Prendendo a cauda do vestido
Quantas noivas aqui querem uma cauda enorme e volumosa no vestido e também querem se acabar de tanto dançar na pista durante o casamento? E ao mesmo tempo não querem ninguém pisando e rasgando a cauda do vestido, certo? Vocês devem estar pensando: mas é só prender e cauda e pronto!
A verdade que você precisa saber é que não é tão simples assim. Outro dia conversando com a assessora de eventos Mayra Paris, ela me disse que em 100% dos casamentos que ela fez ano passado as noivas tiveram problemas com a cauda, que não parava presa de jeito nenhum e atrapalhava a noiva para se movimentar pela festa.
Para prender a cauda é feito uma casa de costura na saia, que é presa em um dos botões traseiros do vestido (quando há) ou num colchete/ ganchinho de metal escondido no vestido. Acontece que em ambos os casos normalmente o colchete ou botão não aguenta o peso da saia junto com os movimentos da noiva e desaba.
Conversei também com alguns fotógrafos que confirmaram toda hora a noiva ter que parar de dançar para a assessora ou amigas prenderem a saia, ou em alguns casos de ganchinhos grosseiros que acabam ficando feio nas fotos.
Daí fui verificar na fonte e perguntei para a estilista de noivas, Patricia Bourgeaiseau do Atelier Jardim Secreto, qual a solução? Segundo ela, realmente colchete só segura tecidos muito leves como renda e mousseline. Para tecidos mais pesados a melhor opção é a amarração através de uma fita, mas só funciona se o forro for preso ao tecido do vestido. Quando uma noiva chega ao atelier falando que quer dançar muito na festa, elas criam juntas um vestido lindo mas sem cauda ou com cauda pequena.
O meu vestido de noiva era assim, com cauda curta. Eu particularmente não queria prender a cauda do vestido na festa, não acho bonito. Então pedi uma cauda pequena e pronto, ela ficou linda solta e eu dancei a festa toda sem me atrapalhar em nada.
O objetivo desse post é só para vocês pensarem no assunto e discutirem com sua estilista a melhor opção, afinal dependendo do modelo e do tecido as opções podem variar. E tem que fazer o teste durante a prova, ensinar para a mãe ou assessora como prender o vestido e andar, dançar um pouco para testar.
E vocês que já casaram? Como prenderam a cauda? Soltou? Deu trabalho? Ou foi tudo perfeito? Algum segredinho para compartilhar com a gente? 🙂
Fê, bom dia!
Tantos detalhes né!?
E esse é fundamental para não estragar nossa festa!
Eu ainda estou à procura do meu vestido e quando achar pensarei bastante nisso!
Existem modelos em que as caudas são presas no vestido e na hora da festa a noiva simplemente tira a cauda e aproveita! Mas isso só vale para vestidos não justos! 😉
Bjokas…
Fê, bonjour, semana passada qdo fui fazer a minha primeira prova do vestido, essa foi uma das minhas primeiras perguntas: e a cauda? como vamos prender? 🙂
Ela já me mostrou como prende, claro que eu não vou conseguir sozinha, porém além de botõezinhos transparentes e super discretos, tem uma fita linda para amarrá-lo…ufa! fiquei mais aliviada, pois sempre prestei atenção a esse item!
PS: Agora só faltam 2 meses p/ o meu casamento…
Um gde beijo
Dani
Realmente, como eu gosto muuuuuuuuuito de dançar, e a cauda do meu vestido não é removível, resolvi o problema rapidinho: aluguei um vestido curto para a festa! =D
Sei que não é a coisa mais chique do mundo, mas, menos chique que isso é a noiva deixando de aproveitar a festa pq o vestido está atrapalhando…
Nossa estou desesperada com esse assunto, comprei um vestido da Maggie Sottero que alem de não ter cauda removivel a cauda é balone. Fiquei apaixonada por ele desde o momento que provei o modelo, adimito que a cauda não me agradou muito mais o restante comprensa! Ele ainda não chegou pois comprei ele nos EUA mais ja estou matutando um jeito de modifica-lo para prende-lo na festa, acho que vou madar desfazer o balone dele assim ele fica mais leve. Terei que esperar ele chegar, para ver qual sera a melhor coisa a ser feita com ele na pior das hipoteses mando diminuir a cauda.
Meu vestido foi sem cauda… não queria me preocupar com isso no dia do casamento, além de poder dançar mais à vontade!! =)
Bjinhos,
O meu vestido tem uma cauda pequena, pra não me atrapalhar…mas mesmo assim ele pesa uma tonelada (rsrsrs) então eu vou preferir trocar por um curto…mas não no começo da festa…só depois das fotos partindo o olo né…mas acho que trocando depois a gente aproveita melhor….(sei que o assunto é controverso…rs)
BEIJOS
Me casei com um vestido de renda e em todas as provas prendia a cauda nos colchetes pra testar. Deu super certo pra mim…eram três colchetinhos bem escondidos. E eu ainda fiz o day after (http://junialane.squarespace.com/photographer/2010/9/27/larissa-e-renan-day-after.html) com a cauda do vestido presa e nem assim caiu…
O meu vestido vai ser feito de uma forma euq eu possa tirar a cauda, na veradade vou tirar uma saia em que a cauda estará presa e ele vai ficar curto.
Amei a idéia pq não queria trocar de vestido, então ele continua o mesmo, mas num modelo diferente.
Pra quem não viu, a Fernanda Pontes fez isso e ficou liiiiinda!
Beijos!!!
É um assunto que acaba passando despercebido mesmo.
Mas sem nada de cauda acho que eu não ia gostar, porque com cauda é tão liiiiindo…
Tudo bem que não precisa ser uma cauda gigantesca, mas alguma coisinha pra arrastar eu acho muito princesa! Ai que boba romântica né?!
E a Dani Neri… Ai meu Deus só faltam 2 meses!
Eu ia estar morrendo de ansiedade, uma ansiedade gostosa e do bem, mas eu ia estar, e olha que ainda faltam 5 meses para o meu.
Fe tenha um bom dia e beijos em todas que passarem por aqui.
Nas milhares de discussões sobre colocar um vestido curto na festa que todo mundo opina se é chique ou não, se é estiloso ou não sempre pensei neste único item: EU QUERO MAIS É ME ACABAR NA MINHA FESTA… não quero ficar prendendo o vestido, parando toda hora..
e também não quero abrir mão de uma cauda linda na igreja, arrastando bem bonita… por isso penso no vestido curto..
Minha idéia não é ja trocar pra entrar na festa.. é ter o curto de “step”, e se a cauda começar a me irritar trocar o vestido!
ótimo assunto, adorei!
bjs
Fê, bom dia!
Sempre que tinha um casamento para ir, reparava como a noiva prendia a cauda e vi muuuuito a cena de uma amiga agachada prendendo a cauda da noiva no meio da pista de dança…..quando me casei, queria cauda, fiz questão da cauda e logo quando entrei no salão já a prendi. Como o tecido do meu vestido foi bem pesado, a solução foi uma fita mesmo. Colchetes não dariam conta. A fita com um lacinho ficou a festa toda, numa boa e fez até um drapeado bonito na barra do vestido, foi um detalhe que ficou lindo e todos adoraram! Se quiser, mando fotos!
Mil beijos,
Mariana
O meu vestido tinha uma calda muito grande na cerimônia e logo depois das fotos ela foi toda retirada. Como a saia era de babados e a calda acompanhava, foi fácil tirar e assim ninguém pisou no meu vestido na festa!
Bom dia Fer!!
É um item que não dá nem posso esquecer. Eu provei o meu vestido 2 vezes só, agora só mais pra frente qdo for fazer os ajustes, mas a cauda é pequena…mas quero fazer um véu mais longo..acho lindo!!
Beijinhos!
O meu vestido tinha uma cauda enormeeeee e removível…. simples… Entrei com ela na igreja e na festa já estava sem….
A minha cauda era bem grande (fazia questão) e meu vestido bem pesado. Logo que prendemos durante a festa, a cauda soltou e eu nem insisti mais em prender. Me acabei de dançar com a cauda balançando por aí e nem me estressei. Ninguém pisou e nem fiz amiga ficar prendendo toda hora. No final não me atrapalhou em absolutamente nada.
Acho que o que atrapalha é deixar de ter a cauda, caso seja o sonho da pessoa, por medo de não curtir.
É super possível dançar com uma cauda enorme se arrastando pelo salão!
FÊ do meu coração rsrsrsrs vc sempre abordando detalhes importantissimos e q na hora não lembramos. Vou dizer minha experiencia: A caulda do meu vestido era be longa e imagine só a costureira do atelier esqueceu de colar o botão para preder………… na hora q vi fiquei possessa… pq me atrapalhava demais… entretanto minha assessora trouxe seu kit costura e colocou milhares de alfinetes que não adiataram. Resumindo foi super desagradável, mas assim não deixei isso me abalar dançei a festa inteira e foi tudo de bom…
Fê muito muito importante essa questão! Para minha formatura eu fiz um vestido de cetim de seda que tinha 15 cm de cauda! Foi o terror da minha vida! Meu noivo (na época) foi o que mais pisou em mim…. rsrsrrs Então para o casamento resolvi fazer um vestido com uma cauda pequena para principalmente o noivo não me pisar!!!! Dancei muito, muito muito e foi uma delícia…… amei….. e mesmo assim a saia do meu vestido de noiva tinha volume….. portanto….. muito cuidado noivinhas para a cauda não atrapalhar a festa! Adoro a opção de trocar de vestido, mas no meu casamento, eu não tinha como fazer dois vestidos apenas pela questão financeira!!!! rsrsrsrsrs Beijos Fer. Adorei o post.
Desculpa os erros de digitação meu teclado tá horrivel… bjos a todas
Nas minhas Bodas usei um vestido com calda pequena, era de renda e foi a Patricia ( citada pela Fê neste post), quem confeccionou. Ela até mencionou que dava para prender com um colchete, mas nem lembrei que tinha de tão a vontade que fiquei na hora da dança, na verdade só lembrei deste detalhe agora !
bjus
Hoje faz uma semana que fechei meu vestido…rs
Fechei um na Nova noiva q tem uma cauda média, eles falaram que dá para prender… Vou ficar atenta na prova agora, apesar de que o vestido é de renda, entao acredito que não terei problemas.
Bjs
Bom Dia Fe e meninas, ja sou adepta do Vestida de Noiva desde de 2009 quando fiquei noiva, entro todos os dias religiosamente, e com as dicas diarias, vou “inventando moda” como diz meu pai.
Ao ler sobre o cauda do vestido, fiquei preocupada, pois comprei um vestido “amor a primeira vista”, sabe, na Maison Terana, em novembro, falatndo exatamente 1 ano para meu casamento (12/11/2011), o tecido dele e seda pura e a cauda nao e removível, vou ter que me adaptar para prender a cauda e fazer uma espécie de pulseira para prender essa cauda e ela nao me aborrecer na festa, sera que fica legal? Estou bem confusa…
Beijos
OlÁ!
No meu casamento usei um vestido com uma calda enorme tda de renda e bordada, então não tinha nenhuma chance de prende-la, a solução foi fazer ela removivel, ficou ÓTIMO! na hora da festa tirei a cauda e curtir o festa sem me preocupar com a cauda.
Eu optei por um modelo curto, com rendas, mas curto. Num casamento de jardim, além de eu querer andar por toda parte, na grama e do calor, é a minha cara! E falta só um mês! Ansiedade boooa!
Beijo
Olá Meninas, Bom Dia!
Bom, como meu casamento foi no final da tarde e num jardim, optei por um modelo curto (logo abaixo do joelho). Tinha mais a ver com meu estilo, com o estilo da festa e ainda me deixou livre, leve e solta para danaçar, andar e abraçar muito! Adorei…
Minha cauda não foi tão grande, mas tinha om bom tamanho, ficou lindo e eu não a prendi! Com um pouco de cuidado eu levantava ela, girava o corpo e não tive problemas na hora de dançar…. a cauda sujou, é claro, mas não fez diferença, e ninguém ficou pisando.
Oi, Fê,
Meu vestido foi rendado e tinha uma cauda grande e pesada.
Quando estava escolhendo o modelo, já perguntei se a cauda prendia, pois queria me acabar de dançar na festa!
E meu modelo prendia a cauda através de uma casa costurada no vestido e uma fita de cetim.
Na última prova do vestido, minha tia (que foi minha madrinha) foi junto para aprender como se prendia a cauda. Pedi também à costureira que fizesse uma casa extra, caso a primeira estourasse durante a festa.
Minha querida tia levou na festa fita extra, linha e agulha caso tudo falhasse!
Mas no fim deu tudo certíssimo, minha cauda não soltou nenhuma vez, e olha que dancei a noite toda!
Mas ficam as dicas e precauções válidas para uma festa sem dores de cabeça!
Bjos
Fe, eu queria uma cauda enorme e queria dançar e não queria uma “bola” amarrada nas costas. E não tive problema nenhum! Meu vestido é um pronovias e a costureira aqui do Rio qeu arrumou fez um sistema maravilhosos! Ela colocou três botõezinhos abaixo de uma renda, então qd presa a cauda, parecia mesmo que o vestido era assim. Várias pessoas me perguntaram o que eu tinha feito na festa porque o vestido estava lindo, parecia ter sido feito assim, mas eles tinham certeza que na igreja a cauda era maior rsrs
E não soltou nem uma vez! Pode olhar nas minhas fotos como ficou. Eram 3 botõezinhos e prendia-se fazenod várias voltas num “elastico”. Eu já tinha visto noivas até darem nó mesmo na cauda e achava horrível. Fiquei satisfeitíssima com meu sistema! bjs,
Olá, Fê e meninas!
O meu vestido tinha uma cauda enooorme e pesada, embora eu seja bem prática, acabei cedendo aos olhos estilo “gato do Shrek” da minha mãe, avó e irmã quando me viram experimentar esse vestido… Realmente era lindo e depois todos elogiaram muuuito!
Ele tinha um colchete com gancho na parte de baixo, que prendia no meio dos babados do vestido em uma parte feita do próprio tecido. Até conseguiu resistir, não caiu durante a festa e olhem que me esbaldei na pista, mas a dificuldade que tivemos foi encontrar aonde encaixar o colchete… Ah! E pra ir fazer pipi… isso é uma saga!!! Tive que ir sempre com duas amigas! Enfim, no meu caso valeu a pena, porque foi o vestido dos sonhos, mas pra quem ainda pode considerar… sem a cauda é mais simples e prático!
Beijos em todas!!!
Oi Fê, amo o seu blog, mas raramente deixo comentários. Já me casei e tirei muitas inspirações daqui. Com relação ao meu vestido a cauda era removível, não acho bonito cauda que não sai e fica pendurada no vestido. A minha cauda também deu problema na hora de encaixar os colchetes nas casinhas, mas ela ficou firme na igreja e logo depois da cerimônia já retirei e fiquei leve e solta na festa. Beijos
O meu é de cauda pequena, se quiserem ver o modelo é o mesmo da atriz Mayte Piragibe procurem no google, fiz com o irmão do estilista dela na Mariá Noivas, mas mesmo assim já comprei um curtinho muito charmoso pra Festa pq eu sinto um calor surreal rs … mas se tratando de noiva sejam felizes com uma little cauda ou uma long long cauda … noiva pode tudo rs beijos
Boa tarde meninas!!!!
Então Fê, meu vestido teve uma cauda dupla, sendo uma mais comprida e a outra mais curta por cima. Como eu não queria ficar sem cauda nenhuma na festa, mas ao mesmo tempo queria dançar muitoooo (AMO), prendi somente a cauda maior e a cauda mais curta ficou por cima, sem alterar quase nada o meu vestido..imagina o que aconteceu: Me acabeiiii de dançar…rs
Bjao
Oi Fer….
Acompanho seu blog a MUITOOOO tempo, me casei em 04/12/2010 e tirei muitassss idéias de seu blog…. Meu vestido era com cauda considerável, e por sinal até a cintura ele era praticamente igual ao vestido da Érika e meu marido tb chama Guilherme, acredita hehehe fiquei surpresa ao ler o post dela, adorei….
Mas enfim, como minha cauda era grandinha e minha saia eram 5 saias de organza, fora os forros etc e tal, ficava pesadinho para colocar botões… nossa cerimonialista conversou com o estilista e eles resolveram costurar com uns pontinhos, então na igreja estava eu de cauda grande, linda… Já na festa ela deu uns pontinhos, ficou super discreto, firme e meu vestido acabava nos meus pés,sem ficar pisando….. Como eram apenas uns pontinhos, nem marcou o tecido, meu vestido esta novo….
Adoro seu Blog…
PARABÉNS…
BjUs
Thá
O meu vestido ficou lindo, lindo, perfeito…e sem cauda. Queria algo que me deixasse bonita e confortável do início ao fim da festa. Sempre achei horrível a cauda toda suja no final da festa, parecendo um pano do chão. Também não gosto daquele volume que fica com a cauda amarrada…ao meu ver, atrapalha o movimento do vestido, o que acaba ficando feio no vídeo e nas fotos. Escolhi então um vestido bem romântico, de renda, com volume na saia e sem cauda…só usei um véu longo na igreja, o que deu o efeito princesa que eu queria. Amei o meu vestido e até hoje recebo elogios e pedidos de fotos dele!
Tbm me casei dia 04/12, porém sem cauda. Na verdade, meu vestido tinha uma cauda pequena, que não me atrapalhava em nada. Nunca gostei da idéia de prender a cauda como quer que fosse, acho feio, não gosto do volume, enfim… Bjo (Não consigo parar de ler seu blog! rs)
A cauda do meu vestido nao era mto grande mas precisou prender pra festa. Ai tinha uns ganchinhos invisiveis q seguraram tudo ok!
Olá Fe,
Tb tive uma cauda longa. Eu não queria uma cauda curta pq meu véu seria curto.
A cauda do meu vestido era composta de duas saias, uma de tule rendado e a outra de cetim italiano. Prendi ambas com dois alfinetes de franda enormes.
Ficou bom durante a festa, mas não evitou que os conviados na pista pisassem, até cai no chão rs.
Qdo cheguei em casa a cauda de tule tinha rasgado um pouco pq era bem fragil.
Bjos
Oi Fe!
Olha, no meu casamento a cauda gerou muitos palpites… rs
Eu não queria, como a cerimônia seria já no salão achava que não combinava sabe… Mas minha mãe e minha madrinha queriam muito, minha mãe implorou pra eu colocar calda… Sabe como é, minha mãe não casou de noiva, então se realizava nos preprarativos do meu casamento e eu adorei o super envolvimento dela, que resolvi colocar a bendita calda.
A minha calda foi costurada… Por ser renda, o vestido ser sequinho… A costureira me disse ser o unico jeito.
Pra colocar e depois pra tirar foi tranquilo… Mas na hora da cerimônia me encomodou muito!! Quando eu queria me virar pra ver a entrada das alianças passei um trabalhão… rsrs
Então se alguém me perguntar, digo que minha experiência com calda não foi boa! rsrsrsr
Bjsss Fe! Seus posts estão cada vez melhores!
O meu vestido tinha uma cauda de 1,5m , meu estilista estava na festa e foi ele que prendeu, mas de uma maneira que ficou preso durante toda festa , e olha que me acabei de dançar…….Vou perguntar como ele realizou tal proeza e conto pra vcs (s[o sei que não eram colchetes e não foi costurado)!!!!
Eu me casei dia 26/11. Meu vestido tinha uma cauda linda de renda, mas foi super facil prender pq a renda eh fininha. usamos um botaozinho transparente. Depois de ter a cauda presa o vestido ficou com um caimento lindo atras, nao sotou, nao ficou feio e eu me acabei de dancar! Dancamos tanto que dizem por ai que tem um video nosso dancando Sidney Magal no you tube!
Acho que cada noiva deve fazer aquilo que tem vontade! Feio eh nao realizar seus sonhos!
Beijinhos
O meu vestido atras tinha umas rendas bordadas. A costureira colocou 3 botoes escondidos na renda e prendi! Deu trabalho pra achar os botoes e a casinha dos botoes (que tb ficaram escondidas nas rendas), mas no final deu tudo certo. nao caiu em nenhum momento.
O vestido que vou usar é da Center Noivas e eu o escolhi justamente por causa da cauda que tem várias flores, linda!!! Mas o bom é que na hora da festa dá pra tirar e detalhe o vestido tbm tem as flores que me fizeram escolher o modelo. Me surpreendi quando eu fui experimentá-lo. Ou seja eu escolhe um vestido pela cauda e quando eu tirar não vou perder o detalhe que me encantou 🙂
Oi Fernanda,
O meu vestido foi o Pronovias Georgia, e ele tinha uma cauda de 2 metros rs. E eu tb me acabei de dançar. Uma das coisas que achei mágica no vestido foi justamente o lance de prender a cauda.
Por dentro do vestido tinham 10 fitinhas numeradas.. assim que cheguei na festa minha mãe, irmã, tia e a assesora prenderam a cauda, que ficou presinha a noite toda.
:))
Meu vestido tinha uma cauda com aplicações de organza. Apesar de não ser mto grande, ela era pesada. Na hora de prender foi um pouco difícil. Depois de mto dançar, parte da cauda acabou soltando. O efeito não ficou feio, nem impediu que eu me acabasse de dançar, mas levei algumas pisadas por ela ter ficado arrastando
Ufaaa, ainda bem que escolhi o vestido certo, ainda não está comprado, mas não ha santo que me faça desistir dele, foi paixão a primeira vista. Escolhi o Egerie, da Cymbeline, ele tem uma cauda bem curtinha, acho que não vai atrapalhar de me matar na pista de dança… o que vc acha Fer??
Oi Fê,
Meu vestido tinha uma caudinha curta, mas foi preciso prendê-la! Minha costureira (que confeccionou meu vestido) já é acostumada a fazer vestidos de noiva, e com caudas geralmente muito maiores (ela quase morreu do coração quendo eu reduzí a minha). Ela fez uma casinha reforçada na cauda e um botão praticamente invisível no vestido, e com isso não tive problema nenhum para me preocupar durante a festa! Acredito que, se feito por uma pessoa experiente, dá sim para prender a cauda sem se preocupar…
bjs Fabiana
Ainda não me casei, nem mesmo tenho vestido( ainda) rs
Mas essa é uma ótima opção á se pensar. Também estou com você Fernanda no quezito ” cauda curta” rs. As caudas looooongas nunca me atrairam. Mas para quem gosta… vai e arraze! Beijos.
Sim, o meu vestido deu muito trabalho! A minha estilista prometeu uma casa de botão pra prender a cauda, mas não fez! Só fui perceber isso um dia antes do casamento à noite (me casei às 11h da manhã).
Durante a festa tive a ajuda de amigas pra prender com alfinete de bebê e esparadrapo, mas as gambiarras não deram certo! Dançava um pouquinho e a cauda caia. Só sentia os cristais se quebrando a cada pisada. rsss… Por final entreguei terrivelmente sujo!! rsss…
Mas quer saber? Minha cauda ficou linda nas fotos da cerimônia e disso eu não abriria a mão por nada!
Nossa! Post muuuito real! Em um casamento de janeiro a noiva tinha uma super cauda que deveria ficar presa em um botão. Previsivelmente o botão caiu. Colocamos em um botão que fechava o vestido, tambem caiu. Resultado: 7 botões perdidos, 4 prendedores quebrados e cauda no chão. É… cauda longa e pesada é um problema! hahaha
Olá a todas!
Meu vestido era leve e tinha um colchete para prender a cauda, fucionou para a primeira dança com o meu marido, mas depois na festa não teve jeito, a cauda ficou solta mesmo! Mas dancei muito a noite toda, não foi um problema pra mim.
bjs
Fê excelente dica! Escuto essa pergunta todo dia na Cymbeline!!!
Bjoooooo