêmico e que estou vivenciando é sobre os padrinhos! Tenho amigas que se convidaram para serem minhas madrinhas… Inclusive uma que não gosta do meu noivo!!! Disse que ainda não defini, mas serão poucos casais! Não quero aquelas dezenas de pares de padrinhos… Serão apenas os mais importantes para nós dois!
Jane adorei a sua resposta!! Qdo crescer quero ser decidida assim como v é!!!rs
É uma situação delicada, realmente…
Tenho certeza que passarei por isso, e morro de medo de ser mal educada, mas terei de ser sincera e cortar o assunto! rs!
Uma conhecida estava de casamento marcado, e fiz várias perguntas sobre os preparativos… (já preparando pro meu)! Claro que não o fiz na intenção de ela se sentir obrigada a me convidar (como sei que algumas pessoas fazem), mesmo porque éramos só conhecidas!
De fato, não fui convidada, e de forma alguma fiquei chateada por isso! Mandei um recado parabenizando pelo casamento e ela respondeu, pedindo desculpas pelo não-convite, mas expliquei p/ ela que não tinha necessidade de desculpas, e que entendia perfeitamente a situação dela! Depois, ela até me mandou dicas sobre fornecedores! rs!
É assim mesmo gente.. quem se sentir ofendido, é até melhor que tenha ficado fora da festa! hahaha
Ah, também vivo a mesma situação da Ana Cristina, com relação a madrinhas… =/
Eu gostaria de convidar toooodas minhas amigas queridas!!! Já convidei 4, mas tem mais 4 que eu queria muuuuuuito convidar!!! Essas amigas são realmente especiais, estiveram comigo em vários momentos!
Além disso, tenho tios que considero muito e, por questão de insistência da minha mãe, vou ter que chamar…
Não gosto de casamentos com mtos casais de padrinhos, mas no meu não vai ter jeito, vai dar uns 8 [casais! ui!] de cada lado! Poxa, esse assunto me tira o sono!!! rsrs
Aliás, alguém me dá uma luz?!?!
Realmente é uma situação constrangedora! E o pior é que ficamos com tanto medo de dar uma resposta mal educada quando a própria pessoa já está sendo. Acho boa a resposta da Fernanda mas não acho que todos mereçam uma resposta dessa! Outros merecem um simples “não, infelizmente não é possível convidar a todos” e pronto!! Ando passando por isso e como me irrita!! rsrs
Beijos meninas!
Nem me fala!! Eu também vivi dias de desespero, mesmo porque meu noivo tem 5 irmãos, fora uns 3 casais especiais de amigos….
Mas acabamos decidindo tudo numa boa, serão 6 casais de padrinhos de cada lado, fora os pais 🙂
Quem fica de fora, e gosta realmente de você, acaba entendendo…
Boa sorte à todas!!!
Eu acho que as pessoas não têm noção do que representa um casamento. Muitos acham que é uma bocada livre! No início eu ficava também um pouco constrangida, mas depois de pessoas serem tão cara de pau, eu ainda educadamente respondia que infelizmente não dava pra chamar todo mundo e etc…
E pior ainda de quem se convida, são os convidados que pedem convite extra! Isso sim foi um estresse pra mim…
Beijos!!!!
Graças a Deus, não passei por isso no meu casamento.
Eu estou passando exatamente por essa situação. E estou dando exatamente essa resposta que a Fê indicou.. rs.. Sem vergonha e sem medo de ser feliz. Vou fazer um casamento mto pequeno e mto antes de eu marcar a data já tinha pessoa que perguntava. E eu não tenho vergonha nenhuma, rs, vai “na lata” mesmo: “Não vou poder convidar. Só estou chamando familiares e quero um casamento para no máximo 80 pessoas. É tudo mto caro, e eu preciso pagar a minha viagem – que é a prioridade. Mas depois vou marcar um churrasco no meu apto para vc conhecê-lo” Pronto! rs
Vai fundo nessa que dá certo! hahahaha Depois começa chamar um, tem q chamar o outro.. daí já era.. é melhor cortar pela raiz! rs
Beijos
Meninas, eu passo por isso sim, ainda mais porque a minha festa é para 450 pessoas.. Mas é grande assim pq meu namorado tem mtos convidados, eu terei 150 e os que estão fora da lista ficam perguntando: e eu, vou no casamento? Eu respondo, olha fechamos um limite, minha sogra tem mtos amigos e não cabe mais no salão. ACHO DESELEGANTE quem pergunta, n´so apenas respondemos, sem desce do salto!!!!
Qto aos padrinhos, ai ai ai. Já fui madrinhamais de 10 vezes, e não vou poder sequer retribuir aos convites. FÊ, nos dê uma LUZ!!!!!!!!!!!! Beijos a todas e boa semana.
O post e os comentários excelentes ! ! ! Nem há o q se falar mais! Tudo dito!
Ótimooooooo post e super bem complementado pela Jane. O pior que já ouvi de não-convidados foi “já até comprei o vestido pro seu casamento” e, “coitada da minha mãe, não vai poder ir no seu casamento”…pode?
Fernanda, sua resposta foi ótima e delicada, adorei. Por outro lado, concordo com a Jane que alguns merecem uns chacoalhoes mais pesados rsrs.
Mas isso faz parte né? Só não pode estressar, tem que esquecer esses “detalhezinhos” e curtir o resto que é bom demais.
Beijos
Gente…. ninguém merece alguém perguntar se vai ser convidado pro casamento!
Concordo com a Larissa, rs rs
Saia Justa mesmo,,,,mas ensaiar uma boa resposta é uma solução.
Ai ai,o importante é curtir todas etapas sem estress, e com muito bom humor.
Beijinhos
Sandra
Feeeeer, eu queria pedir um post sobre lembrancinhas! Pode? 🙂
Ana Cristina, Fernanda Siqueira, Daniela….que bom ver que não estou sozinha com esse abacaxi em relação a madrinhas. Tive duas pessoas que se ofereceram para serem minhas madrinhas. Uma é uma prima queridíssima,mas não me dou muuuito com o namorado dela, e optei por não escolhe-la por isso…a outra é uma pessoa amiga, mas nem tão próxima assim, que acha q ser madrinha é apenas colocar um vestido bonito e dizer que é. Então optei por estabelecer critérios para a escolha dos padrinhos. Eu e meu noivo decidimos que escolheríamos pessoas do tipo “casais exemplos”, casais que se amam de verdade, que são casados e que que vivem bem e feliz,que tem conselhos para nos dar, que já viveram o que vamos viver…e quando eu entreguei o convite para eles, coloquei junto um papel escrito tudo isso, e os convidando para serem nossos padrinhos…foi emocianante, com direito a lágrimas e abraços de amigos verdadeiros! Não me arrependo de nenhum…e olha que faltam 12 dias para o meu casamento!!!
Esqueci de falar sobre os “convidados” oferecidos… quando estou conversando com alguem que não convidei para o casamento(principalmente aqueles que gostaria de ter convidado mas não pude devido ao baixo orçamento), tento nem falar no assunto..mas se a pessoa pergunta, respondo rapidamente e tento mudar de assunto, para não constranger a pessoa…
Mas que é algo muito “sem noção” de quem pergunta,isso é sim!!!
Jane: Tô contigo!!!
Comigo aconteceu o contrário, eu fui ‘mal’ convidada por uma amiga e isso me deixou chateada. A noiva me liga e me diz ” Você mora muito longe, então você pode passar na portaria do meu prédio e pegar o convite? ” Mas a distância não é a mesma ? Eu estou sendo convidada pq ela quer minha presença mesmo ?
Então eu acho que precisamos ser educadas nos dois momentos, na hora de convidar e na hora de dizer que não podemos convidar por questões xyz .
Nooosssa Senhora! ñ me encontro em qqr situação descrita aqui, mas tou numa aflição só de ler o q já foi dito!
Rafaela, que lindo o que vc fez, acho que a ideia de madrinha e padrinho anda esqcida, pelo menos na minha opinião. Concordo que tem de ser pessoas que nos ajudam, são próximas e íntimas da gente, tudo bem, mas os padrinhos têm de dar exemplo de casamento, ñ concordam? pq além da bênção, eles serão as pessoas a nos dar conselhos a respeito do casamento pq eles vivem essa experiência. Seria ótimo se tivéssemos casais amigos q sejam íntimos, mas nem todos os noivos os têm, ñ é mesmo?
Em relação aos convidados, a Fê foi perfeita! adorei o post!
Carla, nossa… que chato! concordo com vc, tem que haver educação de ambas as partes. Nem sei o que faria se recebesse um convite desse jeito…
Rafaela… Tbém quero padrinhos assim no meu casamento! Mas em relação à amiga q não tem o namorado “certo” está acontecendo comigo… São 2 amigas… uma eu já cheguei pra falar q eu quero ela como madrinha, mas gostaria q ela fosse com um amigo nosso em comum… Ela entendeu e até concordou! Acho que amiga de verdade é assim… E como ela disse… Nunca se sabe se o namorado será pra sempre, mas amiga sim!!! Se ela fosse casada, seria outra história!
Tem acontecido esse mesmo problema. As pessoas falam – Se me chamar eu vou. E eu fico constrangida e falo -Ah tá. Mas fico morrendo de raiva depois.
E esse fim de semana uma cunhada do meu noivo falou que ficaria chato se eu não chamasse toda a família do noivo (vou chamar só os irmãos, sobrinhos e pais) para um casamento pequeno como o meu. Mas eu até entendo, pois são pessoas do interior, e que matam um boi e servem doces caseiros em casamentos, aí fica mais fácil chamar mais gente. Mas casamento com mais sofisticação sai caro.
Ana Cristina,
eu concordo com você. Dos meus 6 casais de padrinhos (sim, só isso. só amigos de verdade), só um deles é casal de verdade. O restante são irmãos e primos meus e do noivo, que a gente ama muito. Acho que é assim que deve ser. Papel de padrinho e madrinha vai muito além de posar pra foto, apesar de muitos deles não se darem conta disso…
Também acho que os padrinhos devem ser pessoas muito importantes para os noivos.Mas estou numa sinuca de bico. Não gostaria de muitos casais de padrinhos, mas minha família é gigantes, tanto do lado da minha mãe quanto do meu pai, e quase todos os meus tios e meus primos já se ofereceram para ser padrinhos/madrinhas.
Gosto de todos, mas em especial de alguns, os quais acho que vou acabar chamando para serem meus padrinhos. Espero que os outros entendam.
Minhas amigas também já falaram que querem porque querem serem minhas madrinhas. Pensei em chamar apenas duas, uma tem namorado, mas a outra não tem e não consigo um par para ela (Socorro!).
Já minha sogra acha que ela quem deve escolher os padrinhos do meu noivo (irritante e sem noção!). Aff!!!
bjs
Gente, eu me casei não tem nem um mês e nossas famílias são gigantes, mas optamos, desde o início, por ter apenas um casal de padrinhos de cada lado! Muita gente estranhou, pois agora parece que está na moda encher o altar de gente. Eu só convidei minha irmã e um primo querido e meu marido convitou o irmão e nossa cunhada. Foi lindo, simples e muito chique, não causou stress algum e todos os amigos queridos estavam lá do mesmo jeito e entenderam muito bem. Nosso casamento também foi bem pequeno, com orçamento enxuto (fizemos a festa para 120 convidados, mas apenas 90 compareceram) e eu falava exatamente isso para quem queria ser convidado, mas não estava na lista. Não tive problemas, graças a Deus.
Eu só tive uma amiga que se autoconvidou para madrinha. Empolgada e impulsiva que só! Nem me abalei, levei numa boa, por ter sido ela, que eu já conheço como é o jeito dela ser. Assim como ela me conhece com meu jeito peculiar e direto de ser. Conversei na boa com ela, disse que só teriamos 3 casais de cada lado, expliquei nossos criterios e ponto. Sem saia justa, e ela ainda pediu desculpas pelo “autoconvite”! rsrs MAs acho que se viesse de outra pessoa teria sido diferente.
Mais dificil foi a minha mae dando palpite nos meus padrinhos. Mas isso ja foi contornado. Contornar maes e sogras já é um tema à parte…
Bjs.
Padrinhos: nós decidimos somente por 2 casais de padrinhos para cada um. Meu namorado, prático do jeito que é, deixou a família de lado e convidou os 2 melhores amigos. Eu convidei meu irmão com a minha melhor amiga para 1 casal, e para o outro, os meus primos que são irmãos. Não é que o meu primo não gostou pq não convidei a esposa dele e o “certo” era eu ter convidado a minha prima com o marido e ele com a esposa? E isso fiquei sabendo pelos outros pq pra mim ele disse que “podia ser, ia pensar, talvez aceitasse”.
Meu problema também se relaciona aos padrinhos. Queria bem poucos, no máximo seis casais (três para cada lado). Estava tudo quase decidido quando duas madrinhas acabaram seus relacionamentos! Não quero preencher os “buracos” com pessoas que não tenham a ver com a nossa história. Acho que vamos fazer um belo corte…deixaremos apenas dois casais…um para cada e as ex-madrinhas-agora-solteiras serão homenageadas na hora do buquê.
Liana, já cogitou colocar as suas duas madrinhas agora solteiras de damas de honra adultas? Só uma ideia…
O fato de ter um orçamento reduzido para os preparativos do casamento, fez com que ajustássemos a nossa lista de convidados ao máximo. Ainda assim tive 140 convidados e meu marido, 100 convidados. Estávamos terminando a faculdade, de seguida a formatura, íamos nos mudar pra europa… eram mil coisas ao mesmo tempo… e tivemos que enfrentar essa fase das perguntas inconvenientes sobre ser ou não ser convidado com muita delicadeza. Algumas pessoas que não foram convidadas chegaram a “virar a cara” para a minha familia… mas infelizmente eu não tinha condições de fazer melhor e convidar todo mundo que desse vontade e também achava injusto comigo mesma simplesmente não casar porque não poderia chamar todas as pessoas que gostava. Perdi noites de sono por isso, ficava triste, pensando, pensando… mas felizmente superei aos poucos essa fase…rs…e com certeza hoje em dia, passados 9 anos, tenho certeza que muitas pessoas passaram a entender aquele momento. Quanto ao assunto dos padrinhos, no dia em que nos casamos, o padre disse “esses padrinhos são os vossos papaizinhos e mamãezinhas, para os momentos bons e ruins… muitas pessoas não vêm a importância dos padrinhos, mas são pessoas que fazem votos de muitas felicidades ao casal e devem dar um grande apoio sempre que preciso, inclusive quando vcs estiverem quebrando as panelas dentro de casa”… rsrs…ou seja, os padrinhos tem que ser mesmo muito importantes… tem que se retirar profundamente a essência do que são os padrinhos e não convidar por convidar… e a Fernanda tem razão quando diz que nada importa se serão 3 padrinhos de um lado e 2 do outro… a estética aqui não tem qualquer importância… há, sim, uma verdadeira importância quanto ao fato de termos como padrinhos pessoas que realmente fazem a diferença nas nossas vidas. Boa sorte para as noivas! Beijinhos.
Oi Fê,
Estou passando por essa situação agora. Quero casar com tudo que tenho direito, quero que seja especial. Mas todas sabemos que isso tem custos altos. Apesar de ter muuuitos amigos e meu noivo também, resolvemos fazer uma lista chamando apenas os mais próximos, apesar de ter muita gente torcendo por nós.
Dai tive a idéia de oferecer uma festa de pré casamento em um pub e chamar essas pessoas, eu faço lembrancinha, convites, a minha intenção é que elas entendam que apesar do carinho que temos, infelizmente não poderemos convidar a todos.
Você acha que essa idéia seria legal? Queria que elas pudessem comemorar conosco uma fase tão importante.
Beijos
Irei me casar e tem um casal de convidados que meu noivo incluiu na lista por serem alunos dele. Fazem festas na casa deles, chamam minhas cunhadas e esposos e nos excluem… Já percebi que é por causa de meu filho de 9 anos: eles detestam criança e depois do primeiro convite, quando fomos com meu filho, nunca mais nos chamaram. Eu tenho que engolir o sapo e aceitar este convite guela abaixo? Em festas comuns a nos eles mal me cumprimentam, tbm não faço questão, apenas cumprimentam meu noivo…
Infelizmente não vou conseguir fazer uma festa para todos, e optei fazer uma cerimônia com coquetel para os familiares e amigos bem íntimos (Famílias grande média de 135 pessoas). Porém para não passar em branco e como tenho muitas amigas, minha mãe me deu uma ideia (uma amiga minha tb fez isto) de fazer um chá de cozinha com todas!!! Elas não terão que desembolsar quase nada (já que pedi tudo baratinho) e vai ser um momento meu com elas. Só que agora já estou sabendo que tem algumas que ficaram sabendo do casamento e estão chateadas, isto pq ainda nem entreguei o do cha.
Olá meninas. Quero de saber opinião de vocês. Fui convidada para casamento de uma amiga de infância e no convite da festa veio apenas um e escrito indispensável apresentação deste. Sou solteira mas me senti ofendida e constrangida em ir acompanhada . Penso em ir apenas na cerimônia religiosa. Estou sendo radical?
Pritty, se no convite tive um número para confirmar presença (RSVP), minha sugestão é você ligar e perguntar se pode levar acompanhante! Beijos
Obrigada Fernanda! Mas achei muito deselegante não vir dois convites devido condições socio econômica dos noivos.
Pritty, não acho que você está sendo radical. Pelo seus 2 posts, é perceptível que você digeriu mal a situação. Na minha opinião você deve acima de tudo respeitar a si mesma e confiar no que está sentindo.
Minha cunhada está grávida e vai casar nas pressas. Convidou o irmão dela(meu namorado) e eu para sermos testemunhas. O pior, ela não fala nem comigo , nem com ele, briga entre eles que já dura 1 ano mais ou menos e eu de gaiata cair nesse navio. Acho que o critério que ela utilizou foi, chamou o irmão para mostrar a sociedade que a família esta linda e unida e me chamou porque sou namorada dele. O que faço? Aceitou ou não aceitou? vou ou não ao casamento? Não queria que piorasse a situação sabe.
Olá ,Fernanda!
Adoro seus posts. Estão me ajudando demais!! Uffa !!!! Caso em dez meses e estou na luta com a lista.Meu problema é um pouquinho diferente. Meus colegas de trabalho,que são muitos( em torno de 70 pessoas), já falam como convidados porque trabalho nas três escolas há 16 anos. preferi nem noivar para não chamar atenção para o casamento, mas não adiantou. então resolvi fazer o seguinte:
abri o jogo que só queria uma festa íntima para as famílias e os amigos das famílias.Aí muitos disseram que vão apenas na igreja porque querem me ver vestida de noiva.Decidi fazer uma caixa de doces para distribuir para todos os convidados na igreja. O que você acha da minha saída ?
Oi Graciane, você está certíssima! O melhor é sempre ser franca e sincera mesmo, dizendo que a festa será menor e infelizmente não dá para convidar todo mundo que a gente conhece. Na minha opinião, não precisa distribuir caixa de doces na igreja porque isso pode causar um certo “tumulto” na saída da igreja. Mais fácil você levar as caixas de doces para seus colegas de trabalho no seu último dia de trabalho antes do casamento. Oferecer para eles junto com o cafezinho é sempre muito gentil!