Obrigação de convidar?
Pergunta: “Eu e meu namorado fomos em muitos casamentos de muitos amigos nos últimos tempos. Mas alguns desses amigos não são tão próximos assim e não costumamos vê-los com frequência. Temos a “obrigação / educação” de convidá-los para o nosso – só porque nos convidaram – ou apenas temos que convidar as pessoas queridas de verdade? Contando que vai ser um casamento íntimo (menos de 200 pessoas).”
Fernanda responde:
Não sei se todas as leitoras do blog vão concordam comigo. Quem discordar, pode deixar sua opinião nos comentários, afinal lista de convidados é sempre um assunto polêmico. Minha opinião é de que ela não tem obrigação nenhuma de convidar esses amigos não tão próximos, mesmo que tenha ido no casamento deles. O casamento é seu, faça ao seu estilo, do jeito que quiser, para não se arrepender depois. Siga seu coração, convide apenas quem você realmente quer que esteja lá para celebrar junto com você. Casamento não é lugar de fazer política, convidar por educação, ou por interesse, ou por favor… 🙂
Tem gente que acha que quanta mais gente melhor e convida todo mundo (também quando não se tem problema de budget). E tem gente que prefere algo íntimo, com só os realmente muito próximos. Convide então só os realmente muito próximos e pronto. Se algum desses amigos vier falar com você sobre o casamento, diga que será uma cerimônia pequena, íntima, e que você só pôde chamar os familiares e amigos muito próximos. Amigo não tem que se convidar para a festa, quem estará sendo sem educação será ele (se isso acontecer).
Fê, concordo TOTALMENTE com você…
Bjo
Eu também concordo. Meu casamento foi uma cerimônia íntima para 55 pessoas e não podia ter sido melhor. Convidar só para retribuir um convite é muito sem graça!
Eu também concordo, apesar de saber que, na prática, isso é muito complicado.
Eu tenho essa enorme dúvida e acho que a primeira coisa a se fazer é dividir a lista em: essenciais, importantes e “descartáveis”. Todos que estão na lista serão importantíssimos, claro, senão não estariam, mas caso exceda o budget, comece cortando os descartáveis, que são aqueles vizinhos que você só dá bom dia, os colegas bem antigos que só falam por Orkut, os colegas de trabalho e os que você se sente na obrigação de chamar porque foi convidada para o casamento deles. Se der pra chamar (se todas as pessoas importantes e essenciais estão dentro e ainda sobrou espaço), chame, mas se não der, não deu.
Concordo com vc tb!!!
bjao
Fê, concordo muito com você. Afinal, é o nosso dia. Sempre penso “vou querer abraçar essa pessoa no dia do meu casamento?”. Pq meu, dar aquele abracinho meio mole em alguém que foi convidado só por educação não dá né?
oi Fernanda!
aqui é a Roberta, autora da dúvida…
vcs não sabem como me sinto “aliviada” em ouvir isso, pq é um assunto bem delicado mesmo. Nada como ter um casamento especial, leve e emocionante.
obrigada mais uma vez e vou continuar acompanhando todos comentários…Ah! e o mais importante: vou seguir a dica de vcs com certeza!
bjos
Sou mais uma a concordar com a Fernanda. Casamento, para mim, é algo muito, muito íntimo. Acho que não se deve convidar ninguém por educação ou retribuição. Para não criar situações desagradáveis, a “desculpa” da cerimônia pequena e muito íntima é perfeita.
Meu casamento será bem pequeno e, mesmo se tivesse muito dinheiro sobrando, a lista não mudaria em nada (mas que eu serviria Veuve Cliquot, ah, eu serviria… rsrsrsrs…)
Eu concordo com vc Fê, mas como já disse a Nanda, na prática é bem complicado.
Ninguém é obrigado a nada. E acredito fielmente que devemos querer só as pessoas que nos querem bem.
Às vezes tem que saber bem quem é que vc está deixando de convidar. De repente é uma pessoa que vc não tem nada contra ou que já tinha uma amizade, só que normalmente o tempo vai afastando e essa pessoa por exemplo é amiga de uma grande amiga sua, que essa sim vai ao casamento.
É bem complicado mesmo. Eu mesma deixei de convidar algumas pessoas que eu perdi contato que ficaram sabendo por outras amigas que foram e hoje não falam comigo. E sem querer, acabei magoando uma pessoa que me queria bem. Mas é assim, tem uma consequencia.
Casamento é uma forma (das melhores) de saber quem realmente é seu amigo ou não.
Me desculpem de discordar, mas acho totalmente falta de educação deixar de convidar quem teve a educação de te convidar para o casamento deles. Pense se fosse você?! Você convida uma pessoa para seu aniversário, casamento e depois essa pessoa não te convida para mesmo? sei lá, acho muito chato. Se eles não tivessem te convidado, tudo bem, mas mesmo com o tempo, eles tendo se afastado e etc. querendo ou não foram educados com vocês e os convidaram. Casamento tudo bem, não é local de fazer política? concordo, mas o mínimo que você pode fazer é retribuir a educação que fizeram com você ao te convidarem para o deles e não dar um chega pra lá, só porque não é um casal que você não vê sempre e deixar de convidar. Apesar de tudo, se te convidaram para o deles, pelo menos tiveram consideração por você e você ao não convidá-los não estará agindo da mesma forma. Antes de tomar qualquer atitude, sei lá, eu pensaria se gostaria que fizessem isso comigo. Se eu não gostasse, é porque está errado agir dessa forma.
Oi Fernanda!
Seu bloguito é sensacional! Parabéns! De vez em quando também dou as caras no dona perfeitinha pra falar de casamento… dou dicas tudo com base no que foi e o que aconteceu no meu.
Quanto à sua postagem, concordo com você que não se tem que convidar só porque foi convidado. Festa boa é com amigos de verdade. Só acho que quando se trata do lado profissional, festa de casamento há de ser pra fazer uma certa ‘política’ também, dependendo da profissão. Um médico de cidade do interior, por exemplo, tem que convidar os colegas todos do hospital onde trabalha, se não fica feio.
Beijo grande,
Talita.
Gentem…..please..casamento íntimo não são 200 pessoas!!!Quem tem 200 pessoas “intimas”?!!
O meu será para 50 pessoas – só.
Neste caso, não irei convidar colegas de trabalho, pessoas que fui em casamentos, primos, etc..
No caso da dúvida do blog, acho q quem faz para 200, faz para 250… nao tem tanta diferença. Assim , concordo com quem disse que é indelicado não convidar esses colegas. Beijos meninas!
Adri,
coloquei um número de pessoas para que fosse um parâmetro e a Fernanda entendesse o tipo do MEU casamento, que não vai ser nem um mini wedding, como o seu (quem dera, queria muito), mas também não vai ser um mega evento. E acredito que, no meu caso, ele não deixa de ser íntimo, tendo MENOS DE 200 PESSOAS, como eu falei (talvez ultrapasse pouco 150). É relativo.
Agora respondendo sua pergunta (Quem tem 200 pessoas “intimas”?!!), eu e meu namorado temos família grande e familiares são pessoas queridíssimas, que vêm em primeiro lugar (consideramos avós, tios, primos e seus respectivos pares, que praticamente dobra a quantidade) e amigos próximos e queridos (com seus respectivos pares).
O assunto em questão acabou caminhando mais para atitude de convidar por convidar (e ter que dar aquele abraço mole, sem vontade, como a Mari Desimone falou) ou convidar as pessoas que vão participar dessa data com emoção e carinho de verdade. E 50 pessoas a mais na lista faz diferença sim, pelo menos para o meu bolso!! 😉
Beijos ROberta
Roberta,
Peço sinceras desculpas se fui mal interpretada, mas a intenção apenas é ajudar. Entendo exatamente o que vc está passando pois para chegar ao número de 50, Deus sabe o que “negociamos” com as famílias. Mas cada caso, é um caso.
Na minha opinião essa é a parte mais “dolorosa” em todos os casamentos: a tal lista. Mas procure ter calma e muita paciência, pois com certeza é a parte mais gostosa também. Você ter o livre arbítrio de convidar quem vc deseja para um dia tão importante de sua vida.
Mesmo que seja um pouco dura, não tenha receio em cortar as pessoas que nada acrescentam.
Este dia é um dia glorioso. Vc, seu noivo e Deus formarão uma forte união. Essa é a essência.
O resto é festa! Dont worry….Tudo vai dar certo!
Desejo sorte de coração.
Adorei sua resposta Fernanda! principalmente quando vc citou “Casamento não é lugar de fazer política, convidar por educação, ou por interesse, ou por favor…”
Vou dizer isso para o meu noivo que sendo filho de político, acha q fica “chato” se deixarmos de fora alguns amigos do pai dele, pois eu não concordo que sejam convidados pessoas que não fazem parte do nosso meio, mas sim do meio do pai dele! ainda mais q será um casamento só p/ família e amigos íntimos.
participando da discussão acima, concordo com a Roberta mas meu noivo pensa como a Adri rsrs
Meu casamento tbm não será um mini wedding, mas tbm não será um mega evento!
Fazendo um paralelo, será sim só família e amigos, mas isso somando acaba sendo bastante convidados!
Pra ter ideia só de parentes e amigos íntimos do lado do meu noivo chega próximo de 90 pessoas! e como ele diz, esse parentes não tem como deixar de fora, pois não são aqueles que moram longe, q a gente não tem contato, mas sim tios, tias e primos q residem na mesma cidade q a nós! e q todo ano no Natal e Ano Novo se reúnem numa mesa gigantesca e ficam papeando o dia todo! 🙂
Então ficamos naquela discussão, são 120 pessoas, mas são apenas família e amigos, pq eu não gostaria de ver no dia do meu casamento pessoas q desconheço, ou pessoas q não temos afinidade só pq ele sente necessidade de convidar pelo pai dele…
Resumindo: se vc sente que fica chato deixar de convidar certas pessoas e pra vc isso não interferir no seu orçamento, então convide! Mas se vc pensa como eu, que além de acrescentar no orçamento, o seu grande dia deixaria de ter aquele ar de “recepção aconchegante”, íntima aonde vc tem a sua volta volta as pessoas que fazem parte da história de vcs, então LIMITE SEUS CONVIDADOS SIM!!!
Abraço a todas!!!
Meu casamento também, já começou a gerar polêmica. Me caso em 2012, mesmo ano que me formo em direito. Não tenho condição de arcar com as despesas de um casamento da meneira a qual pretendo realizar e os custos da formatura. Dessa forma irei optar por um csamento íntimo com 60 pessoas incluindo as crianças. Será oferecido um brunch após cerimônia e pronto. Se pudesse enchugava ainda mais a lista, mas não dá mesmo. Não estou com a consciência pesada, porém, ouço reclamações aqui em casa…
Parabéns pelo blog!
Qdo me casei, não fiz cerimônia religiosa e ofereci um almoço num restaurante somente para os íntimos (pais, irmãos, avós, tios, primos em primeiro grau e amigos mais chegados). Não convidei colegas de trabalho ou pessoas que não são do convívio. Creio que deixar de convidar (ou selecionar) tios e primos fica chato, pois os parentes se falam e acabam sabendo q não foram convidados. Não me arrependo de não ter convidado colegas de trabalho ou pessoas q não são de gde convívio, pois esses até ficam chateados por não serem convidados, mas a vida mostra q eles realmente não faziam parte da nossa história. Ah, e até hoje fico muito feliz por ter convidado meus amigos íntimos, pois continuam importantes para mim mesmo com o decorrer dos anos e até se lembram, com carinho, do meu casamento. Por ter sido uma comemoração íntima, os q foram convidados se sentem especiais.
O padrinho que mora com os pais deve receber um convite único ou está incluso no convite que vai para toda a família?
Concordo que não existe a obrigação de convidar. Acho que o importante é ter perto quem convive com o casal, conhece a história, a família… Meu casamento será para 60 pessoas, não convidarei colegas de trabalho com os quais não convivo fora daquele ambiente. Tenho três pessoas muito amigas na empresa, apenas elas serão convidadas… Não falo sobre casamento na empresa, nem perto das pessoas que não vou convidar. Acho que é importante ser discreta nessa hora…
CERTÍSSIMA, NÃO TEM QUE CONVIDAR POR OBRIGAÇÃO.
CONVIDA-SE SÓ QUEM PARTICIPOU DA VIDA DO CASAL E QUE FORAM ESCOLHIDOS A DEDO, SENÃO….
Eu concordo com vc Fernanda,e tbm quero fazer isso no meu casamento no religioso,mais o pior de td é q meu pai quer q eu chame td mundo,e nesse td mundo tem muita gente q eu nao gosto,ja virou ate briga,mais eu sou firme e so vou chamar quem eu e meu marido realmente gostamos e quem sao os mais proximos.Bjos
Concordo,tenho a mesma opinião,casamento têm que ser para os intímos mesmo.Aproveitando,você poderia me responder com a gentilêza…No meu casamento tenho 2 sobrinhos do noivo (meninos)e 1 neto do meu pai e 2 sobrinhos (uma menina e um menino)que eu queria que entrassem também na igreja,que funções poderíamos colocar para cada um deles?Obrigada desde já!Att:Patrícia Melo
Patricia, não existe função a serem inventadas. Eles devem entrar todos juntos, e pronto! Um deles, ou 2 deles, podem levar as alianças. As meninas podem carregar mini buquês ou bonecas e os meninos podem estar de mãos dadas com as meninas. Para mim, a melhor opções é todos entrarem juntinhos. Beijos
Concordo com sua opiniao, Patricia.Mas preciso de uma ajuda. Eu trabalho numa divisao pequena na empresa, somos 6 pessoas,só que não converso tanto assim com os colegas. Não há afinidades e muito menos convivencia fora do local de trabalho. Pensei em mandar um convite pra cada um ir com seu companheiro, por sugestao da minha mae, que acha que devo convidar todos.Mas agora, estou pensando mesmo em colocar o convite no mural da divisão,apenas como informativo da cerimonia.Mas nao os convidando individualmente, meu receio é que fique um clima chato. Meu evento é para pessoas ligadas a mim e a meu noivo, e como a familia é grande,estou precisando “cortar algumas cabeças da festa”. Acho que nao tem muito a ver eu convidar estes colegas de trabalho. nao sei… acho até que se os convidasse, a maioria nao iria, por talvez pensar a mesma coisa.O que eu faço?
BOM DIA! BOM ESTOU ATRAS DE UMA RESPOSTA… ME CASO NO FIM DO ANO E JA COMECEI A PENSAR NA LISTA DE CONVIDADOS, MAIS ESTA DANDO O QUE FALAR. TEM UM TIA DO MEU NAMORADO QUE NOS NAO TEMOS MUITO CONTATO E QUE NAO NOS DAMOS BEM COM MEU NOIVO TAMBEM NAO. MEU NOIVO ME DISSE PRA CONVIDARMOS PELA MAE DELE, ACHO ERRADO E NAO QUERO CONVIDAR AFINAL E NOSSO DIA E ESPERO NAO VE-LA NA CERIMONIA. SERA QUE ESTOU FAZENDO BESTEIRA E TERIA QUE CONVIDAR PELA MINHA SOGRA? ME AJUDEM POR FAVOR…OBRIGADA!!!
Boa tarde! Gostaria de saber se é falta de educação não escrever o nome dos convidados na parte de fora do convite, ao invés de escrever o nome(pois não sei o nome de muita gente e falta menos de 02 meses para o casamento): eu escrever na grafica assim: A VOCE E SUA FAMILIA?? Desde já , obrigada, Rita
Rita, na minha opinião é falta de educação e até estranho não saber o nome dos próprios convidados. Lógico que sempre tem o nome do marido ou esposa de algum amigo que não sabemos o nome completo, mas é só perguntar! Beijos
Convida pessoas que voce nem sabe o nome …… essa e de doer…….
Bom dia! Gostaria de uma ajuda e se puder me ajudar agradeço. Meu irmão vai se casar é obrigatorio convidar a familia do meu marido (cunhado dele)? Beijos
Oi Beatriz, não, não é obrigatório não. Nada é obrigatório em casamento, ele pode convidar somente as pessoas próximas se quiser. Beijos
Boa noite. Me casarei em breve pela manhã em uma cerimônia simples e íntima, para 60 pessoas. Não chamaremos nossos colegas de trabalho, só os respectivos chefes, tampouco chamaremos toda a família. Entretanto, tenho várias amigas que eu gostaria que fossem, mas não gostaria de chamar seus respectivos namorados/noivos: primeiro porque não tenho contato com eles, menos ainda meu marido, e segundo, e sobretudo por isso, porque a despesa será bem maior, já que apenas nós arcaremos com tudo. Como faço essa distinção para ninguém se chatear? Sei que é inevitável, mas realmente não tem como, ao total serão 10 pessoas a menos! Opinem também meninas !! Bjos !!
Luna – é muito deselegante convidar uma pessoa e não chamar o respectivo maridos/ noivos/ namorados. Até porque ninguém vai largar o parceiro num dia a noite para ir numa festa sozinha. Pensa bem, você gostaria de receber um convite para um casamento mas que seu noivo não pudesse ir? Melhor dar um jeito de convidar estas 10 pessoas a mais! Beijos!
Olá!
Trabalho em uma empresa com 11 pessoas, dentre elas 8 eu tenho convivência fora da empresa, temos uma amizade. Os outros 3 tenho o mínimo de contato, somente profissional. Dentro eles, um era bem ligado a mim, almoçávamos juntos todos os dias, mas fazem 5 meses que ele não fala mais comigo, por causa de uma pequena discussão boba, mas se trata de uma pessoa muito orgulhosa.
Não tenho vontade de convidá-lo, até porque penso que se eu convidar ele vai desdenhar meu convite, nem vai. Queria evitar passar por isso.
Você acha que fica muito, muito chato deixar ele de fora?
Acha que se eu vou convidar a maioria devo convidar a todos?
Oi Mariana – é uma questão realmente complicada. Penso que no seu casamento você deve convidar as pessoas que realmente você quer por perto te emanando boas energias. Se não tem vontade de convida-lo, não convide, peça para as outras pessoas não ficarem comentando do casamento. Beijos
Minha duvida é muito maior, convidar ou não amigos é mais fácil agora em se tratando de parentes? tenho 4 primos filhos da irma da minha mae todos são casados, dois eu gostaria de convidar pois tenho mais afinidade só que dois eu pouco tenho contato, o que devo fazer, convidar para não ter aborrecimento ou fazer de conta que esta tudo bem convidando só dois e minha tia e não se importar com o falatorio. por favor me deem sua opinião.
Desculpe, mas acho que a gente tem a obrigação de retribuir convidando quem nos convidou p/ seu casamento, a menos que não tenhamos mais contato c/ a pessoa.
Fê, e no caso do chá de panela? Quem devemos convidar?
Fê, obrigada por sua opinião. Muito tenho lido sobre “dever convidar”,alguns dizem que tenho que convidar certas pessoas por questão de educação, mas, fico com a opinião de não ter obrigação em convidar ninguém. Em convidar aquelas pessoas que vou ter vontade de abraçar o dia mais especial da minha vida. Na pratica isso é difícil, mexer com suscetividades. Mas não tenho pretensão de querer agradar a todos mesmo!
Bem verdade, eu vou me casar em breve e quero muito uma cerimónia pequena e bastante íntima. E gostei muito da sua sugestão.
Concordo com a Mariana. Decidi chamar os namorados das minhas amigas, mas cortamos os meros colegas de trabalho, só chamando os mais próximos. Beijos meninas!! Boa sorte !
Bom dia!
Minha filha irá casar em novembro, minha família e muito grande + amigos. Então optamos por convidar só tios e tias por parte da noiva. Primos e Primas não pq são muitos. O salão e para 200 pessoas se fossemos convidar todos seria + 50 pessoas. O que fazer pq já estou tenho muitas reclamações. Gostaria de postar no face um comentário pedindo desculpas por não convidar td que gostaríamos. Peço ajuda.
Obrigada
Olá !
Gostaria de tirar uma dúvida. Irei convidar um casal e seus filhos, mas não irei convidar as namoradas dos filhos. Como coloco no convite ? Devo colocar os cartões individuais ?
Muito Obrigada !
Oi Fernanda! E para convidar amigos solteiros? Estou organizando um mini wedding em um espaço que comporta um número bem limitado de pessoas e não tenho como incluir acompanhantes para todo mundo. Estou convidando respectivos maridos/esposas e namorados de quem tem, mas tenho amigas oficialmente solteiras que podem ter seus “casos” e quererem ir acompanhadas. Esses acompanhantes eu não queria convidar porque, além de não estarem em relacionamentos e eu não conhecê-los, literalmente não há espaço para todos! O que fazer? Fica ruim simplesmente mandar um convite individual para essas amigas?
Oi Carla,
Na minha opinião, falar a verdade é sempre a melhor opção, e no seu caso, a verdade é uma excelente “desculpa”, rs! Faça o convite somente no nome da amiga, e quando for entregar para elas (escolha um momento que estejam sem os namorados), avise que será um casamento pequeno e intimista, que o local é pequeno, então que infelizmente teve que restringir a lista. Fala para elas combinarem de ir entre si, amigas juntas (afinal ninguém gosta de ir numa festa sozinha). Mas também preciso falar que se for um namoro sério mesmo, daí a melhor opção seria convidar o casal. Beijos!
No meu caso:
Moro no RJ a dois anos e no meu casamento quero fazer para 130 pessoas. Tenho grandes amigas casadas lá em Belém. Seria falta de respeito convidá-las sem seus respectivos maridos ou namorados? Pois eu não tenho tanta intimidade com eles.
E outra, eu posso convidar uma amiga (noiva) para sem minha madrinha de casamento para fazer par com meu irmão (solteiro)? Pq não conheço pessoalmente o noivo dela…
Fernanda, por favor me tira uma dúvida:
Eu e meu noivo trabalhamos juntos e no trabalho queremos convidar alguns grupos de pessoas.
Algumas delas são casadas, mas nem conhecemos seus cônjuges.
Será que ficaria feio convidar apenas a pessoa ?
Um exemplo:
Temos 3 colegas que trabalham no almoxarifado. Gostaríamos de convidar apenas eles 3 e não as esposas e filhos (estamos com lista apertada!)
Como ficaria o convite? Seriam 3 convites, 1 para cada, ou poderíamos fazer 1 convite para os 3?
Adoro suas dicas!
Bjs
Aline, quando a pessoa é casada, fica feio sim não convidar o marido ou esposa. Nunca se separa um casal. Ou convida os 3 com suas respectivas esposas, ou não convida ninguém… Já as crianças, não há obrigação de convidar. Beijos
Me caso em Janeiro do ano que vem, e estou passando pela mesma dificuldade que muitas aqui, pois eu não quero convidar os colegas de trabalho do meu lado e nem do meu noivo, pq é muita gente e ainda mais que todos namoram ou são casados, se convidássemos daria 300 pessoas a mais na lista, sendo que a nossa lista já esta com 200 pessoas ( parentes, padrinhos e amigos próximos). Já estou decidida a não chama-los, mas mtus já vieram me dizer que vão ficar chateados e tal.. e depois do casamento que é pior pq todos vao falar muito e criticas.. a minha duvida é… será que fica estranho eu convidar somentes os que trabalham no meu setor e o resto na empresa não, como meu noivo tbm.. ou já que não vai chamar algum não chama ninguém ? e o convite devo colocar no mural convidando para a igreja ou já q não vao na festa não devo chamar para igreja não. ?
Boa noite,
Meninas vou me casar dia 06/07/2014, eu tive uma experiência muito chata com lista de convidados.
Eu e meu noivo sentamos e conversamos que seriam apenas 200 convidados, 100 para cada um.
Mas ele foi ouvindo as pessoas da família dele e hoje, tivemos que ir no buffet aumentar mais 100 pessoas.
Eu acho que você tem que convidar quem tem contato recente e mais à finco com os noivos além dos familiares e selecionados também.
Estou vivendo esse dilema… quero fazer uma cerimônia simples, apenas para familiares e poucos amigos, afinal temos muito mais conhecidos e colegas que amigos, enfim… Meu noivo fica dizendo que : fulano tem que ir, ciclano não posso deixar de convidar… Meu Deus!!! Não aguento mais refazer lista!!!! E pior, um momento que era pra ser prazeroso está se tornando estressante, já estou quase desistindo de fazer festa… por mim ia no cartório e ponto final, casados!!! Já optei em fazer um casamento durante o dia para evitar vários gastos, mas pelo visto ainda está longe de solucionar esse problema… pior são os pais querendo convidar seus amigos, que me viram quando criança!!! Misericórdia!!! Não convido ninguém por obrigação… pode me chamar de mal educada, mas o casamento é MEU e eu convido quem eu quiser! Não vou ficar me apertando ou devendo só pra fazer bonito para os outros. Sigo minha trajetória!! Boa sorte meninas!!!
Uma pergunta: enviei vários convites para o meu chá de panela, tenho a obrigação de convidar para o casamento quem nao compareceu ao chá e nao deu justificativa?
Márcia, quem defini a obrigação ou não é você, afinal o casamento é uma festa familiar sua! 😉
Mas em geral, se convida sim para o casamento todo mundo que foi convidado para o chá de panela, tendo ido ao chá ou não. Beijos
Olá. Vou casar daqui 1 mês e gostaria de saber se é chato não convidar a namorada do meu cunhado (que começou namorar a moça recentemente, que eu só a vi uma vez)?
Aconteceu tbm que, meu primo que foi convidado para o almoço (que será meu casamento, para 50 pessoas + próximas), começou namorar e, qdo eu fechei a lista e o contrato com o restaurante ele não estava namorando, aí ele perguntou qto ele pagaria para ela ir.. eu disse que nao aceito alguém pagar para ir no meu casamento, acho ridículo, pois foram chamados os mais próximos, sera que é dificil as pessoas entenderem? Nem sei se meu primo e meu cunhado vão querer ir no casamento por causa das namoradas deles (que eu mal conheço), estou errada? Devo por obrigação convidá-as?
Oi Patrícia,
Eu entendo seu lado, mas eu também entendo o lado do seu primo e cunhado. Não se separa casais, e não é legal não convidar o par da pessoa. Se eu fosse a namorada deles, não ia gostar do meu namorado ir num casamento e eu não. E vai que depois vocês ficam amigas, vai que elas são legais e vão entrar pra família? É mesmo muito difícil colocar duas cadeira a mais na mesa? Enfim, não existe obrigação de convidar, mas eu convidaria sim!
Obrigada por responder Fernanda!
Eu tbm entendo o lado deles. Mas não é questão de colocar + 2 cadeiras. O dinheiro está curto, nem viajar de lua de mel eu vou. Antes de namorar essa moça, a ex do meu cunhado vivia me cutucando com algumas indiretas, sabe? Acho que por isso eu não queria convidar alguém para agradar as pessoas, vc me entende?
Oi Fernanda, Bom dia!
Estou num dilema terrível. Meu pai quer dar a festa do meu casamento, mas do jeito dele. Tipo, a cerveja mais barata, não investir muito em decoração, essas coisas.Mas quer chamar todo mundo, fazer do meu casamento um comício, e quando falo todo mundo, é todo mundo mesmo. Fui falar que se for pra fazer assim, eu não ia querer, prefiro fazer uma coisa mais simples , só para a família e amigos mais próximos. Não sei o que fazer, sonho com uma festa sim, mas não desse jeito. E meu pai é muito ignorante, se não for do jeito dele, prefere não fazer. Não sei mais o que fazer.
Ola…
Vou me casar final do ano…so que sera batizado da nossa filha e vamos aproveitar pra casar junto..
Ai assim, queriamos algo pequeno (160 pessoas..kkk…nao estamos conseguindo reduzir)…so que estou numa duvida cruel…
Quero convidar meus primos…so que alguns primos ja tem filhos…como faço…convido ou nao? Quero somente algo para os tios(as), primos (as) e amigos (as)…
Amigos que tem filhos pequenos, ou ate mesmo primas com filhos pequenos, serao todos convidados…mas nao primos de 2º grau..maior de 10 anos
oque eu faço…me ajude
bjs
Boa noite meninas…Fernanda..
Me caso o ano que vem,e só depois de mta conversa com meu noivo chegamos em quase 200 convidados,isso pq a família do meu noivo é bem grande e moram tds mto perto,eu gostaria de chamar só os amigos próximos,porém trabalho perto de casa,e das colegas do trabalho gostaria msm de chamar só umas 5 amigas e suas famílias que são grandes tbm por que são mais próximas, mais a equipe que trabalho somos em 10,acho que se chamar elas e não chamar as outras vai ficar bem chato,pq trabalhamos juntas e uma delas tem uma língua terrível e não me dou mto bem com ela(não quero chamar ela) ,tenho certeza que vai flar horrores,enfim me dee sua opnião..
OI Boa tarde. Estou planejando meu casamento , queria tirar uma duvida. Então, eu não falo com a namorada do meu irmão, com a família dela também quase não falo muito. A irmã dela é raro eu ver ela, mas quando vejo é só “oi, tudo bem” , a mãe dela também é quase isso, o pai então nem vejo. Sendo que quando a irmã dela se casou, ela convidou a minha família, e eu fui , sendo que nessa época eu falava com a minha cunhada. Aconteceu varias coisas que vieram fazer com que eu parasse de falar com ela e meu noivo também não fala. Eu queria saber se ficaria chato em não convidar a família dela. Pois já to com isso na cabeça de não querer convidar mesmo. Espero resposta, obrigada 🙂
Oi Roberta, essa é uma questão muito pessoal e familiar, eu não tenho como opinar. O ideal é você conversar com sua família, principalmente seu irmão, e resolverem juntos. Beijos
Entendo Fernanda. É o jeito vai ser conversa com eles mesmo, mas muito obrigada. Beijos