Tendências para Casamento em 2016
Eu não gosto da palavra tendência. Tendências são orientações comuns que a maioria das pessoas seguem – ou seja – perde a personalidade, individualidade, autenticidade. Você quer o seu casamento parecendo o de todo mundo? Aposto que não. Mas as tendências existem, algumas bacanas, algumas cafonas, vai do bom senso e bom gosto de cada um absorver e adaptar ao estilo próprio. Abaixo relacionei 6 tendências para casamento em 2016 que eu gosto:
Casamento na Fazenda “com glamour”: Casamento na fazenda continua em alta! Todo lugar com natureza em volta está em alta, aliás. As pessoas querem sair de caixas brancas e se encantar com espaços abertos, ar puro, tranquilidade. Apesar de casamento na fazenda estar em alta já há alguns anos e continuar forte em 2016, a diferença é que estão cada vez menos rústicos. O luxo e glamour se encontram com o ambiente despojado da fazenda, fazendo um mix perfeito. Pense em lustres pendurados no teto de madeira, decoração dourada em contraponto ao verde das folhagens, candelabros, tudo que traz um pouco de “sparkle” e toque clássico para equilibrar o rústico do local.
Decoração Metalizada: os tons metálicos continuam em alta, principalmente o cobre, menos explorado em temporadas passadas. A boa notícia é que dourado, prata, cobre combinam com uma variedade enorme de cores, seja tons pastel ou cores forte. Escolha sua cor favorita, adicione um pouco de brilho e boa festa!
Bolo Não tão naked: Alguém ainda acha naked cake novidade? Não, né? Aqui no blog eles aparecem desde 2012. Para quem não gosta de bolo clássico de casamento, o nake caked continua sendo uma opção no sentido de bolo mais informal, mas aparece um pouco mais coberto, com acabamento mais retinho (cansamos de ver bolos tortos e caindo em casamentos!) e com decoração mais criativa do que apenas frutas, como na foto abaixo.
Estações gastronômicas: nós já falamos sobre cardápio personalizado para casamento, com estações gastronômicas, diversas vezes aqui no blog, veja este post. Veja bem, não estamos falando de uma estação de queijinhos e pronto. Já há alguns anos a tendência é diminuir a formalidade dos pratos empratados, que deixam a festa engessada, com convidados sentados por muito tempo até servirem todos os pratos. A opção são diversas ilhas gastronômicas. Não estamos falando de 2 pontos de buffet, que formam fila e tudo mais, e sim de diversas pequenas estações, com fartura e variedade de comida, como estação de comida japonesa, estação de frutos do mar, estação de comida vegetariana e orgânica, estação de comida árabe, comida baiana.. Escolha as opções que mais combinam com os noivos e perfil da festa. Os convidados vão acordar circular e provar um pouquinho de casa coisa, além de agradar todo mundo.
Convites com toque pessoal: seja uma ilustração, uma caligrafia personalizada, uma pintura em aquarela. Tudo que tire a cara de convite “padrão” de casamento e adicione personalidade que só pode combinar com o seu próprio casamento está em alta.
Vestidos de Noiva com efeito de apliques 3D, plumas e cropped: Pense em tule com muitas flores (ou folhas, borboletas, o que o estilo da noiva permitir) em renda aplicadas uma a uma no vestido. Chamado de efeito 3D, foi visto em quase todos os desfiles de moda noiva. Fica mais rico e interessante do que uma renda comum. Plumas também foram desfiladas, seja em saias com efeito UAU ou mais discretas misturadas com apliques de renda. Já os vestidos duas peças, com saia e top separados, muitas vezes mostrando parte do corpo (blusas cropped) tambem apareceram. Eu particularmente não acho elegante para noiva, mas se a noiva em questão for linda, elegante e quem sabe para um casamento pé na areia, pode ficar interessante sim.
Vídeos Instantâneos: Alguns anos atrás os vídeos de casamento tinham duração de 1 hora. Quando eu casei, em 2008, os vídeos já eram considerados “mais modernos”, com edição de 30-40 minutos. Quem hoje consegue reunir os amigos em casa para assistir 40 minutos de vídeo de casamento na TV de casa? Acho raro. Pesquisas apontam que ninguém presta atenção por mais de 5 minutos em qualquer vídeo. Em épocas de mídias sociais, o que muitos noivos querem mesmo são os momentos importantes editados para serem postados nas Redes Sociais (Instagram = 15 segundos). A Operti já lançou o serviço de vídeos instantâneos, filmados e editados no local do casamento. São 5 micro-vídeos que ficam prontos durante a própria festa, para serem publicadas nas mídias dos noivos e pronto!
Cerimônia I – Ju e Marcão from Operti Video on Vimeo.
Que venha os casamentos felizes e cheios de amor de 2016!
Amei esse resumo das tendências! Principalmente da sofisticação dos casamentos nas fazendas e das estações de comida! Achei demais!!!
Quanta importância tem esse post! Além disso, adorei a divisão didática dele. Venho planejando meu casamento há 9 meses e ainda faltam 11 meses… Já deixei de resolver algumas coisas esperando saber o que estará em alta para este ano. Não que eu queira um casamento igual a todos, como diz no post, mas quero que seja moderno e a nossa cara. Parabéns!!