Organizando o Noivado

Recebo muitos e-mail com dúvidas de como deve ser organizado o noivado. Na verdade, não existem regras e certo ou errado. O importante é reunir as pessoas que vocês quiserem para tornar o noivado oficial e comemorar. O tipo de festa e quem será convidado são os noivos quem decidem. Pode ser churrasco? Pode! Pode ser num restaurante? Pode! Pode ser de dia, pode ser a noite, pode ser formal ou informal. Pode estar presente apenas pais, irmãos e avós, ou pode também incluir tios, primos e amigos próximos. Enfim, vai do gosto e estilo dos noivos.

Pela tradição é a família da noiva quem costuma oferecer o almoço ou jantar de noivado. O convite para tal ocasião pode ser feito pelos pais da noiva ou pelos próprios noivos.

Abaixo descreverei como foi a organização do noivado de minha irmã, apenas com o intuito de servir como roteiro para quem possa interessar. Reforçando: não é o único jeito correto de fazer, é apenas como foi no nosso caso.

Após noivo ter pedido noiva em casamento e a resposta ter sido sim, e ter sido feito o pedido também para a família da noiva, foi decidido marcar um almoço para celebrar a ocasião entre ambas famílias.

Tipo de festa definido: almoço

Convidados: apenas noivos, pais, irmãos com agregados e avós. Total de 13 pessoas.

Data marcada: 17/07/2010

Convite: feito com 10 dias de antecedência.

– perguntei quais cores minha irmã queria como tema: azul+amarelo.

– fui até a loja de aluguel de material de mesa, D. Filipa, escolher souplast, pratos, guardanapos, talheres, toalhas e vasos nas cores escolhidas.

– Inspirada em vários decorações de casamentos americanos, resolvi usar o tema das silhuetas dos noivos para dar charme e personalidade à decoração do noivado. Pedi para os noivos que me enviassem uma foto de perfil de cada um e enviei um e-mail para a Fabiana da Entrepaper com a descrição do material que eu queria, quantidades, referências e fotos do perfil.

– encomendei os potinhos de brigadeiro do Atelier M. Azevedo, seguindo as cores da decoração.

– artes feitas pela Entrepaper aprovadas.

– o noivo, que estava no Rio de Janeiro, escolheu o vinho com a ajuda de um sommelier para harmonizar com o cardápio. Vinho comprado na Symposium Vinhos.

– minha mãe e irmã mais nova compram todos os ingredientes necessário para o menu e bolo.

– a noiva foi ao Ceasa comprar as flores.

– retirada de todo material de mesa na D. Filipa.

– arrumação da casa.

– minha irmã mais nova fez o bolo.

– minha mãe começou a preparar o Cassoulet.

– enviei motoboy para retirar a parte gráfica na Entrepaper.

– fui buscar os potinhos de brigadeiro.

– às 09:00hs: montagem da mesa e decoração.

– finalização dos pratos a serem servidos.

– às 12:30hs: recepção dos convidados, que foi seguido de fotos do casal, almoço, discurso, troca de alianças, brinde e corte do bolo.

É isso, simples assim! 😉

Fotos: Fernanda Floret

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE