Bolo e Champanhe
Minha opinião, de coração, é que bolo e champanhe é uma comemoração chique, elegante, tradicional e inteligente. Ótima opção para quem não quer ou não pode gastar muito com a festa e procura uma opção menos custosa. Meninas, não se sintam inseguras em oferecer um bolo com champanhe, é muito mais chique fazer uma festa simples e charmosa do que querer fazer casamento-balada e se afundar em dívidas.
Algumas informações gerais para esse tipo de comemoração (ou melhor, como eu faria o meu bolo e champanhe):
Local:
Como será uma comemoração de pouca duração – bolo e champanhe, em geral, tem duração de 2 a 3 horas – escolha um local perto ou no mesmo local da cerimônia religiosa. Seria muita perda de tempo ou cansativo os convidados terem que se deslocar para um local longe para poder brindar. Meus lugares favoritos são no próprio salão da igreja ou na residência dos pais da noiva ou do noivo.
Horário:
Pode ser realizado em qualquer horário, mas eu acho perfeito de manhã ou no fim da tarde, às 17 horas. Evite o horário de almoço ou jantar, quando as pessoas ficam com fome, já que você não irá oferecer estas refeições.
Roteiro:
Lembre-se que os noivos são as estrelas da comemoração, e que a festa será de pouca duração, então não demore para entrar na festa. Diferentemente de uma festa normal, quando os noivos saem da igreja e vão fazer as fotos, e somente após 1 horas entram na festa, aqui os noivos devem ir direto para o salão. Se gostaria de fazer fotos com seu noivo pela cidade ou algo assim, deixe para fazer depois da festa. Se você demorar para chegar, vai perder boa parte da festa! O ideal é logo após a cerimônia, organizar uma fila de cumprimentos no local da festa. A ordem certa para a fila de cumprimentos é: pais da noiva, noivos e pais do noivo. A fila de cumprimentos é ótima opção neste caso, mas só se você tiver menos de 200 convidados, OK? Mais que isso, cumprimente circulando pelo salão mesmo.
Após receber os cumprimentos de seus convidados, tire as fotos com pais, avós e padrinhos na mesa do bolo.
Depois vem o corte do bolo junto com seu noivo. E depois o brinde. Nesse tipo de festa, todos os convidados devem ser servidos de uma taça com espumante para brindar.
Pode ser feito um breve discurso, se quiser.
Depois disso, circule pelo salão para conversar com seus convidados. Se quiser jogar o buquê no final, jogue!
A seguir: o convite, a decoração, o cardápio, a música, a lembrancinha.
Foto: Jasmine-Star
Olá Fernanda, tudo bem?
Bom amadureci a idéia do bolo e champagne no meu casamento, porém, gostaria de encrementar um pouquinho. Será que posso dançar a valsa? Que horas devo entregar a lembrancinha? Posso colocar os docinhos na mesa? Vc poderia me responder via email? waleria.sperandio@gmail.com
Achei bem legal o seu site. PARABÉNS!!!!!
Bjus
Waléria
Adorei a opção do bolo com champanhe!! Aqui em Brasilia os preços são altíssimos e eu não sou adepta de uma mega festa! quero apenas comemorar essa data tão especial com as pessoas do meu convívio! Acho que especialmente para as igrejas com salão é uma opção ótima e chiquérrima!!!! Adorei a dica!!
O bolo e o champanhe é uma ótima opção sim, vou me casar em novembro e gastei menos de R$ 300,00 reais.
O vestido esta incluso, mas o casamento será apenas no cívil.
Carissíma, rs
Gostei bastante dessa dica e estou pensando sinceramente em fazer uma recepção desse tipo.
Só tenho algumas dúvidas:
Você acredita que é possível, ter dentro deste modelo de recepção a 1ª dança + restrospectiva? é algo que sempre tivemos vontade de fazer, mas fico insegura já que o modelo de recepção demanda pouco tempo de duração.
Aguardo o seu retorno e obrigada por dar uma luz para as noivas que sonham com o grande dia mas que não possuem muitos recursos, rsrsrsrsrsrsrsrs
Acho muito feio as pessoas ficarem falando que casamento “tem que ter festa”, que vc se arruma toda pra depois do casamento ir pra casa… Quem pensa assim não pensa no real sentido do casamento, e principalmente não merece nem ser convidado!!!
Existem pessoas que não tem como gastar dinheiro com a festa mas não abrem mão de se casar e este é o meu caso!!!
Adorei a idéia do bolo com champanhe, acho muito elegante e não passa em branco, mas se não der pra fazer nem isso tb tudo bem!! Pra mim o importante é a benção de Deus e da minha família!!
Fernanda, minha amiga!!! (Acho que posso chamá-la de amiga, pois vc não imagina quanto vc me ajudou com este texto sobre o “bolo e champagne”. Principalmente o seu roteiro. É divino!!!
Tenho 2 dúvidas, que na verdade são identicas às perguntas acima: gostaria de incluir uma valsa e a retrospectiva. O que vc acha (sinceramente!!!) Gostaria muito de acrescentar a dança e ver as fotos junto às pessoas tão intimas que chamaremos. Será um casamento para 200 pessoas e serviremos “bolo e champagne” conforme vc recomendou, será servido no salão da igreja. A outra dúvida é que fiz uma cotação pela internet (mas foi só um teste) e me cobraram R$ 35,00 por pessoa. Daí me disseram que o valor é alto por causa da qualidade do champagne. Isso é verdade? Pois, está quase o preço de um coquetel com prato quente…rs
Agradeço muito se vc puder me responder!!!!
Aguardo o seu retorno e desde já, te agradeço infinitamente!
Deus te abençoe, sempre!
Jana
🙂
Oi Janaína, não vejo nenhum problema de ter a valsa e a retrospectiva não! 😉 Sobre o valor, melhor você checar com eles a marca da bebida e como será o bolo, e colocar tudo num contrato. Tudo depende realmente da qualidade de bebida que você vai servir. E sempre faça orçamentos com pelo menos 3 empresas. Beijos
sou da religião batista.não tomo bebida alcoolica,por isso n posso servir bolo com champagne.posso substitui o champagne por outra bebida?
parabens pelas dicas.obrigada
Para Rosi, pode sim. Beijos
Por gentileza, gostaria que me tirasse esta duvida…
…posso dançar valsa ma recepção bolo com champanhe?
Caso em abril, e estou com esta tremenda duvida.
por favor me ajude!!
Boa tarde, eu e minha noiva estamos querendo muito oferecer o bolo com champanhe. O bolo esta tranquilo consigo uma confeiteira boa para fazer. Mas e o champanhe, no que devo atentar? sabor? doce? sugestao de marca? Desde ja obrigado
Oi Fernanda!! Adoro seu site e já prometi a mim mesma que se vc me der a honra de publicar meu casamento, será no seu site!!=)
Moro em Lisboa, Portugal há 10 anos, e pretendo fazer uma recepção no estilo bolo e champanhe, porque o nosso orçamento é curto, e aqui eles fazem casamentos que duram o dia todo e eu não sou muito adepta, acho muito cansantivo, e estou praticamente organizando tudo sozinha, não sinto dificuldade, até porque cerimonialista aqui não se usa muito e é caríssimo os poucos que existem, aqui não existem as casas de festas e buffets como no Brasil, apenas as tais “quintas” que são parecidos com os sítios, ou restaurantes mais luxuosos, o que não tem muito a ver conosco.
Vamos alugar um palácio, que por incrível que pareça foi o local mais barato que achamos, aí que eu preciso da sua ajuda, uma vez que o espaço é alugado “cru”, estou pensando em colocar mesas bistros algumas cadeiras e uma mesa grande para o bolo e doces, seriam mais ou menos 50 pessoas, quantas mesas bistros e cadeiras vc me aconselharia a alugar?? Muito obrigada pela ajuda!!!
beijinhos
Olá Fernanda! Nunca tive o sonho de casar, na minha concepção era como nas cerimônias que frequentava: bonitas, mas pareciam iguais… Depois que fiquei noiva passei a visitar os blogs de casamento e “descobri” que há outras formas de se comemorar essa data tão importante. Eu e meu noivo gostamos do mini-wedding e do bolo com champanhe, estamos definindo como vai ser o nosso. Vamos nos casar ao entardecer. Qual sua opinião sobre fazer a cerimônia e o bolo com champanhe em salão de clube? Como fazer com que os convidados percebam que não haverá jantar?
Obrigada, beijos.
Olá, estou ficando doida por causa da recepção, primeiro ia fazer um jantar so para os padrinhos, depois pensei em fazer para todo mundo mas é mtuuuuuu caro, agora voltei a ideia do bolo com champanhe que sempre sonhei!Minha duvida ´a seguinte: tenho mtus tios e amigos diabeticos e por isso fico incabulada em servir apenas o bolo e doces. caso sirva salgados volantes ou uma mesa de paes com patês sairia da ideia do bolo com champanhe?caso possa me responder por email ficaria feliz, para mantermos contatos. Bjus
Olá
Estava pensando nisso a um tempo e agora estou me convencendo que a idéia é muito boa. Você pode me dar uma dicas tipo (Empresa que faz esse tipo de evento em São Paulo) para que eu possa ver?
Obrigada
Como dizer aos convidados que será somente bolo e champagne? Deve ser dito no convite, por escrito?? Ou dito, um a um, na entrega?
Sugiro que escreva no final do convite. Os noivos receberão um brinde no local tal. Mas para que ninguém pense que esse brinde seja uma festa, você pode escrever: onde os noivos receberão os cumprimentos. Assim não cria expectativas em ninguém.
Ah outra coisa, eu li em algum lugar que esse bolo pode ser servido com um espumante doce. Assim é o ideal.
Fernanda tenho uma duvida: tenho poucos convidados, mas a maioria vem de fora. Moro em Florianopolis, mas sou gaucha e meu noivo paranaense. Fica chato fazer um bolo com champagne sendo que a maioria dos convidados virao de fora e consequentemente gastar com o deslocamento?
Olá Fernanda,
Poderia me ajudar? Estou super decidida a fazer bolo com champagne, mas estou com dificuldades de encontrar uma igreja com salão paroquial, as que encontrei já estão sob responsabilidades de buffets que cobram uma fortuna. Pode me ajudar? Sou de SP e da Zona Norte. Bjos
Sayuri, Infelizmente não conheço nenhuma para indicar. Beijos e boa sorte.
Fernanda, adorei o post. É exatamente isso que farei. Valsa, pode ter? Mas para a música é melhor contratar DJ ou voz e violão? E o que é a “retrospectiva”? Casarei em novembro/2014 aqui em BH em uma igreja charmosíssima e quero que tudo seja lindo. Help-me. Beijocas
Yula, pode ser tanto DJ como voz e violão, o que combinar mais com vocês. Retrospectiva é aquele vídeo passando fotos do casal desde pequenininho, mas já está um pouco em baixa nos casamentos. Beijos
Olá Fernanda, adorei o site. Muito bom mesmo, tiro várias dúvidas. Parabéns!
Pretendo fazer um bolo com champanhe em meu casamento, mas tenho algumas dúvidas. Tenho una 350 convidados. Gostaria de servir também alguns canapés e salgadinhos e água, suco, refri. Isso fica legal? Além disso fico na dúvida se para esse tipo de festa devemos enviar convites individuais e pedir confirmação de presença. Devo contratar uma cerimonialista ou é desnecessário? Obrigada
Olá Fernanda, adorei a pastagem. Muito interessante e é uma coisa bem simples e chique. Nessa festa será servido apenas o bolo e o champanhe?
Adorei a ideia, é o nosso propósito. Todavia,tenho uma dúvida. Pois meu casamento será as 18:30hs. Posso permanecer com a ideia de uma recepcao rapida como essa?
Boa Tarde Fernanda! Realizarei a cerimônia religiosa e o Bolo e Champanhe em um mesmo local para umas 150 pessoas. Posso servir entradas frias e algumas bebidas para confraternizar e deixar o bolo e champanhe para o fim?
Viviane, sim, pode sim. Beijos!
Olá Fernanda, tenho uma dúvida com relação aos doces. Minha cerimônia será algo simples e íntimo, apenas familiares e alguns amigos. Terá a cerimônia religiosa na capelinha da praia e depois servirei um almoço no restaurante de um hotel também localizado na praia. Com relação aos doces eu posso servir os doces simples mesmo, como por exemplo, trufas, brigadeiros e doces de uva apenas? 250 doces e 100 bem casados, além do bolo (que terá apenas 1 andar) são suficientes para 50 convidados? Outra dúvida, minha festa terá duração de 3 hs no máximo, tenho que contratar algum DJ ou posso apenas colocar uma música ambiente? Obrigada
Olá Fernanda adorei a ideia do bolo e champanhe, pois não tenho recursos financeiros para dar aquela festa. A minha dúvida é a seguinte: a recepção pode ser somente o bolo e champanhe? para os convidados posso dar o bem casado e a lembrancinha ou somente as lembrancinhas? Além disso, devo colocar no convite que a recepção será o bolo e champanhe?
Abs,
Olá Fernanda, tudo bem?
Bom amadureci a idéia do bolo e champagne no meu casamento, porém, gostaria de encrementar um pouquinho. Será que posso dançar a valsa? Que horas devo entregar a lembrancinha? Posso colocar os docinhos na mesa? Vc poderia me responder via email?
Amei a ideia, mas tenho a mesma dúvida da Larissa…
as famílias são de cidades diferentes, não seria deselegante recebê-los apenas como bolo e champagne??
Fernanda, na recpção estilo coquetel/bolo e champanhe é indelicado fazer lista de presente, por não ser uma festa propriamente dita ?
Oi Rhau, Não é indelicado. Lista de presente são sempre sugestões, você faz a lista… o convidado pode ficar à vontade para comprar ou não. E mesmo que seja um casamento sem festa grande, é um casamento, pode ter tudo que tem direito sim, incluindo fazer a lista de presentes 😉
Oi Fernanda, td bem? Amei o post! Eu pensava em fazer festa mas estou começando a achar que o bolo com champanhe muito mais nossa cara – mais simples, sem pista de dança (essa ideia estava me matando rs)…
Mas a única coisa que eu fazia questão é que a cerimônia seja ao ar livre ou em algum lugar com uma vista linda. Mas estou com dificuldade de encontrar o local – a maioria só fecha pra festa msm, com buffet completo. Vc poderia me ajudar? Sou do RJ. Bjos!
Olá, gostaria de realizar uma cerimonia com recepção bolo com champagne para 300 convidados. Minha duvida é o tipo de decoração, coloco bistrôs ou não? Se sim, em que quantidade?
Abraços
Estou pensando em fazer um bolo com champanhe mesmo, mas estou na dúvida sobre as lembrancinhas. Onde elas devem ficar? Só entrego no final?
Olá. Estou muito inclinada a ideia do “bolo com champanhe”, é simples, elegante e uma ótima alternativa para não gastar muito. A minha dúvida é: A minha lista de convidados, mesmo tentando eliminar o máximo possível, ficaria entorno de 250 a 300 pessoas porque minha familia é muito grande. Estou na dúvida se em caso de 300 pessoas eu ainda possa oferecer só o “bolo com champanhe”. Tudo bem? Isso seria falta de etiqueta?
Obrigada!!
Oi Aline, não tem problema nenhum, pode ser para quantas pessoas quiserem, não há limite de número de convidados para esse tipo de festa. Beijos
Olá,
gostaria de saber se nesse tipo de comemoração pode pedir confirmação de presença e fazer a lista de presentes on line com presentes simbólicos?
Oi LI – pode sim, claro, afinal não deixa de ser um casamento! Beijos
Ola! Bom dia!
Adorei as dicas e tudo mais… Fiquei mais tranquila com essa possibilidade….
Teria indicação de buffet em São Paulo para o bolo e champanhe?
Bjs
Oi Luciana, infelizmente não tenho dicas de buffet. O ideal seria você achar uma igreja com um salão em anexo que pudesse receber as pessoas após a cerimônia. Beijos
Oi Fernanda, Irei comemorar meu casamento com uma recepção apenas para os parentes mais próximos no estilio “bolo com champanhe” para no máximo 40 convidados em um pequeno espaço anexo a igreja. O que você acha de acrescentar uma mesa de frios para dar uma 2° opção aos convidados que não gostam de doce? Isso pode dar a impressão aos convidados de que terá algo mais???
Daniele – eu faria alguns canapés passados por garçons ao invés de uma ilha gastronômica (não gosto do nome “mesa de frios”, rs!). Beijos
Fernanda,
Estou na fase de pesquisa de Igreja mas já estava pensando nesse tipo de recpção a algum tempo . Gostaria de perguntar a você se eu servir alguns salgados, seja eles fritos e assados ficaria legal ?
Todas as dicas maravilhosas! Parabéns pelo site!
Estou planejando uma cerimônia com bolo e champanhe também e pensei em contratar uma empresa de crepes para dar uma incrementada na festa e agradar aqueles que não bebem e não comem doces. A dúvida é: o bolo/champanhe ou o crepe antes?
Ainda, fica deselegante fazer este tipo de cerimônia tendo em vista que grande parte dos convidados moram a 600km de nos cidade?
Obrigada!!!
Já sou casada no civil há 11 anos, tenho dois filhos, um menino com 10 anos e uma menina com 3 anos. Optei pelo bolo e champanhe mas tenho algumas perguntas… a Primeira é se enfatizo no convite que a recepção será assim? A segunda é se alugo mesas e cadeiras para recepção, pois já fui para uma recepção assim que não tinha. Farei no salão da Igreja.
Olá Fernanda, tudo bem? Super bem indicado esse post, pois caso no civil dia 02/06/2016 e como não terá cerimônia religiosa, mas penso nisso pra depois, gostaria de saber se posso oferecer uma recepcao desse tipo com bolo e champanhe na minha residência mesmo (apartamento) já que serã apenas padrinhos(04 pessoas), pais (04 pessoa) e cerca de mais umas 15 pessoas,(irmãos e sobrinhos e amigos muito próximos), e nesse caso oferecer também refrigerantes, salgados e alguns docinho por conta das crianças e os bem-casados, seria necessário? E outra duvida, pela quantidade de pessoas, precisa de mesas?
Boa tarde, não tenho dinheiro para dar uma festa.
Essa opção é a que mais me atraiu, por ser bonita e mais em conta. Será no salão da igreja.
Mas só tem um problema… serão em torno de 250 – 300 convidados.
É feio fazer uma recepção assim ? Queria tanto ter um bolo…
Obrigada.
Fernanda, amei o seu post!!! Dicas valiosíssimas! Eu pretendo me casar em outubro somente no civil. Como o casamento será no cartório pela manhã, pensei em levar os pais e padrinhos numa churrascaria e a tarde convidar os amigos mais próximos para o bolo com champagne. Fica muito chato convidar os amigos sem eles verem a cerimônia, apenas para comemorar? Pensamos em fazer a recepção no salão de festas do condomínio. Fica ruim? Se for assim, tem que ter convite? Obrigada!
Olá Fernanda , eu e meu noivo estamos meio apertados mais não queria descartar a ideia de fazer uma festa para não passar em branco , vamos nos casar no civil e depois fazer uma recepção do bolo com champanhe , achei esta dica maravilhosa . só que até agora não encontrei um local que seja próximo do cartório ou algum salão que tenha está opção. Oque fazer ?
Boa noite Fernanda, td bem? Adorei as dicas do site, somos cadados apenas no civil, sempre tive a ideia de realizar uma cerimonia religiosa quando estivesse grávida e aconteceu, estou muito feliz por isso e pretendo fazer uma recepção em Junho/Julho e quero fazer algo simples, pensei em bolo e champanhe, mas tbm uma Ilha gastronômica e os doces. Minha dúvida é, uma recepcao dessas é legal fazer em um ambiente aberto, tipo a Lagoa Rodrigo de Freitas ou numa praia? Aguardo sua resposta e ja agradeço pelas dicas! ????
Elaine, num lugar destes você precisaria de autorização da prefeitura e providenciar um plano B em caso de chuva, como uma cobertura, o que vai encarecer bastante os custos. Beijos
Fernanda, estou nesse caminho também. Caso .Novembro e iremos fazer um brinde. Serão 200- 250 convidados. Pensei em colocar 4 mesas com 8 cadeiras, puffs, bistrôs, sofás,que ficará num total de 60 lugares para sentar, com as cadeiras. É pouco? Posso acrescentar cadeiras soltas, já que a opção de bistrô fica cara e já colocarei 3. ??
Me ajude por favor!!!