Prendendo a cauda do vestido
Quantas noivas aqui querem uma cauda enorme e volumosa no vestido e também querem se acabar de tanto dançar na pista durante o casamento? E ao mesmo tempo não querem ninguém pisando e rasgando a cauda do vestido, certo? Vocês devem estar pensando: mas é só prender e cauda e pronto!
A verdade que você precisa saber é que não é tão simples assim. Outro dia conversando com a assessora de eventos Mayra Paris, ela me disse que em 100% dos casamentos que ela fez ano passado as noivas tiveram problemas com a cauda, que não parava presa de jeito nenhum e atrapalhava a noiva para se movimentar pela festa.
Para prender a cauda é feito uma casa de costura na saia, que é presa em um dos botões traseiros do vestido (quando há) ou num colchete/ ganchinho de metal escondido no vestido. Acontece que em ambos os casos normalmente o colchete ou botão não aguenta o peso da saia junto com os movimentos da noiva e desaba.
Conversei também com alguns fotógrafos que confirmaram toda hora a noiva ter que parar de dançar para a assessora ou amigas prenderem a saia, ou em alguns casos de ganchinhos grosseiros que acabam ficando feio nas fotos.
Daí fui verificar na fonte e perguntei para a estilista de noivas, Patricia Bourgeaiseau do Atelier Jardim Secreto, qual a solução? Segundo ela, realmente colchete só segura tecidos muito leves como renda e mousseline. Para tecidos mais pesados a melhor opção é a amarração através de uma fita, mas só funciona se o forro for preso ao tecido do vestido. Quando uma noiva chega ao atelier falando que quer dançar muito na festa, elas criam juntas um vestido lindo mas sem cauda ou com cauda pequena.
O meu vestido de noiva era assim, com cauda curta. Eu particularmente não queria prender a cauda do vestido na festa, não acho bonito. Então pedi uma cauda pequena e pronto, ela ficou linda solta e eu dancei a festa toda sem me atrapalhar em nada.
O objetivo desse post é só para vocês pensarem no assunto e discutirem com sua estilista a melhor opção, afinal dependendo do modelo e do tecido as opções podem variar. E tem que fazer o teste durante a prova, ensinar para a mãe ou assessora como prender o vestido e andar, dançar um pouco para testar.
E vocês que já casaram? Como prenderam a cauda? Soltou? Deu trabalho? Ou foi tudo perfeito? Algum segredinho para compartilhar com a gente? 🙂
Oi, Fernanda!
Meu vestido tinha uma cauda longa, e eu e meu marido fazíamos questão de dançar um country em nossa primeira dança. Solução? Minha mãe fez uma alça dupla de cetim por baixo do vestido e na hora da dança, prendi a alça no pulso (como pulseira) e pude dançar livremente. A dança foi um S-U-C-E-S-S-O e a cauda deu efeito visual lindo! Fica aí a dica para as noivas vindouras! Beijos
Oi Fe e meninas,
Meu casamento ja foi, e estou em plena lua de mel na Europa… Sou viciada neste blog desde que comecei a planejar meu casamento e ate mesmo depois de casada nao consigo mais parar de ver estas coisas.
Casei com um vestido que foi da minha irmã, apenas modifiquei pouquissimas coisas, e uma delas foi para prender a cauda. A costureira colocou um colchete super resistente, pois o vestido era pesado e eu dancei e pulei a noite inteira e ele nem caiu!!! Realmente precisa prender a cauda,pois todo mundo pisa no sue vestido na pista… nao da para ficar com frescuras no dia da festa, precisa aproveitar ao maximo e foi exatamente o que eu fiz…
Muitos beijos,
Aproveitem, poi é muito bom casar!!! eu amei, ja estamos pensando em uma outra festa daqui a uns 5 anos para comemorar!
bjos
Meu vestido foi de crepe de seda, então foi fácil de manter a cauda presa… o problema foi na hora de prender, os ganchinhos estavam tããão escondidos e as costurinhas do vestido tãããõ discretas que demorou para conseguir prender, kkk… tenho foto do meu marido e da minha sogra se matando para conseguir prender minha cauda, rsrsrs
Gostei do post. O meu tem o colchetinho da cauda mas tem tambem um laco escondido dentro do vestido que se o colchete cair eu coloco esse laco no meu pulso e assim fico arrastando a cauda na mao. Esse eh um estilo bem antigo de usar cauda, bem filme de princesas mesmo, mas fica um charme dancar com a cauda na mao….
Eu também não gosto do efeito da cauda presa, principalmente nas fotos. Mesmo o vestido visto de frente fica estranho. O meu vestido tinha uma cauda pequena, e seguindo o conselho da costureira, simplesmente esqueci da cauda na festa e dançei a noite toda sem problemas. Depois do casamento, entreguei- o a costureira que tem uma equipe especializada na lavagem de vestidos de noiva. Ele voltou perfeito, rss
Eu comprei meu vestido nos EUA. Tem uma cauda enorme e é pesada. Estou preocupada com isso, porque a principio eu ia colocar um vestido curto durante a festa, ams desisti porque gastei dinheiro num vestido tao lindo e só usa-lo por 2 horas?!
Vi em alguns sites algumas formas de prender vestido de cauda pesada: cauda francesa, francesa dupla…
ola fe,bom dia.vou me casar dia 29/10/2011,minha sogra quis fazer o meu vestido,ela comprou um tecido barato(1,99)branco e renda rosa.escolhi o modelo o mais simples possivel para não dar muito trabalho.conclusão:ela fez o modelo de acordo com o que ela quis.comodevo proceder pois ela já é de idade e fez com boa vontade?tive a idea de usar o vestido no civil e pedir derrepente para outra pessoa fazer ja que não tenho dinheiro para alugar e nem comprar um.ela nem fez a cauda do vestido me ajude por favor estou tão triste.grata claudia
Eu não vou ter cauda! Acho lindo, mas vou casar durante o dia ao ar livre, num gramado, então não quis cauda… Quero ficar linda, leve e solta durante todo o tempo! =D
A noiva está grávida de 3 meses e quer um vestido leve, longo, apenas com tecido em amarração. Vc tem alguma sugestão?
Obrigada