Quer ser minha madrinha?
Tem honra maior do que ser convidada por uma amiga para ser madrinha de seu casamento? É um gesto de carinho e admiração, é como dizer que quer esta pessoa por perto para sempre.
Ser madrinha de um casamento tem um significado religioso: é estar assumindo o compromisso de ajudar aqueles noivos a manterem o matrimônio sempre vivo.
Foto: Tanja Lippert
Além disso, uma madrinha de casamento tem algumas responsabilidades. Sim, muita gente não sabe, ou fingem não saber… Então vamos ajudar com a listinha:
* Estar ao lado da noiva durante os preparativos do casamento: oferecer ajuda, perguntar se quer que acompanhe na escolha do vestido de noiva, saber escutar, opiniar, emprestar o ombro amigo para as horas de desespero e os sorrisos sempre.
* Organizar o chá de cozinha (chá bar, chá de lingerie… o que a noiva tiver escolhido).
* Ajudar caso a noiva tenha muitos convidados de fora da cidade, os recepcionando e assegurando que tenham informações sobre a cidade, onde se hospedar, como chegar ao casamento. Uma noiva me contou que uma das madrinhas se ofereceu para buscar os convidados de outra cidade no hotel, olha que madrinha solícita!
* Comparecer ao ensaio da cerimônia, se houver.
* No dia do casamento, verificar se a noiva precisa de ajuda para se vestir ou para buscar o buquê e levar até o local em que a noiva estiver se arrumando – ou mesmo se a noiva quer companhia para passar o dia da noiva juntas!
* Chegar cedo ao local da cerimônia para receber as instruções da assessoria do casamento sobre a ordem de entrada dos padrinhos, localização no altar, etc.
* Fazer algum discurso na cerimônia ou festa, caso tenha sido combinado com a noiva.
* Durante a festa, se divertir com a noiva, mas também estar atenta à ela: oferecer água, providenciar retoque no batom, ver se roupa e cabelo estão perfeitos. Melhor amiga quer que a noiva esteja impecável.
* E se quiser fechar com chave de ouro, pode ainda oferecer ajuda no retorno da lua de mel para organizar os presentes ou mesmo fechar os envelopes e enviar os cartões de agradecimento aos Correios.
Uma listinha cheia de responsabilidades, mas que qualquer amiga de verdade teria o maior prazer em fazer!
Para quem ainda não entendeu o recado, o que quero dizer é que ser madrinha de casamento não é ter que dar presente caro ou só se preocupar com o vestido que vai usar no dia! 😉
É verdade! E eu estou a assumir essa grande responsabilidade e sinto-me muito feliz com isso!
Fê, tenho uma dúvida: Quanto tempo antes eu convidos os padrinhos e madrinhas?
Bjooo
Olá Fê, tenho uma dúvida…
Vc acha muito estranho não chamar casais como padrinhos?Gostaria de chamar somente as mulheres e meu noivo somente os homens,mas eles entrariam separados e cada um ficaria de cada lado.Estou com problemas pois do meu lado a maioria é casados e do lado dele não.E nao gostaria de chamar as namoradas pois são recentes.Mas tbm já penso nos maridos das minhas amigas, será que eles não ficariam chateados?
Bjos
Ótima pergunta da Daniela!!
Bjooo
Fê!!
Adorei seu post…E durante muito tempo quis escrever sobre madrinhas…O quão são importantes na vida de um casal. Infelizmente nem todas as madrinhas do meu casamento são assim ( do lado do noivo), as do meu lado são pessoas realmente muito importantes na nossa vida!
Parabéns pelo Post!
=**
Ótimo post Fê!
Verdades ditas!!!
Beijos
Oi Fernanda. Gostei muito do tema do post. Falar de padrinhos é muito importante. Todas as funções que você colocou devem ser realmente cumpridas, mas vale lembrar também que o dia do casamento é só o início do “cargo” de padrinhos. É durante a vida toda que os padrinhos devem atuar, aconselhando, dando força, participando do dia-a-dia do casal! Por isso devemos escolher muito bem os nossos padrinhos!
Beijos!
Adorei o tema do post, claro ! E acrescento um item à listinha: na hora da festa a madrinha pode lembrar à noiva que ela precisa comer !! hahahaha ! Dar uma escapadinha com ela, fazê-la se sentar uns instantes para comer e beber um pouquinho.
Passei para as minhas queridas madrinhas 🙂
Alguém ja teve madrinha que desempenhasse verdadeiramente esse papel?? Acho muito legal divulgar este conceito, mas sinceramente até hj nunca vi isso em prática. Beijossss *
Fê que lindo! Olha eu fui madrinha umas 7 vezes nos últimos 2 anos. Agora estou mudando de posto, como noiva não poderei sequer retirbuir o carinho convidando todos os casais que já fui dinda. Como posso de alguma forma sair dessa saia justa?
Beijos!!!!
Fernanda, também tenho a mesma dúvida da Daniela Neri.
Me caso em 11/06/2011, mas ainda estou definindo os padrinhos e madrinhas. Está uma complicação danada, muitas indiretas da minha família, se auto-convidando para serem os escolhidos. Socorro!! Estou protelando ao máximo.
Até quando posso protelar?? hehe
bjos
Nossa Fê, achei perfeito o seu post….Estou numa fase, digamos, de decepção com algumas das minhas madrinhas, e é exatemente isso q eu sinto, q ser madrinha não é só dar presente caro e pensar no vestido q vai usar!!!
Adorei o post e o comentário da Lívia!
Bjs
O melhor post de todos que já li aqui Fernanda! Tive alguns probleminhas com madrinhas, por incrível que pareça! Algumas madrinhas simplesmente não sabem o que siginifica nada disso que você escreveu. E por isso mesmo, agora vou preparar um e-mail com o endereço desse post e mandar pra todas as minhas madrinhas! Kkkkkk
Obrigada Fer!
Adorei o post Fer… eu e meu noivo escolhemos apenas 2 casais cada, justamente porque pensamos nesse conceito… graças à Deus temos mtas pessoas queridas ao nosso lado, porém essas 4 pessoinhas são “amigos-irmãos” – pessoas que queremos sempre ao nosso lado, fazendo parte da nossa vida. Não vejo a hora de fazer o convite!!! =) Bjinhos,
Fê,
A maioria das madrinhas não sabem disso.
Vou divulgar para as minhas pelo menos.
Na verdade eu acho que só temos essa consciência quando ficamos noivas e nos damos conta de todo o trabalho que dá.
Bjus
Concordo com a Hérica. Apenas nós noivas sabemos da importância das madrinhas. Eu já fui madrinha algumas vezes, e apenas na última vez, que foi ano passado, me dediquei ao máximo em ajudar a noiva, porque eu já era noiva e já estava organizando meu casamento, e sabia que era muito importante participar de tudo! E na verdade é tão gostoso!
Dicas MUITooO necessárias, que muitas madrinhas tem esquecido no meio do caminho…
Amei…
Fer, concordo com o que falaram, nunca vi madrinha assim! Aliás, só em filmes americanos.
Pra não dizer que não tive ajuda, uma madrinha ligou perguntando se eu queria ajuda. Uma! E minha melhor amiga só pensava no vestido, no cabelo dela, etc. Mas eu já sei que ela é assim, então não chegou a ser uma decepção.
Fe, tudo bem? Sou cunhada da noiva, não vou ser madrinha, mas quero muito ajudar nos preparativos (e estou ajudando e adorando). Dá dicas de como começar a preparar chá bar e chá lingerie?
beijos
Só complementando: eu concordo quando falam que na imensa maioria das vezes ninguém sabe das “tarefas” que madrinhas deveriam ter. Eu mesma fui madrinha 2 vezes bem antes de pensar em ser noiva, e não fazia a miníma ideia de nada disso, não ajudei as noivas em nada. Mas agora que sei que esse é o papel das madrinhas, minha inteção foi mesmo divulgar para que cada vez mais e mais gente saiba e se envolva de verdade com a função. Beijos!
Acho que fiz as escolhas certas!
Nem tudo é perfeito, mas quase todas as madrinhas que escolhemos estão sendo super bacanas com a gente. Vou aproveitar e repassar o post, quem sabe assim todas entram no mesmo clima… rs
Infelizmente ainda há madrinhas que pensam que esta função se limita ao destaque do dia. Eu tive uma das minhas madrinhas que nem se quer perguntou se eu precisava de algo, não falou nada sobre a escolha do seu vestido e ainda achou muito quando pedi a ela que ligasse pra 3 colegas nossas de faculdade para confirmar presença no chá de panela. E por outro lado tive amigas que infelizmente não tiveram como ser madrinhas e ainda me cobraram, e eu tive que explicar o que era ser madrinha, e pra minha agradável surpresa, elas entenderam e participaram muito mais dos preparativos do que as madrinhas….
O conselho que eu dou é: escolha com muito cuidado quem vc quer do seu lado. Eu sei que a minha amizade com uma das minhas madrinhas nunca mais foi a mesma, pois fiquei realmente muito magoada naquela epoca por tanto descaso.
Beijos!
Olha…esse post foi muito oportuno…a última frase foi uma “cutucada” ótima , (“o que quero dizer é que ser madrinha de casamento não é ter que dar presente caro ou só se preocupar com o vestido que vai usar no dia!”)…show
Beijos Flor
Ei meninas!! Que ótimo ler esse post. Já fui Madrinha duas vezes e com certeza desempenhei esse papel. No último casamento que fui madrinha, ano passado, pude participar mais ativamente e eu particularmente adoro. Peguei inúmeras dicas aqui e ajudei a noiva e o noivo (meu irmão) em todos preparativos desde o local da festa até escolha dos docinhos, claro sem ser invasiva (que alias era uma grande preocupação minha). Se tiver alguma madrinha por aqui e quiser algumas dicas, fiz um Chá de Lingerie surpresa (eles já moravam juntos então tinham muitas coisas para casa e preferi fazer esse) para a minha Cunhada e foi ótimo!!! Se você quiser Fernanda tenho algumas fotos do bolo, docinho e chaveiros tudo personalizado de calçinha e suitã, e esse último entreguei como lembrançinha. Tenho certeza que ela gostou, e eu fiquei mais satisfeita por que além de adorar festas pude fazer feliz uma pessoa que amo muito!! Beijos
Olhaa só que coincidencia, eu estava mesmo pensando em enviar umas perguntinhas pra sobre madrinhas, vou ser madrinha de casamento da minha mãe, que por sua vez vai se casar em Junho com o tio do meu noivo(ufaa… que confusão né?!!!rs). O casamento será a noite, em uma igreja evangelica, bem simples, eles ainda não sabem, se irão fazer a festa (mas provavelmente não), devemos nos vestir com vestido de gala mesmo assim… quando perguntei pra minha mãe, ela disse que será do jeito que eu falar para as madrinhas irem.
Flor o que vc acha?
Fernanda, post mais que perfeito. Vou mandar pras madrinhas já! O que você falou no começo sobre o compromisso de ajudar é exatamente o real significado das madrinhas e padrinhos, e é pra vida toda mesmo. Muito legal, parabéns.
Bjs
Ah, falando nisso te mandei e-mail, falamos qdo puder.
Oi Fê!! Adoro seu blog e é a segunda vez que comento. Concordo com a Rê Benetti, e para meu casório já escolhi duas super amigas como madrinhas, mas como ainda ñ defini as datas, elas aindas não sabem!
Uma dessas eu fui a madrinha da sua “cerimônia de união” já que o processo de divórcio do noivo ainda não tinha terminado (terminou uns três meses depois) e apesar de ter sido a minha primeira vez como dinda, queria estar a par de tudo, já que tinha responsabilidade direta na formação do casal!! Então ajudei a escolher o vestido, fui organizar a festa de manhã no salão de festas do condomínio do irmão dela, levei eles em casa e fui devolver o vestido na loja. Ufa, foi cansativo mas ver a cara de felicidade da Sil foi recompensante. Por isso que ela será a minha madrinha porque sei que ela fará a mesma coisa comigo! Bjos!!
que ótimo..tava querendo msmo ver td isso..vou imprimir e manda para algumas madrinhas que acham que só tem que aaparecer no dia do casamento bem vestida e aparecer nas fotos.kkkk
Graças a Deus minhas madrinhas têm sido verdadeiros anjos comigo, me ajudam em tudo q preciso, já com as madrinhas do lado do noivo, só decepção. Uma já criticou desde a cor que escolhi pra elas (preto) até a data da cerimônia, q será num domingo,mas tento não dar ouvidos, afinal o marido dela é um dos gdes amigos do noivo…
Post muito bem escrito e oportuno!
Vejo madrinhas que estão só se preocupando com o vestido, com o cabelo, o make, querem aparecer mais que a noiva! Mas não é o caso de minhas madrinhas…..são amigas de verdade, que me ajudam, palpitam e escutam meus devaneios! Sempre vai ter uma ou outra que não está nem aí…..mas acontece, as outras compensam! Escolham bem suas madrinhs meninas! Beijos
Ahhhh madrinha tem que ser mais companheira, ao menos colocar-se a disposição,temmadrinha que é muito chata, um dia estava no cabelereiro e uma moça se arrumando mandou o cabelereiro caprichar porque ela TINHA que estar mais bonita do que a noiva, e eu muito entrometida porque a conversa nem era comigo respondi que ninguém em um casamento é mais bonito que a noiva, e que eu tinha dó de quem a convidou porque a energia dele era péssima…Meninas convidem pra madrinha pessoas que sejam realmente especiais pra vcs!!! Bjs
Ahhhh é intrometida…Não entrometida!!!!!! Sorry
Tbm estou com uma dúvida a respeito das madrinhas. Tenho uma madrinha que já está escolhida desde antes de pensarmos no casamento… mas, recentemente, ela arrumou um namorado que não tem nada a ver conosco. E eu já tinha pensado até no padrinho que entraria com ela. Fica muito feio se eu falar pro moço que ele não vai ser padrinho????
A gente nao tem essa cultura de madrinhas e padrinhos (!) participativos em grande parte por falta de comunicacao. Ficamos esperando os padrinhos “oferecerem” ajuda, ou entao contrangidas achando que padrinhos sao convidados de honra que nao podem ser incomodados, e sim devem “curtir” a festa. Padrinhos quase sempre nao ajudam por nao saberem o que fazer, e nao é por mal. Eu fui madrinha duas vezes e nao ajudei, mas certamente teria ajudado como maior amor se tivesse sido comunicada. Afinal, que tipo de padrinhos e madrinhas tao intimas sao essas que nao dao liberdade pra voce chegar e perguntar se pode buscar o buquet, ajudar na prova do vestido, ou participar dos preparativos?
Eu tenho uma dama cheia de iniciativa, mas nao fiz cerimonia na hora de pedir para outra organizar o rsvp, e a outra buscar docinhos, por exemplo. Bjs
Amei! Também já fui madrinha algumas vezes e sinceramente, hoje, como noiva reconheço a necessidade de maior participação das madrinhas, principalmente.
Vou ser madrinha pela primeira vez neste sábado!!!!
Adorei o post e também o encaminhei para minhas madrinhas já escolhidas!!!
Depois de ler, fiquei com vontade de adiantar o chá de lingerie e o casório! haha
Nunca fui madrinha, mas se um dia eu for (num é possível! hehe), vou tentar ajudar ao máximo minha “afilhada”! rsrs
Nossa Fe voce leu a minha mente!!!!
Posso copiar e mandar em um email para as minhas madrinhas???? heheee
Maravilhoso, Fê!
Entrei na net justamente pra enviar um email às minhas madrinhas com algumas informações que preciso passar pra elas e, como de costume, tive que dar uma passadinha por aqui… hehe
Achei perfeito e já vou mandar no email o link do blog pra q elas dêem uma lida tb!
Obrigada pelas suas dicas e recados mais que oportunos!
Beijos
é incrível..eu acho isso tudo tão lindo..o máximo mesmo..sonho com uma madrinha assim pra mim..sonho em ser uma madrinha assim ..mas esbarro no problema: apenas uma de minhas amigas seria de coração a madrinha escolhida e eu tenho certeza que ela não tem a menor noção da importância dela..meu medo é que ela não me apoie nem 1/3 do que seu texto sugere, o que me frustra! temo que ela sequer saiba de iniciativas dela como o chá ..acho que quando minha vez de convidá-la chegar, irei encaminhar esse post pra ela se situar…
Nem todas tem a sorte de ter amigas situadas..no meu caso eu seria uma madrinha assim pra ela ..só queria que ela também fosse assim..é duro não ter muitas amigas próximas..nossa..desabafei XD
bom, mas nem desespero pq ainda não tenho data pra tudo isso acontecer..^.^ agradeço pela inspirações.
Ufa, lendo essa listinha vi que fui uma madrinha nota 10 então! Faz algum tempo que fui madrinha do casamento da minha melhor amiga e lembro como se fosse hoje da felicidade dela, e a minha foto que mais gosto é do casamento dela, onde estou emocionada!
Ótimo post!
Uma das madrinhas do meu noivo tem a capacidade de criticar o conceito do meu casamento o tempo todo! Estou quase perdendo a paciência. Vou casar de manhã e ela, muito afetada, diz que casamento tem que ter glamour, e para isso deve ser à noite. Pode?!
Oi Fer! Lindo o seu post. Confesso que já fui madrinha há alguns anos e também não sabia da real importância do cargo, então não fico magoada com algumas das minhas madrinhas. Tenho uma em especial que me ajuda com tudo, vai comigo visitar forncedores, me ajudou na escolha do vestido, me manda idéias de outros blogs… enfim… um sonho de madrinha! 😀
Beijos.
Ah, existem madrinhas e madrinhas gente! Já fui cinco vezes… e contando… em agosto serei novamente… As cinco vezes foram diferentes… Como em algumas vezes era madrinha do noivo, até me ofereci pra ajudar, mas ninguém se manifestou… Já quando fui madrinha de duas amigas mais que queridas, fiz questão de participar, perguntar, ajudar…kkkk me arrumar com a noiva… Ajudar a vestir a noiva… O máximo! rssss E a mesma coisa vai ser com minha amiga que casa em agosto…procuro participar o máximo possível, e já estamos pensando no chá de panela e despedida de solteira! Quero ver quando for a minha vez!! kkkkkk beijooo
Gostaria que todas as minhas madrinhas frequentassem esse site!!! mas é claro, que só as madrinhas mais próximas acabam ajudando…é o caso de uma irmã, um irmão, ou uma prima que você tenha mais contato…nem tudo é perfeito né gente!!! rsrs
Beijos!!!
Fê… eu estou em um estado pavoroso… e ao ler esse post cai em lágrimas! Eu entendo que não são todas amigas ou madrinhas que entendem o que isso significa. Olha mas todos sabem que uma noiva precisa de ajuda… não precisa ser nada inteligente para saber disso. Por isso ameiii o post muito propício. Vou colocar no meu… claro se vc me autorizar…rs.
Bjocas
Li
Oi Fernanda! Ainda nem noivo tenho,mas adoro seu site. Vim comentar com relação a ser madrinha…normalmente a noiva convida suas amigas…pois fui convidada por meu AMIGO que casou para ser madrinha juntamente com o irmão da noiva. Nem preciso dizer do orgulho que tive. Ele fez questão que eu fosse.Se não pude acompanhar diretamente a noiva, com toda a certeza ajudei do lado do noivo e tenho carinho e amizade pelo casal até hoje Um beijão enorme.
Nossa adorei o post. Que duvida cruel ! Acho que to meio aflita com essa escolha.