Noivado Renata + Claudio

Minha irmã caçula ficou noiva! E sei que sou suspeita para falar, mas a festa de noivado ficou linda! No post anterior contei como organizar uma festa de noivado e agora vou compartilhar com vocês como transformamos aquele passo a passo em realidade para o noivado da Renata e Claudio.

O convite

Os noivos podiam ter convidado com um simples telefonema. Mas achamos mais charmoso um cartão escrito à mão e enviado para casa de cada convidado.

Noivado-Renata-Claudio_01

 

Definindo o Estilo

Para mim, noivado combina com um lindo almoço de família. Aquela ideia de mesa comunitária com ambas famílias sentadas aproveitando um delicioso almoço. Festa que começa cedo e vai até o quase anoitecer. Além das famílias (família próxima, somente pais, irmãos e cunhados/ cunhadas), os noivos resolveram convidar também os amigos muito próximos, aqueles que frequentam a casa deles, que acompanharam todo o noivado. Um total de 27 convidados. Como não dá para acomodar 27 pessoas na mesa de casa, a festa foi transferida para o salão de festas do prédio.

Almoco-Noivado

 

O tema

Como eu disse, é mais fácil quando temos um tema, um conceito para seguir. O Claudio pediu a Renata em casamento numa viagem romântica para Gramado, RS. Resolvemos então usar elementos de Gramado para construir o almoço de noivado: as flores usadas foram hortênsias e trocamos a “mesa de doces” por uma “mesa de chocolates”, que foram trazidos de Gramado! As cores usadas foram o azul hortênsia, off-white e marrom, bem invernal e aconchegante como a cidade de Gramado.

A decoração foi da Tais Puntel. Usamos o mobiliário da Lounge Mobilier para criar um clima aconchegante de casa mesmo sendo no salão de festas do prédio. Além do lounge e do aparador com flores, fizemos uma mesa comunitária enorme e linda com mesas de madeira (pra não precisar de toalha, fica mais bonito), cadeiras savana (amei, cara total chique e despojada ao mesmo tempo) e os noivos ganharam poltrona especial Luis XV adamascado bege. A mesa foi toda decorada com um caminho de flores em tons de azul, com destaque para as hortênsias. Usamos porta-retratos com a data do casamento e palavras escolhidas pelos noivos, além de alguns porta joias da própria noiva, para dar o toque pessoal e exclusivo que eu tanto gosto.

Como seria um almoço empratado, a mesa foi montada com mis-en-place completo (sousplat, prato, guardanapo de linho, todas as taças e talheres respectivos aos pratos que serão servidos). E para marcar o lugar de cada um, ao invés do cartãozinho, usamos uma linda caixa forrada e com o nome de cada convidado bordado, criação da Jeniffer Bresser. Dentro da caixa tinha uma mensagem de boas-vindas e o menu. Sobre a caixa irei explicar depois!

Noivado-Renata-Claudio_02 Noivado-Renata-Claudio_03 Noivado-Renata-Claudio_04 Noivado-Renata-Claudio_05 Noivado-Renata-Claudio_06 Noivado-Renata-Claudio_07 Noivado-Renata-Claudio_08 Noivado-Renata-Claudio_09 Noivado-Renata-Claudio_10 Noivado-Renata-Claudio_11 Noivado-Renata-Claudio_12 Noivado-Renata-Claudio_13 Noivado-Renata-Claudio_15 Noivado-Renata-Claudio_16 Noivado-Renata-Claudio_17 Noivado-Renata-Claudio_18 Noivado-Renata-Claudio_19

 

Cardápio

A equipe do Buffet Marcelo Gussoni foi impecável como sempre!  Além de todas as entradinhas frias e quentes que teve, o cardápio foi composto de 3 pratos: Salmão marinado, sour cream de vodka e caviar de Arenfish com azeite de coral sobre blinis de trigo sarraceno; Camarões grelhados sobre raviólis de cogumelos selvagens e molho de bisque com tomates sweet grape; Pernil de vitela sobre delicado purê de batata doce e redução de vinho Borgonha. E de sobremesa, Tarte de maçã com queijo de cabra e sorvete de Pêra.

É importante não esquecer também das crianças (teve cardápio especial de bifinho e batata smile) e pessoas com restrição alimentar. Para quem não podia comer camarão ou a massa com cogumelos, havia uma massa de queijo como opção.

E para acompanhar, servimos champanhe Laurent-Perrier (precisava de uma bebida à altura da ocasião!) e vinho tinto harmonizando com o último prato.

Noivado-Renata-Claudio_34 Noivado-Renata-Claudio_35 Noivado-Renata-Claudio_36 Noivado-Renata-Claudio_37 Noivado-Renata-Claudio_38 Noivado-Renata-Claudio_39 Noivado-Renata-Claudio_40 Noivado-Renata-Claudio_41 Noivado-Renata-Claudio_42 Noivado-Renata-Claudio_43 Noivado-Renata-Claudio_44 Noivado-Renata-Claudio_45 Noivado-Renata-Claudio_46 Noivado-Renata-Claudio_47 Noivado-Renata-Claudio_48 Noivado-Renata-Claudio_49 Noivado-Renata-Claudio_50 Noivado-Renata-Claudio_51 Noivado-Renata-Claudio_52

 

Bolo e doces

Ficamos na dúvida entre um bolo clássico branco de pasta americana ou um naked cake por combinar com a descontração do almoço…. mas depois de conversar com o Nelson Pantano da The King Cake, tivemos certeza absoluta que um bolo de chocolate, coberto com pasta de chocolate e com um lindo ramo de hortênsias no topo era a melhor escolha. Dá para acreditar que as hortênsias no topo são de açúcar? São perfeitas, uma obra de arte! O bolo combinou com o tema, a história de chocolate de Gramado e hortênsias, e fez um enorme sucesso!

Noivado-Renata-Claudio_33

Como já tinha sobremesa no cardápio e bolo, achamos que docinhos seriam demais. Trocamos os docinhos por chocolates de Gramado para as pessoas levarem de lembrancinha e conto abaixo. Mas vale dizer que para a mesa de chocolates, além das peças da decoradora, pedimos também as bandejas de pratas que as mães dos noivos tinham em casa. Acho muito bacana misturar peças do acervo da decoradora com peças pessoais, para criar uma decoração única. As bandejas de prata das mães trouxeram um ar chique para a mesa de doces e eram cheias de significados!

Lembrancinhas

Essa foi uma das minhas ideias favoritas! Quem já foi para Gramado sabe que existem várias lojas maravilhosas de chocolates produzidos localmente, e que é tradicional os turistas montarem uma caixa cheia de barrinhas de chocolates para levar de presente. Como o noivado era inspirado em Gramado, usei esta ideia da caixa de chocolates para lembrancinhas. Entrei em contato com a Chocolate Lugano, de Gramado, que me enviou a lista de produtos para eu escolher e despachou meu pedido via transportadora para São Paulo.

Já a caixinha é meu item favorito!! Eu gosto de coisas personalizadas nas festas, mas já comentei no blog que ninguém usa depois um item com o nome dos noivos. Bacana mesmo é ter um item personalizado com o nome de cada convidado, para que a pessoa se sinta homenageada e possa realmente usar o objeto depois. Como eram poucos convidados, encomendei caixinhas forradas da Jeniffer Bresser, que faz o trabalho mais impecável e exclusivo que conheço. Cada caixa foi bordada com o nome dos convidados e serviram para marcar o lugar de cada um na mesa, e depois serviram para os convidados montarem suas próprias caixinhas de chocolates, escolhendo as barrinhas e trufas que quisessem para levar para casa.

Noivado-Renata-Claudio_26 Noivado-Renata-Claudio_27 Noivado-Renata-Claudio_28 Noivado-Renata-Claudio_29 Noivado-Renata-Claudio_30 Noivado-Renata-Claudio_31 Noivado-Renata-Claudio_32

 

O que vestir?

Sempre que me perguntam qual roupa usar no noivado, eu respondo “esteja linda no seu noivado!”. Um vestido feminino, que combine com seu tipo físico, em tecido nobre, na sua cor favorita. A Renata encomendou um vestido sob medida na Studio Pilar da Andrea Garcia. Não falei até agora, mas a Renata é bailarina, por isso escolheu um vestido em renda francesa forrado na frente, com cós bordado e saia midi de tule.

Todas as fotos são da Giselly Gonçalves.

Noivado-Renata-Claudio_20 Noivado-Renata-Claudio_21 Noivado-Renata-Claudio_22 Noivado-Renata-Claudio_23 Noivado-Renata-Claudio_24 Noivado-Renata-Claudio_25Noivado-Renata-Claudio_53 Noivado-Renata-Claudio_54

Relações profissionais

Caixas Personalizadas: Jeniffer Bresser 

Chocolates de Gramado: Chocolate Lugano

Mobiliário: Lounge Mobilier

Peças decorativas: Santa Festa e acervo das famílias dos noivos

Trilha Musical: DB2 Produção

CONVERSE COM A GENTE